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R 1200 RT 2010
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Autor:  João Manuel Ferreira [ quinta nov 05, 2009 12:03 pm ]
Assunto da Mensagem:  R 1200 RT 2010

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O boxer bávaro renova-se com a adopção das culatas com dupla árvore de cames (DOHC), já estreados faz 3 anos no modelo desportivo HP2 Sport. Se na R 1200 GS este foi na realidade quase a única alteração recebida, na R 1200 RT a renovação é bastante mais profunda… apesar de não parecer à primeira vista, porque continua a acertada linha de desenho da sua predecessora.

Externamente e à primera vista a RT 2010 parece a mesma, mas rápido se aprecia que a parte superior da carenagem, os retrovisores e intermitentes, faróis, entradas de ar, páineis laterais e deriva brisas, são de nova confecção. A parte traseira permanece sem alterações, já que tanto malas como iluminação, painel e intermitentes, são os mesmos.

No que se pode ver do escondido motor, também se apreciam as novas tampas das culatas de dupla árvore de cames, já que os agora têm sómente 2 parafusos – 4 na actual - e que são menos quadrados e mais compactos. E rebuscando um pouco mais, precisamente onde começa o silencioso de escape, um novo detalhe, uma válvula parcializadora de escape.

Pecando de repetir a descrição do motor, já abordado neste forum para a GS 2010, apenas resumir que a potência sobe aos 110 CV às 7.750 rpm (+500 rpm) e que se incrementa o seu binário aos 12,2 kgm ao mesmo regime que antes (6.000 rpm), com o que a sua margem de utilização aumenta.

Mais sobre o motor e caixa aqui


Deixando a estrela da renovação da RT, o motor e o seu novo desenho, dizer que no posto de condução vemos alterações importantes. Assim aparece uma nova instrumentação que, apesar de conservar a sua estructura de dupla esfera e visor LCD central, agora já não é plano senão que cada esfera tem a sua forma e, para além disto, dotada de viseras anti reflexo. Os interruptores também são novos, com os novos comandos de intermitentes de botão único, mas aparecem num novo comando circular no punho esquerdo –opcional - nunca visto antes. É o Multi-Controller do equipamento de audio, gira para navegar e pulsa-se para aceitar a mudança. E também se apreciam os novos depósitos de líquido hidráulico dos travões e embraiagem, que com o seu plástico translúcido e a sua nova forma, dão-lhe um toque característico.

Como na RT actual, podem incorporar-se opcionalmente muitos gadgets, como as suspensões ajustáveis electrónicamente, o ESA II, equipamento de música, para além de uma longa lista de equipamento opcional e acessórios que é verdadeiramente extenso.

As cores para a RT 2010 passam pelo Polar metalizado, cinza Thunder e cinza Ostra, com a alternativa do cinza Thunder com linhas onduladas de cor prata titânio e cinza granito metalizado nas laterais, dando-lhe um ar mais compacto que no modelo anterior ao diminuir de tamanho nos panéis laterais da carenagem.


A sua comercialização parece ser que está prevista para antes de de 2010.

Como ponto final dizer que a RT é um desses modelos imprescindíveis na gama BMW, um clássico, que parecia dificil de melhorar. Desde logo, não era tarefa fácil melhorar um produto tão bem conseguido!!!

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Autor:  João Manuel Ferreira [ quinta nov 05, 2009 12:05 pm ]
Assunto da Mensagem: 

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Autor:  whizzkidd [ quinta nov 05, 2009 12:36 pm ]
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Espéctaculo... É desta que compro uma RT.... Quando sair o Euromilhões...
Pode ser a branca ou esta
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Autor:  João Manuel Ferreira [ quinta nov 05, 2009 12:45 pm ]
Assunto da Mensagem: 

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Autor:  João Manuel Ferreira [ quinta nov 05, 2009 12:46 pm ]
Assunto da Mensagem: 

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Autor:  LRocha [ quinta nov 05, 2009 12:57 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Lindaaaaaaaaaa

De repente verifica-se que acabaram com o normal comando de piscas, com os botões dos 2 lados :blink:
Aqueles reservatórios de fluidos é que parecem um pouco estranhos :lingua:

Alguém sabe explicar o que é aquilo no punho esquerdo?

Autor:  whizzkidd [ quinta nov 05, 2009 1:40 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Segundo o texto, é um coiso, que está relacionado com a coisa, que permite coisar a coisa com o coiso...:idea::lol:



Agora mais a sério, só um bocadinho...:smile:

Citar:
É o Multi-Controller do equipamento de audio, gira para navegar e pulsa-se para aceitar a mudança.

Autor:  LRocha [ quinta nov 05, 2009 2:16 pm ]
Assunto da Mensagem: 

whizzkidd Escreveu:
Segundo o texto, é um coiso, que está relacionado com a coisa, que permite coisar a coisa com o coiso...:idea::lol:



Agora mais a sério, só um bocadinho...:smile:



:embaraço: :embaraço: :embaraço: :embaraço:

Autor:  tbernardo [ quinta nov 05, 2009 4:07 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Ainda vou ter uma RT...

Autor:  Antonio José Costa [ quinta nov 05, 2009 5:15 pm ]
Assunto da Mensagem: 

tbernardo Escreveu:
Ainda vou ter uma RT...


Ou uma LT

Autor:  Gil Pereira [ quinta nov 05, 2009 6:41 pm ]
Assunto da Mensagem: 

É com agrado que vejo que a parte estética é apenas retocada, beneficiando dessa forma o anterior modelo em termos de retoma....

O facto do motor manter a mesma potência vem dar razão ao que já se dizia sobre o equilíbrio que o anterior modelo tinha atingido, aliás, sabemos que os utilizadores da RT não procuram Potência bruta, mas sim um bom compromisso entre prestações, suavidade e economia.... algo que os 110cv proporcionam sem qualquer dúvida.

Quanto ao comando dos piscas, penso que é um retrocesso, pois considero os anteriores mais intuitivos e também uma imagem de marca...

De resto, acho que este novo modelo, demonstra que efectivamente o patamar de excelência é tão elevado que apenas foram necessários uns retoques para mais uma série de anos no mercado.:fixe:

Autor:  aferraz [ quinta nov 05, 2009 8:17 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Gil Pereira Escreveu:
É com agrado que vejo que a parte estética é apenas retocada, beneficiando dessa forma o anterior modelo em termos de retoma....

O facto do motor manter a mesma potência vem dar razão ao que já se dizia sobre o equilíbrio que o anterior modelo tinha atingido, aliás, sabemos que os utilizadores da RT não procuram Potência bruta, mas sim um bom compromisso entre prestações, suavidade e economia.... algo que os 110cv proporcionam sem qualquer dúvida.

Quanto ao comando dos piscas, penso que é um retrocesso, pois considero os anteriores mais intuitivos e também uma imagem de marca...

De resto, acho que este novo modelo, demonstra que efectivamente o patamar de excelência é tão elevado que apenas foram necessários uns retoques para mais uma série de anos no mercado.:fixe:


100% de acordo.

Esteticamente gosto dos retoques, à excepção daqueles reservatórios.

Penso que com esta versão foram também corrigidos dois pequenos "defeitos" da actual. O painel de instrumentos que é totalmente plano e que facilmente fica ilegível com a incidência do sol e o écran que deforma a visão nos extremos. Pelo formato do novo parece-me que com este isso não acontecerá, só vendo para confirmar.

Autor:  PIRATINHA [ quinta nov 05, 2009 8:27 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Se não fosse o comutador dos piscas, trocava já a GSA... assim já não quero:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

A mota está BRUTAL!!!! ADOREI!!!!!

Confesso que de vez em quando tenho saudades da RT que tive:embaraço:

Abraço PIRATA:fixe:

Autor:  Alexandre Oliveira [ quinta nov 05, 2009 11:15 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Um dia...

Autor:  Ricardo Vilas Boas [ sexta nov 06, 2009 1:50 am ]
Assunto da Mensagem:  Linda, não é ?!?!

É realmente linda. :rolleyes:

A BMW fez um belo lift à RT o que, e como diz o Gil, beneficia o modelo anterior.
Apesar de achar a nova RT muito bonita, não trocava.

Obrigado João por mais um excelente tópico e com um detalhe..... sem palavras.

Um abraço.

Rica

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