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Registado: terça jan 02, 2007 3:49 pm Mensagens: 906 Localização: Lisboa / Portugal
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Ver e sentir !!!Comparativa Tourer .[color=navy]BMW R 1200 RT[/color] .Triumph Sprint ST .Yamaha FJR 1300 AS[size=100]
[/SIZE] As motos Tourer foram crescendo paulatinamente tanto em peso como em cilindrada e o segmento das Sport-Turismo foi-se dispersando em grande medida. A este nincho chegam poucas novidades e, apesar ainda estarem motos como a Honda VFR, BMW R 1200 ST ou a Triumph Sprint ST, a verdade é que, sem saber muito bem porquê, a popularidade das «ligeiras» Sport Turismo, diminuiu em grande medida. Quem faz muitos quilómetros de moto escolhe agora, modelos mais completos e equipados. Deste modo, nesta comparativa reuniram 3 «montadas» de distintas nacionalidades com configurações de motor diferentes. As 3 são motos de carácter eminentemente estradista e, cada uma à sua maneira, demonstraram uma grande polivalência para um uso turístico, adaptando-se sem nenhum problema a todo tipo de estradas e asfaltos. A primeira alemã, a BMW R 1200 RT, propulsada por um motor bicilíndrico e que não encaixa perfeitamente dentro das Grande Turismo actuais devido à sua inferioridade de cilindrada e prestações. A segunda inglesa, a Triumph Sprint ST utilizando um tricilíndrico em linha. Concebida como uma Sport-Turismo faz já 4 anos, no ano passado a Triumph outorgou-lhe um carácter mais estradista montando-lhe uns semi punhos sobre elevados, um ecrãn maior e um assento mais confortável, ao mesmo tempo que incluiram as malas de série. E a terceira, uma japonesa, a Yamaha FJR 1300 na versão semi automática, com um motor de quatro cilindros em linha que, apesar de encaixar nos actuais conceitos de Grande Turismo, entre todas é a mais ligeira e a de aspirações mais desportivas. Reuniram 3 motos que empregam soluções totalmente distintas e que, apesar de no papel poderem parecer ter poucas semelhanças, na realidade, comportam-se de forma muito similar e as suas performances são muito parecidas. [font=Arial]Para que a Motociclismo Espanha as conhecesse e desfrutásse destas «Montadas», partiram desde Madrid com direcção às Astúrias, ziguezagueando pelas estradas que unem o Principado das Asturias com o Norte de León. As estradas das comarcas leonesas da Babia e Laciana e dos «puertos asturleoneses» de Somiedo, Leitariegos e Cerredo, mostraram a sua melhor cara ajudando a conhecer melhor estes 3 protagonistas.[/font] A verdade é que rotas assim tão belos ... trajectos com motos tão completas, confirmam que desfrutar de momentos tão únicos é, um autêntico prazer. [font=Arial]O entardecer na localidade de «El Puerto», no alto de Somiedo, fez duvidar os Pilotos entre regressar ou ficar mais um dia !!![/font] [font=Arial Narrow][size=200][color=navy]BMW R 1200 RT[/color][/SIZE][/font] A R 1200 RT, fabricada pela BMW, chegou ao mercado em 2005. Desde então, manteve-se sem alterações, apesar de, segundo o que demonstrou nesta prova, parece não necessitá-los. A R 1200 RT melhorou os pontos débeis da anterior R 1150 RT. Especialmente, foi optimizada no item de prestações, dado que a anterior boxer de 1.130 cc declarava apenas 95 CV e agora, com 1.170 cc, já apresenta 110 CV. Com esta potência, é a que consegue um menor rendimento entre as 3 motos desta comparativa, mas apesar disso e do seu aspecto volumoso, é a que mais lhes (aos Pilotos) gostou em linhas gerais. [font=Arial]A R 1200 RT é a que emprega soluções mais particulares mas curiosamente é com a que mais rápido se familiarizaram. É muito cómodo e surpreende pela enorme confiança que transmite o seu trem dianteiro, sobretudo, em apoios fortes, em curva. Pesada em báscula, a unidade provada, carregada de extras, alcançou os 277 kg em ordem de marcha, mas na prática, muitos desses «quilos» parecem desaparecer aparte de que possui uma agilidade surpreendente para o seu peso, o seu passo por curva é rápido e ainda demonstra um aprumo imperturbável a alta velocidade, superando as irregularidades do asfalto sem, práticamente, alterar qualquer comportamento. O seu motor boxer é o menos potente desta comparativa mas a relação entre o punho do acelerador e a roda traseira é, realmente directa. Isto, unido à contundente resposta que possui a médio regime, supõe que os seus 108 CV, verificados. Nesta comparativa ficou claro que o seu rendimento é inferior ao das suas rivais mas apesar de tudo, mantem o ritmo destas sempre que se aproveite o seu bom passo por curva. «O comportamento da R 1200 RT é realmente surpreendente para o seu peso e volume. O trem dianteiro inspira muita confiança em apoios fortes e o conjunto de travões também responde com energia em momentos de grandes exigências. A protecção, o conforto de marcha e o equipamento são também aspectos de destaque nesta BMW. A sua capacidade de carga é a melhor graças às suas malas serem as maiores.» O seu funcionamento é um pouco mais trepidante e ruidoso comparado com a Triumph ou a Yamaha, transmitindo certas vibrações a baixo regime mas, à medida que aumentamos o ritmo, vai-se tornando mais suave obsequiando o Piloto com um conforto de marcha, sem comparação. A sua ergonomia é muito natural, com um assento realmente cómodo e um frontal que protege como nenhuma outra. Para além disto, a cupula pode regular-se em altura bastando pulsar um botão com o polegar esquerdo, de modo que podemos eleger o grau de protecção de acordo também, com o ritmo que desejamos manter. Por outro lado, o assento também se pode regular em duas posições, assim que podemos sentir-nos realmente cómodos aos comandos desta alemã. Comandos que, por certo, têm também as suas particularidades e requerem um certo período de adaptação. E como na unidade provada, desde eles também se podem controlar elementos opcionais vários, como o «cruise control», o controle de tracção, a tara das suspensões (ESA), o computador de bordo ou da temperatura dos punhos bem como os assentos aquecidos. Todo um luxo de detalhes. O seu peso real só o percebemos na hora de manobrar parado ou a baixa velocidade, porque uma vez em marcha, mostra-se ágil e muito precisa de direcção. Outro aspecto de destaque, são os seus travões. Mostram-se potentes e doseficáveis e, também, não interferem demasiado no comportamento do trem dianteiro. Como já comprovaram em anteriores ocasiões, o Telelever dianteiro é um grande invento nas motos de peso como esta R 1200 RT. E se o comportamento, a protecção e o conforto de marcha são destques a observar, não esqueçamos a sua grandíssima autonomia. A ritmos tranquilos, graças aos 27 litros de capacidade do seu depósito, podemos chegar a percorrer, sensivelmente, 400 kms. Um bom valor para quem não gosta de parar demasiado !!!
OS PONTOS CHAVE A R 1200 RT, como uma boa BMW, utiliza soluções muito particulares, começando pelo motor de 2 cilindros boxer de 1.170 cc e refrigeração por ar. A suspensão dianteira com Telelever ou no trem traseiro com Paralever e cardan, são aspectos que a distinguem das suas «companheiras» desta comparativa. Apesar do seu grande volume e do seu generoso peso (277 kg em ordem de marcha), a sua condução é, surpreendentemente fácil. O equipamento de série é realmente completo, tendo em conta que incorpora cupula regulável, malas e travagem ABS integral. Para além desta lista os extras disponíveis são muitos ....[/font]
_________________ João Geraldes BMW R 1200 RT (2010)[email="joao_ferreirageraldes@hotmail.com"]joao_ferreirageraldes@hotmail.com[/email]http://www.facebook.com/JoaoR1200RT
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