Henriique Coelho Escreveu:
Boa noite
Da v/ experiencia com as 1100/1150 RT preciso de uma opinião. Tenho um BT 020 à frente que apresenta um desgaste anormal do lado esquerdo. muito acentuado mesmo.Já deve ter cerca de 9000km. O mecânico diz que o pneu é macio, e eu faço maioritariamente cidade, muitas curvas á esquerda. Tb me chamou a atenção para o facto de a suspensão, embora o amortecimento se faça praticamente todo no amortecedor central, se as bainhas estiverem descompensadas a nível de óleo este fenómeno tb se pode verificar nos pequenos ressaltos. Diz que é melhor meter um BT 021..questão de preço / qualidade. Ainda não mudei o pneu, por isso gostava da v/ opinião baseada na v/ experiência.
Abraço e boas travagens
Nas R's, e com mais evidência nas mais antigas, é bem conhecida esta característica no desgaste do pneu dianteiro. Isto,
"Não é Defeito, é Feitio" e é provocado pelo efeito do momento de inercia da rotação da cambota, que ao estar colocada longitudinalmente, cria um movimento de reacção da mota para o lado. Isto faz com que o pneu da frente tenha um desgaste assimétrico dos flancos. Quem tem R's, e acelerou com a mota parada no descanso, já notou, com certeza, um movimento de inclinação para o lado. É esta
"Força", sempre para o mesmo lado que provoca o desgaste acima descrito.
Relativamente às suspensões, as R's, 1100, 1150 e 1200, exceptuando a HP2, têm, felizmente para nós, suspensões dianteiras Telelever, onde as bainhas apenas servem de guias para os movimentos ascensionais da roda e de suporte às forças longitudinais provocadas pelas travagens. Não têm qualquer função no amortecimento ou suporte de carga ascensional. O óleo que elas têm serve apenas para lubrificar as peças em contacto e prevenir o seu desgaste. Esta suspensão consegue assim separar, eficazmente, as funções de amortecimento e suporte de carga, da função de transmissão das forças de travagem. Consegue assim anular, quase totalmente, o afundamento e alteração da geometria da mota em travagens fortes.