Data/Hora: sexta abr 19, 2024 8:57 am

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 31 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Penduras Adormecidas!?
MensagemEnviado: segunda set 03, 2007 9:57 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quarta out 11, 2006 6:42 pm
Mensagens: 1015
Localização: Porto
Em conversa com alguns membros da comunidade apercebi-me que é muito frequente as meninas adormecerem nos passeios..

Talvez pelo embalo das curvas... o sol a bater nas costas...enfim o que demonstra é muita confiança no condutor...

Ainda assim o que quero perceber é se influência os condutores e a mota?
Tipo capacetes a chocar ...pernas viradas para o ar?

Quais as vossas experiências?

Eu ainda não tenho porque os meus penduras vão sempre aterrorizados:lol::lol:

_________________
Cumprimentos,

Patrícia
BMW...porque vi a luz:lol::lol:


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 03, 2007 10:10 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 9:07 am
Mensagens: 1799
Localização: Gaia
Patrí Escreveu:
Tipo capacetes a chocar ...pernas viradas para o ar?

Quais as vossas experiências?


Pernas viradas para o ar, na mota, ainda não aconteceu... :lol:

Okay, agora mais a sério! Hum... o piloto tem sempre mais com que preocupar-se mas é comum quem vai atrás entrar num estágio de quase adormecimento, com o "bater" normal no capacete, principalmente nas grandes viagens em que fazemos etapas de 10 a 12 horas de mota.

Se não responde ao chamamento (através dos capacetes bluetooth) geralmente passo a mão no joelho e se não resultar bato ligeiramente. Oiço imediatamente no intercomunicador:

- Eu não estava a dormir. - resmungando e com voz de sono.

Mas estava! Já experimentei deixar adormecer completamente, não tem a mínima influência na pilotagem da mota, não cai porque está encaixada entre eu, a top-case e as malas, isto é, as pernas ficam com pouca margem para se libertarem e, durante uma curva, a força centrífuga mantém o corpo na posição correcta.

A estabilidade da mota, aliado ao seu peso, não permite que a pessoa atrás ao acordar repentinamente influencie a sua trajectória. Estas motas na auto-estrada parecem andar em carris. Agora numa mais pequena ou de desenho mais desportivo acredito que seja muito perigoso.

_________________
BMW K1200GT '06

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 03, 2007 10:17 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça nov 14, 2006 4:26 pm
Mensagens: 943
Localização: Lavra
Só noto quando travo...às vezes lá vai uma cabeçada!:lingua:

Para as viagens, acho essencial ter o intercomunicador, assim é mais difícil adormecer, tanto para pendura como para condutor.

Nós vamos quase sempre na treta, a Ana até gesticula...:fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 03, 2007 10:27 am 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quinta jun 29, 2006 9:21 am
Mensagens: 132
Localização: Gaia
Só fama... proveito nem por isso porque eu nunca adormeço:lol: :lol: :lol:

Falando agora a sério, isto não é bem assim, falo apenas da minha experiência.

Para adormecer teria de ser num passeio mais longo e em auto-estrada quando "não se passa nada"!

Com uma bela paisagem e em estradas secundárias cheias de curvas não costumo dormir... e da única vez que dei uma "cabeçada" a sério (a dos óculos de sol) nada teve a ver com o sono, foi mesmo travagem.

Por isso meninas adormeçam à vontade que não tem mal e eles não percebem!:fixe:

_________________
Imagem

Inês


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 03, 2007 11:43 am 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 23, 2007 3:28 pm
Mensagens: 100
Localização: Resende
....1994 ...Concerto Stone Temple Pilots em Vilar de Mouros, eu 19 anos um amigo encorajando-me ...bora lá o concerto vai ser demais ...
Ok.. vamos... 9:00h da noite... Grande Concerto grande noite Grande Ambiente... 4:00h da manha... Chuva a potes... o pendura todo torcido:wacko: eu super cansado... e já a pensar como é que ia fazer a viagem :blink:
Tinha que voltar... e a minha juventude deu-me animo e arrancamos...
Ai meu Deus.. que viagem ! Nunca mais !
O pendura saia para um lado, saia para o outro ... nas travagens ... jesus!
Enfim com muito esforço lá consegui fazer-nos chegar são e salvos!
Pois é estas situações sevem ser a todo custo evitadas !
Descansem antes de iniciar uma viagem grande ou em circunstancias que ponham em risco a segurança da mesma.
E já agora os penduras têm o dever de ser companheiros e não devem entrar numa de desleixo só porque confiam muito no condutor, ou até por inconsciencia e deixarem-se adormecer!
Antigamente dizia que não ia de pendura com qualquer um ... depois deste episódio passei a ter tambem algum cuidado com quem levo como pendura!


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 03, 2007 12:06 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: domingo nov 19, 2006 3:34 pm
Mensagens: 878
Localização: Porto (Antas)
No mínimo, um tópico interessante!
Boa patrícia!

Já por várias vezes me aconteceu levar penduras que adormecem.
Na moto/condução nada noto, apenas aumenta a frequência das cabeçadas nas travagens mais apertadas. :bigsmile:

Tal como diz o Claudio, o intercomunicador é uma boa tática para que a pendura não adormeça.


Abraços

_________________
Rodrigo Keep - BMW R1200GSA - Who needs roads? :fixe:
Imagem
www.explorehorizons.weebly.com
mail/msn:[email="keep@portugalmail.com"]keep@portugalmail.com[/email]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 03, 2007 1:09 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta fev 21, 2007 9:41 am
Mensagens: 497
Localização: Porto
como pendura nunca adormeci.....
n é q n confie nos condutores com qm ando, mas costumo ir atenta ao que se passa à volta e à condução...

_________________
nikita
[bmw f650gs]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 03, 2007 1:16 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quinta fev 22, 2007 11:13 pm
Mensagens: 700
Localização: Porto
Ora bem, depende muito das motas e das estradas.

Antes demais tenho a dizer que a Madalena enquanto pendura nunca adormeceu, ja o contrario n posso dizer: :embaraço:

...uma vez ha prai 4 anos voltava dos Picos de Europa com uns amigos e devido a varios incidentes (1 mota avariou, outra tinha-se danificado numa queda parada, etc uma viagem que nos deveria ter demorado 6 - 8 horas) demorou mais de 12! Em resumo eram 1h da manha e ainda vinhamos a fazer a nacional Vila Pouca - Chaves e eu vinha tao cansado que adormecia de minuto em minuto apenas por 1 segundo mas o suficiente para ter apanhado uns bons sustos! :blink:
A Madalena foi quem nos salvou pois veio o caminho todo a cantar pelo intercomunicador para eu me manter acordado. Dessa nunca mais me esqueco e aprendi uma linda licao - NUNCA conduzir cansado! Seja pendura seja condutor, se estao cansados, param e tomam cafe ou dormem nem que seja uma soneca de 1 horita a meio do dia.

Quanto aos penduras adormecerem, acho que depende muito das motas (as turisticas sem duvida mantem as penduras no sitio mais facilmente) e das estradas, ja que se a pendura adormecer em AE regra geral nao ha grande perigo, mas em estradas de curvas e perigosissimo!
Ja por varias vezes testemunhei penduras adormecer em estradas de curvas e depois caem para dentro causando sustos de morte a amigos meus... e nem eram desportivas, os casos que mais me veem a memoria eram uma PAN e uma Deauville!

Resumo: NUNCA adormecer em cima de uma mota - pode correr bem 90% das vezes mas basta uma vez para correr muito mal... :huh:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 03, 2007 2:21 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta abr 18, 2007 6:59 pm
Mensagens: 302
Localização: Lousada
Imagem Já não é a primeira vez que adormeço, e tanto faz que seja na LT ou na GSA, é a mesma coisa.
Sem conversa com o conductor, é uma seca.
Vai-se a olhar para o céu ou para o nosso reflexo no capacete do nosso "jeitoso"!
Então se for logo depois do almoço.... se soneira....
Mas digo, é muito perigoso! Nunca adormeci a sério mas dá para assustar um pouco!

_________________
Cláudia M. :lingua: :fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 03, 2007 2:39 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: domingo abr 01, 2007 10:25 am
Mensagens: 25
Localização: Ermesinde
jpmealha Escreveu:

...não tem a mínima influência na pilotagem da mota, não cai porque está encaixada entre eu, a top-case e as malas, isto é, as pernas ficam com pouca margem para se libertarem .... Agora numa mais pequena ou de desenho mais desportivo acredito que seja muito perigoso.



Numa de desenho mais desportivo, com o assento bem riginho (a exigir glúteos bem tonificados :bigsmile: ) e sem topcase, não há que preocupar. Não há pendura que ceda ao cansaço. E a garantia de que está bem acordada são as queixas frequentes pelo intercomunicador de que dói o rabiote e as costas nas viagens mais longas. :fixe:

_________________
Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 03, 2007 2:53 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quinta fev 22, 2007 11:13 pm
Mensagens: 700
Localização: Porto
Renato Neves Escreveu:
Numa de desenho mais desportivo, com o assento bem riginho (a exigir glúteos bem tonificados :bigsmile: ) e sem topcase, não há que preocupar. Não há pendura que ceda ao cansaço. E a garantia de que está bem acordada são as queixas frequentes pelo intercomunicador de que dói o rabiote e as costas nas viagens mais longas. :fixe:



Ate me doi quando as vejo nessas hyperdesportivas de rabo pro' ar! E as crentes que vao fazer o les-a-les nessas motas!!!! :blink::blink::blink:

Chamo-lhes: "Penduras Faquir" :bigsmile::bigsmile::bigsmile:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 03, 2007 2:58 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça nov 14, 2006 4:26 pm
Mensagens: 943
Localização: Lavra
Pedro Cabral Escreveu:
Ate me doi quando as vejo nessas hyperdesportivas de rabo pro' ar! E as crentes que vao fazer o les-a-les nessas motas!!!! :blink::blink::blink:

Chamo-lhes: "Penduras Faquir" :bigsmile::bigsmile::bigsmile:


andam a distrair os senhores condutores, é o que é.....:suspicious:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 03, 2007 7:22 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: terça nov 14, 2006 11:27 pm
Mensagens: 199
Localização: Lisboa
A Susana tem "tiques de adormecimento"... Eu explico: ela quase, quase adormece!

No passeio da Lousã (mau alcatrão e curvas qb) ainda me provocou um susto, pois acordou quando estava a "cair" para o lado.
Obviamente foi pouco pronunciado (o cerebro não a deixaria cair para o lado a dormir!) e a mota deu uma "guinada" minima, mas ela é que se assustou a valer! :lingua:

Actualmente quando está com muito sono, pede para pararmos e durante 15 min. ela dorme e eu tomo uma água.
Isso geralmente acontece ao contrário do que seria de supor, ou seja, em estrada com curvas, sendo que em auto-estrada é na maior! :wacko:

_________________
[font=Century Gothic]Gustavo Pedrosa :cool: [/font][font=Impact]R 1200 GS '08[/font]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 03, 2007 11:46 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: terça ago 28, 2007 12:53 pm
Mensagens: 50
Localização: Porto
Eu já adormeci algumas vezes...

Ou com o sol quente a bater, ou depois de almoço, ou à noite qd acusa o cansaço, confiando no condutor é mais fácil do que imaginava.
Não posso dizer que seja seguro mas acontece.

Renato Neves Escreveu:
...e sem topcase, não há que preocupar...

Já adormeci mesmo sem topcase, nos Morcegos por exemplo, o cansaço não perdoa.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 04, 2007 12:06 am 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Mensagens: 1736
Localização: Santarém, mas sou do PORTO com enorme honra!
Bom "post" Patrícia!:fixe:
O sono e o consequente adormecimento, mesmo que seja só um torpor, é muito perigoso na condução de qualquer veículo!
Tenho um amigo séria e definitivamente lesionado numa perna por causa de um acidente provocado pelo adormecimento do pendura, que por sorte nada sofreu!
É essencial descansar o suficiente quando se viaja de moto.
Já agora deixo aqui uma receita para não adormecer que me foi indicada no último jantar mensal de Lisboa ... :idea: ... molhar uma das meias e calçá-la molhada, dentro da bota ... segundo os conselheiros o desconforto provocado evita o sono :idea: !
Querem experimentar?
Não? Então descansem e durmam bem!:bigsmile:
Hans


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 31 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal