Viva
Ainda há pouco tempo, por causa de uma avaria na minha RT1200, estive a ler sobre a substituição dos sensores de posição do motor (sensores de efeito de Hall - HES). No meu caso descobri que era o controlador da bomba de gasolina pelo que acabei por o substituir, um rombo de 120€ dado parecer não haver alternativa e eu não tentei deixar a bomba de gasolina a trabalhar sempre a 100%. Os sensores de efeito de Hall da BMW custam uma "nota", existem alternativas, como as que refere (estou curioso) e outras (Honeywell 2AV54, as quais custam apenas uns euros desde que haja algém que suje as mãos e os substitua. Como já tem solução já deve ter passado por esta informação mas, pelo sim, pelo não, aqui vai:
http://www.youtube.com/watch?v=zknga56N19chttp://advwisdom.hogranch.com/Wisdom/oilhead_hall_sensors.pdfhttp://www.ebbo.org/2av54.php Talvez a Farnell o tenha disponível:
http://uk.farnell.com Contactos da Honeywell em Portugal:
http://sensing.honeywell.com/index.php/ci_id/3669/country_code/4235/la_id/1.htm Outras fontes:
http://www.hallsensors.de/Hall-Vane.htm (10€ cada sensor + portes)
Por um pouco mais:
http://www.ebay.co.uk/itm/Bmw-hall-sensor-R1100S-R1150GS-R-RS-RT-R1200-/111059768061?pt=UK_Motorcycle_Parts_13&hash=item19dbad92fd Segundo li, por vezes o problema não é o sensor mas os fios que se "despedem" devido às altas temperaturas no local onde estão. Segundo consta por vezes a substituição dos fios do sensor por outros resolve o problema (
os fios têm de ser isolados por teflon e resistentes a temperaturas elevadas, 200ºC, segundo consta).
Se conseguir solução para o problema sem recorrer a peças da BMW seria útil contar aqui a experiência. Nunca se sabe quando nos tocará a nós.
Cumprimentos
Vítor Almeida