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Curiosidade histórica http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=17&t=1387 |
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Autor: | Inês Mealha [ sexta jul 27, 2007 10:49 am ] |
Assunto da Mensagem: | Curiosidade histórica |
Olá amigos! Para aqueles que possam achar a ideia interessante, deixo aqui esta pequena reflexão/ curiosidade: Andamos nós a estudar para vir a descobrir que tudo ou quase tudo [font='Courier New']já está decidido![/font] [font='Courier New'] FACTO: A bitola dos caminhos-de-ferro (distância entre os 2 trilhos) dos Estados Unidos é de 4 pés e 8,5 polegadas (1435 mm).[/font] [font='Courier New'] Porque foi usado este número? Porque era esta a bitola dos Caminhos-de-ferro ingleses e, como os caminhos-de-ferro americanos foram construídos pelos ingleses, esta foi a medida usada. [/font] Porque é que os ingleses usavam esta medida? [font='Courier New'] Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças antes dos caminhos-de-ferro e utilizaram as mesmas bitolas das carroças. Porque era usada a medida (4 pés e 8,5 polegadas) para as carroças? [/font] Porque a distância entre as rodas das carroças deveria caber nas estradas antigas da Europa que tinham esta medida. [font='Courier New'] [/font] E por que tinham as estradas esta medida? Porque estas estradas foram abertas pelo antigo império romano aquando das suas conquistas, e estas medidas eram baseadas nos carros romanos puxados por 2 cavalos. [font='Courier New'] E porque é que as medidas dos carros romanos foram definidas assim? Porque foram feitas para acomodar 2 traseiros de cavalo! [/font] Finalmente... [font='Courier New'] [/font] O vaivém espacial americano, o Space Shuttle, utiliza 2 tanques de [font='Courier New']combustível (SRB - Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol no Utah. Os engenheiros que projectaram estes tanques queriam fazê-lo mais largos, porém tinham a limitação dos túneis ferroviários por onde eles seriam transportados, que tinham as suas medidas baseadas na bitola da linha, que estava limitada ao tamanho das carroças inglesas que tinham a largura das estradas europeias da época do império Romano, que tinham a largura do traseiro de 2 cavalos. Conclusão: O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia é baseado no tamanho do rabo do cavalo romano! ![]() |
Autor: | Gustavo Pedrosa [ sexta jul 27, 2007 11:14 am ] |
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Sim senhora! Deveras interessante... ![]() ![]() |
Autor: | Rodrigo Pereira [ sexta jul 27, 2007 11:20 am ] |
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Parti-me a rir! ![]() |
Autor: | Cláudio Cândido [ sexta jul 27, 2007 11:47 am ] |
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![]() ![]() ![]() |
Autor: | Hugo Figueiredo [ sexta jul 27, 2007 1:16 pm ] |
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Autor: | Vitor Delgado [ sexta jul 27, 2007 1:45 pm ] |
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Excelente curiosidade Histórica, baseada no rabo de um/dois cavalo(s). ![]() Oh Inês, as coisas que tu sabes ![]() |
Autor: | nikita [ sexta jul 27, 2007 5:36 pm ] |
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Inês Mealha Escreveu: [font=Arial] O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia é baseado no tamanho do rabo do cavalo romano!:bigsmile: [/font] ![]() |
Autor: | Vitor Alexandre [ sábado jul 28, 2007 12:44 am ] |
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Inês
Por via de dúvidas fui medir a trazeira da minha égua (LT) e não é que deu 71,75 cm o que x 2 dá o tais 1435 ou seja 4 pes e 8,5 polgadas. Como diria o Asterix estes Romanos são loucos:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol: |
Autor: | Cláudio Cândido [ sábado jul 28, 2007 1:05 am ] |
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Será que a minha GS também tem a elegância de um cu de cavalo??:lol: ![]() ![]() |
Autor: | josé santos [ sábado jul 28, 2007 2:08 am ] |
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sim senhora, os cus dos cavalos romanos são lixados em, são piores que o implastro, não nos largam txiiiii. ![]() ![]() ![]() ![]() |
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