Data/Hora: segunda jun 23, 2025 12:25 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quarta mai 28, 2008 7:12 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda set 24, 2007 12:05 pm
Mensagens: 476
Localização: P
[align=center][font="]CONSELHOS PARA MANUTENÇÃO DA MOTO [/font]

[/align]
[align=center][font="]LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE[/font]



http://lh3.ggpht.com/pedromrcaldas/SD2d1jpLJrI/AAAAAAAAAQY/atBQTAwaRvI/122_0506_chain02_z.jpg?imgmax=512


[/align]
O oleo na corrente, deve ser colocado + - de 300kms em 300kms, mas isto no verão, porque as temperaturas são mais elevadas e a corrente aquece muito mais e portanto seca mais depressa o oleo. No inverno + - de 500kms em 500kms, mas atenção no caso de terrenos arenosos, etc, no fim do dia efectuar uma limpeza e voltar a colocar oleo na corrente.
Quanto á manutenção caseira, deve-se verificar de 1000kms em 1000kms a folga da corrente e se esta tiver mais de 15mm deve ser afinada, como nos mostra esta figura :

a corrente não deve ter menos de 15mm, pelo facto de quando se montar na moto, a corrente ficar perfeitamente ajustada.

Em relação ao oleo a utilizar, posso dizer que usei muitos tipos de oleo (quando tinha as minhas Fireblades, agora não preciso disso felizmente) na minha opinião, só aconselho um, o Castrol. Este é de todos o que melhor lubrifica a corrente e além disso, todos procuramos um oleo que suje o menos possível a moto, sendo o Castrol o que menos suja.

[align=center][font="]

[/font]
[font="]PRESSÃO DOS PNEUS[/font]




[/align]
[font="]
[/font]
Manter a pressão dos pneus correctamente, pode fazer a diferença entre estar em condições de fazer uma curva ou "seguir em frente". O pneu quando aquece pode por dilatação do ar, aumentar e isto significa que um pneu cheio a frio e usado em condições quentes como numa viajem com mais de 45 minutos a uma temperatura ambiente de 20° C pode dilatar mais que o normal, deixando o pneu muito duro, perdendo aderência quando mais se precisa, nas curvas claro. Por outro lado, um pneu com pouca pressão também corre o risco de em curva “seguir em frente”, além de por em risco a estrutura do pneu, isto é, podem-se descolar as cintas que o constituem e começar a desfazer-se.
Com enchimento de Azoto, a pressão dos pneus é mais estabilizada, consegue-se preservar o seu desgaste em +20% de Kms e rodando com a pressão correcta, economizar-se-á cerca de 10% de combustível.


[align=center][font="]TROCA DOS PNEUS



[/font]

[/align]
Quando forem trocar um pneu tenha alguns cuidados básicos:
Procure sempre trocar em máquina de montagem, especialmente se for rodas raiadas. Após a troca lembrem-se que todo pneu vem de fábrica com uma camada de goma bastante escorregadia e acelerar ou forçar uma curva é tombo certo! Mas como evitar isso? Se for pneu dianteiro, use uma lixa grossa de qualquer tipo e passe em toda banda de rodagem; Se for traseiro, vá até uma área de areia e dêm uma patinada com no mínimo duas voltas no pneu e ficará limpo, a areia funcionará como lixa.
Outro facto importante, é se por acaso começarem a perceber que a moto está um pouco instável especialmente em curvas, examinem primeiro a calibragem, se estiver correta, então desconfie do desgaste dos pneus.
[font="]Como escolher o pneu certo? Há vários tipos de pneus, alguns mais duros que duram mais e são menos eficazes quando usados no limite e outros mais macios que duram menos, mas que são "verdadeiros chicletes" no asfalto. Pense em como você usa sua moto e faça a escolha certa.

[/font]

[/align]
[font="]
[/font]
Um dos procedimentos mais importantes que há e quase ninguém o faz, é de vez enquando verificar todos os parafusos da carenagem, rodas, suportes, etc. A alta vibração provocada tanto pelo motor, tanto pelo tipo de pisos (em Portugal é uma miséria) afrouxam sistematicamente os parafusos, portanto não deixe de manter sua moto sempre justa.
Para quem preferir e não arriscar a perder um parafuso, etc, pode optar por comprar uma cola especial para roscas de parafusos, isto é, deita-se cola na rosca e em seguida aperta-se o parafuso e quando esta secar o mesmo fica colado, mas não colado para sempre, com uma chave e força desaperta-se.


[/align]
[font="]
Os mecânicos de competição, recomendam que se use gasolina comum a maior parte do tempo, não adianta usar gasolinas especiais com maior octanagem, pois o rendimento na cidade e na estrada é imperceptível. O aconselhável é usar de vez em quando na estrada um ou dois depositos de gasolina aditivada para descarbonizar o motor e limpar as partes móveis. [/font]
Manter o deposito sempre cheio evita que se formem gotículas na parte superior do tanque. Essas gotículas quando permanecem por muito tempo, tendem a formar ferrugem no mesmo, provocando oxidação das partes móveis de bomba, carburadores (se for o caso), etc.
Por isso, mantenha sempre o deposito o mais cheio possível o que evita também que a bomba receba sujidade ou água, pelo facto de a água ser mais pesada que a gasolina, ela sedimenta-se no fundo do deposito e quando se anda muito na reserva, ela vai para o motor e começa aquela sessão falha tudo!


