E pronto...já está. levou pastilhas EBC americanas. 84 euros, trás e frente. Passo a explicar material : um tubo de plastico ( desses transparentes e flexiveis) para enfiar nos sangradores ( só da frente). ferramentas ( chave de bocas 14, chaves de interior para retirar as pinças, chaves de bocas/luneta 11. Óleo DOT4 de travões. Fita adesiva larga, plastico, panos para absorver, tina plastica, seringa, cunha de madeira. Trás : basta retirar os parafuros com chave de interior ( Alan) da pinça, tendo o cuidado de n danificar o sensor de ABS. Não é necessário desligar os tubos do óleo, dado que se consegue tirar a pinça, o freio das pastilhas e o espigão. è a parte mais facil. Com a cunha de mdeira faz-se abrir as pastilhas velhas, ate que os pistons fiquem totalmente recolhidos, dando espaço suficiente, pois as pastilhas novas vão ocupar muito mais espaço; atenção para n sujar nem as pastilhas novas nem o disco de oleo ou gordura. Ao afastar as pinças, o oleo regressa ao reservatorio, e se estiver muito cheio, transborda. Para evitar isso, usa-se uma seringa e retira-se o oleo quase todo, sem deixar chegar ao nivel critico de deixar entrar ar no sistema. Atestar o reservatório, que é amovível. Accionar o travao de pé depois das pinças montadas. Se fizer antes, os pistões vão saltar e vai haver óleo por todo o lado, o que é grave. Frente : muito mais complicado POr ordem : abrir o reservatorio do oleo junto da manete, depois de cobrir tudo com plasticos e panos absorventes, depositos carenagens etc. Com a seringa sugar o oleo todo do reservatorio. Escolher um dos lados e trabalhar um de cada vez. enfiar o tubo de plastico no sangrador . O tubo por sua ves vai entrar num frasco de plastico ao qual se furou a tampa, para recolher o oleo. Accionar a manete ate esgotar o oleo. Proteger a jante com fita adesiva larga e espessa, e com panos absorventes. Usar a chave 14 para desligar o tubo do oleo que leva á pinça. tentar que não caia em nenhuma parte da mota. Desapertar os 2 parafusos que seguram a pinça. Com uma chave de fenda abrir as pastilhas e recolher os embolos, para abertura maxima. Com jeito consegue tirar-se a pinça, que por sua vez vai roçar na jante. Daí a fita. Depositar a pinça na tina, com as entradas de oleo para baixo, a fim de que saia todo. Limpar muito bem, usando panos absorventes. retirar então o freio do espigão que entra pelos orificios das pastilhas. Caem de imediato. Fazer a operação inversa com as novas, usando a cunha de madeira para abrir os pistons ao maximo. Atenção ao posicionamento das pastilhas, o material de fricção sempre para o lado de dentro. Se se enganam, lá se vai o disco. A pinça do lado contrario é mais fácil, pelo facto de o oleo ja ter saido quase todo. procedimento igual. Inverter o processo e montar. Ao montar os tubos de oleo, certifiquem-se da aposição das anilhas de cobre, memorizando a sua posição aquando da desmontagem : Em caso de duvida tirem fotos com o tlm, sempre ajuda. Atestar o reservatorio do oleo ate 3/4, depois de apertados os 2 sangradores e os tubos condutores do oleo. Pressionar a manete devagar por forma a que o oleo va preenchendo o circuito. Pode ate aliviar-se um pouco o sangrador, de modo a que a força da gravidade ajude o oleo a descer, mas este sempre com o tubo de plastico enfiado, por causa dos danos causados pelo oleo. ter pelo menos 1/2 litro de oleo disponivel. A seguir é trabalho de paciencia. O ar tem de sair todo do circuito. Atenção, usar um pano dobrado varias vezes sobre o reservatorio junto da manete, pois a pressão faz com que o oleo espirre com violencia. Vigiem sempre o oculo do nivel, para n chegar a nivel critico. A operação de sangramento do ar deve ser feito de prferencia por duas pessoas. Uma junto da manete, outra junto dos sangradores. Pressionar a manete varias vezes ate que só saia oleo pelo tubo que se enfiou no sangrador. Qd isto acontecer, a manete deve estar pressionada ao maximo, apertando então o sangrador. A manete começa por n oferecer resistencia, e gradualmete vai ficando dura, sinal de que o sangramento esta em progresso. fazer para as duas pinças, claro, esquerda e direita. è moroso, mas muito importante e delicado. Se estiver esponjoso e com muito curso, é pk ainda tem ar. repetir n vezes ate obter um resultado considerado satisfatorio. Após considerado minimamente aceitavel o seu funcionamento, recolher o material todo. Não mexer a mota do sitio. Lavá-de seguida com muito shampoo e agua a fim de eliminar qq residuos de oleo/ gorduras.Limpar os discos. fazer testes a velocidade muito reduzida a fim ade aferir o tacto da manete, pois as pastilhas vão "acamando" e o circuito vai ganhando pressão. Repetir a operação de sangramento ( só frente pk na pinça de tras n se retirou o tubo do oleo) ate se obter um efeito com o minimo de segurança. Foi extensa a explicação, mas com o maximo pormenor. Muito cuidado então. Travões são prioritarios . Despesa total : cerca de 90 euros, tudo completo. Abraço
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