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 Assunto da Mensagem: 1100 Rt mudar pastilhas
MensagemEnviado: sexta out 09, 2009 7:22 pm 
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Ola boa tarde
Cá estou de novo para vos pedir ajuda, desta vez sobre a mudanças das pastilhas. Vou ser eu a fazê-lo, fica muito, mas muito mais em conta. Numa primeira análise, deduzi que as de trás são fáceis. Já as da frente se revelam mais problemáticas, pois ao retirar os parafusos, não consigo tirar as pinças, batem na jante. Tem na pinça alguns parafusos, que desconheço a utilidade. No manual em pdf que tenho, não tenho grande ajuda.
Se alguem porventura ja experienciou esta operação, agradeço umas dicas.


Abraço e boas travagens


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MensagemEnviado: sexta out 09, 2009 8:24 pm 
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Henriique Coelho Escreveu:
Ola boa tarde
Cá estou de novo para vos pedir ajuda, desta vez sobre a mudanças das pastilhas. Vou ser eu a fazê-lo, fica muito, mas muito mais em conta. Numa primeira análise, deduzi que as de trás são fáceis. Já as da frente se revelam mais problemáticas, pois ao retirar os parafusos, não consigo tirar as pinças, batem na jante. Tem na pinça alguns parafusos, que desconheço a utilidade. No manual em pdf que tenho, não tenho grande ajuda.
Se alguem porventura ja experienciou esta operação, agradeço umas dicas.


Abraço e boas travagens


Se bem me recordo, as pinças da frente saem com algum geitinho depois de abrir bem antes de as tirar/colocar.

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MensagemEnviado: sábado out 10, 2009 4:06 pm 
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Henriique Coelho Escreveu:
...Vou ser eu a fazê-lo, fica muito, mas muito mais em conta.....


Caro Henrique... já há uns anos aprendi que o barato às vezes, sai caríssimo.... e quando estamos a falar motos, então, o preço pode vir a ser a nossa própria vida.
Certifica-te que tudo fica como deve ser, pois a segurança não tem preço!
Boas curvas e muitos km's de diversão!

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MensagemEnviado: sábado out 10, 2009 4:47 pm 
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Gil Pereira Escreveu:
Caro Henrique... já há uns anos aprendi que o barato às vezes, sai carissímo.... e quando estamos a falar motos, então, o preço pode vir a ser a nossa própria vida.
Certifica-te que tudo fica como deve ser, pois a segurança não tem preço!
Boas curvas e muitos km's de diversão!

Concordo como Gil, falei com um mecânico da bmw e nem ele faz a mudança das pastilhas em casa, pq não tem máquina para tal, pelo que julgo não será assim tão simples o processo.

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MensagemEnviado: terça out 20, 2009 1:01 am 
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E pronto...já está. levou pastilhas EBC americanas. 84 euros, trás e frente. Passo a explicar
material : um tubo de plastico ( desses transparentes e flexiveis) para enfiar nos sangradores ( só da frente). ferramentas ( chave de bocas 14, chaves de interior para retirar as pinças, chaves de bocas/luneta 11. Óleo DOT4 de travões. Fita adesiva larga, plastico, panos para absorver, tina plastica, seringa, cunha de madeira.
Trás : basta retirar os parafuros com chave de interior ( Alan) da pinça, tendo o cuidado de n danificar o sensor de ABS. Não é necessário desligar os tubos do óleo, dado que se consegue tirar a pinça, o freio das pastilhas e o espigão. è a parte mais facil. Com a cunha de mdeira faz-se abrir as pastilhas velhas, ate que os pistons fiquem totalmente recolhidos, dando espaço suficiente, pois as pastilhas novas vão ocupar muito mais espaço; atenção para n sujar nem as pastilhas novas nem o disco de oleo ou gordura. Ao afastar as pinças, o oleo regressa ao reservatorio, e se estiver muito cheio, transborda. Para evitar isso, usa-se uma seringa e retira-se o oleo quase todo, sem deixar chegar ao nivel critico de deixar entrar ar no sistema. Atestar o reservatório, que é amovível. Accionar o travao de pé depois das pinças montadas. Se fizer antes, os pistões vão saltar e vai haver óleo por todo o lado, o que é grave. Frente : muito mais complicado
POr ordem : abrir o reservatorio do oleo junto da manete, depois de cobrir tudo com plasticos e panos absorventes, depositos carenagens etc. Com a seringa sugar o oleo todo do reservatorio.
Escolher um dos lados e trabalhar um de cada vez. enfiar o tubo de plastico no sangrador . O tubo por sua ves vai entrar num frasco de plastico ao qual se furou a tampa, para recolher o oleo. Accionar a manete ate esgotar o oleo. Proteger a jante com fita adesiva larga e espessa, e com panos absorventes. Usar a chave 14 para desligar o tubo do oleo que leva á pinça. tentar que não caia em nenhuma parte da mota. Desapertar os 2 parafusos que seguram a pinça. Com uma chave de fenda abrir as pastilhas e recolher os embolos, para abertura maxima. Com jeito consegue tirar-se a pinça, que por sua vez vai roçar na jante. Daí a fita. Depositar a pinça na tina, com as entradas de oleo para baixo, a fim de que saia todo. Limpar muito bem, usando panos absorventes. retirar então o freio do espigão que entra pelos orificios das pastilhas. Caem de imediato. Fazer a operação inversa com as novas, usando a cunha de madeira para abrir os pistons ao maximo. Atenção ao posicionamento das pastilhas, o material de fricção sempre para o lado de dentro. Se se enganam, lá se vai o disco. A pinça do lado contrario é mais fácil, pelo facto de o oleo ja ter saido quase todo. procedimento igual. Inverter o processo e montar. Ao montar os tubos de oleo, certifiquem-se da aposição das anilhas de cobre, memorizando a sua posição aquando da desmontagem : Em caso de duvida tirem fotos com o tlm, sempre ajuda. Atestar o reservatorio do oleo ate 3/4, depois de apertados os 2 sangradores e os tubos condutores do oleo. Pressionar a manete devagar por forma a que o oleo va preenchendo o circuito. Pode ate aliviar-se um pouco o sangrador, de modo a que a força da gravidade ajude o oleo a descer, mas este sempre com o tubo de plastico enfiado, por causa dos danos causados pelo oleo. ter pelo menos 1/2 litro de oleo disponivel. A seguir é trabalho de paciencia. O ar tem de sair todo do circuito. Atenção, usar um pano dobrado varias vezes sobre o reservatorio junto da manete, pois a pressão faz com que o oleo espirre com violencia. Vigiem sempre o oculo do nivel, para n chegar a nivel critico. A operação de sangramento do ar deve ser feito de prferencia por duas pessoas. Uma junto da manete, outra junto dos sangradores. Pressionar a manete varias vezes ate que só saia oleo pelo tubo que se enfiou no sangrador. Qd isto acontecer, a manete deve estar pressionada ao maximo, apertando então o sangrador. A manete começa por n oferecer resistencia, e gradualmete vai ficando dura, sinal de que o sangramento esta em progresso. fazer para as duas pinças, claro, esquerda e direita. è moroso, mas muito importante e delicado. Se estiver esponjoso e com muito curso, é pk ainda tem ar. repetir n vezes ate obter um resultado considerado satisfatorio. Após considerado minimamente aceitavel o seu funcionamento, recolher o material todo. Não mexer a mota do sitio. Lavá-de seguida com muito shampoo e agua a fim de eliminar qq residuos de oleo/ gorduras.Limpar os discos. fazer testes a velocidade muito reduzida a fim ade aferir o tacto da manete, pois as pastilhas vão "acamando" e o circuito vai ganhando pressão. Repetir a operação de sangramento ( só frente pk na pinça de tras n se retirou o tubo do oleo) ate se obter um efeito com o minimo de segurança.
Foi extensa a explicação, mas com o maximo pormenor. Muito cuidado então. Travões são prioritarios . Despesa total : cerca de 90 euros, tudo completo.

Abraço


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MensagemEnviado: terça out 20, 2009 7:59 am 
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A isto é que se chama detalhe...:smile:

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MensagemEnviado: terça out 20, 2009 10:15 am 
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Henrique, não sei se chegas-te a tirar fotos enquanto fazias toda esta operação.

Se sim era muito fixe juntares fotos.

De qualquer das formas os meus parabéns pela cuidada explicação.

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Henrique,
interessante :idea: !
É destas partilhas que eu gosto, trocar experiências, tomar consciência das técnicas que devem ser feitas, conhecer alguns componentes e sentir confiança nas nossas máquinas, pois sabemos e ficamos a compreender o funcionamento de certos elementos tão simples e complexos como os travões e não só.
Espero que, tenha tudo ficado, em perfeitas condições de funcionamento :fixe: !

ABRAÇO E BOAS CURVAS :bigsmile:!


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MensagemEnviado: terça out 20, 2009 9:56 pm 
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Caro Paulo : infelizmente, o tlm com camara estava pifado, pelo que n há fotos. Obrigado pelo v/ incentivo : Numa proxima oportunidade penso tb relatar aqui a reparação que fiz quando dei uma queda (parado) em que se danificaram as protecções laterais do motor e écran, bem como o estribo onde se apoia o pé para abrir o descanso lateral . Ficou tudo a funcionar, sem sinais de reparação, e com materiais caseiros .



Abraços e boas travagens.


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