Data/Hora: sexta abr 19, 2024 7:15 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Giro, que de giro não tem nada...
MensagemEnviado: segunda jan 07, 2008 2:28 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
Mensagens: 1444
Localização: Cartaxo
Vinha eu do Tagus Park em direcção a Oeiras, quando em cima daquelas lombas de tinta detecto algo no mínimo caricato.

Não é q quando eu travo, o ABS (digo eu...) entra em acção e solta a mota?? Parecia que ia nun carrocel... trava, larga, trava, larga....

Já me tinha acontecido algo semelhante, mas em estradas manhosas... Associei o comportamento à estrada....

No fundo, acaba por ser a mesma coisa, mas noutras situações!

Efectivamente, não sei se a distância de travagem altera (em príncipio sim, axo ..), mas que causa um desconforto (nem que seja mental!), causa! :wacko:

As 1200 tb fazem isso?

_________________
Vivam cada dia como se fosse o último... Um dia vão acertar!:fixe:


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jan 07, 2008 4:53 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: quarta nov 15, 2006 2:46 pm
Mensagens: 2096
Localização: Maia
OFF TOPIC

Quando vi o título do tópico até pensei que estivesses a falar do Giro d’Italia.


Mas vamos ao tema,


Claro que nestas situações a distância de travagem aumenta, mas se não tivesses lá o ABS provavelmente estarias agora a lamentar uma queda pois a roda da frente teria derrapado e muito provavelmente terias caído.

Salvo melhor opinião a tua dúvida deve-se á falta de experiência em situações destas. Eu no meu dia a dia vou experimentando diversas situações para que um dia quando necessitar delas não ser apanhado desprevenido.
Quantos de nós é que já experimentamos (mas só para experimentar sem ser por necessidade) o ABS por exemplo numa travagem brusca (daquelas com alma) a 180km/h a seco e depois a molhado? Ou então a 20km/h numa zona de piso irregular? Ou em cima de areia de obras numa estrada?

Pois são estas pequenas coisas que se aprendem nos cursos de condução. Eu estou para aqui a falar mas também já passei por esse calafrio e garanto-te que a minha adaptação ao ABS foi bem complicada.

Com o ABS a funcionar não deves fazer nada a não ser tentar contornar um eventual obstáculo que tenhas. Utilizar a caixa para reduzir ainda piora a situação pois no momento em que embraias vais deixar a mota ainda mais solta.

_________________
:idea:
Muitos e bons quilometros... mas de mota!!!
K1100 LT

ImagemImagemImagem
Imagem


http://2w-paulao.blogspot.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jan 07, 2008 5:09 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: sábado dez 16, 2006 3:20 pm
Mensagens: 172
Localização: Braga
Acontece o mesmo nessas passadeiras em tempo seco, a travagem só tem que ser um bocado mais forte mas o ABS "larga" os travões.

Eu por norma experimento as potencialidades da mota e o ABS foi uma das coisas que fiz questão de testar em todo o tipo de pisos, mesmo areia.

e tb já experimentei, mas por necessidade, uma travagem forte a 240km/h em que o ABS largou os travões claro que não foi em estrada mas no autodromo e tudo porque uma CBR100 decidiu travar 100m antes de mim - deve ter sido a aproximação mais rápida de uma BMW à traseira de uma CBR na recta da meta!!!!!

_________________
[size=84]
[/SIZE]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jan 07, 2008 9:00 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 12:03 pm
Mensagens: 1973
Localização: Maia
Pois de giro não tem nada. Eu já tive a infelicidade de dar um empurransinho a um peugeot por causa de uma linha branca comchuva miúdinha ( também eu ía em excesso de velocidade prá i uns 30Kh)

Além deste teste forçado também já fiz uns outros mas nunca "os tive" no sitio para exprimentar a velocidades mais generosas, a não ser experiências forçadas.

Agora um pouco mais a sério, efectuei um teste de travagem com e sem ABS com uma moto BMW em Baquera, e depois de uma conversa com o monitor ele sugeriu que de preferência se aperte a manete da embraiagem principalmente nas motos em que a travagem não é simultanea às duas rodas.

O que pode acontecer é que se travar com a roda da frente e o ABS fizer o serviço dele retirando travão, o motor empurra e a travagem fica mais longa.

Por isso quando for necessário parar e se for uma moto com ABS o ideal é embraiar e travar forte.

Será que estou certo???????

_________________
http://www.TickerFactory.com/
[font=Franklin Gothic Medium][color=#4169e1]Paulo Oliveira
[/color]BMW F800GS[/font]BMW F650GS Twin
BMW K1200LT
BMW R1150RT
BMW R1100RT
Yamaha XJ900S
Maia


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 08, 2008 11:06 am 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
Paulo Oliveira Escreveu:
Pois de giro não tem nada. Eu já tive a infelicidade de dar um empurransinho a um peugeot por causa de uma linha branca comchuva miúdinha ( também eu ía em excesso de velocidade prá i uns 30Kh)

Além deste teste forçado também já fiz uns outros mas nunca "os tive" no sitio para exprimentar a velocidades mais generosas, a não ser experiências forçadas.

Agora um pouco mais a sério, efectuei um teste de travagem com e sem ABS com uma moto BMW em Baquera, e depois de uma conversa com o monitor ele sugeriu que de preferência se aperte a manete da embraiagem principalmente nas motos em que a travagem não é simultanea às duas rodas.

O que pode acontecer é que se travar com a roda da frente e o ABS fizer o serviço dele retirando travão, o motor empurra e a travagem fica mais longa.

Por isso quando for necessário parar e se for uma moto com ABS o ideal é embraiar e travar forte.

Será que estou certo???????


Estás certo sim senhor.!!

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 08, 2008 5:53 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 8:31 am
Mensagens: 582
Localização: Vila do Conde
Boas :smile:

A última vez que senti o ABS (á 1 mês) bati no carro que estava á minha frente :blink: ....mas uma coisa é certa...com ABS bati no canto do carro quase de raspão e a queda não me trouxe danos de maior...se não tivesse ABS tinha batido em cheio na traseira ou tinha caído antes de bater :embaraço: :blink:

O meu ABS é o II, tenho a certeza absoluta que os mais recentes são bastante superiores e como tal indispensáveis :fixe:

P.S. - Paulo, a tua sorte é que a mota tinha rodinhas...senão tinhas ido ao chão.. :lingua: :lol:

_________________
Miguel Santos

K1200RS - "Flying Brick return" :fixe:
Ex - R1150GS - "Irmã do meio" - 1999
Ex - K1100LT "Irmã mais velha" - 1994


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 08, 2008 6:10 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: quarta nov 15, 2006 2:46 pm
Mensagens: 2096
Localização: Maia
K11LT Escreveu:
O meu ABS é o II...


As minhas motas são mesmo velhas, imaginem que ambas ainda têm a versão I do ABS.
Salvo erro a versão II saiu em meados de 94.

_________________
:idea:
Muitos e bons quilometros... mas de mota!!!
K1100 LT

ImagemImagemImagem
Imagem


http://2w-paulao.blogspot.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta jan 10, 2008 5:35 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Mensagens: 750
Localização: Vila do Conde
obelix_xxi Escreveu:
Não é q quando eu travo, o ABS (digo eu...) entra em acção e solta a mota?? Parecia que ia nun carrocel... trava, larga, trava, larga....


Uma travagem com ABS tem de ser uma travagem diferente do que sem ABS!

Esse tipo de coisas também acontece nas lombas, buracos, entre outras irregularidades!
Quando o nosso tipo de travagem não se adaptou de forma natural, é preciso treinar!
Normalmente quando sabemos que vamos passar por uma irregularidade ou piso com pouca aderência, devemos aliviar como forma de o ABS não entrar tão cedo, assim como também vamos poupar a suspensão da frente, principalmente em suspensões convencionais!

Acho que os maiores stress's são apanhados em paralelo molhado...


Mas isto é apenas a minha opinião, que até uso ABS no TT...

_________________
CumprimenTTos,
Imagem
Luís Caetano
'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta jan 10, 2008 5:37 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Mensagens: 750
Localização: Vila do Conde
K11LT Escreveu:
se não tivesse ABS tinha batido em cheio na traseira ou tinha caído antes de bater :embaraço: :blink:


Pois... Essa é uma questão que, para mim, será uma desvantagem do ABS!
Não será melhor, na maioria das situações, cair do que bater??

_________________
CumprimenTTos,
Imagem
Luís Caetano
'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta jan 10, 2008 5:38 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Mensagens: 750
Localização: Vila do Conde
Paulo Oliveira Escreveu:
Por isso quando for necessário parar e se for uma moto com ABS o ideal é embraiar e travar forte.


Pensei que isso fosse normal...
Mas sem dúvida que é o correcto!

_________________
CumprimenTTos,
Imagem
Luís Caetano
'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta jan 10, 2008 7:38 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 8:31 am
Mensagens: 582
Localização: Vila do Conde
Luís Caetano Escreveu:
Pois... Essa é uma questão que, para mim, será uma desvantagem do ABS!
Não será melhor, na maioria das situações, cair do que bater??


Neste caso (e nos outros depende dos casos) a pancada e queda foi a uma velocidade relativamente baixa.
Se tivesse caido quando iniciei a travagem de certeza que não tinha ficado melhor e a mota tambem....mas como eu disse cada caso é um caso :smile:

_________________
Miguel Santos

K1200RS - "Flying Brick return" :fixe:
Ex - R1150GS - "Irmã do meio" - 1999
Ex - K1100LT "Irmã mais velha" - 1994


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jan 11, 2008 12:50 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: domingo mai 06, 2007 4:11 am
Mensagens: 1423
Localização: Lourinhã
meus senhores essa história do ABS, é um bocado comparavel aqundo da implementação dos cintos de segurança, o pessoal não estava abitudo,causava desconforto, claustrofobia, os movimentos eram presos, para a condução, e em caso de embate lateral tamos sujeitos a ficar trilhados, pois o cinto não dá escapatória, se o carro se incendeia, é mais dificil e moroso, sair do mesmo, conclusão: todos os sistemas teém o seu lado bom e mau, só que tem de se ver se tem mais pontos positivos do que negativos, quais as situações que mais ocorrem numa utilização normal, e se realmente são mais as vezes que ajudam do que as que atrapalham, e os peritos, não devem de ser burros.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jan 18, 2008 1:37 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: quarta nov 15, 2006 2:46 pm
Mensagens: 2096
Localização: Maia
Dois pequenos videos sobre o tema.

[color=#800080]http://es.youtube.com/watch?v=3d6iu-1WFxw&feature=related[/color]

[color=#800080]http://es.youtube.com/watch?v=-Zv3Sacl7JQ&feature=related[/color]

_________________
:idea:
Muitos e bons quilometros... mas de mota!!!
K1100 LT

ImagemImagemImagem
Imagem


http://2w-paulao.blogspot.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal