Data/Hora: segunda jun 23, 2025 1:15 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quarta mai 28, 2008 11:50 am 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
Para ninguem ficar em terra, digam lá quem é que sai de Lisboa, mais propriamente da bomba de Repsol (Mcdonalds) da 2ª circular ás 10,00h.

Repsol 2ª circular 10,00H

RogerShark
Tozé Costa
Vitor Alexandre
Paulo Barroso
Ricardo Matias

Na AS de Santarem 11,00H

João Morais
Miguel Campos
João Lúcio
Agnelo Ferraz??
RJMAndrés





Vamos circular em coluna como antigamente, todos juntos e a respeitar as mais elementares regras de circulação em grupo.!!




CONDUZIR EM GRUPO



Conduzir em grupo, seja este grande ou pequeno, é a arte da serenidade.

Não deverá haver stress, nervosismo, tensão, irritação e/ou exibição.

Para que tudo corra bem, basta seguir algumas regras muito simples, e que a BMWCKLT adoptou desde há muito como suas.

---> Durante o percurso, cada um após ocupar o seu lugar na caravana, deverá mantê-lo sempre.

---> São proibidas as ultrapassagens entre membros da caravana sem motivo de força maior.

---> A fila deverá circular descentrada. O 1º segue à esquerda da faixa de rodagem, o 2º á direita e assim sucessivamente.

---> É proibida a circulação de motos emparelhadas.

---> Deverá ser mantida uma distância minima/máxima de 20/30 metros entre cada membro da caravana. Isto significa que quem circula mesmo à nossa frente irá a 40/60 metros de nós, o que constitui distãncia suficinete para travagens.

---> Manter sempre as distâncias homogéneas é imprescindivel.

---> Sempre que se justificar haverá um Road Leader que seguirá na cabeça da caravana, e um Back Leader que a encerrará.

---> Sempre que a dimensão da caravana o justifique haverá mais dois ou três membros que seguindo imediatamente atrás do Road Leader, tratarão de fechar acessos, rotundas e cruzamentos para que a caravana passe toda de uma só vez.

---> Nestas manobras todos deverão ser lestos a ultrapassar o local, para que o trãnsito normal seja afectado o minimo possivel. Deverá nestas situações tornar-se a caravana o mais compacta possivel.

---> São proibidos todos os tipos de "acrobacias". Deverá circular-se ordeiramente e de forma calma.

---> Não ocupar nunca mais que uma faixa de rodagem, especialmente em Auto Estradas.

---> Deverão as motos ser todas abastecidas ao mesmo tempo e sempre que a de menor autonomia o tenha que fazer.

---> Cada membro do grupo zelará pelo companheiro que o segue, mantendo-se atento ao espelho retrovisor. Não se esqueçam que o maior stress é o de quem encabeça a caravana. Se isto for cumprido ele só terá que manter a visão sobre o companheiro que segue atrás dele, não tendo que se preocupar com a totalidade do grupo.

---> Após as paragens o Road Leader partirá em velocidade reduzida, para que a caravana arranque também de forma compacta.

---> Sempre que o Road Leader abrir o sinal para ultrapassagem a outros veículos, o Back Leader (se o puder ver) fará o mesmo e mudará também de faixa de rodagem, para que todo o grupo efectue as ultrapassagens de uma só vez. Esta é uma das principais razões para que não se deixem criar grandes distâncias entre cada um dos membros.

---> Quando algum membro do grupo necessitar de parar por motivo de força maior, deverá abrir o pisca para que o companheiro da frente o veja e faça o mesmo, e assim sucessivamente até o Road Leader encostar e parar e todos pararem atrás dele.

Este grupo orgulha-se de após muitos milhares de km efectuados em conjunto, nunca ter registado situações anormais quando circulando em grupo. Vamos manter o orgulho.

_________________
Imagem
Ride safe.


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 28, 2008 12:27 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 10, 2006 2:35 pm
Mensagens: 2465
Localização: No deserto....
Vamos lá a organizar a nossa Saída de Lisboa:bigsmile: :bigsmile:

Abraço,

_________________
[color=#000000]RogerShark[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 28, 2008 2:36 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta set 08, 2006 12:31 am
Mensagens: 512
Localização: Torres Vedras
Eu sigo com a comitiva a partir da BP AE Santarem, as 11h.
Cumps.

_________________
Ricardo Andrés ||| BMW R1200GS ||| KTM 690 Enduro R


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 28, 2008 3:26 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça abr 25, 2006 10:28 pm
Mensagens: 915
Localização: Foros de Amora (Seixal)


[B Escreveu:
CONDUZIR EM GRUPO[/b]



Conduzir em grupo, seja este grande ou pequeno, é a arte da serenidade.

Não deverá haver stress, nervosismo, tensão, irritação e/ou exibição.

Para que tudo corra bem, basta seguir algumas regras muito simples, e que a BMWCKLT adoptou desde há muito como suas.

---> Durante o percurso, cada um após ocupar o seu lugar na caravana, deverá mantê-lo sempre.

---> São proibidas as ultrapassagens entre membros da caravana sem motivo de força maior.

---> A fila deverá circular descentrada. O 1º segue à esquerda da faixa de rodagem, o 2º á direita e assim sucessivamente.

---> É proibida a circulação de motos emparelhadas.

---> Deverá ser mantida uma distância minima/máxima de 20/30 metros entre cada membro da caravana. Isto significa que quem circula mesmo à nossa frente irá a 40/60 metros de nós, o que constitui distãncia suficinete para travagens.

---> Manter sempre as distâncias homogéneas é imprescindivel.

---> Sempre que se justificar haverá um Road Leader que seguirá na cabeça da caravana, e um Back Leader que a encerrará.

---> Sempre que a dimensão da caravana o justifique haverá mais dois ou três membros que seguindo imediatamente atrás do Road Leader, tratarão de fechar acessos, rotundas e cruzamentos para que a caravana passe toda de uma só vez.

---> Nestas manobras todos deverão ser lestos a ultrapassar o local, para que o trãnsito normal seja afectado o minimo possivel. Deverá nestas situações tornar-se a caravana o mais compacta possivel.

---> São proibidos todos os tipos de "acrobacias". Deverá circular-se ordeiramente e de forma calma.

---> Não ocupar nunca mais que uma faixa de rodagem, especialmente em Auto Estradas.

---> Deverão as motos ser todas abastecidas ao mesmo tempo e sempre que a de menor autonomia o tenha que fazer.

---> Cada membro do grupo zelará pelo companheiro que o segue, mantendo-se atento ao espelho retrovisor. Não se esqueçam que o maior stress é o de quem encabeça a caravana. Se isto for cumprido ele só terá que manter a visão sobre o companheiro que segue atrás dele, não tendo que se preocupar com a totalidade do grupo.

---> Após as paragens o Road Leader partirá em velocidade reduzida, para que a caravana arranque também de forma compacta.

---> Sempre que o Road Leader abrir o sinal para ultrapassagem a outros veículos, o Back Leader (se o puder ver) fará o mesmo e mudará também de faixa de rodagem, para que todo o grupo efectue as ultrapassagens de uma só vez. Esta é uma das principais razões para que não se deixem criar grandes distâncias entre cada um dos membros.

---> Quando algum membro do grupo necessitar de parar por motivo de força maior, deverá abrir o pisca para que o companheiro da frente o veja e faça o mesmo, e assim sucessivamente até o Road Leader encostar e parar e todos pararem atrás dele.

Este grupo orgulha-se de após muitos milhares de km efectuados em conjunto, nunca ter registado situações anormais quando circulando em grupo. Vamos manter o orgulho.


Parabéns por mais esta lembrança Tózé!:fixe:

Para que os mais velhos não se esqueçam e
para que os mais novos aprendam.:oh:

Andar de moto acarreta responsabilidades: andar de moto BMW
acarreta ainda mais.:bigsmile: :bigsmile:

E agora portem-se bem (como não sei andar em grupo
vou para cima Sexta.feira após almoço).

