Data/Hora: domingo abr 28, 2024 10:34 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Perda de Oleo RT 1100
MensagemEnviado: quinta nov 19, 2009 1:00 am 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: segunda out 12, 2009 5:17 pm
Mensagens: 11
Localização: Portugal
Boa noite,

Tenho uma RT1100 à muito pouco tempo, e, agora com a chuva, a moto está um pouco mais parada e anda cada vez menos.
No entanto e aproveitando estas ultimas melhorias de tempo, estes dias peguei nao moto, trabalhou sem problemas de bateria e la fui eu matar o meu vicio :bigsmile: .
Durante o caminho cruzei-me com uma pessoa conhecida, parei a moto e estive algum tempo em conversa com ele. Como era para ser uma conversa rotineira de cumprimentar e pouco mais, deixei a moto ligada. Entretanto conversa puxa conversa......e quando dou por mim, já estavamos a algum tempo a conversar e começo a sentir um cheiro a queimado vindo da parte da frente da moto. O marcador da temperatura estava quase no vermelho e eu desliguei a moto. No entanto reparei que estava uma temperatura bastante alta na frente da moto, inclusivé a chave e a zona da ignição já estavam quentinhas.
Depois da moto arrefecer um bocado...desloquei-me até casa e parei a moto. No dia seguinte, reparei umas manchas de oleo por baixo da moto, coisa que nunca tinha acontecido anteriormente.

As minhas perguntas são:
1º É normal o motor aquecer assim tanto?
2º A ser normal, a perda de oleo pode ser derivado desse aquecimento?
3º Acham que é uma situação normal, ou seria melhor passar na oficina.

PS: para complementar a informação, quando a comprei, em Outubro, fiz uma revisao geral da moto, troquei o oleo do motor, dos travões e meti as pastilhas dos travões de trás.


Desde já agradeço a quem me poder esclarecer sobre esta situação.

Continuação de boas curvas....

_________________
RT 1100


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta nov 19, 2009 1:02 am 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: segunda out 12, 2009 5:17 pm
Mensagens: 11
Localização: Portugal
Já agora acrescento que a moto tem apenas 26000 km

Obrigado a todos os que poderem ajudar :smile:

_________________
RT 1100


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Espero ajudar
MensagemEnviado: quinta nov 19, 2009 2:29 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 27, 2009 6:57 pm
Mensagens: 1299
Localização: Barcelos, Portugal
Olá Miguel.
Desculpa o testamento mas...

[color="Lime"][color="red"]1º É normal o motor aquecer assim tanto?[/color][/color]
Sim.
O motor boxer é refrigerado a ar/oleo contudo a sua refrigeração depende da deslocação do ar, por isso é que ela aquece muito.

[color="Red"]2º A ser normal, a perda de oleo pode ser derivado desse aquecimento?[/color]
Infelizmente eu penso que sim.

[color="red"]3º Acham que é uma situação normal, ou seria melhor passar na oficina.[/color]
Acho que deves passar pela oficina para teres a certeza que está tudo bem.


Para terminar tenho uma historia para te contar.
Não te quero assustar mas foi o que me contaram a mim.

Um amigo nosso tinha comprado uma R1150RT e como de costume ligava a mota, equipava-se e lá ia dar uma volta.
Um dia a esposa veio ter com ele e disse-lhe que tinha uma chamada para ele. Ele sobe a casa e .... ela a trabalhar.
Quando chegou à garagem a mota já não estava a trabalhar e o cheiro a queimado era obvio e para espanto dele tinha todo o circuito eléctrico derretido.

Vê lá isso Miguel. Pode não ser nada mas mais vale prevenir do que remediar.
Um abraço.

Rica

_________________
[color="Red"]Boas Curvas e Boas Rectas[/color]
Boxer Power

Em memória do Gil (20-06-2010)
[SIZE="2"][color="RoyalBlue"]De RT o destino é irrelevante![/color][/SIZE]:fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta nov 19, 2009 10:10 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça abr 25, 2006 10:28 pm
Mensagens: 915
Localização: Foros de Amora (Seixal)
Pois é Miguel, as coisas são exactamente como diz o Ricardo.

Não é por acaso que, inclusivé, o livro de instruções diz para pôr o motor
a trabalhar e arrancar logo, não ficar à espera que o motor "aqueça".

É uma excelente moto mas o motor é arrefecido a ar ...

Espero que não seja problema de maior. Depois diz algo.

Um abraço.

_________________
J.Albuquerque
NOVA R1200RT de 2010

BMW R90S [SIZE="1"]de 1975[/SIZE]
'' ''' '' R60/5 [SIZE="1"]de 1972[/SIZE]
'' ''' '' R25/3 [SIZE="1"]de 1955[/SIZE]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta nov 19, 2009 1:12 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça nov 11, 2008 5:36 pm
Mensagens: 518
Localização: Portimão
No mal o menos... pode ser que apenas seja uma junta que berrou. Não andes mais com a mota até chegares a uma oficina.

Como já afirmaram os motores boxer são arrefecidos a ar e isso implica movimento. Já vi casos (fotos na net) em que os donos colocaram as motas a "aquecer" escusadamente e as deixaram na garagem. Ao fim de 30 minutos tinham a mota a arder.

_________________
http://www.bmwcklt.com/forums/showthread.php?t=3116

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta nov 19, 2009 1:24 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Mensagens: 844
Localização: Bragança, Portugal
Concordo com tudo o que foi dito. As moto não arrefecidas a água, mesmo com radiador de óleo, não podem ser deixadas muito tempo ao ralenti, pois aquecem rapidamente. Todos os motores monocilíndricos arrefecidos a ar têm o mesmo problema.

Não conheço os motores Boxer, mas os motores em geral costumam ter um tubo de respiro. Inspeciona o motor e vê se notas vestígios de gordura no exterior. O cheiro a queimado pode ser óleo proveniente do tubo de respiro a "fritar" em contacto com o metal quente. Se voltares a circular, desta vez a "temperaturas normais" e não voltares a ver ver manchas de óleo por baixo da moto (depois de limpa) é sinal de que esta pode ser a explicação do sucedido.

Zé Paulo.

_________________
Imagem
----
Scooting in Dreamland (Scottish Highlands & Hebrides) - The MOVIE Pizza Boy Goes to the Sahara - The Teaserhttp://bflat24.hi5.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta nov 19, 2009 7:21 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: segunda out 12, 2009 5:17 pm
Mensagens: 11
Localização: Portugal
Bem, antes demais, obrigado pelas rápidas respostas.
No entanto, surgem novas dúvidas :blink: (o que não é de estranhar para quem vem de uma Chooper :lol: ).

Não é por acaso que, inclusivé, o livro de instruções diz para pôr o motor a trabalhar e arrancar logo, não ficar à espera que o motor "aqueça".
O que eu tenho notado é que se não deixar a moto aquecer durante algum tempo (entre 5 a 10 minutos) e arrancar a frio, ela morre,ainda mais agora com o frio, por isso a tenho deixado a aquecer um pouco antes de arrancar.
Quanto ao livro de instruções alguém sabe onde o posso arranjar?:embaraço: já tentei na net, mas não encontrei nada, é que comprei a um particular e vinha sem o livro :notrust: .

Vou falar com a oficina, obrigado.

_________________
RT 1100


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta nov 19, 2009 7:47 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: terça set 22, 2009 10:51 pm
Mensagens: 48
Localização: Seixal
Axo que aqui encontras qq coisa, experimentei e só está a funcionar o link da última mensagem:
http://www.bmwcklt.com/forums/showthread.php?t=3288

_________________
BMW 1150 RT 04


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: mais uma vez...
MensagemEnviado: quinta nov 19, 2009 7:55 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 27, 2009 6:57 pm
Mensagens: 1299
Localização: Barcelos, Portugal
Olá Miguel.

No que diz respeito aos manuais da tua mota eu não te posso ajudar, mas sei que a malta mais "esperta" :bigsmile: cá do fórum sabe como.

No que diz respeito ao aquecer a mota, eu não a deixo aquecer a minha, mas também não vou logo de "gás" a fundo.
Posso te dizer que me ponho todo "pipi" antes de ligar a minha mota e só depois a ligo, é fechar a garagem e arrancar.

Um abraço.

Rica

_________________
[color="Red"]Boas Curvas e Boas Rectas[/color]
Boxer Power

Em memória do Gil (20-06-2010)
[SIZE="2"][color="RoyalBlue"]De RT o destino é irrelevante![/color][/SIZE]:fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta nov 20, 2009 11:01 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça nov 11, 2008 5:36 pm
Mensagens: 518
Localização: Portimão
Miguel Cardoso Escreveu:
O que eu tenho notado é que se não deixar a moto aquecer durante algum tempo (entre 5 a 10 minutos) e arrancar a frio, ela morre,ainda mais agora com o frio, por isso a tenho deixado a aquecer um pouco antes de arrancar.


Não conheço a RT, mas a minha 1100 GS ainda vem com o botão do chocke (ar)... o que resolve as coisas de uma forma simples.

Mas o clima aqui não é tão rigoroso e apesar da mota durante mais 2 mesinhos ainda ter de viver na rua nunca tive problemas em colocá-la a funcionar e ela se aguentar sem puxar o ar. Mas como disse o clima é diferente.

Acho que o melhor conselho é mesmo ter tudo pronto para arrancar e seguir viagem de uma forma calma durante os primeiros KM. É o que eu faço.

O melhor local para encontrar um manual para a mota é no Ebay.uk. Comprei o manual da Haynes para a minha mota (que também dá para a RT por 5 Libras).

Na internet isto pode ser útil:

http://www.realoem.com/bmw/select.do?vin=&kind=M&arch=0

Pode ser comprado aqui:

http://www.maxbmwmotorcycles.com/fiche/fiche.aspx

Service Repair Manual aqui (download em pdf):

http://www.tradebit.com/filedetail.php/7637437-bmw-r1100rt-r1100rs-r850-1100gs-r850-1100r


Manual novo da haynes na Amazon:

http://astore.amazon.com/bmw-haynes-manual-20/detail/1844251543/187-7703580-3728451

E aqui o Download gratuito:

http://rapidlibrary.com/index.php?q=bmw+r1100rt+gs+service+manual&filetype=0

_________________
http://www.bmwcklt.com/forums/showthread.php?t=3116

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta nov 20, 2009 3:16 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 8:31 am
Mensagens: 582
Localização: Vila do Conde
Miguel Cardoso Escreveu:
Bem, antes demais, obrigado pelas rápidas respostas.
No entanto, surgem novas dúvidas :blink: (o que não é de estranhar para quem vem de uma Chooper :lol: ).

Não é por acaso que, inclusivé, o livro de instruções diz para pôr o motor a trabalhar e arrancar logo, não ficar à espera que o motor "aqueça".
O que eu tenho notado é que se não deixar a moto aquecer durante algum tempo (entre 5 a 10 minutos) e arrancar a frio, ela morre,ainda mais agora com o frio, por isso a tenho deixado a aquecer um pouco antes de arrancar.
Quanto ao livro de instruções alguém sabe onde o posso arranjar?:embaraço: já tentei na net, mas não encontrei nada, é que comprei a um particular e vinha sem o livro :notrust: .

Vou falar com a oficina, obrigado.


Boa tarde Miguel :smile: ,

As dúvidas que tens, também as tive / tenho uma vez que adquiri á pouco tempo uma R1150GS, vindo de uma K1100LT.
De um modo geral já te disseram tudo, só gostaria de te esclarecer relativamente ao manual da mota.
A minha mota também não trazia o manual do utilizador, e a única solução que encontrei foi encomendar (19€) um novo na AS Motorrad (Porto).
Não confundir com o manual de reparação, esse arranja-se facilmente na net, o de utilizador não.

_________________
Miguel Santos

K1200RS - "Flying Brick return" :fixe:
Ex - R1150GS - "Irmã do meio" - 1999
Ex - K1100LT "Irmã mais velha" - 1994


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta nov 20, 2009 7:40 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça set 18, 2007 4:23 pm
Mensagens: 1112
Localização: Lisboa
MIGUEL,
tenho a RT 1100 e nunca me aconteceu essa situação.
Tem acontecido estar a trabalhar parada, não por muito tempo mas, nada disso me aconteceu.
No manual, recomendam iniciar a viagem moderadamente e assim permitir uma melhor fluidez do lubrificante. E, é aqui que eu gostaria de saber, que tipo de óleo utilizas ?
Eu, utilizo o LIQUI MOLY 10-50 Full Synthetic e foi o melhor óleo que já tive até hoje.
É um pouco caro mas, é excelente !

Abraço e boas curvas !


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Não disse!!
MensagemEnviado: sábado nov 21, 2009 1:57 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 27, 2009 6:57 pm
Mensagens: 1299
Localização: Barcelos, Portugal
Olá Miguel.
Que te disse eu.
Esta malta é do piorio :bigsmile:
Sabem tudo e como vez sempre prontos a ajudar quem precisa.
Malta muito boa!!!
Um abraço.

Rica

_________________
[color="Red"]Boas Curvas e Boas Rectas[/color]
Boxer Power

Em memória do Gil (20-06-2010)
[SIZE="2"][color="RoyalBlue"]De RT o destino é irrelevante![/color][/SIZE]:fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Resolvido
MensagemEnviado: segunda nov 30, 2009 11:29 am 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: segunda out 12, 2009 5:17 pm
Mensagens: 11
Localização: Portugal
Olá Pessoal, realmente este povo sabe tudo :bigsmile:


Desde já o meu muito obrigado por toda as respostas e ajudas colocadas e as minhas desculpas pela ausencia...mas...nem sempre foi possivel passar por cá ;:fixe: .

O problema já foi resolvido, mais simples do que esperava e mais caro do que esperava também hehe

Quando fiz a revisão tinhamos verificado que o vidro que dá para ver o nível do oleo do motor já estava um pouco degradado e já tinha combinado com a oficina em trocar na próxima mudança de oleo, com o aquecimento que a moto teve, foi esse vidro que não aguentou e era por onde havia a fuga do oleo (espero eu:lol: ).

Foi substituido e colocado um novo, agora é só aguardar pela resposta ao longo do tempo.

Só axei um pouco caro foram os 58€ para substituir essa peça.... mas enfim, quem não sabe fazer pela própria mão....tem que pagar.... :embaraço:


Abraços e boas curvas!!!!

_________________
RT 1100


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça dez 01, 2009 5:51 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: sábado nov 15, 2008 12:56 am
Mensagens: 138
Localização: Maia
Meus caros, não compliquemos.
O propulsor de uma moto, tal como de um carro é um MCI - motor de combustão interna.
O uso de um qualquer MCI é simples:
- pôr a trabalhar;
- arrancar logo e seguir marcha com rotação moderada até que seja atingida a temperatura normal de trabalho;
- a partir daí andar ao gosto de cada um.

Excepção:
1 - caso o MCI esteja desligado por muitas horas, num local com temperaturas negativas, convem pôr a trabalhar e deixar alguns minutos para que haja um ligeiro aquecimento. Isto porque nós Portugueses, temos um bom clima, e os lubrificantes que usamos apesar de se aguentarem com temperaturas negativas, não são dos mais adequados para esse clima. Daí que quando sujeitos a longos períodos a temperaturas negativas, ficam com a viscosidade alterada e o seu desempenho é inferior. Deixa-se trabalhar uns minutitos (dependendo se estamos a -2 ou a -6) e já está (se formos para paises muito frios devemos analisar a necessidade de troca de lubrificantes)
Seja como for, o problema nunca é andar mas sim conseguir que o motor arranque, porque as baterias em certos momentos adquirem personalidade...
2 - os motores com refrigeração a ar, como o boxer da RT, têm tendência para aquecer no transito citadino ou qualquer outro que se encontre bloqueado. Nestes casos estar atento ao indicador do painel e se necessário encostar e parar o motor uns minutos.

Esta é a visão técnica. A partir daqui tudo o que se faça só pode estragar o MCI.

vivam bem
arlindo

_________________
não guardes para a amanhã o que podes viajar hojeArlindo


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal