Data/Hora: quinta mar 28, 2024 2:01 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Código da estrada - ciclistas
MensagemEnviado: segunda jan 06, 2014 5:32 am 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda fev 25, 2013 10:01 am
Mensagens: 194
Localização: Lisboa
Viva

Com o risco de me tornar impopular em alguns meios (lobbies), decidi abordar este assunto por aqui. Porquê? Porque me sinto mais inseguro enquanto peão, ciclista, motociclista e automobilista com as alterações ao código da estrada que entraram agora em vigor!

Antes de mais quero aqui referir que sou peão, ciclista, motociclista e automobilista. Gosto de andar de bicicleta e os meus filhos, agora a entrarem na idade adulta, andam de bicicleta, na estrada e fora dela.

O que pensam do novo código da estrada no que se refere aos ciclistas?
No meu caso tenho assistido a cada vez mais abusos por parte de alguns ciclistas e no futuro com o novo código da estrada ... ui! ui!.
Concordo totalmente com o que a revista Motociclismo deste mês refere e com o presidente do ACP.
Assisto cada vez mais frequentemente a um total desrespeito por qualquer regra do código da estrada por parte de alguns, cada vez mais, ciclistas (não estou a colocar todos no mesmo "saco" mas a quantidade de asneiras que vejo com cada vez mais frequência é cada vez maior (andarem aos "montes" no meio da estrada, sentidos proibidos, passarem semáforos vermelhos, usarem as passadeiras de peões sem desmontarem, etc.)) e nunca vi nenhum a ser chamado a atenção por qualquer autoridade (e refiro-me a adultos, não a crianças que nem desconfiam do que são as regras do código da estrada).
Sem matricula para serem identificados deve ser verdade que as autoridades vão "correr" atrás deles para o que quer que seja. O sentimento de impunidade reinante é cada vez maior (e não são só os ciclistas).
Afinal que qualificações e idade mínima são necessárias ter para se poder partilhar a estrada com os restantes utentes encartados, com seguro e pagantes do IUC, estradas estas por vezes com muito tráfego rápido e pesado?

Penso que as alterações ao código da estrada no que se refere aos ciclistas tem abusos no que se refere à liberdade dos outros utilizadores da estrada. Quantos às novas regras:
- Prioridade nas rotundas como os restantes utilizadores, nada a opor. Será que vão dar prioridade a quem circula?
- Poderem andar aos pares, não concordo! Já me aconteceu ir em estrada nacional e ter de quase parar porque a faixa vai toda ocupada com um monte de ciclistas em alegre cavaqueira. Só não aconteceu a quem não anda fora das localidades em estrada nacional. Já assisti várias vezes aos camiões TIR com 20 toneladas ou mais terem de quase parar por alguns ciclistas irem a par, ou mais, na conversa no meio da estrada (estradas nacionais Nxxx, ICx, etc.). Fazer estradas com curvas e contra curvas por essas estradas fora com os ciclistas a aparecerem de repente aos pares ou pior logo a seguir à curva, enfim, se já era mau, agora ... Experimentem fazer algumas estradas por essas terras fora ao domingo de manhã, por exemplo.
- 1,5 metros da separação para os ultrapassar. Nada a opor. Alguém pode legislar o mesmo para mim para quando ando de carro ou de mota?
- Poderem usar as faixas dos autocarros. Nada a opor. Não sei qual a opinião dos condutores dos transportes públicos. E as motos?
- Poderem andar em cima dos passeios até aos 10 anos. Parece-me demais. Poderia ser permitido se acompanhados por um adulto a pé, por exemplo. Os outros - vias para ciclistas e estrada sff. Enquanto peão não me sinto seguro com os putos das bicicletas a roçarem-me as pernas no passeio e eu se não for apanhado de surpresa ainda me consigo tentar escapar mas ... e os idosos e crianças peões?
- Ciclistas terem prioridade nas ciclovias que atravessam estradas. Parece-me uma armadilha para todos, incluindo ciclistas. A velocidade com que uma bicicleta se consegue aproximar de uma travessia pode ser elevada, pode vir de um angulo com má visibilidade, outro utente da estrada que se aproxime desta via, mesmo que venha devagar, pode não conseguir parar a tempo de evitar uma colisão. Já no caso das passadeiras com os peões a mudarem de direção repentinamente porque decidem de repente atravessar em vez de continuarem a andar no passeio como vinham a fazer, deixam-me por vezes a chamar nomes à vida, quanto mais uma bicicleta que se pode deslocar muito mais depressa do que os peões. Por esta ordem de ideias será que todos nós que somos elos mais fracos em relação aos comboios passaremos a ter prioridade nas passagens de nível face a estes?
- Zonas de andar a 20Km/h? Estão mesmo a falar a sério? Onde? Com multa se andar a 21Km/h? Vou ter de deixar de respirar nestas zonas se tiver que atravessar alguma a conduzir. O simples movimento do pulmões transferido pelo braço para o acelerador da moto ou pela perna ao pé para o acelerador do carro pode provocar o tal Km de diferença e ... lá vem uma multa! Ou se andar mais devagar de mota ainda me desequilibro! Afinal sempre são 300 e tal Kg. Os 20Km/h também se aplicam às bicicletas?
- etc.

Concordo que deve haver regras. Concordo que se devem proteger os mais "fracos" mas ... apenas enquanto os direitos de uns não mexem com os direitos dos outros. Apenas por serem mais "fracos" não me parece que devam poder abusar e que a culpa possa recair sempre sobre os outros. Se há regras, devem ser para todos e devem ser racionais e cumpridas por todos, não apenas pelos que andam a motor!

Só para terminar: Li nas noticias que o teste de alcoolemia nos hospitais não pode ser invasivo? Como se tira sangue sem um processo invasivo?
Espertos estes legisladores que gostam do seu copito a mais de vez em quando e ficar impunes! Mas será que li bem que um responsável da ordem dos médicos disse que a lei não era para cumprir? E depois em tribunal vão as provas para o lixo por terem sido obtidas ilegalmente? Qualquer dia seremos o país com mais e as melhores leis no mundo apenas não haverá quem as cumpra ou faça cumprir!

Cumprimentos

Vitor Almeida


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal