Data/Hora: domingo jun 22, 2025 8:40 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Geocaching
MensagemEnviado: domingo abr 05, 2009 11:34 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Como bem sabemos, os motociclistas são pródigos em arranjar desculpas para andar de moto. E como nem toda a gente pode partir numa viagem longa deixando a sua "vida terrena" para trás, lá se vai arranjando um almocinho aqui, uma jantarada mensal ali, um café semanal acolá, uma peregrinação de grupo a uma estrada cheia de curvas ou de belas vistas, um motorali, uma competição com navagação por carta, GPS ou roadbook...

Uma actividade de que já tinha ouvido falar mas que até agora não me tinha despertado curiosidade suficiente para olhar mais de perto, é o geocaching. "Picado" por um amigo de outro fórum que me ajudou a dar o primeiro passo, fui olhar a coisa mais de perto. É uma actividade que não é necessariamente praticada de moto, mas que também se pode fazer de moto.

Em que consiste então o geocaching ("geo" de terra, "caching"/"cache" - esconder)? A brincadeira é simples. Alguém esconde um objecto num lugar do mundo, marca as coordenadas GPS do local, divulga num portal esta "cache", com detalhes sobre o local e as coordenadas GPS mágicas. A partir daí outros participantes na brincadeira (e há centenas de milhares pelo mundo registados nos principais portais) podem agarrar-se ao GPS e "fazer esta cache", isto é, tentam encontrar o objecto escondido. Tipicamente o que está escondido é uma pequena marmita com alguns pequenos objectos sem valor e um log book (bloco) e um lápis onde cada "descobridor" regista a descoberta.

O principal local de aficionados do geocaching é www.geocaching.com mas há presumivelmente outros com variantes na forma de abordagem à brincadeira. Para experimentar as sensações, experimentei fazer duas "caches" deste portal em plena cidade de Bragança, numa rapidinha à hora do almoço. Impressões: é uma bela desculpa para pequenos passeios e parece-me poder ser uma actividade gira para fazer em família. Frequentemente os locais são bonitos e permitem aprender um pouco sobre o local. Pelo menos assim foi com estes dois e a banhoca de cultura começou logo na consulta na net. Uma moto de trail parece-me "a matar" para a actividade, pois o acesso dá-se por vezes por caminhos de terra. Há um tipo de "caches" que me parecem interessantíssimas e que são colocadas por pessoas que têm conhecimentos geologia: tratam-se de pontos de curiosidades geológicas que estão bem documentados na página e que podemos depois visitar "ao vivo"; chamam-se "earth caches" e parecem muito fixes e uma brincadeira gira e instrutiva para quem gosta de conhecer curiosidades.

As duas "caches" aqui da cidade que visitei foram facílimas. Cheguei lá com um GPS MUITO básico de exercício físico que só mostra as coordenadas GPS com um pequeno truque. Os esconderijos são bastante engraçados e não deixa de ser curioso como se conseguem esconder objectos eficazmente em plena cidade.

Vamos a fotos dos locais e das próprias "caches".

A primeira "cache", no miradouro de S. Bartolomeu (o Garmin é meu).
Imagem

Imagem

As belas vistas sobre Bragança da "cache" do miradouro.
Imagem

As vistas da zona onde está a segunda "cache", na cidadela de Bragança, onde se conta uma famosa lenda chamada "Lenda da Torre da Princesa".
Imagem

Imagem

A "cache" propriamente dita, que estava escondida num local muito engraçado.
Imagem

Isto é apenas o básico, há muito mais para descobrir. Comecem pelo portal! Espero ter-vos posto algum bichinho, da mesma maneira que me puseram a mim!

Zé Paulo.

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido