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Caixa de velocidades partida com 18.000Km
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Autor:  Jorge Resina Santos [ quinta jun 25, 2009 11:23 pm ]
Assunto da Mensagem:  Caixa de velocidades partida com 18.000Km

Caros colegas de alcatrão. Tenho uma R1200RT, que adquiri em Junho de 2005 no concessionário Motomil. Em Agosto tive de ir para os Estados Unidos, tendo utilizado apenas a mota em férias, quando regressei em 2007 o veículo tinha apenas 6.000 Km, nova!!!
Tenho feito sempre as revisõe na marca, 1 vez por ano, pois ando pouco. Este ano, fui fazer a revisão anual, com 18.000Km, no dia que a vou buscar depois da revisão e ao fim de fazer 100km na auto-estrada ela avariou, resultado veio primário da caixa de velocidades partido...incrivel não é!!!
Incrivel mas é verdade, até o stand considerou a avaria uma perfeita anomalia. Pois mas a BMW apenas se disponibliza para pagar 50% do arranjo, que ronda os 3.000€. Claro que não o têm de fazer mas aqui deveria imperar o bom senso e o interesse do cliente, afinal o motor tem so 18.000km.
Há 1 mês que estou à espera que a situação seja resolvida e entretanto estou a pagar uma mota que custou 17.000€, que considerava de elevada fiabilidade e confiança mas que ao final de 18.000km parte uma caixa...e eu que sempre a tratei bem, se calhar devia comprar uma mota daquelas feitas na China...não prestam mas também não custam quase 4.000 contos. Fica o aviso para os colegas de alcatrão.:notrust:

Autor:  Fernando Fernandes [ sexta jun 26, 2009 10:18 am ]
Assunto da Mensagem:  Não és o único

Tenho um amigo aqui em Massamá que tem uma K1200S, a quem aconteceu o mesmo. A moto deixou de meter mudanças, ficando bloqueada na 5ª marcha.
Anda agora de volta do concessionário para ver que solução é que irá ser dada ao caso.
Acho que casos deste tipo deveriam ser mais divulgados aqui no fórum, já que nem tudo são maravilhas no mundo BMW e pelos vistos, casos de fragilidade na mecânica comecam a ser cada vez mais comuns... infelizmente.

Autor:  João Dias [ sexta jun 26, 2009 4:06 pm ]
Assunto da Mensagem: 

sem duvida uma situação bastante desagradavel!..
o que diz a motomil, sobre a resposta da BWM?.. tambem tem algo a dizer certamente

Autor:  Jorge Resina Santos [ quarta jul 01, 2009 2:14 am ]
Assunto da Mensagem:  Caixa de Velocidades partida

Pessoal das 2 rodas. Obrigado pelo apoio. A Motomil é quem tem estado a negociar com a BMW, estranho não terem feito uma peritagem à caixa, afinal as avarias não acontecem por acaso e aquela deverá ter uma explicação, julgo que a própria marca deveria ter interesse em saber a causa de tal anomalia, de qualquer forma se eles não o fizerem eu irei exiigir.

Autor:  Carla Barbosa [ sábado ago 01, 2009 12:51 am ]
Assunto da Mensagem: 

Olá Jorge,

Gostaria de saber se já tem este problema resolvido e como o resolveu.
Também tenho uma R1200RT há 2 meses e ando com a pulga atrás da orelha também com a minha caixa de velocidades. Tb estou a pensar em passar na Motomil brevemente para falar com o João.
A minha mota também ainda só tem 23.000km.

Autor:  Rui Nuno Silva [ segunda ago 03, 2009 7:05 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Boa tarde;

Caro Jorge, gostaria de saber quais os sintomas que a tua caixa apresentava antes de partir.

Cara Carla, pulga atrás da orelha? O que se passa, o que sentes?

A minha RT1200, tem uns miseráveis 8000km, mas por vezes ao trocar de caixa, a velocidade não entra, parece que fica em ponto morto, apesar de estar a passar de caixa de uma quarta para quinta ou de quinta para sexta.
O mais preocupante é que tambem acontece nas reduções.
Pergunto, é defeito ou feitio.

Outra questão, de 1000 em 1000 km tenho de "reapertar" os parafusos da parte exterior do vidro electrico, pois este começa a fazer bastante barulho, será, mais uma vez, defeito ou feitio, bom se for feitio, começam a ser muitos feitos, ... á mota com personalidade...

Abraço
Rui Nuno Silva

Autor:  Carla Barbosa [ terça ago 04, 2009 12:00 am ]
Assunto da Mensagem: 

Olá Rui,

Relativamente ao parabrisas, vou ver se o meu se desaperta...ainda não olhei para os parafusos daquilo mas vou tomar atenção para ver se noto algo diferente.

Relativamente à cx e pela descrição que fazes parece-me que me acontece o mesmo mas a mim só me acontece na posição Neutro. Ou seja, de primeira para Neutro e de segunda para neutro e já aconteceu estar a passar de primeira para segunda e a segunda não entrar e ficar naquela posição que não é carne nem peixe!!....passo a explicar...pelo menos vou tentar ....
Quando a mota está em ponto morto, aparece um quadrado preto no computador de bordo a indicar N e mais acima no painél aparece um N em verde.
Muitas vezes tento por a mota em ponto morto e não me aparece o N verde nem o N no quadrado preto do painél de bordo. E não tenho nem a primeira nem a segunda mudança engatada. Se eu tentar colocar a motar a trabalhar desta forma e no descanso lateral por exemplo, ela por sua vez assume que tem mudança engatada e não pega. Como não consigo que a mota assuma a posição N, para a por a trabalhar tenho de endireitá-la e tirá-la do descanso. Mas na realidade ela não tem mudança nenhuma engatada. Mas o que me enerva mesmo é quando páro a mota aquando da condução e olho para o painél e não tenho indicação que estou em neutro e se largar a embraiagem tb não acontece nada...neste caso, com a mota a trabalhar e sem descanso lateral a mota já assume que não tem mudança engatada. No entanto, não ouço barulhos na cx e todas as outras mudanças até à data funcionam bem. Já me informaram que no meu caso, o problema está num sensor junto às mudanças em baixo...não percebo nada de mecânica por isso o mais brevemente possível irei passar na BMW para ver o que se passa.
Não quero ser pessimista mas um amigo meu aos 40.000km avariou-se-lhe a cx velocidades e a BMW não assumiu a reparação totalmente...
Eu acho melhor ires ver o que se passa com a tua...gosto muito de BMW's mas sou a primeira a dizer que não é feitio...é mesmo defeito!!...

Autor:  Antonio José Costa [ terça ago 04, 2009 9:26 am ]
Assunto da Mensagem: 

Carla Barbosa Escreveu:
Olá Rui,

Relativamente ao parabrisas, vou ver se o meu se desaperta...ainda não olhei para os parafusos daquilo mas vou tomar atenção para ver se noto algo diferente.

Relativamente à cx e pela descrição que fazes parece-me que me acontece o mesmo mas a mim só me acontece na posição Neutro. Ou seja, de primeira para Neutro e de segunda para neutro e já aconteceu estar a passar de primeira para segunda e a segunda não entrar e ficar naquela posição que não é carne nem peixe!!....passo a explicar...pelo menos vou tentar ....
Quando a mota está em ponto morto, aparece um quadrado preto no computador de bordo a indicar N e mais acima no painél aparece um N em verde.
Muitas vezes tento por a mota em ponto morto e não me aparece o N verde nem o N no quadrado preto do painél de bordo. E não tenho nem a primeira nem a segunda mudança engatada. Se eu tentar colocar a motar a trabalhar desta forma e no descanso lateral por exemplo, ela por sua vez assume que tem mudança engatada e não pega. Como não consigo que a mota assuma a posição N, para a por a trabalhar tenho de endireitá-la e tirá-la do descanso. Mas na realidade ela não tem mudança nenhuma engatada. Mas o que me enerva mesmo é quando páro a mota aquando da condução e olho para o painél e não tenho indicação que estou em neutro e se largar a embraiagem tb não acontece nada...neste caso, com a mota a trabalhar e sem descanso lateral a mota já assume que não tem mudança engatada. No entanto, não ouço barulhos na cx e todas as outras mudanças até à data funcionam bem. Já me informaram que no meu caso, o problema está num sensor junto às mudanças em baixo...não percebo nada de mecânica por isso o mais brevemente possível irei passar na BMW para ver o que se passa.
Não quero ser pessimista mas um amigo meu aos 40.000km avariou-se-lhe a cx velocidades e a BMW não assumiu a reparação totalmente...
Eu acho melhor ires ver o que se passa com a tua...gosto muito de BMW's mas sou a primeira a dizer que não é feitio...é mesmo defeito!!...



Olá Carla, folgo em verte por cá!!


E se for mesmo assim!!!
Estes problemas acontecem muito a quem salta das japonesas, para a BMW, o seletor não parte, faz KlanK!!!mas não parte, ha umas alemãs que gostam que metam as mudanças com mais força!!!mas nada invalida o contacto com os especialistas da BMW, fala com o João.

Autor:  Rui Nuno Silva [ terça ago 04, 2009 7:35 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Boa tarde;

De facto o António pode ter razão, e isso espero eu, saltei das japas para a BMW, aliás esta RT1200 é a minha 1ª BMW, e poderá ser um problema de força, já que nas japas, as caixas são bastante precisas já nas BMW...
No entanto vou passar no concessionario para ver o que se passa.

No fds passado ao chegar a casa, acendeu-me o avisador do nivel do oleo, fui de seguida (deixei a mota repousar alguns minutos) ver o óculo do oleo, e reparei que este indicava o nivel do oleo pouco abaixo de meio, consultei o manual, no entanto fiquei a saber o mesmo, afinal no óculo o nivel deverá estar onde.

Abraço;
Rui Nuno Silva

Autor:  Antonio José Costa [ terça ago 04, 2009 7:55 pm ]
Assunto da Mensagem: 

[quote="Rui Nuno Silva"]Boa tarde]

O maximo deve ser a 3/4 do oculo, e o minimo um pouco antes de acender a luz avisadora, mas atenção que a luz do oleo não acende só por falta de oleo mas tambem por exemplo por falta de pressão da bomba de oleo, comfirma com os mecanicos da marca eles é que são os experts.

Autor:  Carla Barbosa [ terça ago 04, 2009 8:36 pm ]
Assunto da Mensagem: 

To Zè?!...ainda não tinha reparado que moravas ao pé de mim....
Mas olha que eu não me queixo de Clank nenhum!....a questão é que coloco as mudanças em Neutro e a mota não assume o neutro e a informação de neutro nem aparece no visor.

Tó Zé...vais à Motomil um sábado destes?...é que assim combinava e ía contigo e falava logo com o João.
Q dizes?

Um abraço...

Autor:  Antonio José Costa [ terça ago 04, 2009 11:09 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Carla Barbosa Escreveu:
To Zè?!...ainda não tinha reparado que moravas ao pé de mim....
Mas olha que eu não me queixo de Clank nenhum!....a questão é que coloco as mudanças em Neutro e a mota não assume o neutro e a informação de neutro nem aparece no visor.

Tó Zé...vais à Motomil um sábado destes?...é que assim combinava e ía contigo e falava logo com o João.
Q dizes?

Um abraço...


Ola vizinha, vamos lá.

Autor:  Carla Barbosa [ quarta ago 05, 2009 1:10 am ]
Assunto da Mensagem: 

:smile: Tó Zé....muito agradecida...vamos nessa!!

Rui Nuno Silva Escreveu:
Outra questão, de 1000 em 1000 km tenho de "reapertar" os parafusos da parte exterior do vidro electrico, pois este começa a fazer bastante barulho, será, mais uma vez, defeito ou feitio, bom se for feitio, começam a ser muitos feitos, ... á mota com personalidade...

Abraço
Rui Nuno Silva


Rui...já fui ver os parafusos do meu parabrisas e os meus não se desapertam...neste ponto está td impec! ....é defeito....reclama!! :notrust:

E por acaso acabei agora de conhecer um rapaz com uma F800ST que tem o mesmo problema que eu...com esta história do Neutro não aparecer no visor e a mota estar em ponto morto....enfim...vida de dono de BMW não é fácil!!

Autor:  Gil Pereira [ quarta ago 05, 2009 4:32 pm ]
Assunto da Mensagem: 

.... Pois... entre as F800 S/ST , já é consenso geral dos proprietários que a caixa de velocidades escolhida pela BM, está muito abaixo do que seria de esperar.

São "pontos mortos" onde não deviam existir... é mudanças a saltar.... uma desilusão :mad2: ... é o CB a indicar 1ª e a moto em ponto morto....

Felizmente ainda não se ouviu falar de caixas partidas... mas que foi logo o primeiro ponto negativo que detectei, não há dúvida nenhuma...

Autor:  Paulo Oliveira [ quarta ago 05, 2009 11:23 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Caros Amigos,

Vamos a não generalizar, existem milhares de RT's no mundo inteiro, e certamente a percentagem de caixas partidas não é significatva como pode eventualmente sugerir uma leitura neste ou noutro forum.

Não nos podemos esquecer por vezes quem aparece em foruns é porque tem necessidade de procurar resolver algumas questões ou pior que isso dizer mal desta ou dela marca por dizer (não estou a dizer que foi este o caso).

Já tive a infelicidade de tirar uma viatura (automóvel) do stand 0Km e ao fim de 20Km o motor partir e não foi por isso deixei de continuar a dizer que a viatura era boa.

Em modo de resumo, devemos continuar a expor as nossas "queixas" falar das coisas que correm menos bem com as marcas (para nós as motos BMW), mas não devemos generalizar.

Penso eu de que...

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