http://bmwcklt.org/forum/

A ditadura do saca-rolhas
http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=18&t=5681
Página 1 de 2

Autor:  Paula Kota [ quarta jan 19, 2011 1:58 pm ]
Assunto da Mensagem:  A ditadura do saca-rolhas

[SIZE="3"]Esta manhã passei numa banca de jornais e fiquei horrorizada. A maior parte das capas de revistas ostentavam a cara do saca-rolhas. Uma semana depois do facto e ainda é capa de revista já depois da exaustão de ver um homicídio doentio na abertura dos noticiários das televisões.

Será que em Portugal não há mais nada para se dizer ao País e ao Mundo?

Que raio de povo somos nós que vivemos a ler sobre tragédias, crises e infelicidades ….. não temos nada de bom? Somos um povo estúpido ou temos jornalistas que nos fazem de estúpidos?

Deixamos que uma ditadura jornalística nos domine e nos reduza à insignificância de um saca-rolhas, esquecendo-nos que somos um povo com um enorme historial de feitos e conquistas, que somos um povo que gera constantemente homens e mulheres de coragem, pessoas que se destacam no desporto, nas artes, na ciência por esse mundo fora mas que cá dentro não passam de ilustres desconhecidos, sem direito a reconhecimento por parte dos meios de comunicação …

Onde está o nosso amor-próprio?

Srs. jornalistas, esqueceram-se dos nossos campeões? Andam a dissertar sobre a extradição do saca-rolhas para Portugal e nem se lembraram de promover uma campanha para ajudar o jovem campeão de supercross Henrique Venda a regressar a Portugal depois do acidente? Prefiro que os meus impostos sejam gastos em ajudar pessoas que contribuem para me orgulhar de ser portuguesa !!!

Sinto-me indignada. Sinto-me enganada todos os dias quando passo pela banca de jornais e só vejo notícias sobre futebol, visitas de Estado para endividar os nossos filhos e tragédias de saca-rolhas.

Quero mais que isso. Quero saber, alegrar-me e orgulhar-me de todos os outros campeões anónimos. Ninguém tem dúvidas que o Mourinho é o Special One … no futebol. Mas o desporto não é só futebol. Há muitos outros Special Ones noutras modalidades, completamente desconhecidos. Quero ler sobre o 3º lugar no Dakar conquistado pelo Helder Rodrigues, quero saber sobre as vitórias da Elisabete Jacinto, do Gonçalo Reis, do Armindo Araújo, da Jessica Augusto e de todos os outros que desconheço mas que acredito serem uma enorme lista de excelentes bons exemplos para nós, para os nossos filhos.

Para isso é que existem jornalistas, para nos informar do que se passa à nossa volta. Quero jornalistas que saibam escrever e editores com bom senso.

Será que é pedir muito?

E nós? Eu e tu e os outros, não vamos fazer nada contra isto? Vamos continuar nesta redoma de indiferença e deixar que continuem a tratar-nos como ignorantes?

Nunca é tarde demais para manifestar o nosso desagrado, há sempre lugar para dizer: Já chega!

Esta é a minha forma de o fazer. Se concordarem passem esta mensagem ou passem a vossa mensagem. Mas façam alguma coisa. Contribuam para que circule e chegue aos ouvidos dos responsáveis dos meios de comunicação que nós sabemos ler, que temos espírito crítico e que estamos fartos de notícias de saca-rolhas.


Paula Kota[/SIZE]

Autor:  Pedro Guimarães [ quarta jan 19, 2011 2:47 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Subscrevo na integra. É na verdade uma vergonha. Eu por mim vou passar a mensagem.

Autor:  Thereza [ quarta jan 19, 2011 3:29 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Paula tens toda a razão é mesmo lamentável.

Bjs

Autor:  Pierre.lima [ quarta jan 19, 2011 3:36 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Não podia estar mais de acordo, Paula. A história além de enojar, já enjoa !!!

Autor:  Alby [ quarta jan 19, 2011 4:56 pm ]
Assunto da Mensagem: 

De vez em quando ouve-se uma voz sensata, ainda viva, límpida
vinda das profundezas do vazio de que todos nós temos um pouco de culpa.

Obrigado Paula por tentares acordar-nos.

Autor:  Joao Krull [ quarta jan 19, 2011 5:18 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Expressár-mo-nos em palavrras por vezes é dificil, pelo menos para mim e eu faço-o melhor falando.

Tu Paula, és por vezes a boca de todos nós na escrita e é por isso que gosto de te ler. Felizmente nasceu esse dom contigo.

De facto vivemos actualmente num Pais de m...

Não quero prolongar muito este discurso porque se não vou ter de baixar o nível e ser igual a muitos...quando não acho que o seja.

Concordo contigo e muito mais...ao ponto de não me identificar ACTUALMENTE com a mentalidade deste povo e pior, são poucos os motivos que infelizmente me fazem orgulhar de ser Português.

Autor:  TodayAdventure [ quinta jan 20, 2011 12:10 am ]
Assunto da Mensagem: 

Apesar de entender a tua "manifestação de desagrado", estas histórias de saca-rolhas (e outras semelhantes) continuarão a ser publicadas porque se vendem, porque há clientes para elas. Por muito que nos deixe tristes, somos "nós" que fazemos sobreviver esta literatura, do mesmo modo que deixamos cair a boa.

A melhor forma de "indignação" que conheço para com este "jornalismo" é fechar a TV, não comprar o que é mau, virar as costas, não consumir, banir estas coisas do nosso dia-a-dia. E falar do que nos orgulha e divulgá-lo. Nessa altura e só nessa altura os "jornalistas" desistirão de falar do saca-rolhas até à exaustão, simplesmente porque daí não conseguem sobreviver.

Tenho ainda que discordar de quem pensa que estas publicações só se vendem em Portugal, que só no nosso país se consomem estas desgraças. Há tablóides por toda a Europa (com quem nos gostamos de comparar), tão maus como os nossos, embora tenha por vezes a impressão de que o olhar sobre estas mundanices são diferentes noutros países e que não dominam tanto a cultura como em Portugal.

Por último, felizmente não são os nossos impostos que pagam a maior parte destas coisas - elas são (tristemente) rentáveis para empresas que se dedicam a este negócio (TVs privadas, revistas, jornais, ...)!

Zé Paulo.

Autor:  Ricardo Vilas Boas [ quinta jan 20, 2011 12:48 am ]
Assunto da Mensagem:  Infelizmente

Olá Paula.

Como entendo o teu desagrado.
Infelizmente este é o retrato do estado em que se encontra o nosso Pais.
Como diz o Zé o problema está na valorização que "nós" damos a este tipo de noticias,
mesmo depois de já não ser noticia.

Também acredito que não é um problema só de Portugal.


Rica

Autor:  Luís Miguel Silva [ quinta jan 20, 2011 1:21 am ]
Assunto da Mensagem: 

Olá, Paula

Antes de mais, os meus sinceros parabens pela reflexão.

De facto, se atentarmos bem, esta cultura jornalistica está por toda a parte. A encabeçar tal desgraça temos os Estados Unidos e a Inglaterra. A França também não lhes fica atrás. Curiosamente, paises todos eles bem mais desenvolvidos que o nosso.
A diferença está, na minha opinião, no facto de para eles isto ser diversão para a alma e para nós funcionar um pouco como alimento de alma!
Vivemos disto, da desgraça alheia, do infortunio alheio. É isto que nos alimenta mas somos tambem nós que alimentamos isto.
Não podemos passar um dia sem uma tragédia, sem uma desgraça, sem uma morte. É isto que vende, é isto que as pessoas gostam.

Eu não gosto, eu não vejo, eu não leio, eu não compro.

Felizmente que ainda há algumas excepções onde nos podemos encontrar e disfrutar do que melhor tem a vida.

Autor:  Dias [ quinta jan 20, 2011 4:02 am ]
Assunto da Mensagem: 

Completamente de acordo com tudo o que foi dito.
O melhor mesmo é não adquirir este tipo de informação que estupidifica o ser humano.
Contudo como em todo o lado alguém compra, e este género de publicações tem aumentado o seu número de vendas.

Autor:  Paco [ quinta jan 20, 2011 11:21 am ]
Assunto da Mensagem: 

Viva Paula,

Muito obrigado pela tua reflexão, que subscrevo na totalidade. Obrigado, também, porque nos permite pensar mais um pouco em "como vai esta Nação". Como costumo dizer, continuo e continuarei a ter muito orgulho de ser Português (apesar do nick-name pouco lusitano), mas infelizmente vou encontrando muitas razões para ter vergonha de alguns portugueses e daquilo que fazem e dizem.

Há um longo caminho a percorrer - que cada vez parece mais distante - para sermos um Povo educado e culto. E podendo ser já um chavão gasto, de facto tudo se resumo a uma questão de educação. Ou à falta dela... Dizem algumas pessoas que gostos não se discutem. Mas eu acredito que se educam.

Cada um que consuma o que goste mais. Mas o que não se posso aceitar é que só possamos consumir aquilo de que não gostamos. Como diz o Zé Paulo, uma forma de protestar é não consumir o que nos querem impingir. Pela minha parte, é o que já faço há muito tempo. Outra, é divulgar as opiniões válidas como a tua. É o que já fiz, também.

E obrigado também a este fórum, onde podemos dizer de nossa justiça.

Autor:  VitorOlivenca [ quinta jan 20, 2011 12:38 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Subscrevo e transmitirei a quem de direito!

Autor:  Edgar Calado [ quinta jan 20, 2011 4:47 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Portugal é campeão europeu de profissões

Com maior número de medalhas ganhas, Portugal foi campeão Europeu das Profissões. O Euroskills Lisboa 2010 terminou em Dezembro e juntou mais de 500 jovens.
Áustria, Finlãndia, Holanda e Bélgica também ficaram muito bem pontuadas. A representação portuguesa surge assim no primeiro lugar do ranking europeu e alcança o ouro em cinco das áreas em competição. Artes Criativas e Moda, Tecnologias da Informação e Comunicação, Tecnologia de Engenharia e Fabrico, Construção e Edificios e Serviços Pessoais e á Comunidade, foram as medalhadas.
Além das Medalhas de Ouro Conquistadas, ( 9 individuais e 1 por equipa), Portugal conquistou 11 Medalhas de Prata individuais e 1 por equipa, 8 de Bronze individuais e 1 por equipa, informa a organização. O Euroskills Lisboa 2010 recebeu, entre 9 e 11 de Dezembro, mais de 62 mil visitantes.


Alguem sabe desta noticia ? Acredito que muito poucos !!!

Alguem não sabe que um português matou outro num hotel em NY de forma macabra ?

Obrigado Paula :fixe: !

Autor:  antonio lopes [ quinta jan 20, 2011 5:03 pm ]
Assunto da Mensagem:  Reflexão sobre tabloides

Paula, partilho a tua "visão" sobre o status quo em que nos encontramos (apraz-me registar quão brilhantemente está redigida, tens de facto o dom de te expressares, na escrita é inquestionável).

No entanto como este mundo global gira à volta da sobrevivência, seja particular ou colectiva, quero acreditar que aqueles que "vendem" o seu trabalho e estão na génese dos produtos que os relevantes mass media impingem a consumo público, tambem eles, se por opção lhes fosse dada a hipótese de investirem noutra vertentes da informação, estariam igualmente deste lado da bancada. Quiça, mesmo sendo eles os que a produzem (e nota-se que não são eles os responsaveis que a ditam) não terão igualmente uma opinião pessoal (claro que amordaçada pelo seu ganha pão) coincidente com o teu artigo de opinião.

Arrogo-me a fazer aqui a defesa de uma camada de profissionais que talves até vivam com esse ónus, refiro-me evidentemente ao ónus de ter que trabalhar e produzir algo que eventualmente até se repudia.

Mas não acabando ali a minha dissertação, subsiste-me uma questão que se prende com a tragédia que sucedeu ao nosso Campeão, Henrique Venda, a qual a Paula aflorou e muito bem. Será que todos nós, quer enquanto comunidade (virtual), quer individualmente fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, para que se conseguisse de facto dar o realçe publico necessario ao acidente e a situação delicada pela qual infelizmente passou e continua a passar (falta de apoios)?

Se calhar muito se poderia ter feito e não se fez, mas como parar é perecer, porventura este será o "timing" para se voltar à carga para que o assunto não se desvaneça irremediavelmente.

Força Henrique

Boas curvas

Autor:  Paula Kota [ quinta jan 20, 2011 7:50 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Andei aqui a fazer umas continhas ...... :mad2:

…… eu não compro .. tu não compras … ele não compra …. Afinal quem compra? Para quem andam os jornalistas a escrever???



Página Internet do Instituto Nacional de Estatística

Doc: Indicadores sociais 2009 - População entre os 15 e 64 anos – 7,119 milhões

Doc: Estatísticas da Cultura 2009
Nº de exemplares vendidos – jornais – 251.287.813 assumindo que são de periodicidade diária dá …. 688,4 mil jornais por dia
Nº de exemplares vendidos – revistas – 97.728.182 assumindo que são de periodicidade semanal dá ….. 1,809 mil revistas por semana

Ou seja,

10% da população é que conta para as sondagens de audiência e vendas de jornais e é para 25% da população que os nossos jornalistas escrevem em revistas …


Andamos entregues a uma minoria que supostamente é representativa da população e o resto do povo é obrigado a ouvir barbaridades …..


Será que os restantes não conseguem fazer nada? Nem manifestar o seu desagrado ???


....

Página 1 de 2 Os Horários são TMG [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
https://www.phpbb.com/