[B Escreveu:
CONDUZIR EM GRUPO[/b]
Conduzir em grupo, seja este grande ou pequeno, é a arte da serenidade.
Não deverá haver stress, nervosismo, tensão, irritação e/ou exibição.
Para que tudo corra bem, basta seguir algumas regras muito simples, e que a BMWCKLT adoptou desde há muito como suas.
---> Durante o percurso, cada um após ocupar o seu lugar na caravana, deverá mantê-lo sempre.
---> São proibidas as ultrapassagens entre membros da caravana sem motivo de força maior.
---> A fila deverá circular descentrada. O 1º segue à esquerda da faixa de rodagem, o 2º á direita e assim sucessivamente.
---> É proibida a circulação de motos emparelhadas.
---> Deverá ser mantida uma distância minima/máxima de 20/30 metros entre cada membro da caravana. Isto significa que quem circula mesmo à nossa frente irá a 40/60 metros de nós, o que constitui distãncia suficinete para travagens.
---> Manter sempre as distâncias homogéneas é imprescindivel.
---> Sempre que se justificar haverá um Road Leader que seguirá na cabeça da caravana, e um Back Leader que a encerrará.
---> Sempre que a dimensão da caravana o justifique haverá mais dois ou três membros que seguindo imediatamente atrás do Road Leader, tratarão de fechar acessos, rotundas e cruzamentos para que a caravana passe toda de uma só vez.
---> Nestas manobras todos deverão ser lestos a ultrapassar o local, para que o trãnsito normal seja afectado o minimo possivel. Deverá nestas situações tornar-se a caravana o mais compacta possivel.
---> São proibidos todos os tipos de "acrobacias". Deverá circular-se ordeiramente e de forma calma.
---> Não ocupar nunca mais que uma faixa de rodagem, especialmente em Auto Estradas.
---> Deverão as motos ser todas abastecidas ao mesmo tempo e sempre que a de menor autonomia o tenha que fazer.
---> Cada membro do grupo zelará pelo companheiro que o segue, mantendo-se atento ao espelho retrovisor. Não se esqueçam que o maior stress é o de quem encabeça a caravana. Se isto for cumprido ele só terá que manter a visão sobre o companheiro que segue atrás dele, não tendo que se preocupar com a totalidade do grupo.
---> Após as paragens o Road Leader partirá em velocidade reduzida, para que a caravana arranque também de forma compacta.
---> Sempre que o Road Leader abrir o sinal para ultrapassagem a outros veículos, o Back Leader (se o puder ver) fará o mesmo e mudará também de faixa de rodagem, para que todo o grupo efectue as ultrapassagens de uma só vez. Esta é uma das principais razões para que não se deixem criar grandes distâncias entre cada um dos membros.
---> Quando algum membro do grupo necessitar de parar por motivo de força maior, deverá abrir o pisca para que o companheiro da frente o veja e faça o mesmo, e assim sucessivamente até o Road Leader encostar e parar e todos pararem atrás dele.
Este grupo orgulha-se de após muitos milhares de km efectuados em conjunto, nunca ter registado situações anormais quando circulando em grupo. Vamos manter o orgulho.
Parabéns por mais esta lembrança Tózé!:fixe:
Para que os mais velhos não se esqueçam e
para que os mais novos aprendam.
Andar de moto acarreta responsabilidades: andar de moto BMW
acarreta ainda mais.
E agora portem-se bem (como não sei andar em grupo
vou para cima Sexta.feira após almoço).
Vemo-nos no Sábado
_________________
J.Albuquerque
NOVA R1200RT de 2010
BMW R90S [SIZE="1"]de 1975[/SIZE]
'' ''' '' R60/5 [SIZE="1"]de 1972[/SIZE]
'' ''' '' R25/3 [SIZE="1"]de 1955[/SIZE]