Data/Hora: quinta mar 28, 2024 2:17 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça set 14, 2010 8:21 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sábado nov 18, 2006 8:11 pm
Mensagens: 1029
Localização: Lisboa
Touratech Travel Event – A tertúlia dos Viajantes


Sentei-me na esplanada, uma folha em branco e uma caneta. Vai fazer a reportagem, dizem os meus Amigos. Brincam comigo, dizem cuidado que ela reporta tudo, porta-te bem senão estás na crónica. Tenho um sorriso divertido, olho para eles, para a folha em branco e lentamente deixo de os ouvir. Têm razão, apetece-me escrever, registar este bom momento.

Tudo começou na sexta-feira ao final da tarde. Sair de Lisboa foi um tormento. Decididamente, não gosto de cidades. Quando finalmente a estrada limpou da confusão do trânsito, senti-me bem. Chego a Avis já caiu a noite. Ao aproximar-me da pequena vila vão passando por mim muitas motos, encontro o parque de campismo cheio de gente, de entusiastas de viagens. A rotina do dia-a-dia rompeu-se nos km de estrada até aqui, as bifanas de Vendas Novas aconchegam, a estrada cura. O ambiente é de festa, a atmosfera é de amizade.

Na esplanada do restaurante, a abarrotar de viajantes, o mundo abre-se em viagens e experiências, destinos mais ou menos longínquos, a cerveja refresca e o jantar demora. Estamos no Alentejo, o ritmo acalma, há tempo para tudo.

As tendas das marcas que colaboram no evento estão montadas, as motos para test-drive alinhadas, reluzem, olham para nós a convidar ao passeio. Amanhã é o dia porque agora o João Dias leva-nos a viajar até ao Cabo Norte. A conversa acalmou, muita gente curiosa das histórias e com vontade de fazer o mesmo ouvia atentamente.

À entrada do parque continuam a chegar motos, amigos que se cumprimentam, conversam, conversam e conversam. A noite está morna, o ambiente está quente. E aqueceu ainda mais na segunda apresentação da noite, nas fotos da Argélia, viagem no deserto contada pelo Rui Tremoçeiro e pelo José Matias, areia e deserto, povos diferentes e aventuras tão bem contadas em duas horas que passaram em cinco minutos.

O tempo passa depressa, o relógio não pára, o convívio não tem fim. Pelo meio das tendas há chouriços a assar, medronho, tertúlias, risos e conversas. Pelas cinco da manhã os viajantes cedem ao sono, daqui a poucas horas recomeçam as actividades.

Às 9:30h da manhã começa o briefing dos passeios matinais. A adrenalina apodera-se dos participantes. Primeiro sai o grupo de 90 motos para o passeio off road, vão contornar a barragem do Maranhão por maus caminhos, liderados por bons amigos, exploradores do mundo. Equipados, motores impacientes para cruzar veredas, subir montes, atascar na areia e incursões na água. Vai começar a festa.

Meia hora depois alinho na partida para o passeio turístico. Atrás do Zé Garcia que lidera a coluna, Eu, a Gracinda e a Caxi e logo a seguir mais meia centena de participantes, cruzamos pequenas estradas secundárias, numa paisagem de terra castanho forte, campos amarelos à sombra de muitos sobreiros. Embalada pelo fresco da manhã a coluna de motos seguia calmamente. O espelho retrovisor mostra-me uma linha de motos ao longo da estrada, a perder de vista, até serem apenas pequenos pontos lá no fundo. Sempre achei que era uma visão linda. A rolar na Royal Enfield emprestada, o roncar do motor desperta a imaginação de histórias vividas por pioneiros do universo de viajantes. Duas horas depois, chegamos ao parque, corados e contentes. Nem todos, pois alguns perderam-se pelas tascas da região e só apareceram mais tarde.

Mas a animação dos passeios não esgotou os participantes do Touratech Travel Event. Cada vez está mais gente, continuam a chegar motos, trails e turísticas, encontros e saudações. Para cima e para baixo circulam motos, entram e saem do recinto as novas Yamaha Tenerés, as BMW da Bomcar, as Guzzi da Luzeiro que estão à disposição de quem queira experimentar e as Ducati da Lucapower para encher o olho . A Ural com side-car obriga a afastar as grades.

Para alguns a tarde é de preguiça. Sentam-se moles na sombra da esplanada, a conversa contínua, peripécias do passeio matinal, da visão de um Alentejo pachorrento, amarelo e quente. A paisagem dos montes com a barragem lá em baixo promete combinações de mais passeios por esta zona. Outros dormem nas tendas, à sombra dos pinheiros. A tarde está muito quente, os poucos que resistem deambulam pelos stands, refrescam-se com cervejas geladas e coletes térmicos da Mocasmoto. Parece um batalhão azul, a molengar por debaixo das tendas e dos enormes chapéus-de-sol da esplanada. Uma parte dos participantes estava ausente, os amantes do off road combinaram mais passeios, adivinham-se no horizonte verdascas de areia e terra, calor e atascanços.

Cerca das 4h da tarde começam os workshops programados. Há para todos os gostos e interesses. O Filipe Elias da Espaços Sonoros ensina a traçar rotas no MapSource a uma plateia atenta, lá fora os MotoXplorers mostram como se faz manutenção em viagem, a seguir o Fonseca, com os produtos da Arai e Spidi, alerta para os cuidados de emergência e segurança em viagem. Até ao pôr-do-sol a agitação é constante, o espaço está cheio de viajantes.

O jantar é animado, grupos de Amigos em mesas corridas, comida saborosa e demorada, conversas de rotas e países à espera das palestras da noite. Há hora marcada faz-se silêncio.

O Osvaldo Garcia não pode vir e a Gracinda Ramos aceitou o desafio e substituiu uma viagem a Angola por 17 mil km pela Europa, relatados com timidez e paixão, uma apresentação improvisada mas feliz de uma mulher curiosa do mundo.

Depois falou-se em espanhol entre as Astúrias e Pequim, um minúsculo carro que o Santos Borbolla conduziu pela Europa, atravessou a Rússia e desceu pela Ásia até ao país da muralha. O enorme terreiro frente ao parque de campismo estava lotado, uns sentados nas mesas e nos muros, outros de pé, centenas de pessoas ouviam atentas, riam-se das peripécias, viajavam pelo mundo, enquanto as muitas crianças brincavam nos baloiços do parque infantil ao lado. As estrelas e o brilho da água da barragem fazem companhia às apresentações da noite.

E já noite dentro, na hora dos aventureiros, o João Luís prendeu a atenção de todos com a boa disposição que levou até à África do Sul e depois até Luanda, numa viagem de km sem conta, que fez brilhar os olhos da assistência, arrancou gargalhadas divertidas das peripécias que contou e colou os assistentes às cadeiras até altas horas da noite.

É Domingo de manhã, num pequeno-almoço tardio depois de uma noite que resistiu ao despertador, vejo as motos irem partindo, uma atrás da outra. Aqui ao lado monta-se a mesa dos troféus para os 40 participantes que não resistiram ao apelo do Waypoint Travel Challenge e foram por esses campos fora fotografar paisagens.

Já não é uma folha em branco, são várias folhas escritas com sensações e saudades de um encontro genial, organizado pela Touratech Portugal / Rui Baltazar, sob o tema Viagens.

Paula Kota

_________________
.

http://paulakota.blogspot.com/


http://milhasaocontrario.blogspot.com/

http://estradadasespeciarias.blogspot.com/

http://diarioatebissau.blogspot.com/

_______________________________________________________

Com a idade perde-se velocidade ..... mas ganha-se resistência
E é melhor chegar 5 minutos atrasada nesta vida que chegar 10 minutos adiantada na próxima


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 14, 2010 8:25 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sábado nov 18, 2006 8:11 pm
Mensagens: 1029
Localização: Lisboa
Obrigada a todos pela companhia e boa disposição.


