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A electronica e os melhores Engºs do Mundo http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=32&t=1381 |
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Autor: | Sergio Resende [ terça jul 24, 2007 5:07 pm ] |
Assunto da Mensagem: | A electronica e os melhores Engºs do Mundo |
Apareceu na minha RT1200 uma anomalia no sensor do ABS que quero partilhar convosco. Ia eu na minha vidinha aqui pela capital do Império, quando de repente vi para meu espanto que tinha a luz do ABS a piscar com o triângulo vermelho de perigo ligado... parei...desliguei... reset...e...toca a andar, o numero que voces já conhecem... ![]() Passados uns dias...de novo a mesma cena... e eu de novo reset...e toca a andar... Até que numa volta recente a mota me faz isso de novo com mais um detalhe..o velocimetro andava para trás e para a frente como se fosse um prato de um rapper nova iorquino... Fui à oficina e detectaram uma avaria no sensor do ABS da roda de trás, que também controla a velocidade, explicando-se assim que numa pequena lomba ou ressalto a luz se acendesse, e o velocimetro ficasse numa de "gone wild". Vai ser substituido ainda em garantia... felizmente. Preocupa-me um pouco o numero crescente de avarias e bugs electronicos desta nova geração de BMW's... a registar: RT1200 e K1200S - desligam-se abruptamente em andamento sem explicação (a mim nunca aconteceu, mas aqui na comunidade há quem isso tenha acontecido) RT,GT, GS, GSA - A mota não pega por falha da detecção da chave - avaria na antena - O apito ou rádio deixam de funcionar quando em uso intenso porque o circuito desliga-os, só voltando a funcionar após reset Alguns problemas no ESA na RT que aqui já foram relatados também. Esta avaria do sensor do ABS que aqui conto, que parece acontecer também com alguma frequencia. Enfim...coisas que acontecem dirão alguns, ainda assim fico um pouco preocupado que passem coisas destas à peneira critica dos melhores Engenheiros do Mundo. Acho que ao detectarem uma anomalia sistematica dos tipos acima mencionados, deveriam enviar uma cartinha para casa de todos os possuidores destes modelos para substituição gratuita das peças em questão "just in case", não esperando que as motas se avariassem. Abraço a todos |
Autor: | jpmealha [ terça jul 24, 2007 5:14 pm ] |
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O sensor de ABS é extremamente sensível... Basta uma mudança de pneu mal realizada e o ABS danifica-se, nem sempre imediatamente. Repara nos avisos do Manual, principalmente para a roda da frente, para veres a preocupação da marca com este dispositivo. E parece que está a acontecer a todos, aqui fica apenas um exemplo de um fórum internacional: "I noticed the "brake failure" light and the "emergency triangle" light had come on. Parked the bike, then restarted it to see if the fault light had cleared. It had. So I rode the bike and tried the brakes - they worked fine." Depois em resposta aparecem dezenas de Beemers com o mesmo problema. A pessoa que abriu o tópico ficou sem o ABS algumas semanas mais tarde. |
Autor: | Hans Freitass [ terça jul 24, 2007 5:27 pm ] |
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"Acho que ao detectarem uma anomalia sistematica dos tipos acima mencionados, deveriam enviar uma cartinha para casa de todos os possuidores destes modelos para substituição gratuita das peças em questão "just in case", não esperando que as motas se avariassem." .... Penso que o Sérgio tem razão ... ![]() Algumas destas falhas, se ocorrerem na hora errada e no sítio menos apropriado poderão causar muiiiitos problemas... ![]() ![]() ![]() ![]() A mim já me aconteceram 2 situações das várias acima descritas ... ![]() ![]() ![]() ![]() Esperemos que a engenharia esteja a olhar bem de frente para estas coisas ... quero acreditar que sim! Abraço para todos Hans |
Autor: | Sergio Resende [ terça jul 24, 2007 5:39 pm ] |
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jpmealha Escreveu: O sensor de ABS é extremamente sensível... Basta uma mudança de pneu mal realizada e o ABS danifica-se, nem sempre imediatamente hum...curioso... o pneu de trás foi substituido sim no concessionario (assumo que tenham tido todos os cuidados como representantes da marca) mas há muito tempo...para aí há 8000 Kms atrás... foi a Italia, veio...e será que só agora deu o berro como consequencia dessa mudança? o pneu da frente foi mudado há pouco tempo (tem para aí 4500Kms) mas a avaria é no sensor da roda de trás.... Eu assisti à troca do pneu da frente, esta foi feita na Auto Santa Marta ( o de trás foi mesmo na Baviera) e o empregado foi ultra meticuloso, impressionou-me tanto o cuidado, conhecimento e o bom preço que me levaram que fiquei cliente desta casa daqui para a frente. Será que a peça é assim tão sensível?... é que as rodas são o primeiro elemento a sofrer o impacto do andamento normal de qualquer mota. Enfim...ainda bem que foi na garantia... ![]() Abraço |
Autor: | Sergio Resende [ terça jul 24, 2007 5:40 pm ] |
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Hans Freitass Escreveu: "Acho que ao detectarem uma anomalia sistematica dos tipos acima mencionados, deveriam enviar uma cartinha para casa de todos os possuidores destes modelos para substituição gratuita das peças em questão "just in case", não esperando que as motas se avariassem." .... Penso que o Sérgio tem razão ... ![]() Algumas destas falhas, se ocorrerem na hora errada e no sítio menos apropriado poderão causar muiiiitos problemas... ![]() ![]() ![]() ![]() A mim já me aconteceram 2 situações das várias acima descritas ... ![]() ![]() ![]() ![]() Esperemos que a engenharia esteja a olhar bem de frente para estas coisas ... quero acreditar que sim! Abraço para todos Hans Meu caro amigo Hans, Tu és exactamente um dos casos mais arrepiantes de histórias de shutdown da mota que conheço aqui...em plena ultrapassagem... é de arrepiar... no minimo... Abraço, |
Autor: | aferraz [ terça jul 24, 2007 6:24 pm ] |
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Sergio Resende Escreveu: Meu caro amigo Hans, Tu és exactamente um dos casos mais arrepiantes de histórias de shutdown da mota que conheço aqui...em plena ultrapassagem... é de arrepiar... no minimo... Abraço, E, se bem me lembro, foi de noite para ajudar à festa. Arrepiante, sem dúvida. |
Autor: | Walter Pereira [ terça jul 24, 2007 10:27 pm ] |
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Todo produto novo tem sua fase de amadurecimento. Muitas vezes o amadureciemnto e consolidação de um projeto somente acontece na pratica diaria. Existem situações dificeis de simular/testar em laboratório. Por esta razão somente adquiro carros e motos após 2 anos do lançamento. |
Autor: | José Pinheiro [ terça jul 24, 2007 11:23 pm ] |
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Sérgio, não sei de que ano é a tua BM, mas existem uns "recalls" para esse modelo relacionados com o ABS, só não percebo porque razão esses "recalls" não são efectuados, pelo menos por cá, ou seja, só fazem a reparação se ocorrer alguma avaria e te queixares, se ninguem der por nada..... deixa andar. Parece que ninguém se preocupa com os riscos para a segurança que este tipo de coisas pode provocar. Também é possível que as "recalls" a que me refiro não se apliquem ao teu caso, e aí.... ok, desculpe a BM Portugal este meu desabafo! Fica o resumo de um dos "recalls" Reference :RM/2006/021 Manufacturer Ref :Make:BMW MOTORCYCLES Model :R1200 RT, R1200 ST AND R1200 GS Launch Date :14/03/2006 Numbers Involved :4582 Build Start Date : Build End Date : Details Concern :ABS MAY FAIL Description :When work involving removal of the left brake caliper is undertaken (i.e. when a tyre is changed) there is a possibility that the ABS sensor cable can be incorrectly routed when the caliper is reinstalled. If it is incorrectly routed the sensor cable can chafe against the brake disc, with the result that the ABS function (not the active braking function)can fail. Remedial Action :Recalled machines will have the ABS sensor cable rerouted. Vehicle Id : e o link para poderem verem os "recalls" relacionas com as V/ meninas: http://www.vosa.gov.uk/vosa/apps/recalls/default.asp |
Autor: | PJoseVSa [ quarta jul 25, 2007 3:36 am ] |
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É mesmo assim, quando bloqueia: CTRL + ALT + DEL ![]() ... e fica de novo a rolar ... ![]() Se calhar existem circuitos integrados de 1ª, 2ª, 3ª escolha, uns mais caros, outros mais baratos, uns mais testados, outros menos, uns mais a 98% outros mais a 88%. E depois, não é só a questão do hardware, é o software que trabalha lá. ... Isto é só um exemplo de quanto mais electrónica mais... ... penso eu de que.... ps: nao esquecer de instalar um antivirus, firewal, anti hacker, spyware..... e outros abusos |
Autor: | paulao [ quarta jul 25, 2007 9:24 am ] |
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O assunto é demasiado sério para se brincar, mas desculpem-me, não consigo resistir... E porque é que não vendem as vossas montadas e compram peças de museu como as minhas K 1100 LT??? Ou R 1100 GS??? Voltando ao assunto mas de forma séria agora, Eu por diversas vezes já tive de chamar o reboque, não por culpa da mota diga-se. Numa prova de ciclismo em que tinhamos partido de Torres e que á entrada da Nazaré estou eu a acabar de passar o pelotão (cerca de 160 corrredores) e a mota pura e simplesmente vai abaixo tendo sido uma das situações mais aflitivas que tive numa prova pois ao abrandar-mos subitamente (mesmo apertando a maete da embraiagm) o ritmo podemos provocar cadas. Agora imaginem o que foi, um simples fusivel. Claro está que no vosso caso ainda é mais grave, pois estamos a falar de motas novas, que são estimadas no modo em que são utilizadas e também não foram propriamente baratas. |
Autor: | jpmealha [ quarta jul 25, 2007 10:22 am ] |
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[quote="Walter Pereira"]Por esta razã] Palavras sábias estas. Tenho um bom exemplo que pode confirmar essa regra: O ano passado, em viagem, deixei tombar a mota com ela parada, enquanto passava do descanço lateral para o central. Como a carenagem estava encostada ao cabo de aço da embraigem (junto ao motor), este cortou-se e a mota ficou imediatamente imobilizada. A solução foi chamar o reboque e levar a K1200GT para a BMW mais próxima, que no caso era em Burgos, Espanha. A mota foi reparada (340 Euros) e quando cheguei a Portugal, antes de pintar a carenagem, pedi para fazerem-me um rebordo de modo a que esta ficasse longe do referido cabo (270 Euros pintura da carenagem e tampa da mala direita). Já este ano, no almoço do Tromba Rija, encontrei outra GT de 2006 e uma de 2007. Naturalmente fui alertar os proprietários das motas para esse perigo iminente e qual o meu espanto quando noto que a GT de 2007 tinha a carenagem ligeiramente alterada junto do cabo, solução semelhante à que pedi para fazerem-me, mas desta feita executada pela própria fábrica. É realmente impossível todas as situações serem testadas em laboratório e é sensato esperarmos um pouco sempre que surge um novo modelo. |
Autor: | Walter Pereira [ quarta jul 25, 2007 4:29 pm ] |
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Muitas vezes a tecnologia avançada nos torna refens dos fabricantes, pois na maioria das vezes não podemos fazer os reparos pessoalmente. Neste aspecto as Harleys levam grande vantagem, em 90% dos casos um pedaço de arame ou fita adesiva resolve o problema !!:bigsmile: ![]() ![]() |
Autor: | jpmealha [ quarta jul 25, 2007 4:32 pm ] |
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Walter Pereira Escreveu: Muitas vezes a tecnologia avançada nos torna refens dos fabricantes, pois na maioria das vezes não podemos fazer os reparos pessoalmente. Neste aspecto as Harleys levam grande vantagem, em 90% dos casos um pedaço de arame ou fita adesiva resolve o problema !! Também é verdade. A simplicidade de uma H-D é neste caso vantagem. Mas mesmo assim gostava de ver o ABS em todos os modelos da marca norte-americana. |
Autor: | Walter Pereira [ quarta jul 25, 2007 10:27 pm ] |
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O ABS é fundamental para as motos grandes. Tenho muitos amigos com Harley que tiveram acidentes por falta do ABS. Para 2008 as HD já virão com ABS !!! |
Autor: | paulao [ quarta jul 25, 2007 10:32 pm ] |
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Walter Pereira Escreveu: O ABS é fundamental para as motos grandes. Tenho muitos amigos com Harley que tiveram acidentes por falta do ABS. Para 2008 as HD já virão com ABS !!! Faz jeito mas é perfeitamente dispensavel. O que tem que se fazer é adaptar a nossa condução ao veiculo que temos, ao tipo de estrada em que circulamos, ao transito assim como ás condições climatericas. |
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