Caros Amigos,
Venho por este meio relatar-vos um sinistro ocorrido comigo, e que mais uma vez demonstra a falta de formação de uma grande parte dos condutores deste tipo de veículos (microcarros).
Na sexta-feira passada seguia na E.N. 109 no sentido Espinho - Esmoriz cerca das 9.00 h da manhã com transito aparentemente calmo, a dada altura resolvi ultrapassar o veículo que circulava á minha frente. Como procedimento normal de quem tem a devida habilitação para conduzir, dei inicio á manobra de ultrapassagem tomando as devidas precauções:
1º Vi se não vinha nenhum veículo em sentido contrário.
2º Dou o pisca e inicío á ultrapassagem.
Quando já tinha quase ultrapassado a carrinha que seguia á minha frente, deparo-me com um Microcarro que circulava no mesmo sentido. O referido veículo sem qualquer tipo de aviso ou sinal, resolve virar á esquerda e pura e simplesmente atravessar-se á minha frente, dando-se a colisão de seguida sem tempo para qualquer tipo de travagem. Felizmente não houve mais nada além dos danos materiais. A condutora da miniatura automóvel quando saiu do carro disse que não me tinha visto e que ao passar em frente ao talho lembrou-se que tinha que lá ir, a referida senhora com 64 anos, disse também que era o seu primeiro acidente e que estava muito nervosa o que não era para menos uma vez tinha a sua miniatura desfeita. Chegou a GNR , tirou as medidas, ouviu os condutores, preenchemos a respectiva declaração e cada um foi á sua vida. Uma vez que trabalho em seguros, quando cheguei ao escritório passei todo processo á pessoa que responsável pela gestão de sinistros, passados alguns minutos a minha colega vem ter comigo imformando-me que a condutora em questão teve 3 acidentes nos ultimos 14 meses (todos da sua responsabilidade) e que esta já era a 2ª viatura que tinha, pois a primeira tinha capotado.
Como tal deixo algumas questões á vossa consideração:
- Não há forma de sanear este perigo das nossas estradas?
- E se eu viesse de mota? Como seria ?
- Que tipo de formação tem esta gente para circular livremente apenas com exclusão ás AE ou Vias Rápidas.
Obrigado pelo desabafo

,