Data/Hora: quinta mar 28, 2024 7:23 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 38 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Pneus... dórigem... :)
MensagemEnviado: terça ago 22, 2006 10:59 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: domingo jun 04, 2006 1:46 am
Mensagens: 292
Localização: Portugal
Caros,


Após algumas provocações por parte de um certo "çáite administréitór" :blink: :lingua: , gostaria de também eu provocar aqui a discussão relativamente aos melhores pneus para as RT´s... ou aos melhores pneus na vossa opinião.

Os que vinham instalados na minha são os:
- Michelin Pilot Road B F TL 120/70 ZR 17 M/C (58W) (Frente) e Michelin Pilot Road K TL 180/55 ZR 17 M/C (72W) (Trás).

No site dos USA (http://www.bmwmotorcycles.com/bikes/bike.jsp?b=r1200rt) encontrei informação relativamente a outras marcas / modelos que servem a R1200RT.... vale a pena dar uma vista de olhos... penso eu de que. :fixe:

Os meus pneus tem uma aderência boa em todo o tempo, apesar de achar o desgaste um pouco rápido (deve durar no total 12000Kms o de trás).

E o que diz a vossa experiência?


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta ago 23, 2006 10:30 am 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: sexta ago 04, 2006 4:43 pm
Mensagens: 83
Localização: Sintra
Olá!
Curiosamante é um assunto que já ando há algum tempo para falar....os pneus da RT 1200.
A minha vem equipada com os Bridgestone, que sempre pensei serem dos melhores pneus...no entanto, as vezes tenho apanhado alguns sustos um pouco parvos, do estilo, ir a curvar nas calmas, e apanhar uma passadeira na estrada e a mota deslizar...ou então, ir na estrada, e isto tem-me acontecido na zona da A2 que está em obras (...seixal...), em que vou também nas calmas, e devido ás irregularidades da estrada a roda procura outro caminho...ás vezes parece mesmo que a mota não tem peso á frente...

Já falei com mais pessoas com RT 1200, que dizem ter Metzeler, e que não têm problemas nenhum destes, alguns afirmando mesmo que já exprimentaram outros pneus e que estes são os melhores...

Já agora, quando vai depressa na RT (...estilo 200 ou 210Km/h...), sente a mota muito leve á frente?!


Um abraço
Nuno Pinto Basto

_________________
"Ride Safe For Fun"


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta ago 23, 2006 10:42 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 10, 2006 11:56 am
Mensagens: 1742
Localização: Queijas - Oeiras
Os pneus Bridgestone foram considerados durante anos como sendo dos melhores.

Ultimamente e por razões que se desconhecem (ou que eu desconheço), têm-se verificado multiplas recalamções quer em pneus de carro quer de moto, relativas à qualidade dos mesmos.

Fica aqui uma amostra de algo que nunca tinha visto num pneu de moto em mais de 30 anos.

Assim a Bridgestone não vai a lado nenhum e uma situação destas pode dar origem a um acidente de drásticas consequências.


Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

_________________
Luis Vicêncio

http://pescacomamostras.net


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta ago 23, 2006 10:44 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: sábado jan 28, 2006 2:41 am
Mensagens: 1737
Localização: Valongo
Nuno Pinto Basto Escreveu:
Já agora, quando vai depressa na RT (...estilo 200 ou 210Km/h...), sente a mota muito leve á frente?!


Olá Miguel, sem querer meter a foice em seara alheia, pois tenho uma GS:idea: , mas o facto de sentires a mota mais leve à frente poderá estar relacionado com o ajuste da pre-carga. dá uma vista de olhos.

apenas os meus 5 cents.


Abraço

_________________
Rui Santos
R1200GS Vermelho ROCK
Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta ago 24, 2006 2:34 am 
Desligado
Iniciante

Registado: domingo jun 04, 2006 1:46 am
Mensagens: 292
Localização: Portugal
Nuno Pinto Basto Escreveu:

Já agora, quando vai depressa na RT (...estilo 200 ou 210Km/h...), sente a mota muito leve á frente?!





Das poucas vezes que ultrapassei os 180Km/h, não notei essa sensação que diz.
Se calhar porque regulo sempre a suspensão para Sport quando prevejo andamento mais rápido... mas claro isto é especulação pois de facto nunca testei este tipo de velocidades com outra regulação (nem quero!)

Tem Top-Case grande na sua RT? Experimente retirá-lo antes de fazer nova experiência... se calhar o efeito de "drag" que o dito "apêndice" faz também provoca um peso superior na traseira e claro por consequência, peso inferior na frente.

