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 Assunto da Mensagem: Novato RT 97
MensagemEnviado: domingo mai 03, 2009 3:41 am 
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Olá pessoal, antes de mais parabens por esta comunidade! adquiri uma BMW 1100 de 97 com 10000kms e resolvi pesquisar sobre ela e sobre possiveis problemas, vim dar aqui e já "aprendi" bastante! no entanto gostava de alguns esclarecimentos que possivelmente não serão "dificeis"!

Já fiz 5000 Kms e tudo em ordem, com excepção de 2 ou 3 coisas que não encontrei solução nem sei se serão normais.

1 ª passa pela tinta na carnagem junto á saída do escape (à frente em baixo), é que na minha mota está a estalar, parece que o calor do escape não a está a tratar bem, mas no entanto nunca tive problemas de temperatura da mota. Nem sei se o estalar vem destes 5000 kms ou já estava assim quando a adquiri.

a 2ª questão é relacionada com o ABS. Muitas vezes quando a mota pega as luzes ficam intermitentes (uma de cada vez e não apagam mesmo depois de arrancar). Já li que pode ser um problema de bateria que pode não ter carga, mas por norma, desligo e volto a ligar e funciona logo.

Por último também reparei que a mota se largar as mão do volante por volta dos 70kms treme o volante e foge ligeiramente para a direita. já li aqui que a tremideira pode ser calibragem/empeno ou os pneus estragados, sei que não é do topcase porque faz a mesma coisa com ou sem! qual a solução? (barata de preferancia!
Ainda, quando parado, se mandar umas "bombadas" no acelerador é normal a mota "puxar" para a direita?!

Já agora, vi no manual um parafuso para por a suspensão dura ou mole, mas quando enfio a chave pelo buraco e chego ao parafuso, encontro um parafuso que vai para dentro e roda, mas indefinitivamente e não sei se está a fazer algum efeito. é possivel estar partido?

Espero que ninguem se zangue com tanta pergunta! Desde já agradeço e espero muito brevemente vir a conhece-los nos encontros.
cumprimentos
Frederico


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 Assunto da Mensagem: 97 com 10000kms...
MensagemEnviado: domingo mai 03, 2009 3:14 pm 
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:fixe: A mota teve parada ou só o conta kms?:fixe:
Não sou expert mas só te deves preocupar com o desvio da direcção...pode ser calibragem, ou o proprio pneu,se a mota teve parada o pneu é de origem...tem que ser de origem e já não é novo coitado.

Boa sorte para ela e principalmente para ti


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MensagemEnviado: domingo mai 03, 2009 4:05 pm 
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Caro paulo, desde já obrigado pela resposta :smile: . Fiquei mais sossegado. quando fala em desvio refere-se ou desvio para a direita ou ao facto da mota tremer? é que o desviar para a direita já li ser relativamente comum.

A mota era de um amigo do meu pai que só andava no verão com ela. Apenas mudou os pneu há 3 anos pois estavam "estragados" (ressequidos??) por estar muito tempo parada. Esteve sempre em garagem, de aspecto e mesmo a andar parece impecável.

No que toca ao "puxar" para a direita (parada quando se acelera) já li aqui e online que os motores boxer têm tendencia a fazer isso e que portanto é normal. Mesmo quando a andar ela descai ligeiramente para a direita (para ir em frente tenho de me inclinar para a esquerda um poucadinho de nada) também outros RTianos aqui dizem ser normal (espero que seja mesmo!) sendo um dos motivos o veio estar do lado direito da mota. O ABS também muitos dizem ser um problema relacionado com falta de carga da bateria.

Agora o pior, a tremideira por volta dos 70km/h se largar o volante. Já pesquisei por todos os Tópicos aqui e alguns mencionavam sintomas parecidos ou iguais. Os motivos que foram dados foram muitos, sendo Pneus o mais repetido (tipo de pneu ou pneu ressequido). Acho que poderá ser também empeno da jante ou má calibragem, uma vez que a pressão está de acordo com as especificações. Do top case (que ja li tb poder fazer alguma turbulencia) não é pois faz o mesmo efeito com ou sem a mala.

A minha ultima preocupação vinha do parafuso da suspensão (aquele que se tem de enfiar a chave por um buraco para apertar ou desapertar): o que é que ele faz exactamente? está alguma coisa "ligado" ao outro manipulo de aperto da suspensão? é que na minha mota este parafuso está para fora, quando ponho a chave e faço força ele vai para dentroe roda para qualquer um dos lados mas não "fixa", ie, roda indefinidamente (se eu quiser dar 100 voltas ele dá!) poderá estar partido? eu nem sei para que serve mas gostava de saber!

mais uma vez agradeço as respostas que possam ajudar a este( e quem sabe outros) novato!

um abraço
Frederico


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MensagemEnviado: terça mai 05, 2009 1:16 am 
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Registado: domingo mai 03, 2009 3:26 am
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Bem, mais um dia mais um problema! vim aqui ver se havia "novidades" mas tenho de esperar.
Peço desculpa por "chatear" mas não é por maldade, é porque de facto quero aprender qualquer coisa e estou desejoso de perceber o que é a minha mota por dentro.

Dos problemas que já falei estou mais ou menos esclarecido, embora no post anterior ainda coloque bastantes duvidas.
o meu problema agora é novo: depois de fazer 5000 kms com a mota mnandei fazer uma mudança de oleo/filtro e pedi para me verem se estava tudo em condições (num mecanico, nao na bmw). Agora cheguei da Nazaré (para Lisboa) e reparei que a tampa do óleo no motor estava Húmida de oleo. Esperei que a mota arrefessesse e tirei a tampa para ver se estava "fixa". Saiu e voltei a por. Pergunta: ´é suposto a tampa ter alguma "anilha" a fazer de vedante ou a propria tampa devia fazer? é que a tampa saiu (rodou) muito facilmente. Imagino que perca oleo(muito pouco, so mesmo uma ou outra gota) pela tampa mas não sei o que está mal.

obrigado mais uma vez e desculpem lá ser chato, imagino que quem esteve a começar já tenha sido como eu!

um abraço
Frederico


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 Assunto da Mensagem: Dúvidas???
MensagemEnviado: quarta mai 06, 2009 1:21 am 
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Registado: segunda set 22, 2008 12:03 am
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Localização: Zona Oeste
Caro Frederico,

Os meus parabéns, compraste uma verdadeira jóia que te vai proporcionar momentos inesquecíveis.

Como todas as jóias necessita de alguns cuidados especiais, eu recomendo-te uma revisão completa num concessionário BMW para que se faça um check-up de todas essas pequenas situações e para que fiques tranquilo relativamente a todos os órgãos de segurança da tua “grande máquina”.

Entretanto e como sou o utilizador de uma R1100RT de 1999 vou tentar ajudar-te com algumas dúvidas, mas é bom que confirmes com outras pessoas mais experientes.

Tinta da Carenagem a estalar – Junto à curva de escape é natural acontecer, já tive de retocar a pintura da minha.

ABS – As luzes a piscar alternadamente, ou fixas em andamento são sinal de alguma anomalia. A mais comum é a falta de carga da bateria que não conseguiu fazer o trabalho todo (carregar o ABS e pôr o motor de arranque a trabalhar).
Como resolver? Tens de dar passeios maiores para que a bateria carregue ou comprar um estabilizador de corrente (custos entre 99€+IVA ou 20€ como podes verificar noutro post sobre este tema).
Se continuar a acorrer deves consultar um concessionário, pode ser um sensor danificado e não é uma reparação dispendiosa.

Direcção treme – Podem ser diversas as causas. Como a mota só tem 10.000kms e pneus com 3 anos podemos presumir alguns factos que tens de verificar.
O pneu pode estar “quadrado”, deformado por ter estado parado muito tempo na mesma posição. A jante pode estar empenada. O pneu pode não ter sido bem calibrado quando da última mudança.
Solução: Passa por um fornecedor de pneus de confiança, habituado a lidar com motos e todas as tuas dúvidas serão esclarecidas. Um pneu da frente novo custará cerca de 135€.
Atenção que o problema pode estar no pneu de trás!!!

Mandar “bombadas no acelerador” – Quando ela puxa para a direita é apenas uma maneira simpática de te dizer que tens um fantástico motor à tua disposição e que não foi feito para estar parado. Infelizmente depois de 1 mês ou dois já não notas nada.

Parafuso da suspensão – Existem na tua moto 2 reguladores de suspensão.
Na caixa do lado direito vais encontrar a regulação da pré-carga da mola, este é que é o regulador da rigidez. Deve ser regulado quando levas pendura ou muita carga.
O parafuso em baixo do lado esquerdo regula a pressão de hidráulico ou seja a força com que o amortecedor vai reagir aos movimentos, faz com que a amplitude de compressão seja maior ou menor.
Quando relatas que podes dar 100 voltas isso não é natural e deves pedir a um especialista para verificar, será que estás a apertar o parafuso certo?
Conselho: Regula os dois para o ponto do meio e experimenta pequenas variações de cada vez.

Óleo e tampa – A tampa do óleo é de facto um pouco esquisita e saí com muito facilidade. Existem no mercado algumas soluções que têm um sistema de segurança.
Diverte-te à procura destas soluções na net. Relativamente à perda de óleo pela tampa, recomendo-te que laves bem a mota e depois nos próximos dias confirma se continua a perder, pode ter sido apenas falta de cuidado na mudança.
Importante é verificares frequentemente o nível de óleo a quente (atenção que pode estar a mais), porque estas meninas podem beber um bocadinho (a tua tem o óculo do lado esquerdo?).
Conselho: Procura deixar a mota sempre no descanso central como as cabeças são opostas a inclinação do descanso lateral faz perder óleo.

Confirma estas opiniões com outras pessoas e bem-vindo ao negócio das R1100RTs, sem dúvida as melhores motos do mundo.


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MensagemEnviado: quarta mai 06, 2009 1:51 am 
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Registado: domingo mai 03, 2009 3:26 am
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boa noite luis, grande resposta :smile: obrigado!

pois, o parafuso da suspensão é o certo. ele estava para dentro e eu quando enfiei a chave para o rodar ele rodou mas veio um pouco para fora. parece que tem uma mola a empurar para fora. eu agora tento enfiar para dentro o rodar em qualquer sentido mas ele não "prende" e volta a sair cerca de 0,5 cms. mas nao acho que seja preocupante.

Vou lavar tudo este fim de semana e ver o problema do oleo, a tampa tem um oring e parece bom mas nestas coisas basta um ou outro milimetro para dar asneira. confirmei que o oleo (memso muito pouco que so chega a sujar/besuntar praticamente a tampa) não sai por outro sitio e o nivel está no sitio certo.

a direcao e abs/ bateria tb vou ver daqui a 3000 kms quando pensar em por "sapatos" novos!

ja que te apanho e percebes bem mais que eu aproveito para tentar mais uma dica!
já tentei pesquisar em ingles mas mesmo percebendo o ingles torna-se complicado! quantos óleos /fuidos tem a mota? shaft em ingles é transmissão? o oleo da transmissão é o mesmo da caixa de velocidades? e já agora, o que é rear drive oil? é que eu fico a pensar em carros e nos carros não se muda o oleo da transmissao da maneiro que tenho lido por aí que é preciso fazer na mota!. se conseguires dar uma ideia do funcionamente da transmissão é o que preciso! porque fico louco à procura na net. dou o exemplo do choke, pensei AR!?! numa mota de injeccao! e lá me fui perder nos confins da internet para perceber o que realmente era!

bem, amanha levo-a outra vez para a nazare, porque de facto é um espanto andar nela com este tempo:smile: . ja vi que és do oeste, já agora de onde em concreto? se for da nazaré amanha la andarei!

um abraço e mais uma vez obrigado

Frederico

edit: PS - sim, o oculo é do lado esquerdo! já agora, quando tiras as maos do volante tambem decai ligeiramente para a direita? como disse antes ja li aqui ser normal, mas ando nervoso!


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MensagemEnviado: sábado jul 25, 2009 1:48 pm 
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