http://bmwcklt.org/forum/

Caravana BMW CKLT de Lisboa / Fundão
http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=17&t=2558
Página 1 de 1

Autor:  Antonio José Costa [ quarta mai 28, 2008 11:50 am ]
Assunto da Mensagem:  Caravana BMW CKLT de Lisboa / Fundão

Para ninguem ficar em terra, digam lá quem é que sai de Lisboa, mais propriamente da bomba de Repsol (Mcdonalds) da 2ª circular ás 10,00h.

Repsol 2ª circular 10,00H

RogerShark
Tozé Costa
Vitor Alexandre
Paulo Barroso
Ricardo Matias

Na AS de Santarem 11,00H

João Morais
Miguel Campos
João Lúcio
Agnelo Ferraz??
RJMAndrés





Vamos circular em coluna como antigamente, todos juntos e a respeitar as mais elementares regras de circulação em grupo.!!




CONDUZIR EM GRUPO



Conduzir em grupo, seja este grande ou pequeno, é a arte da serenidade.

Não deverá haver stress, nervosismo, tensão, irritação e/ou exibição.

Para que tudo corra bem, basta seguir algumas regras muito simples, e que a BMWCKLT adoptou desde há muito como suas.

---> Durante o percurso, cada um após ocupar o seu lugar na caravana, deverá mantê-lo sempre.

---> São proibidas as ultrapassagens entre membros da caravana sem motivo de força maior.

---> A fila deverá circular descentrada. O 1º segue à esquerda da faixa de rodagem, o 2º á direita e assim sucessivamente.

---> É proibida a circulação de motos emparelhadas.

---> Deverá ser mantida uma distância minima/máxima de 20/30 metros entre cada membro da caravana. Isto significa que quem circula mesmo à nossa frente irá a 40/60 metros de nós, o que constitui distãncia suficinete para travagens.

---> Manter sempre as distâncias homogéneas é imprescindivel.

---> Sempre que se justificar haverá um Road Leader que seguirá na cabeça da caravana, e um Back Leader que a encerrará.

---> Sempre que a dimensão da caravana o justifique haverá mais dois ou três membros que seguindo imediatamente atrás do Road Leader, tratarão de fechar acessos, rotundas e cruzamentos para que a caravana passe toda de uma só vez.

---> Nestas manobras todos deverão ser lestos a ultrapassar o local, para que o trãnsito normal seja afectado o minimo possivel. Deverá nestas situações tornar-se a caravana o mais compacta possivel.

---> São proibidos todos os tipos de "acrobacias". Deverá circular-se ordeiramente e de forma calma.

---> Não ocupar nunca mais que uma faixa de rodagem, especialmente em Auto Estradas.

---> Deverão as motos ser todas abastecidas ao mesmo tempo e sempre que a de menor autonomia o tenha que fazer.

---> Cada membro do grupo zelará pelo companheiro que o segue, mantendo-se atento ao espelho retrovisor. Não se esqueçam que o maior stress é o de quem encabeça a caravana. Se isto for cumprido ele só terá que manter a visão sobre o companheiro que segue atrás dele, não tendo que se preocupar com a totalidade do grupo.

---> Após as paragens o Road Leader partirá em velocidade reduzida, para que a caravana arranque também de forma compacta.

---> Sempre que o Road Leader abrir o sinal para ultrapassagem a outros veículos, o Back Leader (se o puder ver) fará o mesmo e mudará também de faixa de rodagem, para que todo o grupo efectue as ultrapassagens de uma só vez. Esta é uma das principais razões para que não se deixem criar grandes distâncias entre cada um dos membros.

---> Quando algum membro do grupo necessitar de parar por motivo de força maior, deverá abrir o pisca para que o companheiro da frente o veja e faça o mesmo, e assim sucessivamente até o Road Leader encostar e parar e todos pararem atrás dele.

Este grupo orgulha-se de após muitos milhares de km efectuados em conjunto, nunca ter registado situações anormais quando circulando em grupo. Vamos manter o orgulho.

Autor:  rogershark [ quarta mai 28, 2008 12:27 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Vamos lá a organizar a nossa Saída de Lisboa:bigsmile: :bigsmile:

Abraço,

Autor:  RJMAndrés [ quarta mai 28, 2008 2:36 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Eu sigo com a comitiva a partir da BP AE Santarem, as 11h.
Cumps.

Autor:  Alby [ quarta mai 28, 2008 3:26 pm ]
Assunto da Mensagem: 



[B Escreveu:
CONDUZIR EM GRUPO[/b]



Conduzir em grupo, seja este grande ou pequeno, é a arte da serenidade.

Não deverá haver stress, nervosismo, tensão, irritação e/ou exibição.

Para que tudo corra bem, basta seguir algumas regras muito simples, e que a BMWCKLT adoptou desde há muito como suas.

---> Durante o percurso, cada um após ocupar o seu lugar na caravana, deverá mantê-lo sempre.

---> São proibidas as ultrapassagens entre membros da caravana sem motivo de força maior.

---> A fila deverá circular descentrada. O 1º segue à esquerda da faixa de rodagem, o 2º á direita e assim sucessivamente.

---> É proibida a circulação de motos emparelhadas.

---> Deverá ser mantida uma distância minima/máxima de 20/30 metros entre cada membro da caravana. Isto significa que quem circula mesmo à nossa frente irá a 40/60 metros de nós, o que constitui distãncia suficinete para travagens.

---> Manter sempre as distâncias homogéneas é imprescindivel.

---> Sempre que se justificar haverá um Road Leader que seguirá na cabeça da caravana, e um Back Leader que a encerrará.