[/align]
[font="]
[/font]
Examine pelo menos uma vez a cada seis meses o nível da água da bateria(se for o caso), mas se por acaso a sua bateria começar a dar sinal de vida, isto é, o farol enfraquece em marcha lenta ou acende quando acelera, pode procurar um posto e completar o nível da bateria.
Caso nada disso funcione, procure a loja mais próxima e troque-a, pois as motos agora são pesadas para empurrar e não faz nada bem por a trabalhar ao empurrão.

OBS
[font="]: Se por acaso viajarem e a moto ficar muitos dias sem ligar, desliguem o polo (-) negativo da bateria por segurança e por precaução contra uma possível descarga da bateria. [/font]

_________________
O nosso mundo...duas rodas!
Imagem
[font=Comic Sans MS]Um grande abraço.

[color=Black][size=84][color=Black]Pedro Caldas

[/SIZE]
[/color]
[/color][/font]http://austriatour09.blogspot.com/


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 28, 2008 9:20 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 14, 2008 10:05 pm
Mensagens: 38
Localização: Porto
Quanto

_________________
Mário

Suzuki RV90
Varadero

....ir "devagar" para vir nas "calmas"...

:smile:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 28, 2008 9:25 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 14, 2008 10:05 pm
Mensagens: 38
Localização: Porto
Quanto à limpeza/manutenção da mota, que produtos utilizas? Tens alguns "segredos"?

Já agora que óleo usas? Marca e viscosidade?

Abraço

Mário Reis

_________________
Mário

Suzuki RV90
Varadero

....ir "devagar" para vir nas "calmas"...

:smile:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 29, 2008 9:20 am 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda set 24, 2007 12:05 pm
Mensagens: 476
Localização: P
Mário Reis Escreveu:
Quanto à limpeza/manutenção da mota, que produtos utilizas? Tens alguns "segredos"?

Já agora que óleo usas? Marca e viscosidade?

Abraço

Mário Reis

Viva Mário.
Quanto á limpeza/manutenção, já tinha referido aqui http://www.bmwcklt.com/forums/showthread.php?t=2447 algumas dicas.:idea:

Quanto ao tipo e marca de oleo...é tudo por conta do concessionário BMW, devido á garantia.

_________________
O nosso mundo...duas rodas!
Imagem
[font=Comic Sans MS]Um grande abraço.

[color=Black][size=84][color=Black]Pedro Caldas

[/SIZE]
[/color]
[/color][/font]http://austriatour09.blogspot.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: AZOTO
MensagemEnviado: quinta mai 29, 2008 4:48 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça set 18, 2007 4:23 pm
Mensagens: 1112
Localização: Lisboa
Viva Pedro:smile: !


Por acaso utilizas o enchimento dos pneus com azoto na tua moto?

Qual é a diferença, uma vez que só tenho conhecimento através de amigos, em carros ?

ABRAÇO:idea: !


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 29, 2008 5:42 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda set 24, 2007 12:05 pm
Mensagens: 476
Localização: P
Edgar Calado Escreveu:
Viva Pedro:smile: !


Por acaso utilizas o enchimento dos pneus com azoto na tua moto?

Qual é a diferença, uma vez que só tenho conhecimento através de amigos, em carros ?

ABRAÇO:idea: !

Viva Edgar.

Não utilizo azoto na moto, porque ainda não tive oportunidade de colocar, devido ao pouco tempo de vida da mesma (2 meses).

Penso em breve colocar azoto...ainda um destes dias estive a falar com um amigo que trabalha em pneus, informando-me que o azoto compensa para que faz muitos kms sem parar ou que os pneus estejam sujeitos a um aquecimento alto, que se verifica quando efectuamos muitos kms seguidos a alta velocidade.
Nos casos, onde os kms são poucos a baixas velocidades (por exemplo, quem circula em cidade praticamente) o azoto não compensa, o pneu não tem um aquecimento que justifique o azoto. O azoto, vai actuar no sentido de não deixar aquecer o pneu, tanto como se fosse com ar comprimido normal, portanto, o azoto vai ser eficaz a altas velocidades, que vai proporcionar uma temperatura mais baixa e o desgaste do pneu vai ser menor.

Conclusão:
Na moto compensa colocar azoto...no carro já não se justifica, pelo menos para mim.

_________________
O nosso mundo...duas rodas!
Imagem
[font=Comic Sans MS]Um grande abraço.

[color=Black][size=84][color=Black]Pedro Caldas

[/SIZE]
[/color]
[/color][/font]http://austriatour09.blogspot.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: AZOTO
MensagemEnviado: quinta mai 29, 2008 6:31 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça set 18, 2007 4:23 pm
Mensagens: 1112
Localização: Lisboa
Obrigado Pedro :fixe: !

Sei que a utilização do azoto em carros é bastante boa para quem faz grandes viagens e sujeita os pneus a grandes temperaturas, (principalmente no verão), mas em motas, sinceramente que não tinha ainda falado com ninguem que já tenho feito essa experiência.
Quando me desloco para Lisboa de moto, e como normalmente faço para cima de 140 km, talvez pondere verificar as vantagens:bigsmile: !

ABRAÇO E BOAS CURVAS:fixe: !


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal