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 Assunto da Mensagem: ConnectedRide
MensagemEnviado: sexta abr 03, 2009 4:49 pm 
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Maior SEGURANÇA para as MOTOS.
A BMW Motorrad desenvolve o sistema ConnectedRide para evitar colisões nos cruzamentos

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A BMW Motorrad continua a ser pioneira em matéria de segurança activa para as motos: para aumentar a segurança nos cruzamentos, dentro de um projecto de investigação, os seus engenheiros desenvolveram um sistema de assistência para a prevenção de acidentes nos cruzamentos. Pela primeira vez inclui-se aos Motociclistas na comunicação entre veículos que a BMW Group desenvolveu com o programa ConnectedDrive. Paralelamente a este programa de comunicação até agora exclusivo para o sector automóvel, a nova iniciativa para as motos designa-se de ConnectedRide.

O assistente de aviso sobre tráfico transversal do ConnectedRide é parte do projecto nacional de investigação AKTIV (sigla alemã para “tecnologias colaboradoras e adaptáveis para o tráfico inteligente“) e está a desenvolver-se conjuntamente entre várias empresas. O seu objectivo consiste em apoiar a Carta Europeia de Segurança Rodoviária que tem como uma das principais metas para o ano 2010 reduzir a metade o número de mortes em acidentes de tráfico ocorridos em 2001.

Não respeitar a prioridade de passagem das motos é uma das causas mais frequentes para acidentes mortais de motos.

O assistente de aviso sobre tráfico transversal orienta-se numa das causas mais frequentes de acidentes de motos com resultado de morte. Algumas análises comprovaram que as principais causas de acidentes em cruzamentos devem-se a distracções ou cálculos errados dos veículos que estão à espera para arrancar.

O assistente está desenhado como um sistema de segurança activa previsor que pode evitar este tipo de situações críticas ou pelo menos reduzir a sua perigosidade. Para tal utiliza os dados do tráfico, posição e velocidade dos veículos que se aproximam ao cruzamento, situações de prioridade e possibilidades de colisões para ponderar o comportamento do condutor do veículo que está esperando.

Se o condutor não reage adequadamente numa estrada sem prioridade, recebe no seu automóvel, advertências em etapas de uma possível colisão, primeiro ópticas e finalmente acústicas, pedindo-lhe que trave. Paralelamente aumenta a percepção da moto. Com o aumento do perigo de colisão na moto começa paulatinamente a modular a luz, aumenta a intensidade luminosa e adicionalmente activa uma luz de advertência com LED para sobresair a silhueta. Se o perigo aumenta ainda mais acciona automáticamente a buzina da moto.

O objectivo consiste em captar a atenção do condutor auto para uma situação potencialmente crítica na intersecção. Por um lado, a advertência ocorre com suficiente tempo para que o condutor possa travar devidamente o seu veículo. Por outra, a advertência chega tão tarde que o condutor sómente recebe uma advertência se existe uma grande probabilidade de choque. Parte-se do suposto que o condutor pode travar em seco para esquivar-se à situação de perigo.

Para a informação simultânea do Motociclista está o display no quadro de bordo que adicionalmente às indicações correntes do computador de bordo, indica advertências e informações adicionais sobre a situação do tráfico actual.

Outras aplicações como o assistente em semáforos, advertência de perigos locais ou advertência de aproximação ao último auto de um congestionamento de tráfico também foram consideradas na base da comunicação de veículo a veículo nos projectos de investigação da BMW Group Investigação e Técnica.

A base da comunicação são os protocolos e as frequências standard pelo grupo de trabalho “CAR 2 CAR Communication Consortium“ que opera para vários fabricantes. Para o assistente utilizou-se uma BMW K 1300 S como base de ensaio em cujo revestimento se incorporaram os testemunhos LED adicionais. A moto comunica com outros veículos de ensaio através de uma comunicação por rádio segundo o WLAN-Standard (IEEE802.11p) e dispõe de um Differential Global Positioning System (DGPS).

Melhorar a segurança para a condução de motos é, faz muito tempo, um dos objectivos primordiais da BMW. A BMW Motorrad foi um dos primeiros fabricantes de veículos de 2 Rodas que já nos anos 70 se dedicou activamente à segurança do Motociclista. A estrategia de segurança começou em 1976 com o capacete desenvolvido pela BMW Motorrad ao que se somaram outros exitos como em 1986 o equipamento dos Motociclistas e em 1988 a primeira moto com ABS no mundo. Desde 2005 a segurança activa ampliou-se com outros elementos modulares das motos BMW: controle de pressão de pneumáticos (RDC), o controle automático de estabilidade (ASC) e a luz de xénon. A segurança passiva está suportada tanto pelo equipamento do Motociclista e os protectores NP para os fatos como também o Neck Brace System introduzido em 2007.

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João Geraldes


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MensagemEnviado: sexta abr 03, 2009 7:04 pm 
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Guru CKLT
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Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
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Bastante interessante, ficamos á espera de desenvolvimentos,
Boa João!

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 Assunto da Mensagem: segurança
MensagemEnviado: sexta abr 03, 2009 7:27 pm 
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Registado: domingo fev 10, 2008 1:32 am
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Bastante interessante, desenvolvimento em curso deveria ser extensivél a todas as marcas.
João este tipo de informação é preciosa, bem haja

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RICARDO MATIAS
K1200LT-99
R1200GS-12


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MensagemEnviado: sábado mai 16, 2009 8:13 pm 
clampbehoveanaemianightmidge


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MensagemEnviado: terça jun 30, 2009 11:24 am 
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O CONNECTEDRIDE para evitar acidentes nos cruzamentos complementa-se agora com outras aplicações procurando a maior segurança na condução das suas motos e seus proprietários.
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Na ESV, a maior e mais importante conferência do mundo que se ocupa principalmente da segurança nas estradas, a BMW Motorrad apresentou 4 novos sistemas do seu programa ConnectedRide. Depois da assistência ao piloto na relação com o tráfico nos cruzamentos (neste post) e das diferentes fases dos semáforos, os responsáveis pelo desenvolvimento criaram 3 sistemas de alerta BMW desenhados específicamente para os Motociclistas, a detecção em más condições meteorológicas de obstáculos e veículos de emergência a circularem nas aproximações da moto. O quarto sistema da BMW Motorrad em matéria de segurança é um sistema de aviso e actuação automática dos travões.

A Conferência Técnica Internacional sobre a melhoria da segurança dos veículos (ESV), celebrou-se de 15 a 18 de junho no novo Centro de Convenções de Stuttgart. E foi aí onde o grupo BMW apresentou as suas novidades para a segurança do presente e do futuro, em consonância com o tema de como utilizar as novas tecnologias para alcançar máximos níveis de segurança na estrada.

Alertas em tempo real
O sistema de notificação em tempo real oferece um sinal visual no tablier dos automobilistas e até, posívelmente, também uma mensagem de voz no sistema de comunicações da BMW Motorrad, para proporcionar uma advertência oportuna de um tramo de estrada com a presença de condições meteorológicas adversas como neblina, chuva, neve ou gelo. A assistência também proporciona detalhes sobre quando pode o Motociclista encontrar estas condições. Como algoritmo que activa o alerta, os investigadores têm em conta, por exemplo, um número de veículos que por sua vez lêm e avisam de ter encontrado neblina, neve ou gelo na estrada. Esta informação, combinada com a temperatura envolvente do veículo em questão, poderá utilizar-se para detectar a presença de neve ou gelo. Outras fontes de dados incluem sensores de chuva, como os sistemas de controle de activação da luz anti-neblina traseira.

Advertência dos obstáculos
O sistema de alerta também indica as barreiras, obstáculos ou outros veículos que o Motociclista pode encontrar, também por meio de um sinal visual no painel de instrumentos - e com uma mensagem de voz - que existe um obstáculo no caminho. Este poderia ser um veículo parado na berma, um acidente, um tramo de estrada escorrogadio ou a uma fila no trânsito. Esta informação também inclui detalhes sobre a distância ao obstáculo referido. A advertência pode ser activada pelo veículo ou veículos participantes, um ‘atenção, estou parado’, que enviam ao modo de um sinal lido pelos veículos que se aproximam deste ponto de conflito.

Presença de veículos de emergência
O sistema de alerta de aproximação de um veículo de emergência é muito útil quando o veículo, ambulância, policia, bombeiros, chegam por detrás e o condutor está distraído por culpa da música !!! Este alerta aparece no visor do tablier. Um claro sinal de, por exemplo, uma luz azul para o carro da policia, que adverte os condutores da distância a que se encontra. A informação sobre a distância aparece com intervalos de 50 metros, pelo que o Motociclista pode mudar a sua direcção, segundo seja necessário e, caso seja necessário, detendo-se na berma da estrada. Para além da sinalização visual, inclusivé uma mensagem de voz pode ser proporcionada através do sistema de comunicação da BMW Motorrad. A advertência desactiva-se quando o veículo de emergência supera o Motociclista. Os engenheiros da BMW Motorrad estão a estudar a possibilidade de incorporar também a trajectória do veículo numa mensagem de advertência de emergência de maneira a que se possa, por exemplo, alertar os condutores de alteração de direcção do veículo de emergência.

Travagem electrónica de segurança
A utilidade deste sistema sería útil especialmente ao detectar a inesperada detenção de um veículo ou veículos por forte travagem, que pode não ficar ocultos à visão dos condutores que lhe seguem nas aproximações. Este problema habitual das estradas e auto-estradas com grande densidade de circulação, é a principal causa de acidentes em cadeia e respectivo atraso na reacção e actuação sobre o sistema de travagem. Com o propósito de informar os condutores com a maior rapidez dos veículos que travam, a informação transmite-se directamente aos demais utilizadores da estrada ao sistema electrónico de travagem. Isto consegue-se mediante a sinalização alerta no visor do tablier e com um som forte emitido pelo sistema de comunicações da BMW Motorrad.

Alerta nas intersecções e semáforos
Os quatro novos conceitos ajudam e complementam os sistemas de segurança ConnectedRide para o tráfico nas intersecções e os semáforos que já foram apresentados, anterioriormente.

A assistência nos cruzamentos analiza os utilizadores da estrada que se aproximam a uma intersecção, o direito de prioridade e a probabilidade de colisão e resposta dos condutores obrigados a ceder a pasagem. Se o automobilista não faz caso do sinal e não responde adequadamente, adverte-se do risco de colisão por sistema visual, som e tacto. No caso de aumento do risco de colisão, a luz do farol da moto é modulada, a intensidade da luz é maior e activam-se as luzes LED adicionais nas laterais da moto com o fim de ampliar a largura da visualização. No caso de alto risco de colisão, também se activa a buzina e a BMW Motorrad está a estudar a possibilidade de actuar sobre os travões com uma travagem de emergência.

Rferente à assistência nos semáforos, o sistema de semáforos comunica-se com o veículo. Se o semáforo continua vermelho e a velocidade do veículo não se alterou ao aproximar-se ao ponto, o Motociclista é informado sem demora afim de ser capaz de travar de um modo suave. Ao aproximar-se a intersecção, poderá conceder-se uma recomendação sobre a velocidade mais adequada, afim de chegar ao semáforo ao mesmo tempo que passe a verde.

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João Geraldes


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