Vemo-nos no Sábado

_________________
J.Albuquerque
NOVA R1200RT de 2010

BMW R90S [SIZE="1"]de 1975[/SIZE]
'' ''' '' R60/5 [SIZE="1"]de 1972[/SIZE]
'' ''' '' R25/3 [SIZE="1"]de 1955[/SIZE]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 28, 2008 3:36 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
Alby Escreveu:
Parabéns por mais esta lembrança Tózé!:fixe:

Para que os mais velhos não se esqueçam e
para que os mais novos aprendam.:oh:

Andar de moto acarreta responsabilidades: andar de moto BMW
acarreta ainda mais.:bigsmile: :bigsmile:

E agora portem-se bem (como não sei andar em grupo
vou para cima Sexta.feira após almoço).

Vemo-nos no Sábado



Albi tu metes-me cá uma raiva!!:lol: :lol:
boa viagem:lingua:

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 28, 2008 6:16 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:01 am
Mensagens: 901
Localização: Torres Vedras
Alby Escreveu:
E agora portem-se bem (como não sei andar em grupo
vou para cima Sexta.feira após almoço).

Vemo-nos no Sábado



Vais picar o ponto no escritório na sexta-feira de manhã.:lol: :lol:

Rica vida.:mad2: :mad2:

_________________
Agnelo Ferraz
R1200RT BlackBeauty 2009 :bigsmile:
Ex K1200LT - 1999 :cry:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 28, 2008 6:37 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 3:25 pm
Mensagens: 560
Localização: Florianópolis - Brasil
As regras para circular em grupo sugeridas pelo Tozé são as mesmas que adotamos aqui no Brasil em nossos passeios.
Quando a grupo for muito grande com diferentes estilos de tocada costumamos dividir em sub-grupos de até 6 motos para não congestionar os postos de abastecimento.
Obviamente que cada sub-grupo tem o seu Road Capitan e o Back leader. As regras são sempre as mesmas mudando somente os horários de partida e chegada.
Desta forma temos conseguido fazer por aqui passeios de mais de 4.000Km com mais de 27 motos sem problemas.

_________________
Walter
K1200LT 05 Grafite


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 28, 2008 6:51 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:01 am
Mensagens: 901
Localização: Torres Vedras
Walter Pereira Escreveu:
As regras para circular em grupo sugeridas pelo Tozé são as mesmas que adotamos aqui no Brasil em nossos passeios.
Quando a grupo for muito grande com diferentes estilos de tocada costumamos dividir em sub-grupos de até 6 motos para não congestionar os postos de abastecimento.
Obviamente que cada sub-grupo tem o seu Road Capitan e o Back leader. As regras são sempre as mesmas mudando somente os horários de partida e chegada.
Desta forma temos conseguido fazer por aqui passeios de mais de 4.000Km com mais de 27 motos sem problemas.


Que brutal diferença de dimensão e respectiva diferença de forma de estar. Adorei esta "fazer por aqui passeios de mais de 4.000Km com mais de 27 motos sem problemas."

Por aqui, um passeio de 4.000Km, chamamos viagem e raros são, ou nenhuns, que se aventuram a fazê-lo com tantas motas, normalmente um máximo de 3 motas.

_________________
Agnelo Ferraz
R1200RT BlackBeauty 2009 :bigsmile:
Ex K1200LT - 1999 :cry:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 28, 2008 10:40 pm 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: domingo fev 10, 2008 1:32 am
Mensagens: 2082
Localização: Massamá
Vamos lá então, os preparativos e alertas são oportunos nestas ocasiões :fixe: :fixe: :fixe: :fixe: .... contem comigo ás 10h na Respsol-2ª circular :bigsmile: :bigsmile: :bigsmile: :bigsmile:

_________________
RICARDO MATIAS
K1200LT-99
R1200GS-12


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 28, 2008 10:44 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
:lol: Quem se atrasar paga os cafés

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal