"A qui hà trazado", e a proposito da mudança de habitasson, fui derrotado naquela que é a "berdadeira guerra dos sexos"... ao ser intimado a fazer desaparecer, 3000 quilos de revistas, maioritáriamente de motos, mas com algumas Visão(22 quilos),Unica(35 quilos), NS (87 quilos),Focus(200 gramas),Sabado(15 quilos),Cães e Mascotes(12 quilos),BMW Magazine(10 quilos),Maria(100 gramas....foi deixada no chão da garagem....), à mistura.Todos os argumentos ,criteriosamente estudados e utilizados, ao longo de .... 22 anos, de que "vou voltar a ler...","...podem vir a fazer jeito no futuro..."," cultura não ocupa lugar..."(como esta me soava tão bem...! ), etc, cairam( cairam não, ruiram estrepitosamente), por terra face aos argumentos usados da "falta de espaço...", "atentado à higiene devido ao pó", ""mais vale guardar os 9 capacetes antigos..." etc. Etc? tenho que confessar que a "irredutibilidade, exuberantemente manifestada, através da posição corporal vulgarmente conhecida, por cara de caso e braços fechados", foram o verdadeiro motivo de capitulação. Triste, pesaroso, cansado e afogueado, lá levei as "minhas colecções" para o carro, em sucessivas levas de caixas, caixotes, caixinhas, sacos ,sacas,saquinhas, afivelando instantaneamente, cara de vizinho "ocupado" quando me cruzava com vizinhos...Acho que consegui, no meio daquela "tragédia", que ninguem se apercebesse da minha raiva, revolta e ....humilhação. Completamente "atordoado", "levitei "até aos vidrões de reciclagem mais próximos, e tentei iniciar ,a tão na voga, RECICLAGEM.Não consegui...fui violentamente "atingido" por vagas sucessivas de remorsos, arrependimento,pena, emoção(chegou a ser comoção....carago!), que me impediram de concretizar tão "infame" missão. Já não podia voltar para casa com o"carregamento", mas não "CONSEGUIA" deitar fora "AS MINHAS REVISTAS"...que fazer? Passaram-me pela mente ideias estupidas (peço a um dos meus amigos que me deixe guardar as revistas na arrecadação da lenha?),ideias ganaciosas( vou vender isto tudo ao farrapeiro, e gasto o "apuro" em livros de motos e um de ...de...de... antiguidades?), ideias desonestas( alugo mas é uma garagem , nem que seja "fatelosa", para guardar isto?), até que ribombou no meu espirito a "ideia das ideias"! PORQUE É QUE , NÃO DOU ISTO, A PESSOAS/JOVENS/CRIANÇAS, QUE GOSTEM/PRECISEM DE LER,E QUE NÃO TÊM POSSIBILIDADES/CAPACIDADES PARA COMPRAR? SIM, PORQUE É QUE EU NÃO AJUDO OUTROS COM AS MINHAS "SOBRAS"? AHAM? PORQUE? A resposta andava a "cirandar" à minha volta desde que me recusara a enfiar as minhas revistas na goela escancarada do vidrão, e eu não a "vira"...Um subito entusiasmo, uma "doce alegria", um contentamento absolutamente despropositado face ao meu anterior estado catastrofico, invadiram-me. Lar da Misericórdia de idosos da Madalena?.Aldeia SOS de Valadares?Hospital de Gaia?Casa do Gaiato de Paredes?Optei rapidamente, pelo hospital de Gaia dado me ter parecido que seria o sitio onde haveria maiores probabilidades de encontrar mais ,de todos os desfavorecidos pela vida e pela sorte, juntos no mesmo espaço. Assim fiz, entregando na portaria o "carregamento", depois de uma chamada prévia(com cunha...), para a direcção pedindo autorização para que as minhas revistas, perdão " as revistas deles" fossem colocadas em sitios estratégicos para os visitantes poderem levar aquando da visita, aos seus familiares , amigos, conhecidos e desconhecidos(sabiam que há voluntários nos hospitais portugueses que visitam os doentes que não têm familia/amigos?). Fiz isto , pela primeira vez, hà quatro anos.Tenho-o feito desde então.Tenho tentado incutir em amigos e conhecidos esta "solução", e atrevo-me a faze-la agora e aqui, a todos os companheiros(as) da BMW CKLT. Se quizerem, se puderem, se tiverem, se houver instituições perto, ajudem. Se quizerem melhorar ainda mais, levem convosco ,aquando da "entrega", os filhos, os sobrinhos, os afilhados, os amigos dos filhos.Estarão , indiscutivelmente ,a contribuir para a sua formação.Estarão a contribuir para minorar solidões, anseios, medos, dores, dos beneficiados. Não acham que isto pode ser um "tipo de RECICLAGEM" ? Agradecimento ao Litos e à Manuela, pela coragem que tiveram(julgo terem sido os primeiros), e que me "ajudaram" a escrever isto.
|