---> Sempre que a dimensão da caravana o justifique haverá mais dois ou três membros que seguindo imediatamente atrás do Road Leader, tratarão de fechar acessos, rotundas e cruzamentos para que a caravana passe toda de uma só vez.

---> Nestas manobras todos deverão ser lestos a ultrapassar o local, para que o trãnsito normal seja afectado o minimo possivel. Deverá nestas situações tornar-se a caravana o mais compacta possivel.

---> São proibidos todos os tipos de "acrobacias". Deverá circular-se ordeiramente e de forma calma.

---> Não ocupar nunca mais que uma faixa de rodagem, especialmente em Auto Estradas.

---> Deverão as motos ser todas abastecidas ao mesmo tempo e sempre que a de menor autonomia o tenha que fazer.

---> Cada membro do grupo zelará pelo companheiro que o segue, mantendo-se atento ao espelho retrovisor. Não se esqueçam que o maior stress é o de quem encabeça a caravana. Se isto for cumprido ele só terá que manter a visão sobre o companheiro que segue atrás dele, não tendo que se preocupar com a totalidade do grupo.

---> Após as paragens o Road Leader partirá em velocidade reduzida, para que a caravana arranque também de forma compacta.

---> Sempre que o Road Leader abrir o sinal para ultrapassagem a outros veículos, o Back Leader (se o puder ver) fará o mesmo e mudará também de faixa de rodagem, para que todo o grupo efectue as ultrapassagens de uma só vez. Esta é uma das principais razões para que não se deixem criar grandes distâncias entre cada um dos membros.

---> Quando algum membro do grupo necessitar de parar por motivo de força maior, deverá abrir o pisca para que o companheiro da frente o veja e faça o mesmo, e assim sucessivamente até o Road Leader encostar e parar e todos pararem atrás dele.

Este grupo orgulha-se de após muitos milhares de km efectuados em conjunto, nunca ter registado situações anormais quando circulando em grupo. Vamos manter o orgulho.


Parabéns por mais esta lembrança Tózé!:fixe:

Para que os mais velhos não se esqueçam e
para que os mais novos aprendam.:oh:

Andar de moto acarreta responsabilidades: andar de moto BMW
acarreta ainda mais.:bigsmile: :bigsmile:

E agora portem-se bem (como não sei andar em grupo
vou para cima Sexta.feira após almoço).

Vemo-nos no Sábado

Autor:  Antonio José Costa [ quarta mai 28, 2008 3:36 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Alby Escreveu:
Parabéns por mais esta lembrança Tózé!:fixe:

Para que os mais velhos não se esqueçam e
para que os mais novos aprendam.:oh:

Andar de moto acarreta responsabilidades: andar de moto BMW
acarreta ainda mais.:bigsmile: :bigsmile:

E agora portem-se bem (como não sei andar em grupo
vou para cima Sexta.feira após almoço).

Vemo-nos no Sábado



Albi tu metes-me cá uma raiva!!:lol: :lol:
boa viagem:lingua:

Autor:  aferraz [ quarta mai 28, 2008 6:16 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Alby Escreveu:
E agora portem-se bem (como não sei andar em grupo
vou para cima Sexta.feira após almoço).

Vemo-nos no Sábado



Vais picar o ponto no escritório na sexta-feira de manhã.:lol: :lol:

Rica vida.:mad2: :mad2:

Autor:  Walter Pereira [ quarta mai 28, 2008 6:37 pm ]
Assunto da Mensagem: 

As regras para circular em grupo sugeridas pelo Tozé são as mesmas que adotamos aqui no Brasil em nossos passeios.
Quando a grupo for muito grande com diferentes estilos de tocada costumamos dividir em sub-grupos de até 6 motos para não congestionar os postos de abastecimento.
Obviamente que cada sub-grupo tem o seu Road Capitan e o Back leader. As regras são sempre as mesmas mudando somente os horários de partida e chegada.
Desta forma temos conseguido fazer por aqui passeios de mais de 4.000Km com mais de 27 motos sem problemas.

Autor:  aferraz [ quarta mai 28, 2008 6:51 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Walter Pereira Escreveu:
As regras para circular em grupo sugeridas pelo Tozé são as mesmas que adotamos aqui no Brasil em nossos passeios.
Quando a grupo for muito grande com diferentes estilos de tocada costumamos dividir em sub-grupos de até 6 motos para não congestionar os postos de abastecimento.
Obviamente que cada sub-grupo tem o seu Road Capitan e o Back leader. As regras são sempre as mesmas mudando somente os horários de partida e chegada.
Desta forma temos conseguido fazer por aqui passeios de mais de 4.000Km com mais de 27 motos sem problemas.


Que brutal diferença de dimensão e respectiva diferença de forma de estar. Adorei esta "fazer por aqui passeios de mais de 4.000Km com mais de 27 motos sem problemas."

Por aqui, um passeio de 4.000Km, chamamos viagem e raros são, ou nenhuns, que se aventuram a fazê-lo com tantas motas, normalmente um máximo de 3 motas.

Autor:  RICARDO MATIAS [ quarta mai 28, 2008 10:40 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Vamos lá então, os preparativos e alertas são oportunos nestas ocasiões :fixe: :fixe: :fixe: :fixe: .... contem comigo ás 10h na Respsol-2ª circular :bigsmile: :bigsmile: :bigsmile: :bigsmile:

Autor:  Antonio José Costa [ quarta mai 28, 2008 10:44 pm ]
Assunto da Mensagem: 

:lol: Quem se atrasar paga os cafés

Página 1 de 1 Os Horários são TMG [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
https://www.phpbb.com/