Um obrigada especial ao Padrinho, ao Animal, à Linda, ao Rui Bip, ao TBernardo, à Rita, Sara e Carla Baltazar, ao Mário Nelson e a todos os outros que fizeram com que a minha filhota queira que um ano passe muito depressa para poder lá voltar :bigsmile:

..

_________________
.

http://paulakota.blogspot.com/


http://milhasaocontrario.blogspot.com/

http://estradadasespeciarias.blogspot.com/

http://diarioatebissau.blogspot.com/

_______________________________________________________

Com a idade perde-se velocidade ..... mas ganha-se resistência
E é melhor chegar 5 minutos atrasada nesta vida que chegar 10 minutos adiantada na próxima


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 14, 2010 10:32 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: domingo mar 28, 2010 7:56 pm
Mensagens: 240
Localização: castanheira ribatejo
Mais uma exelente cronica Paula.

Um beijo

Alexandre Martins


K 1300 GT


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 14, 2010 11:07 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: domingo set 17, 2006 8:10 pm
Mensagens: 172
Localização: Marisol
Kota parabéns foi isto que se passou tal e qual, tens uma boa maq fotográfica
na cabeça (15 megas ? )

Cada ano este evento tem tido melhor qualidade e maior dimensão, por este andar ainda vai ser uma Refª na Europa. Parabéns Rui & Cª

_________________
Um Abraço e boas voltinhas,

Vitor Alexandre
Ex- K1200LT sempre pronta para andar(já andou) :sad1:
BMW-1600 GTL:bigsmile::bigsmile:
Ex-HARLEY ULTRA CLASSIC:fixe:
HONDA-TRANSALP:lol:LAL
HARLEY FAT BOY CVO:love:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 15, 2010 1:50 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: domingo mai 06, 2007 4:11 am
Mensagens: 1423
Localização: Lourinhã
como sempre está um expetáculo, ao ler revivi aquele belo fim de semana sem duvida nenhuma que estás fadada para a escrita Paula penso que está melhor do qe uma fotografia pois não foram mil palavras mas transmitistes muitas imagens .


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 15, 2010 9:21 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: sexta jun 13, 2008 8:57 pm
Mensagens: 2253
Localização: Lisboa
Esta Paulinha não dá hipótese:smile:

Palavras para quê, BRUTAL!!!

Relativamente à máquina fotográfica, quando precisares, eu dispenso-te uma:idea:

Beijo PIRATA:fixe:

_________________
[font=Comic Sans MS][size=84][color=Black]Luís Miguel Fonseca
Imagem
[/SIZE][/font][/color]
https://www.facebook.com/PIRATINHA.LM[font=Comic Sans MS][/font]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 15, 2010 10:37 am 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: domingo mai 17, 2009 10:41 pm
Mensagens: 368
Localização: Alcains
Sem duvida, esta fascinante! (nem tenho palavras para descrever o que acabei de ler:blink: ).. obrigado!

_________________
João Dias

www.moto-turismo.net :fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 15, 2010 11:28 am 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
Paula parabens por esta cronica, curta, precisa e consiza ( Vieira) :lol: .
toma bem conta da minha afilhada, se precisares de uma caçadeira para afastar os galifões, fala com o RB, ele já comprou uma!!!:lol:

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 15, 2010 11:33 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
Mensagens: 1578
Localização: Ribatejo - Samora Correia
Dizes que alguém comentou:"Vai fazer a reportagem", e que reportagem. Para quem não esteve presente conseguiste transmitir o que aconteceu e aguçar o espírito a participar num próximo evento.
Muito bom, parabéns :smile:

_________________
LRocha


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 15, 2010 11:37 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sábado nov 18, 2006 8:11 pm
Mensagens: 1029
Localização: Lisboa
Antonio José Costa Escreveu:
toma bem conta da minha afilhada, se precisares de uma caçadeira para afastar os galifões, fala com o RB, ele já comprou uma!!!:lol:


... e muitasss munições :lol: :lol: :lol:

_________________
.

http://paulakota.blogspot.com/


http://milhasaocontrario.blogspot.com/

http://estradadasespeciarias.blogspot.com/

http://diarioatebissau.blogspot.com/

_______________________________________________________

Com a idade perde-se velocidade ..... mas ganha-se resistência
E é melhor chegar 5 minutos atrasada nesta vida que chegar 10 minutos adiantada na próxima


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 15, 2010 11:39 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sábado nov 18, 2006 8:11 pm
Mensagens: 1029
Localização: Lisboa
LRocha Escreveu:
Dizes que alguém comentou:"Vai fazer a reportagem",



foi o Animaaalllll ... e mais muitos muitos desta Comunidade que lá estavam ... quase não me deixavam escrever :bigsmile:

Que grande espírito e família lá estava !!!!! Muito bom !!!

_________________
.

http://paulakota.blogspot.com/


http://milhasaocontrario.blogspot.com/

http://estradadasespeciarias.blogspot.com/

http://diarioatebissau.blogspot.com/

_______________________________________________________

Com a idade perde-se velocidade ..... mas ganha-se resistência
E é melhor chegar 5 minutos atrasada nesta vida que chegar 10 minutos adiantada na próxima


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 15, 2010 11:41 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sábado nov 18, 2006 8:11 pm
Mensagens: 1029
Localização: Lisboa
PIRATINHA Escreveu:
Palavras para quê, BRUTAL!!!



Um destes dias vou escrever uma crónica sobre esta tua deixa .... BRUTAL :lol:

Obrigada piratão

_________________
.

http://paulakota.blogspot.com/


http://milhasaocontrario.blogspot.com/

http://estradadasespeciarias.blogspot.com/

http://diarioatebissau.blogspot.com/

_______________________________________________________

Com a idade perde-se velocidade ..... mas ganha-se resistência
E é melhor chegar 5 minutos atrasada nesta vida que chegar 10 minutos adiantada na próxima


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 15, 2010 11:43 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sábado nov 18, 2006 8:11 pm
Mensagens: 1029
Localização: Lisboa
Mais uma vez, Obrigada a todos pelos comentários e

Obrigada pela companhia :smile:

_________________
.

http://paulakota.blogspot.com/


http://milhasaocontrario.blogspot.com/

http://estradadasespeciarias.blogspot.com/

http://diarioatebissau.blogspot.com/

_______________________________________________________

Com a idade perde-se velocidade ..... mas ganha-se resistência
E é melhor chegar 5 minutos atrasada nesta vida que chegar 10 minutos adiantada na próxima


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta set 16, 2010 9:23 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mai 05, 2008 8:53 pm
Mensagens: 658
Localização: Atenas, Grecia
Palavras para quê? É a Paula Kota na excelência dos seus relatos.
Sobretudo para quem não esteve lá, ficamos a saber o quanto perdemos em não ter ido!

_________________
Pedro, El Paco
R 1200 GS Adventure


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta set 16, 2010 10:21 am 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quinta jul 09, 2009 11:31 am
Mensagens: 381
Localização: Seixal
A culpa é sempre do Animalll :lol:

Mas falando mais a sério, na verdade foi um fim de semana em grande, boa companhia, boa comida, boa bebida e boa conversa :fixe:

Não querendo mencionar os nomes dos presentes, que tanto contribuíram para que isso fosse possível, com medo de me esquecer de alguém, muito obrigado por este fim de semana



_________________
BMW RT 1150
**Membro do bando, amigo do ANIMAAAAALLL, consumidor de Halibut, Sexólogo nas horas vagas e Membro do Team Pataniskas


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal