Data/Hora: quinta mar 28, 2024 10:31 am

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: TROCA DE PAN EUROPEAN POR RT 1200
MensagemEnviado: segunda jan 21, 2013 1:06 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quarta abr 11, 2012 10:21 pm
Mensagens: 6
Localização: Barcelos
Tenho uma Pan European 1300 de 2008. Equaciono a hipótese de trocar pela BMW RT 1200, a minha outra paixão. Tenho no entanto anlgumas duvidas.Haverá por aqui algum feliz possuidor da RT 1200 que antes tenha tido uma Pan 1300? Gostaria de ouvir a sua opinião relativamente a estas duas referencias mundiais em motos de turismo. Quais as diferenças, vantagens e desvantagens de um e outro modelo....etc. Alguem quer e me pode elucidar. Agradeço.


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jan 21, 2013 4:16 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta mai 25, 2011 2:53 pm
Mensagens: 146
Localização: Amadora
Amigo Mário...

Estamos a voar em território "inimigo"...

Eu também tenho uma Pan 1300...

E não a troco por Bmw nenhuma...

Como eu costumo dizer... quero lá saber das motas...

O importante é mesmo o COMBÍBIO....

E aqui a malta é fixe...


Abraço


Antonio Martins


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 22, 2013 12:24 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça abr 25, 2006 10:28 pm
Mensagens: 915
Localização: Foros de Amora (Seixal)
A melhor moto do mundo é aquela de que gostamos mais... o resto é conversa.
E depois o importante são as pessoas ou não será?
Um abraço.

_________________
J.Albuquerque
NOVA R1200RT de 2010

BMW R90S [SIZE="1"]de 1975[/SIZE]
'' ''' '' R60/5 [SIZE="1"]de 1972[/SIZE]
'' ''' '' R25/3 [SIZE="1"]de 1955[/SIZE]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 22, 2013 9:22 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
Mensagens: 1444
Localização: Cartaxo
Olá Mario,

eu antes de comprar a minha primeira RT tive oportunidade de experimentar a ST 1300 durantes algumas centenas de km's...

Não comprei a Pan, pois apesar de ter coisas made by Honda (caixa, motor, etc...) houve 2 pontos que me desagradaram.... o calor nas pernas e a vibração quando se rolava na casa dos 180/200...

Optei por uma RT, a 1150 na altura e depois disso já fiz o upgrade para a 1200 (pré 2010 e pós 2010).

Continuo a achar o motor da Honda mais agradável, pese embora a diferença se tenha vindo a reduzir, sobretudo com o motor pós 2010 da RT.

Em termos de handling a RT é uma muito boa mota, mas do que me recordo, a Pan nesse campo não me deixou más recordações....

São motas que apesar de parecidas, acabam por ser algo distintas... :wacko:

Se for para mudares para uma usada, sugiro sempre pós 2010. Se fôr para nova, sugiro que estejas quieto e que esperes pelo novo motor que mais uns meses (1 anito??) deve estar aí a estourar....

_________________
Vivam cada dia como se fosse o último... Um dia vão acertar!:fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 22, 2013 11:12 am 
Desligado
Rookie

Registado: quarta abr 11, 2012 10:21 pm
Mensagens: 6
Localização: Barcelos
Boas, pessoal...como mandam as normas da boa educação, aqui estou eu a agradecer as dicas e respostas entretanto postadas no forum, mas, estou à espera de mais algumas, quiçá mais esclarecedoras.
Entretanto e por uma questão de "toda a verdade" devo confessar que sempre fui cliente Honda, desde 1994, já vou na quarta moto daquela marca e não me sinto triste nem defraudado, mas de vez em quando é bom mudar de ares e muda-se de tudo só não de muda de clube de futebol:smile: . Não sinto k esteja a voar sobre "territorio inimigo" pk, hoje sou cliente de determinada marca, mas, amanhã poderei não o ser... não tenho "paixão" nem respeito por nenhuma marca em particular, pk eles querem é ganhar o deles e o resto é treta...Entre cliente e qualquer marca, de qualquer produto, há um simples relacionamento comercial. E na altura da compra é tudo facilidades, é tudo sem stress, mas, depois...constata-se que não é bem assim. Depois do desabafo e não perdendo o fio à meada:em 1999, andei dividido entre a RT 1150 e a PAN. Optei pela PAN por um questão de...autonomia. Um pequeno pormenor, mas, muito importante. Na altura por questões profissionais estava em Lisboa e fazia Barcelos-Lisboa, sem paragens...378Km, parar nas AE é uma perda de tempo, para além de alimentar a "chulice" dos preços praticados nas areas de serviço. Com a PAN conseguia esse desiderato, e com a RT não:sad2: , dai a opção pela nipónica, mas o bicho ficou... em 2010, andava para trocar a PAN ST1100 (com 10 anos , cheiiiiiinha de Km e zero problemas) testei a RT1150, uma paixão antiga, um pequeno teste drive de alguns km, achei-a fabulosa: protecção aerodinamica, travagem, conforto ( sim, conforto pk ja sou cota...:lol: ) mas, pouco pujante, com pouca alma. Mantive-me na PAN, mas desta vez para o modelo mais evoluido a ST 1300. Tenho-a desde essa data, mas...não estou satisfeito. Claro, o calor nas pernas ( só no Inverno faz jeito), o irritante abanar entre os 160/180, a direcção fica como que mais leve e bamboleante. Os puristas defensores do modelo não venham com tangas: não é do top case, não é da regulação da suspensão, nao é da pressão dos pneus, nem metendo azoto aquilo passa...é mesmo defeito. Já testei nas mais diversas circunstancias e aquilo não muda. Na mesma viagem, com as mesmas condições e nas mesmas circunstancias, na mesma AE às vezes faz, outras vezes não faz...será da forma e da regulação do ecran regulavel:notrust:??!! não se explica, a não ser que sejam os espiritos...:mad2:. Não quero dizer com isto que não seja uma mota de excelencia que o é, mas, aquelas "pequenas coisas" são razões suficientes para procurar outra montada e então voltarà velha paixão, mas mais madura, evoluida, mais sedutora...a RT 1200.
Procuro por isso, uma opiniões, isentas, ponderada, transmitida pela razão e não pela paixão...ninguem melhor do que um proprietário do modelo em questão e se tiver experiencia da ST 1300, seria a cereja no topo do bolo, poruqe poderi apor palavras pouco técnicas falar das diferenças, par ao bem e para o mnal, entendem? Peço desculpa por tamanho "evangelho", mas, procuro mesmo assentar ideias. Um acompra de alguns milhares de €€€€ tem que ser bem ponderada e ainda por cima nos tempos que correm.
Abraço


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 22, 2013 11:18 am 
Desligado
Rookie

Registado: quarta abr 11, 2012 10:21 pm
Mensagens: 6
Localização: Barcelos
Boas, pessoal...como mandam as normas da boa educação, aqui estou eu a agradecer as dicas e respostas entretanto postadas no forum, mas, estou à espera de mais algumas, quiçá mais esclarecedoras.
Entretanto e por uma questão de "toda a verdade" devo confessar que sempre fui cliente Honda, desde 1994, já vou na quarta moto daquela marca e não me sinto triste nem defraudado, mas de vez em quando é bom mudar de ares e muda-se de tudo só não de muda de clube de futebol:smile: . Não sinto k esteja a voar sobre "territorio inimigo" pk, hoje sou cliente de determinada marca, mas, amanhã poderei não o ser... não tenho "paixão" nem respeito por nenhuma marca em particular, pk eles querem é ganhar o deles e o resto é treta...Entre cliente e qualquer marca, de qualquer produto, há um simples relacionamento comercial. E na altura da compra é tudo facilidades, é tudo sem stress, mas, depois...constata-se que não é bem assim. Depois do desabafo e não perdendo o fio à meada:em 1999, andei dividido entre a RT 1150 e a PAN. Optei pela PAN por um questão de...autonomia. Um pequeno pormenor, mas, muito importante. Na altura por questões profissionais estava em Lisboa e fazia Barcelos-Lisboa, sem paragens...378Km, parar nas AE é uma perda de tempo, para além de alimentar a "chulice" dos preços praticados nas areas de serviço. Com a PAN conseguia esse desiderato, e com a RT não:sad2: , dai a opção pela nipónica, mas o bicho ficou... em 2010, andava para trocar a PAN ST1100 (com 10 anos , cheiiiiiinha de Km e zero problemas) testei a RT1150, uma paixão antiga, um pequeno teste drive de alguns km, achei-a fabulosa: protecção aerodinamica, travagem, conforto ( sim, conforto pk ja sou cota...:lol: ) mas, pouco pujante, com pouca alma. Mantive-me na PAN, mas desta vez para o modelo mais evoluido a ST 1300. Tenho-a desde essa data, mas...não estou satisfeito. Claro, o calor nas pernas ( só no Inverno faz jeito), o irritante abanar entre os 160/180, a direcção fica como que mais leve e bamboleante. Os puristas defensores do modelo não venham com tangas: não é do top case, não é da regulação da suspensão, nao é da pressão dos pneus, nem metendo azoto aquilo passa...é mesmo defeito. Já testei nas mais diversas circunstancias e aquilo não muda. Na mesma viagem, com as mesmas condições e nas mesmas circunstancias, na mesma AE às vezes faz, outras vezes não faz...será da forma e da regulação do ecran regulavel:notrust:??!! não se explica, a não ser que sejam os espiritos...:mad2:. Não quero dizer com isto que não seja uma mota de excelencia que o é, mas, aquelas "pequenas coisas" são razões suficientes para procurar outra montada e então voltarà velha paixão, mas mais madura, evoluida, mais sedutora...a RT 1200.
Procuro por isso, uma opiniões, isentas, ponderada, transmitida pela razão e não pela paixão...ninguem melhor do que um proprietário do modelo em questão e se tiver experiencia da ST 1300, seria a cereja no topo do bolo, poruqe poderi apor palavras pouco técnicas falar das diferenças, par ao bem e para o mnal, entendem? Peço desculpa por tamanho "evangelho", mas, procuro mesmo assentar ideias. Um acompra de alguns milhares de €€€€ tem que ser bem ponderada e ainda por cima nos tempos que correm.
Abraço


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 22, 2013 11:27 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
Mensagens: 1444
Localização: Cartaxo
Finalmente!!!!

Encontrei um dono de uma PAN que diz que ela abana!!! :smile:

_________________
Vivam cada dia como se fosse o último... Um dia vão acertar!:fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 22, 2013 12:57 pm 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: sábado jun 09, 2007 12:20 am
Mensagens: 1670
Localização: Oeiras
Em resumo, acho a RT uma mota melhor. No entanto há um factor que pode influenciar o cliente. O motor.

A Pan tem um motor hiper suave, a RT tem o boxer. há quem goste, há quem nem por isso :fixe:

De resto a RT parece-me mais completa e equilibrada. Não é à toa que ganha vários comparativos de turísticas por esse mundo fora.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 22, 2013 4:50 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta mai 25, 2011 2:53 pm
Mensagens: 146
Localização: Amadora
Ó Obelix.

Sobre o abanar da Pan.

Eu já tive muitas motas, sou mecânico e vou na 3ª Pan.

A primeira Pan 1100 que comprei abanava sim, é verdade, meti-lhe dois pneus novos, regulei a suspensão nos dois afinadores e nunca mais abanou.

A segunda Pan 1100 nunca abanou.

A terceira é uma Pan 1300, abanava sim, apenas lhe regulei a suspensão nos dois afinadores, e nunca mais abanou.

Em nenhuma delas usei a topcase apesar de a ter.

Vejo regularmente a pressão dos pneus.

Espero ter ajudado.

Abraço.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta jan 24, 2013 10:15 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
Mensagens: 1444
Localização: Cartaxo
Boas.

António, o que disse foi baseado na minha experiência durante os km's que fiz.

A mota era uma mota de serviço da Honda Portugal e a pessoa que gentilmente me emprestou a dita foi exactamente para despistar o tal "pseudo-bug"....

Acho estranho que alguém da Honda Portugal não tivesse a par desses "upgrades", mas no mundo de hoje, todos os dias há coisas novas e todos os dias se aprende algo de novo. E ainda bem que assim é! :lol:

Abr e muitos e bons km's sejam eles de RT, ST ou outra coisa qualquer.... :bigsmile:

_________________
Vivam cada dia como se fosse o último... Um dia vão acertar!:fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jan 25, 2013 10:17 pm 
Desligado
Rookie

Registado: domingo set 06, 2009 7:15 pm
Mensagens: 17
Localização: Brandoa-Amadora; Santiago do Cacém
Boas:
Não percebo nada disto. Mas só mais uma achega: perguntem aos elementos da GNR/BT, que são pessoas todos os dias a bater kms, que eles lhes dizem...... (conforto, estabilidade e menos velocidade).......Perguntem. Eles respondem sem pestanejar: BMW

_________________
João Pastorinho


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jan 25, 2013 10:59 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta mai 25, 2011 2:53 pm
Mensagens: 146
Localização: Amadora
Ó vizinho Pastorinho

Pergunta lá aos tais tipos da Gnr/Bt se eles pagam as avarias....

Abraço.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado jan 26, 2013 12:46 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mai 05, 2008 8:53 pm
Mensagens: 658
Localização: Atenas, Grecia
Concordo que a melhor moto é sempre aquela de que gostamos mais. E, já agora, que não nos deixe apeado.

Há uns anos tive um Pan European - ST1300. Troquei por uma GSA que tem um motor boxer. Por isso, não posso queixar-me das tremuras da Pan; a GSA abana que se farta e continuo a gostar muito da rapariga.

Muitos e bons kms, é o que desejo. Seja lá em que moto for.

_________________
Pedro, El Paco
R 1200 GS Adventure


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado jan 26, 2013 3:12 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta mai 25, 2011 2:53 pm
Mensagens: 146
Localização: Amadora
Ó Paco

Pelas iguarias... pelos repastos... pelos belos manjares... aqui apresentados...

sim concondo... concordo e muito... algumas fotos aqui postadas, são verdadeiras

tentações ao apetite... e provocam até salivação....

Quanto a motas... não temos decerto os mesmos gostos...

Mas NÃO falando de motas... apenas de motores... há uma cena que sempre me

intrigou...

Como é que se passa de um 4 cilindros para um 2 cilindros.....???

Qual é a ideia.....???

Se um motor com 2 cilindros é em tudo inferior ao de 4... menos no consumo...!!!


Abraço.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo jan 27, 2013 10:47 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda mai 05, 2008 8:53 pm
Mensagens: 658
Localização: Atenas, Grecia
antoniomartins64 Escreveu:
Ó Paco

Pelas iguarias... pelos repastos... pelos belos manjares... aqui apresentados...

sim concondo... concordo e muito... algumas fotos aqui postadas, são verdadeiras

tentações ao apetite... e provocam até salivação....

Quanto a motas... não temos decerto os mesmos gostos...

Mas NÃO falando de motas... apenas de motores... há uma cena que sempre me

intrigou...

Como é que se passa de um 4 cilindros para um 2 cilindros.....???

Qual é a ideia.....???

Se um motor com 2 cilindros é em tudo inferior ao de 4... menos no consumo...!!!


Abraço.


Como nao havia nenhuma GSA com 4 cilindros, la tive que comprar uma só com 2. Talvez ate seja melhor assim, porque se aquilo já treme que se farta com 2 cilindros, imagino o que seria com 4 a chocalhar.

_________________
Pedro, El Paco
R 1200 GS Adventure


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal