http://bmwcklt.org/forum/

Curiosidade histórica
http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=17&t=1387
Página 1 de 1

Autor:  Inês Mealha [ sexta jul 27, 2007 10:49 am ]
Assunto da Mensagem:  Curiosidade histórica

Olá amigos!

Para aqueles que possam achar a ideia interessante, deixo aqui esta pequena reflexão/ curiosidade:

Andamos nós a estudar para vir a descobrir que tudo ou quase tudo [font='Courier New']já está decidido![/font]
[font='Courier New']
FACTO: A bitola dos caminhos-de-ferro (distância entre os 2 trilhos) dos Estados Unidos é de 4 pés e 8,5 polegadas (1435 mm).[/font]

[font='Courier New']
Porque foi usado este número?
Porque era esta a bitola dos Caminhos-de-ferro ingleses e, como os caminhos-de-ferro americanos foram construídos pelos ingleses, esta foi a medida usada. [/font]


Porque é que os ingleses usavam esta medida?
[font='Courier New']
Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças antes dos caminhos-de-ferro e utilizaram as mesmas bitolas das carroças.

Porque era usada a medida (4 pés e 8,5 polegadas) para as carroças? [/font]

Porque a distância entre as rodas das carroças deveria caber nas estradas antigas da Europa que tinham esta medida. [font='Courier New']

[/font]

E por que tinham as estradas esta medida?

Porque estas estradas foram abertas pelo antigo império romano aquando das suas conquistas, e estas medidas eram baseadas nos carros romanos puxados por 2 cavalos.
[font='Courier New']
E porque é que as medidas dos carros romanos foram definidas assim?
Porque foram feitas para acomodar 2 traseiros de cavalo!

[/font]

Finalmente... [font='Courier New']

[/font]

O vaivém espacial americano, o Space Shuttle, utiliza 2 tanques de [font='Courier New']combustível (SRB - Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol no Utah. Os engenheiros que projectaram estes tanques queriam fazê-lo mais largos, porém tinham a limitação dos túneis ferroviários por onde eles seriam transportados, que tinham as suas medidas baseadas na bitola da linha, que estava limitada ao tamanho das carroças inglesas que tinham a largura das estradas europeias da época do império Romano, que tinham a largura do traseiro de 2 cavalos.

Conclusão
:

O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia é baseado no tamanho do rabo do cavalo romano! :bigsmile: [/font]

Autor:  Gustavo Pedrosa [ sexta jul 27, 2007 11:14 am ]
Assunto da Mensagem: 

Sim senhora! Deveras interessante... :surpresa: como o mundo gira em torno do traseiro do cavalo! :lingua:

Autor:  Rodrigo Pereira [ sexta jul 27, 2007 11:20 am ]
Assunto da Mensagem: 

Parti-me a rir! :D:D

Autor:  Cláudio Cândido [ sexta jul 27, 2007 11:47 am ]
Assunto da Mensagem: 

:lol: :lol: :lol:

Autor:  Hugo Figueiredo [ sexta jul 27, 2007 1:16 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Imagem

Autor:  Vitor Delgado [ sexta jul 27, 2007 1:45 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Excelente curiosidade Histórica, baseada no rabo de um/dois cavalo(s). :lol::lol::lol:
Oh Inês, as coisas que tu sabes :lol::lol::lol:

Autor:  nikita [ sexta jul 27, 2007 5:36 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Inês Mealha Escreveu:
[font=Arial] O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia é baseado no tamanho do rabo do cavalo romano!:bigsmile: [/font]


:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Autor:  Vitor Alexandre [ sábado jul 28, 2007 12:44 am ]
Assunto da Mensagem: 

Inês


Por via de dúvidas fui medir a trazeira da minha égua (LT) e não é que deu 71,75 cm o que x 2 dá o tais 1435 ou seja 4 pes e 8,5 polgadas.

Como diria o Asterix estes Romanos são loucos:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Autor:  Cláudio Cândido [ sábado jul 28, 2007 1:05 am ]
Assunto da Mensagem: 

Será que a minha GS também tem a elegância de um cu de cavalo??:lol: :lol: :lol:

Autor:  josé santos [ sábado jul 28, 2007 2:08 am ]
Assunto da Mensagem: 

sim senhora, os cus dos cavalos romanos são lixados em, são piores que o implastro, não nos largam txiiiii. :surpresa: :surpresa: :bigsmile: :bigsmile:

Página 1 de 1 Os Horários são TMG [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
https://www.phpbb.com/