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Pneus... dórigem... :)
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Autor:  Adfc [ terça ago 22, 2006 10:59 pm ]
Assunto da Mensagem:  Pneus... dórigem... :)

Caros,


Após algumas provocações por parte de um certo "çáite administréitór" :blink: :lingua: , gostaria de também eu provocar aqui a discussão relativamente aos melhores pneus para as RT´s... ou aos melhores pneus na vossa opinião.

Os que vinham instalados na minha são os:
- Michelin Pilot Road B F TL 120/70 ZR 17 M/C (58W) (Frente) e Michelin Pilot Road K TL 180/55 ZR 17 M/C (72W) (Trás).

No site dos USA (http://www.bmwmotorcycles.com/bikes/bike.jsp?b=r1200rt) encontrei informação relativamente a outras marcas / modelos que servem a R1200RT.... vale a pena dar uma vista de olhos... penso eu de que. :fixe:

Os meus pneus tem uma aderência boa em todo o tempo, apesar de achar o desgaste um pouco rápido (deve durar no total 12000Kms o de trás).

E o que diz a vossa experiência?

Autor:  Nuno Pinto Basto [ quarta ago 23, 2006 10:30 am ]
Assunto da Mensagem: 

Olá!
Curiosamante é um assunto que já ando há algum tempo para falar....os pneus da RT 1200.
A minha vem equipada com os Bridgestone, que sempre pensei serem dos melhores pneus...no entanto, as vezes tenho apanhado alguns sustos um pouco parvos, do estilo, ir a curvar nas calmas, e apanhar uma passadeira na estrada e a mota deslizar...ou então, ir na estrada, e isto tem-me acontecido na zona da A2 que está em obras (...seixal...), em que vou também nas calmas, e devido ás irregularidades da estrada a roda procura outro caminho...ás vezes parece mesmo que a mota não tem peso á frente...

Já falei com mais pessoas com RT 1200, que dizem ter Metzeler, e que não têm problemas nenhum destes, alguns afirmando mesmo que já exprimentaram outros pneus e que estes são os melhores...

Já agora, quando vai depressa na RT (...estilo 200 ou 210Km/h...), sente a mota muito leve á frente?!


Um abraço
Nuno Pinto Basto

Autor:  luisvic [ quarta ago 23, 2006 10:42 am ]
Assunto da Mensagem: 

Os pneus Bridgestone foram considerados durante anos como sendo dos melhores.

Ultimamente e por razões que se desconhecem (ou que eu desconheço), têm-se verificado multiplas recalamções quer em pneus de carro quer de moto, relativas à qualidade dos mesmos.

Fica aqui uma amostra de algo que nunca tinha visto num pneu de moto em mais de 30 anos.

Assim a Bridgestone não vai a lado nenhum e uma situação destas pode dar origem a um acidente de drásticas consequências.

Autor:  thunderwalk [ quarta ago 23, 2006 10:44 am ]
Assunto da Mensagem: 

Nuno Pinto Basto Escreveu:
Já agora, quando vai depressa na RT (...estilo 200 ou 210Km/h...), sente a mota muito leve á frente?!


Olá Miguel, sem querer meter a foice em seara alheia, pois tenho uma GS:idea: , mas o facto de sentires a mota mais leve à frente poderá estar relacionado com o ajuste da pre-carga. dá uma vista de olhos.

apenas os meus 5 cents.


Abraço

Autor:  Adfc [ quinta ago 24, 2006 2:34 am ]
Assunto da Mensagem: 

Nuno Pinto Basto Escreveu:

Já agora, quando vai depressa na RT (...estilo 200 ou 210Km/h...), sente a mota muito leve á frente?!





Das poucas vezes que ultrapassei os 180Km/h, não notei essa sensação que diz.
Se calhar porque regulo sempre a suspensão para Sport quando prevejo andamento mais rápido... mas claro isto é especulação pois de facto nunca testei este tipo de velocidades com outra regulação (nem quero!)

Tem Top-Case grande na sua RT? Experimente retirá-lo antes de fazer nova experiência... se calhar o efeito de "drag" que o dito "apêndice" faz também provoca um peso superior na traseira e claro por consequência, peso inferior na frente.

Como eu não sou pequeno (altura, comprimento e largura :fixe: ), se calhar o efeito de "drag" colocado na minha top-case é menor, diminuindo assim o peso provocado na traseira.

Um abraço.

Autor:  Antonio José Costa [ quinta ago 24, 2006 3:12 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Á diversas coisas que podem provocar esses sintomas a que te referes.

a regulação da suspensão é importantissima para evitar alguns desses simtomas.
a pressão dos pneus correcta é outra das coisasque se deve ter em conta, um pneu com a pressão errada dura metade, foge nas uniões do auto estrada tem comportamentos estranhos (mas isso tambem tem a ver com a maneira como se abordam essas uniões).

o tal curso de condução avançada é essencial para se perceber estas coisas e muito mais.

eu utilizo Metzeler z6 mas atenção dentro da gama metzeler z6 há umas letras que tem que ser levadas em conta e para a RT1150 o metzeler z6 indicado tem a letra K, eles são todos iguais exteriormente mas por dentro não. Para a RT12'00 deve ser a mesma coisa talvez com outras medidas.


um abraço.

Autor:  Joaquim Areias [ domingo set 17, 2006 8:01 pm ]
Assunto da Mensagem:  pneus para a BMW R 1200 RT

ImagemAlguém tem Metzeler Z6 Roadtec Está satisfeito? tem ideia do preço? Agradeço a informação.:wacko:
joaquim

Autor:  Alby [ domingo set 17, 2006 11:28 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Joaquim Areias Escreveu:
ImagemAlguém tem Metzeler Z6 Roadtec Está satisfeito? tem ideia do preço? Agradeço a informação.:wacko:
joaquim


Depois de usar Bridgestone que vinham com a moto (RT 1150) e depois os Metzeler Z4 uso agora os Z6 Roadtec atrás e à frente, já rodam há mais de 10000 kms e estão quase como novos.

Até agora estou bastante satisfeito com eles, embora nunca os tenha testado em condução muito agressiva já que costumo fazer condução relativamente calma.

Quanto ao preço já não me lembro, mas claro não foram baratos:mad2:

Um abraço

Autor:  Joaquim Areias [ segunda set 18, 2006 8:55 am ]
Assunto da Mensagem: 

Muito obrigado pela ajuda
joaquim

Autor:  Antonio José Costa [ terça set 19, 2006 3:59 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Eu tambem utilizo só metzeler z6 e estou muito satisfeito com eles mas atenção se fores meter pneus Metzeler z6 comfirma a letra do pneu proprio para a BMW RT eu penso que têm a letra K não tenho a certeza. A metzeler faz varios tipos de pneus dentro da gama Z6 cada um destinado a um certo modelo e marca de moto.:idea:

Autor:  Gandalf [ quarta set 20, 2006 6:02 pm ]
Assunto da Mensagem: 

luisvic Escreveu:
Os pneus Bridgestone foram considerados durante anos como sendo dos melhores.

Ultimamente e por razões que se desconhecem (ou que eu desconheço), têm-se verificado multiplas recalamções quer em pneus de carro quer de moto, relativas à qualidade dos mesmos.

Fica aqui uma amostra de algo que nunca tinha visto num pneu de moto em mais de 30 anos.

Assim a Bridgestone não vai a lado nenhum e uma situação destas pode dar origem a um acidente de drásticas consequências.


Viva

Já tinha visto esta e muito piores.

Isso foi um determinado modelo de pneu que foi de imediato descontinuado.

As queixas mais incisivas sobre esse descolar da banda de rolagem apareceram associadas á Pan European ST110.
a banda de rolagem abria pelo rasgo longitudinal (mais de 20 cms) e descolava.

Se repararem na foto esse pneu tem um rasgo de escoamento bastante fundo e alongado que o atravessa de um lado ao outro. Imaginem o esforço sofrido em curva numa moto pesada.

Segundo o que li na altura, era devido ao forte aquecimento do pneu em viagens longas. A ST1100 é particularmente exigente neste aspecto, ao ser muito fechada em termos de carenagem escoa a quase totalidade do calor do motor para o pneu de trás, o que associado a uma tirada típica de turística de longo curso (aprox 400kms) em pleno verão, resulta num belo escladão para o pneu.

Este mesmo tipo de pneu não deu quaisquer problemas em motos desportivas de turismo, tipo 1100XX, VFR, FJR,...

Mas em qualquer caso a Bridgestone deixou de usar este desenho de rasto, passando a utilizar outro em que os sulcos que atravessam o pneu fazem apenas uma pequena ondulação e não aquele alongamento que se vê na foto.

A partir daí nunca mais se ouviu falar deste tipo de problema.



My 10 cents....

Autor:  Gandalf [ quarta set 20, 2006 6:13 pm ]
Assunto da Mensagem:  Pneus e Passadeiras

Pneus e passadeiras!

Ainda estou à espera de descobrir o pneu que agarre como deve ser numa passadeira.

Venham lá com a marca e modelo que quiserem que na maior parte das passadeiras eles vão escorregar.


Apenas nas passadeiras pintadas à moda antiga,. em que se mantinha a rugosidade do pavimento é que os pneus conseguem agarrar.

Actualmente andam a fazer os riscos, passadeiras e não só, com uma mistura à base de resina com microesferas de vidro. Alegadamente para serem reflectoras de noite.

O resultado são marcações com 2 ou 3 milimetros de espessura e prácticamente sem sederência. Mesmo de automóvel já dei por isso.

Pior ainda, a resina é mais resistente que a camada de desgaste do pavimento. Ao fim de algum tempo (dependendo da intensidade de trânsito), o pavimento circundante já tem um desgaste apreciável e as marcações estão incólumes donde resulta um ressalto bastante grande.
Na A5, há casos desses em que o ressalto já atingiu quase um centimetro.

Nota-se perfeitamente com qualquer veículo de 2, 4 ou mais rodas.



Just my 10 cents....

Autor:  luisvic [ quarta set 20, 2006 6:20 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Meu caro, desculpa lá mas não deixou nada de fabricar este tipo de rasto. Este pneu é o actualmente comercializado para a LT, com o indice de carga correspondente. O pneu que vês na foto tinha 6.000 km.

O problema, como entretanto me informei devidamente, é que a Bridgestone numa tentativa economicista e de concorrência, estúpida a meu ver, descurou a utilização das misturas, ou falando em bom Português, passou a utilizar misturas de 2ª qualidade.

Se fores aos sites internacionais TODOS apresentam queixas dos pneus Bridgestone.

Para te dar um exemplo que não motos, os Pirelli P0 originais que tinha no meu Porsche duraram 19.000 km e quando os troquei o desgaste era absolutamente homogénio.

Seguindo maus conselhos, meti-lhe uns Bridgestone Potenza e ao fim de 12.000 km estão bons para a sucata, com gretas, falhas no piso e desgaste heterogeneo, para além de uma sensação que sempre deram de insegurança (atenção que eu digo sensação) e leveza de direcção.

Autor:  Gandalf [ quarta set 20, 2006 7:28 pm ]
Assunto da Mensagem: 

luisvic Escreveu:
Meu caro, desculpa lá mas não deixou nada de fabricar este tipo de rasto. Este pneu é o actualmente comercializado para a LT, com o indice de carga correspondente. O pneu que vês na foto tinha 6.000 km.

O problema, como entretanto me informei devidamente, é que a Bridgestone numa tentativa economicista e de concorrência, estúpida a meu ver, descurou a utilização das misturas, ou falando em bom Português, passou a utilizar misturas de 2ª qualidade.

Se fores aos sites internacionais TODOS apresentam queixas dos pneus Bridgestone.

Para te dar um exemplo que não motos, os Pirelli P0 originais que tinha no meu Porsche duraram 19.000 km e quando os troquei o desgaste era absolutamente homogénio.

Seguindo maus conselhos, meti-lhe uns Bridgestone Potenza e ao fim de 12.000 km estão bons para a sucata, com gretas, falhas no piso e desgaste heterogeneo, para além de uma sensação que sempre deram de insegurança (atenção que eu digo sensação) e leveza de direcção.




Viva

Ok Luís.

Não sabia que este desenho de rasto ainda estava à venda.

Quando meti os meus primeiros BT-020, em plena polémica, engelhei o nariz ao ver esse rasto, mas deram-me uns de rasto diferente, dizendo-me que eram os sucessores do outro por causa dos problemas que tinham ocorrido (efectivamente a data de fabrico era posterior).

Ainda fui ao site da Bridgestone e esse desenho de rasto pura e simplesmente tinha desaparecido de lá.

Daí o ter concluido que tinham mudado de desenho.


Mas já agora, eles mantiveram mesmo o desenho ou andamos ainda a gastar resto de stock?

É que se fores ao site deles, tanto no catálogo como no "tyre selector" (entrei com dados para a LT) não aparece esse desenho de rasto.


Lembrei-me desta possibilidade porque quando da primeira muda da minha moto andei a correr atrás do D-220, sucessor do D-205 que vinha de origem e só havia disponibilidade além-Pirineus.
Por cá só apareceram quase um ano depois.
Dizem as más linguas que foi quando se esgotou o stock ibérico de D-205.
Foi à conta disto que me mudei para o BT-020 e gostei tanto que continuo.


Já vou em 4 mudas e não me apercebi de qualquer degradação de características. Sempre fieis até aos arames e eu não sou nada delicado com eles.


Just my 2 cents....

Autor:  Sergio Resende [ quinta out 05, 2006 2:47 am ]
Assunto da Mensagem: 

Nuno Pinto Basto Escreveu:
Olá!
Curiosamante é um assunto que já ando há algum tempo para falar....os pneus da RT 1200.
A minha vem equipada com os Bridgestone, que sempre pensei serem dos melhores pneus...no entanto, as vezes tenho apanhado alguns sustos um pouco parvos, do estilo, ir a curvar nas calmas, e apanhar uma passadeira na estrada e a mota deslizar...ou então, ir na estrada, e isto tem-me acontecido na zona da A2 que está em obras (...seixal...), em que vou também nas calmas, e devido ás irregularidades da estrada a roda procura outro caminho...ás vezes parece mesmo que a mota não tem peso á frente...

Já falei com mais pessoas com RT 1200, que dizem ter Metzeler, e que não têm problemas nenhum destes, alguns afirmando mesmo que já exprimentaram outros pneus e que estes são os melhores...

Já agora, quando vai depressa na RT (...estilo 200 ou 210Km/h...), sente a mota muito leve á frente?!


Um abraço
Nuno Pinto Basto



O Nuno está sempre a falar deste problema... nós compramos as RT's praticamente na mesma altura, mas a minha vinha com Metzeler... eu nunca senti nada...nem escorregar, nem levantar, nem nada...mesmo com a Top Case grande, os meus 105 Kg's em cima, e a 230 (sim a RT vai lá, vai).

Até debaixo de vento (onde o Nuno mais sentiu isto quando do nosso passeio em Espanha) a estabilidade era total...a verdade é que não poupo na carga da mola (é apertar, é apertar que ela gosta) e de resto mantenho os pneus na pressão correcta.

Na minha antiga RT1150 tinha Bridgestone...e tb usei Michelin...depois dos Metzeler, não quero outra coisa porque;

com chuva são espectaculares (tipo carril):smile:

em conforto são muito superiores (e eu gosto de conforto, olá se gosto):fixe:

e depois tendo uma mota alemã...acho giro ter uns pneus alemães também...é uma questão de fé... :lol:

para além disso quem foi a marca a desenvolver os primeiros pneus para a inovadora suspensão da K1200S...quem aceitou o desafio quem foi?...ah pois foi a Metzeler...:idea:

Somando tudo isto o Komandante diz...vota no "Elefante" (o da Metzeler não o outro, entenda-se isto claramente :bigsmile::bigsmile::bigsmile:

Abraços e nada de levantar a frente da mota ok? :bigsmile:

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