Como eu não sou pequeno (altura, comprimento e largura :fixe: ), se calhar o efeito de "drag" colocado na minha top-case é menor, diminuindo assim o peso provocado na traseira.

Um abraço.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta ago 24, 2006 3:12 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
Á diversas coisas que podem provocar esses sintomas a que te referes.

a regulação da suspensão é importantissima para evitar alguns desses simtomas.
a pressão dos pneus correcta é outra das coisasque se deve ter em conta, um pneu com a pressão errada dura metade, foge nas uniões do auto estrada tem comportamentos estranhos (mas isso tambem tem a ver com a maneira como se abordam essas uniões).

o tal curso de condução avançada é essencial para se perceber estas coisas e muito mais.

eu utilizo Metzeler z6 mas atenção dentro da gama metzeler z6 há umas letras que tem que ser levadas em conta e para a RT1150 o metzeler z6 indicado tem a letra K, eles são todos iguais exteriormente mas por dentro não. Para a RT12'00 deve ser a mesma coisa talvez com outras medidas.


um abraço.

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: pneus para a BMW R 1200 RT
MensagemEnviado: domingo set 17, 2006 8:01 pm 
Desligado
Rookie

Registado: terça mai 09, 2006 8:22 pm
Mensagens: 29
Localização: Porto
ImagemAlguém tem Metzeler Z6 Roadtec Está satisfeito? tem ideia do preço? Agradeço a informação.:wacko:
joaquim


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo set 17, 2006 11:28 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça abr 25, 2006 10:28 pm
Mensagens: 915
Localização: Foros de Amora (Seixal)
Joaquim Areias Escreveu:
ImagemAlguém tem Metzeler Z6 Roadtec Está satisfeito? tem ideia do preço? Agradeço a informação.:wacko:
joaquim


Depois de usar Bridgestone que vinham com a moto (RT 1150) e depois os Metzeler Z4 uso agora os Z6 Roadtec atrás e à frente, já rodam há mais de 10000 kms e estão quase como novos.

Até agora estou bastante satisfeito com eles, embora nunca os tenha testado em condução muito agressiva já que costumo fazer condução relativamente calma.

Quanto ao preço já não me lembro, mas claro não foram baratos:mad2:

Um abraço

_________________
J.Albuquerque
NOVA R1200RT de 2010

BMW R90S [SIZE="1"]de 1975[/SIZE]
'' ''' '' R60/5 [SIZE="1"]de 1972[/SIZE]
'' ''' '' R25/3 [SIZE="1"]de 1955[/SIZE]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda set 18, 2006 8:55 am 
Desligado
Rookie

Registado: terça mai 09, 2006 8:22 pm
Mensagens: 29
Localização: Porto
Muito obrigado pela ajuda
joaquim


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 19, 2006 3:59 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
Eu tambem utilizo só metzeler z6 e estou muito satisfeito com eles mas atenção se fores meter pneus Metzeler z6 comfirma a letra do pneu proprio para a BMW RT eu penso que têm a letra K não tenho a certeza. A metzeler faz varios tipos de pneus dentro da gama Z6 cada um destinado a um certo modelo e marca de moto.:idea:

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 20, 2006 6:02 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jul 19, 2006 6:16 pm
Mensagens: 349
Localização: Carcavelos / Portugal / 3º calhau a partir do Sol
luisvic Escreveu:
Os pneus Bridgestone foram considerados durante anos como sendo dos melhores.

Ultimamente e por razões que se desconhecem (ou que eu desconheço), têm-se verificado multiplas recalamções quer em pneus de carro quer de moto, relativas à qualidade dos mesmos.

Fica aqui uma amostra de algo que nunca tinha visto num pneu de moto em mais de 30 anos.

Assim a Bridgestone não vai a lado nenhum e uma situação destas pode dar origem a um acidente de drásticas consequências.


Viva

Já tinha visto esta e muito piores.

Isso foi um determinado modelo de pneu que foi de imediato descontinuado.

As queixas mais incisivas sobre esse descolar da banda de rolagem apareceram associadas á Pan European ST110.
a banda de rolagem abria pelo rasgo longitudinal (mais de 20 cms) e descolava.

Se repararem na foto esse pneu tem um rasgo de escoamento bastante fundo e alongado que o atravessa de um lado ao outro. Imaginem o esforço sofrido em curva numa moto pesada.

Segundo o que li na altura, era devido ao forte aquecimento do pneu em viagens longas. A ST1100 é particularmente exigente neste aspecto, ao ser muito fechada em termos de carenagem escoa a quase totalidade do calor do motor para o pneu de trás, o que associado a uma tirada típica de turística de longo curso (aprox 400kms) em pleno verão, resulta num belo escladão para o pneu.

Este mesmo tipo de pneu não deu quaisquer problemas em motos desportivas de turismo, tipo 1100XX, VFR, FJR,...

Mas em qualquer caso a Bridgestone deixou de usar este desenho de rasto, passando a utilizar outro em que os sulcos que atravessam o pneu fazem apenas uma pequena ondulação e não aquele alongamento que se vê na foto.

A partir daí nunca mais se ouviu falar deste tipo de problema.



My 10 cents....

_________________
Jorge Ferreira
Honda NT650V DeauVille '02
Make sure brain is in gear before engaging keyboard
Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Pneus e Passadeiras
MensagemEnviado: quarta set 20, 2006 6:13 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jul 19, 2006 6:16 pm
Mensagens: 349
Localização: Carcavelos / Portugal / 3º calhau a partir do Sol
Pneus e passadeiras!

Ainda estou à espera de descobrir o pneu que agarre como deve ser numa passadeira.

Venham lá com a marca e modelo que quiserem que na maior parte das passadeiras eles vão escorregar.


Apenas nas passadeiras pintadas à moda antiga,. em que se mantinha a rugosidade do pavimento é que os pneus conseguem agarrar.

Actualmente andam a fazer os riscos, passadeiras e não só, com uma mistura à base de resina com microesferas de vidro. Alegadamente para serem reflectoras de noite.

O resultado são marcações com 2 ou 3 milimetros de espessura e prácticamente sem sederência. Mesmo de automóvel já dei por isso.

Pior ainda, a resina é mais resistente que a camada de desgaste do pavimento. Ao fim de algum tempo (dependendo da intensidade de trânsito), o pavimento circundante já tem um desgaste apreciável e as marcações estão incólumes donde resulta um ressalto bastante grande.
Na A5, há casos desses em que o ressalto já atingiu quase um centimetro.

Nota-se perfeitamente com qualquer veículo de 2, 4 ou mais rodas.



Just my 10 cents....

_________________
Jorge Ferreira
Honda NT650V DeauVille '02
Make sure brain is in gear before engaging keyboard
Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 20, 2006 6:20 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 10, 2006 11:56 am
Mensagens: 1742
Localização: Queijas - Oeiras
Meu caro, desculpa lá mas não deixou nada de fabricar este tipo de rasto. Este pneu é o actualmente comercializado para a LT, com o indice de carga correspondente. O pneu que vês na foto tinha 6.000 km.

O problema, como entretanto me informei devidamente, é que a Bridgestone numa tentativa economicista e de concorrência, estúpida a meu ver, descurou a utilização das misturas, ou falando em bom Português, passou a utilizar misturas de 2ª qualidade.

Se fores aos sites internacionais TODOS apresentam queixas dos pneus Bridgestone.

Para te dar um exemplo que não motos, os Pirelli P0 originais que tinha no meu Porsche duraram 19.000 km e quando os troquei o desgaste era absolutamente homogénio.

Seguindo maus conselhos, meti-lhe uns Bridgestone Potenza e ao fim de 12.000 km estão bons para a sucata, com gretas, falhas no piso e desgaste heterogeneo, para além de uma sensação que sempre deram de insegurança (atenção que eu digo sensação) e leveza de direcção.

_________________
Luis Vicêncio

http://pescacomamostras.net


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 20, 2006 7:28 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jul 19, 2006 6:16 pm
Mensagens: 349
Localização: Carcavelos / Portugal / 3º calhau a partir do Sol
luisvic Escreveu:
Meu caro, desculpa lá mas não deixou nada de fabricar este tipo de rasto. Este pneu é o actualmente comercializado para a LT, com o indice de carga correspondente. O pneu que vês na foto tinha 6.000 km.

O problema, como entretanto me informei devidamente, é que a Bridgestone numa tentativa economicista e de concorrência, estúpida a meu ver, descurou a utilização das misturas, ou falando em bom Português, passou a utilizar misturas de 2ª qualidade.

Se fores aos sites internacionais TODOS apresentam queixas dos pneus Bridgestone.

Para te dar um exemplo que não motos, os Pirelli P0 originais que tinha no meu Porsche duraram 19.000 km e quando os troquei o desgaste era absolutamente homogénio.

Seguindo maus conselhos, meti-lhe uns Bridgestone Potenza e ao fim de 12.000 km estão bons para a sucata, com gretas, falhas no piso e desgaste heterogeneo, para além de uma sensação que sempre deram de insegurança (atenção que eu digo sensação) e leveza de direcção.




Viva

Ok Luís.

Não sabia que este desenho de rasto ainda estava à venda.

Quando meti os meus primeiros BT-020, em plena polémica, engelhei o nariz ao ver esse rasto, mas deram-me uns de rasto diferente, dizendo-me que eram os sucessores do outro por causa dos problemas que tinham ocorrido (efectivamente a data de fabrico era posterior).

Ainda fui ao site da Bridgestone e esse desenho de rasto pura e simplesmente tinha desaparecido de lá.

Daí o ter concluido que tinham mudado de desenho.


Mas já agora, eles mantiveram mesmo o desenho ou andamos ainda a gastar resto de stock?

É que se fores ao site deles, tanto no catálogo como no "tyre selector" (entrei com dados para a LT) não aparece esse desenho de rasto.


Lembrei-me desta possibilidade porque quando da primeira muda da minha moto andei a correr atrás do D-220, sucessor do D-205 que vinha de origem e só havia disponibilidade além-Pirineus.
Por cá só apareceram quase um ano depois.
Dizem as más linguas que foi quando se esgotou o stock ibérico de D-205.
Foi à conta disto que me mudei para o BT-020 e gostei tanto que continuo.


Já vou em 4 mudas e não me apercebi de qualquer degradação de características. Sempre fieis até aos arames e eu não sou nada delicado com eles.


Just my 2 cents....

_________________
Jorge Ferreira
Honda NT650V DeauVille '02
Make sure brain is in gear before engaging keyboard
Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta out 05, 2006 2:47 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 10, 2006 4:55 pm
Mensagens: 900
Localização: Sintra
Nuno Pinto Basto Escreveu:
Olá!
Curiosamante é um assunto que já ando há algum tempo para falar....os pneus da RT 1200.
A minha vem equipada com os Bridgestone, que sempre pensei serem dos melhores pneus...no entanto, as vezes tenho apanhado alguns sustos um pouco parvos, do estilo, ir a curvar nas calmas, e apanhar uma passadeira na estrada e a mota deslizar...ou então, ir na estrada, e isto tem-me acontecido na zona da A2 que está em obras (...seixal...), em que vou também nas calmas, e devido ás irregularidades da estrada a roda procura outro caminho...ás vezes parece mesmo que a mota não tem peso á frente...

Já falei com mais pessoas com RT 1200, que dizem ter Metzeler, e que não têm problemas nenhum destes, alguns afirmando mesmo que já exprimentaram outros pneus e que estes são os melhores...

Já agora, quando vai depressa na RT (...estilo 200 ou 210Km/h...), sente a mota muito leve á frente?!


Um abraço
Nuno Pinto Basto



O Nuno está sempre a falar deste problema... nós compramos as RT's praticamente na mesma altura, mas a minha vinha com Metzeler... eu nunca senti nada...nem escorregar, nem levantar, nem nada...mesmo com a Top Case grande, os meus 105 Kg's em cima, e a 230 (sim a RT vai lá, vai).

Até debaixo de vento (onde o Nuno mais sentiu isto quando do nosso passeio em Espanha) a estabilidade era total...a verdade é que não poupo na carga da mola (é apertar, é apertar que ela gosta) e de resto mantenho os pneus na pressão correcta.

Na minha antiga RT1150 tinha Bridgestone...e tb usei Michelin...depois dos Metzeler, não quero outra coisa porque;

com chuva são espectaculares (tipo carril):smile:

em conforto são muito superiores (e eu gosto de conforto, olá se gosto):fixe:

e depois tendo uma mota alemã...acho giro ter uns pneus alemães também...é uma questão de fé... :lol:

para além disso quem foi a marca a desenvolver os primeiros pneus para a inovadora suspensão da K1200S...quem aceitou o desafio quem foi?...ah pois foi a Metzeler...:idea:

Somando tudo isto o Komandante diz...vota no "Elefante" (o da Metzeler não o outro, entenda-se isto claramente :bigsmile::bigsmile::bigsmile:

Abraços e nada de levantar a frente da mota ok? :bigsmile:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 38 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal