Data/Hora: quinta jun 19, 2025 7:45 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: segunda abr 30, 2007 2:29 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sábado nov 18, 2006 8:11 pm
Olá a todos,

Cá estou eu, já em casa após ser operada ao joelho. As dores estão a melhorar. Hoje já não precisei de tomar comprimidos.

Penso que a operação correu bem. Foram 3,5H na sala de operações. Não me lembro de nada pois além da anestesia raquidiana (parecida com a epidural) eu pedi ao médico que me desse algo para dormir durante a operação. Acordei meia atordoada e nem percebi bem o que os médicos comentaram acerca do que fizeram. Esta semana vou mudar o penso e saber melhor o que fizeram. Apenas me lembro vagamente que falaram em ter o joelho em mau estado.

Fui operada na sexta de manhã. Após sair da sala de operações começou a experiência inquietante de entrar em contacto com a realidade de Hospitais. S. Lázaro é um edifício construído no século passado que não está preparado para o fim a que se destina. Corredores estreitos, elevadores que mal chegam para caber uma cama. É uma experiência alucinante andar deitada numa maca a rasar as paredes e dobrar as esquinas dos corredores a confiar na perícia matemática dos maqueiros. Parece que a todo o momento vamos bater nas barras de protecção, nos carrinhos de medicamentos, em tudo.

Constatei que S. Lazaro é um hospital de velhotes …. em fim de vida. A média de idades deve rondar os 60 anos. Algumas velhinhas já não são gente. Parecem mais vegetais. Não falam, não se mexem, têm o olhar vazio. Têm pés partidos, fémures partidos, mazelas de quedas e desequilíbrios. Paira por aquelas salas e corredores a sombra da morte. Durante a noite não consegui dormir. Sentia que os espíritos das trevas andavam por ali, a festejar a ceifa das almas. Dançavam por entre as camas na escolha das próximas vítimas, aquelas mais frágeis, cujo sopro de vida as estava a abandonar. Os enfermeiros assemelhavam-se a um corpo de luta contra a escuridão mas, senti que os seus os esforços não dariam resultado em muitas das situações. Pedi para me darem algo para dormir, para me alhear daquele ambiente, mas sem sucesso. A médica não tinha prescrito a medicação, apenas analgésicos.

Às 7 da manhã mudou o turno. A enfermeira veio dizer-me que tinha autorização de alta para sábado e perguntou-me como queria fazer. A minha rápida resposta foi: Quero sair já! Liguei à minha mãe, ainda de madrugada e pedi-lhe que me viesse buscar o mais rápido que podia. Só queria sair dali, fugir daquele ambiente que, embora pintado de cor de laranja alegre, não era suficiente para disfarçar a sensação de impotência da vida perante a morte.

Durante o período em que fui às consultas externas já me tinha apercebido de que a maioria dos pacientes de ortopedia (e de outras especialidades) eram pessoas de idade. Mas nunca pensei encontrar o que vi.

Partilho aqui com todos algo que me perturbou profundamente. A operação, as dores que tive, não me incomodaram tanto como o ambiente que vivi.

[size=100]POR FAVOR, TENTEM ENVELHECER TODOS NA MELHOR FORMA QUE PUDEREM. RESGUARDEM-SE, ALIMENTEM-SE BEM, FAÇAM DESPORTO E, PRINCIPALMENTE, APROVEITEM A VIDA. [/SIZE]

Não desejo o que vi e senti nem ao meu pior inimigo.
Fiquem bem.
Boa semana de trabalho para todos

...

http://paulakota.blogspot.com/

http://milhasaocontrario.blogspot.com/

http://estradadasespeciarias.blogspot.com/

http://diarioatebissau.blogspot.com/

Com a idade perde-se velocidade ..... mas ganha-se resistência
E é melhor chegar 5 minutos atrasada nesta vida que chegar 10 minutos adiantada na próxima

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda abr 30, 2007 2:49 pm 
Desligado
Veterano

Registado: segunda abr 10, 2006 11:56 am
Primeiro que tudo desejo-te as rápidas melhoras Paula.

Após ler o teu desabafo, ou antes o teu grito de medo e revolta, mais uma vez escrito com uma clareza assombrosa, fiquei triste porque sei que infelizmente é assim mesmo. Só quem nunca passou por hospitais, esse ou outros, é que não te pode entender.

E é bom que de vez em quando alguém mostre cruamente o abandono em que vive a velhice. Talvez assim e por breves momentos todos se lembrem que um dia também lá vão chegar.

http://pescacomamostras.net

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda abr 30, 2007 3:33 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda abr 17, 2006 10:41 pm
-Paula as rápidas melhoras,Quanto á tua cronica sobre o hospital é o espelho deste Pais ao nivel da saúde,aqui no meu conselho passa-se o mesmo....
beijinhos

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda abr 30, 2007 3:43 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda abr 17, 2006 2:29 pm
Lamento muito Paula, que tenhas passado por tudo isso, ainda que por alguns dias!! Mais lamento esse problema do joelho que te obrigou a tal operação e acompanhamento médico!! :worried:
Os hospitais são mesmo assim....arrepiantes!! Hospitais, postos médicos, centros de saúde.... só se vê infelicidades!!
Obviamente que, o que por lá encontramos e o que nos leva a recorrer a esses "serviços" é algo que a ninguém agrada: a debilidade do corpo humano a que todos nós estamos sujeitos, novos ou de mais idade!!
O teu desabafo é comum a todos...bem pior quando vivido!!

As recomendações, são sempre bem vindas!! Há realmente muito males que se podem evitar!!...:huh:
É tão bom quando há saúde... tão... bem... na verdade, tão pouco valorizada ou esquecida!!

Gostaria só de ressalvar que, dentro desse ambiente... tenebroso... também por lá paira a Esperança, a Dedicação, a Solidariedade e a Boa Vontade de Pessoas.
Desejo-te as rápidas e definitivas melhoras!! :smile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda abr 30, 2007 5:11 pm 
Desligado
Veterano

Registado: segunda abr 17, 2006 9:00 pm
RÁPIDAS MELHORAS PARA TI PAULA. QUANTO À CRÓNICA, INFELIZMENTE Á SAÚDE ESTÁ MUITO DOENTE NESTE PAÍS.
VAMOS ESPERANDO POR MELHORAS, PODE SER QUE AINDA APAREÇA ALGUÉM QUE EM VEZ DE: EXPOS, EUROPEUS DE FUTEBOL, OTAS E TGVS, DESVIEM UNS TROCOS PARA FAZEREM UNS HOSPITAIS DIGNOS PARA PESOAS.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda abr 30, 2007 9:33 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: sexta nov 10, 2006 4:11 pm
Rápidas e sinceras melhoras... Que daqui a pouco possamos te ver novamente por aí a rolar...:fixe:

Quanto á saúde em Portugal, que mais dizer... Boa Vinicio!
VINICIO DUARTE Escreveu:
INFELIZMENTE Á]EXPOS, EUROPEUS DE FUTEBOL, OTAS E TGVS, DESVIEM UNS TROCOS PARA FAZEREM UNS HOSPITAIS DIGNOS PARA PESOAS.[/B]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda abr 30, 2007 11:09 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: sábado nov 04, 2006 9:38 pm
Desejo-te rápidas melhoras Paula.
Quanto ao resto preferia não comentar, já que a minha vida tem sido passada em Hospitais, Lares, etc ... e já me estou a alongar demais.

Komandante Goldwing

[size=75]Artur Santos Torres[/SIZE]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda abr 30, 2007 11:50 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda abr 17, 2006 10:01 pm
Antes de mais as tuas melhoras e rapida recuperação.
E mais uma vez os meus parabéns pelo teu texto gritando alto e chamando a nossa atenção para uma realidade esquecida e triste.
Ainda há pouco vi um anuncio onde se constatava que os elefantes, por exemplo, não abandonam os seus anciãos como nós fazemos. Seremos piores que os animais? alguns de nós, entenda-se.
E não é só aí que a miséria de sentimentos se faz sentir. Os hospitais psiquiátricos estão igualmente pejados de pessoas que tiveram a infelicidade de nascer com uma doença do foro psiquiátrico
ou de adoeçer posteriormente, e que são simplesmente despejados e esquecidos até à morte, pelas respectivas famílias.
Mas, como bem diz a Lisinha, é também aí que encontramos a esperança, a dedicação, o amor e o carinho que faltam em tantos outros sítios e que tornam cada dia aí vivido num dia diferente e suportável.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 01, 2007 1:13 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quarta nov 01, 2006 9:43 pm
Rápidas melhoras Paula. No passado mês de março fui operado a uma hérnia abdominal no Hospital em Peniche, um dos tais que também querem fechar o serviço de urgência, e digo-te que desde os médicos ao pessoal auxiliar, com passagem pela comida, higiene das instalações, tudo foi espectacular, apenas tive contacto com pessoal que também foi operado e não vi mais ninguém que não fosse pessoas que de facto pertenciam à cirurgia. Resumindo, ou tu tiveste azar ou eu tive muita sorte, mais uma vez as tuas RÁPIDAS MELHORAS.

K1200RS

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 01, 2007 8:19 pm 
Desligado
Veterano

Registado: segunda abr 10, 2006 2:35 pm
Votos de rápidas melhoras....e obrigado pela crónica, que infelizmente relata a verdade da saude no nosso pais, que tantos conhecem, mas que nada fazem para mudar......

Beijo,
RogerShark

[color=#000000]RogerShark[/color]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 01, 2007 10:15 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: domingo out 08, 2006 6:47 pm
É infelizmente uma triste realidade o que descreveste, mas a vida em Portugal ainda é assim…:notrust:

Desejo-te as rápidas melhoras.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 01, 2007 10:34 pm 
Desligado
Admin.

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Paula, cara amiga
Acima de tudo os meus desejos para que melhores rapidamente do teu joelho!
Depois, parabens pelo teu texto de desabafo que, para além de muito bem escrito (como já nos habituaste), toca num ponto negro da sociedade actual, a maneira como esta trata dos seus velhos ...
Dizem que é uma sociedade evoluída, será ?
Beijinho e volta depressa à nossa paixão das motas e ao nosso convívio.
Hans / João

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 01, 2007 11:18 pm 
Desligado
Veterano

Registado: sábado abr 15, 2006 7:15 pm
Rápidas melhoras Paula.

R1200GS Adventure 2014
Atouguia da Baleia (Capital do Mundo)

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ]