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Perda de Oleo RT 1100 http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=32&t=4273 |
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Autor: | Miguel Cardoso [ quinta nov 19, 2009 1:00 am ] |
Assunto da Mensagem: | Perda de Oleo RT 1100 |
Boa noite, Tenho uma RT1100 à muito pouco tempo, e, agora com a chuva, a moto está um pouco mais parada e anda cada vez menos. No entanto e aproveitando estas ultimas melhorias de tempo, estes dias peguei nao moto, trabalhou sem problemas de bateria e la fui eu matar o meu vicio ![]() Durante o caminho cruzei-me com uma pessoa conhecida, parei a moto e estive algum tempo em conversa com ele. Como era para ser uma conversa rotineira de cumprimentar e pouco mais, deixei a moto ligada. Entretanto conversa puxa conversa......e quando dou por mim, já estavamos a algum tempo a conversar e começo a sentir um cheiro a queimado vindo da parte da frente da moto. O marcador da temperatura estava quase no vermelho e eu desliguei a moto. No entanto reparei que estava uma temperatura bastante alta na frente da moto, inclusivé a chave e a zona da ignição já estavam quentinhas. Depois da moto arrefecer um bocado...desloquei-me até casa e parei a moto. No dia seguinte, reparei umas manchas de oleo por baixo da moto, coisa que nunca tinha acontecido anteriormente. As minhas perguntas são: 1º É normal o motor aquecer assim tanto? 2º A ser normal, a perda de oleo pode ser derivado desse aquecimento? 3º Acham que é uma situação normal, ou seria melhor passar na oficina. PS: para complementar a informação, quando a comprei, em Outubro, fiz uma revisao geral da moto, troquei o oleo do motor, dos travões e meti as pastilhas dos travões de trás. Desde já agradeço a quem me poder esclarecer sobre esta situação. Continuação de boas curvas.... |
Autor: | Miguel Cardoso [ quinta nov 19, 2009 1:02 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
Já agora acrescento que a moto tem apenas 26000 km Obrigado a todos os que poderem ajudar ![]() |
Autor: | Ricardo Vilas Boas [ quinta nov 19, 2009 2:29 am ] |
Assunto da Mensagem: | Espero ajudar |
Olá Miguel. Desculpa o testamento mas... [color="Lime"][color="red"]1º É normal o motor aquecer assim tanto?[/color][/color] Sim. O motor boxer é refrigerado a ar/oleo contudo a sua refrigeração depende da deslocação do ar, por isso é que ela aquece muito. [color="Red"]2º A ser normal, a perda de oleo pode ser derivado desse aquecimento?[/color] Infelizmente eu penso que sim. [color="red"]3º Acham que é uma situação normal, ou seria melhor passar na oficina.[/color] Acho que deves passar pela oficina para teres a certeza que está tudo bem. Para terminar tenho uma historia para te contar. Não te quero assustar mas foi o que me contaram a mim. Um amigo nosso tinha comprado uma R1150RT e como de costume ligava a mota, equipava-se e lá ia dar uma volta. Um dia a esposa veio ter com ele e disse-lhe que tinha uma chamada para ele. Ele sobe a casa e .... ela a trabalhar. Quando chegou à garagem a mota já não estava a trabalhar e o cheiro a queimado era obvio e para espanto dele tinha todo o circuito eléctrico derretido. Vê lá isso Miguel. Pode não ser nada mas mais vale prevenir do que remediar. Um abraço. Rica |
Autor: | Alby [ quinta nov 19, 2009 10:10 am ] |
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Pois é Miguel, as coisas são exactamente como diz o Ricardo. Não é por acaso que, inclusivé, o livro de instruções diz para pôr o motor a trabalhar e arrancar logo, não ficar à espera que o motor "aqueça". É uma excelente moto mas o motor é arrefecido a ar ... Espero que não seja problema de maior. Depois diz algo. Um abraço. |
Autor: | Pedro Caleja [ quinta nov 19, 2009 1:12 pm ] |
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No mal o menos... pode ser que apenas seja uma junta que berrou. Não andes mais com a mota até chegares a uma oficina. Como já afirmaram os motores boxer são arrefecidos a ar e isso implica movimento. Já vi casos (fotos na net) em que os donos colocaram as motas a "aquecer" escusadamente e as deixaram na garagem. Ao fim de 30 minutos tinham a mota a arder. |
Autor: | TodayAdventure [ quinta nov 19, 2009 1:24 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Concordo com tudo o que foi dito. As moto não arrefecidas a água, mesmo com radiador de óleo, não podem ser deixadas muito tempo ao ralenti, pois aquecem rapidamente. Todos os motores monocilíndricos arrefecidos a ar têm o mesmo problema. Não conheço os motores Boxer, mas os motores em geral costumam ter um tubo de respiro. Inspeciona o motor e vê se notas vestígios de gordura no exterior. O cheiro a queimado pode ser óleo proveniente do tubo de respiro a "fritar" em contacto com o metal quente. Se voltares a circular, desta vez a "temperaturas normais" e não voltares a ver ver manchas de óleo por baixo da moto (depois de limpa) é sinal de que esta pode ser a explicação do sucedido. Zé Paulo. |
Autor: | Miguel Cardoso [ quinta nov 19, 2009 7:21 pm ] |
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Bem, antes demais, obrigado pelas rápidas respostas. No entanto, surgem novas dúvidas ![]() ![]() Não é por acaso que, inclusivé, o livro de instruções diz para pôr o motor a trabalhar e arrancar logo, não ficar à espera que o motor "aqueça". O que eu tenho notado é que se não deixar a moto aquecer durante algum tempo (entre 5 a 10 minutos) e arrancar a frio, ela morre,ainda mais agora com o frio, por isso a tenho deixado a aquecer um pouco antes de arrancar. Quanto ao livro de instruções alguém sabe onde o posso arranjar?:embaraço: já tentei na net, mas não encontrei nada, é que comprei a um particular e vinha sem o livro ![]() Vou falar com a oficina, obrigado. |
Autor: | Lampreia [ quinta nov 19, 2009 7:47 pm ] |
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Axo que aqui encontras qq coisa, experimentei e só está a funcionar o link da última mensagem: http://www.bmwcklt.com/forums/showthread.php?t=3288 |
Autor: | Ricardo Vilas Boas [ quinta nov 19, 2009 7:55 pm ] |
Assunto da Mensagem: | mais uma vez... |
Olá Miguel. No que diz respeito aos manuais da tua mota eu não te posso ajudar, mas sei que a malta mais "esperta" ![]() No que diz respeito ao aquecer a mota, eu não a deixo aquecer a minha, mas também não vou logo de "gás" a fundo. Posso te dizer que me ponho todo "pipi" antes de ligar a minha mota e só depois a ligo, é fechar a garagem e arrancar. Um abraço. Rica |
Autor: | Pedro Caleja [ sexta nov 20, 2009 11:01 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
Miguel Cardoso Escreveu: O que eu tenho notado é que se não deixar a moto aquecer durante algum tempo (entre 5 a 10 minutos) e arrancar a frio, ela morre,ainda mais agora com o frio, por isso a tenho deixado a aquecer um pouco antes de arrancar. Não conheço a RT, mas a minha 1100 GS ainda vem com o botão do chocke (ar)... o que resolve as coisas de uma forma simples. Mas o clima aqui não é tão rigoroso e apesar da mota durante mais 2 mesinhos ainda ter de viver na rua nunca tive problemas em colocá-la a funcionar e ela se aguentar sem puxar o ar. Mas como disse o clima é diferente. Acho que o melhor conselho é mesmo ter tudo pronto para arrancar e seguir viagem de uma forma calma durante os primeiros KM. É o que eu faço. O melhor local para encontrar um manual para a mota é no Ebay.uk. Comprei o manual da Haynes para a minha mota (que também dá para a RT por 5 Libras). Na internet isto pode ser útil: http://www.realoem.com/bmw/select.do?vin=&kind=M&arch=0 Pode ser comprado aqui: http://www.maxbmwmotorcycles.com/fiche/fiche.aspx Service Repair Manual aqui (download em pdf): http://www.tradebit.com/filedetail.php/7637437-bmw-r1100rt-r1100rs-r850-1100gs-r850-1100r Manual novo da haynes na Amazon: http://astore.amazon.com/bmw-haynes-manual-20/detail/1844251543/187-7703580-3728451 E aqui o Download gratuito: http://rapidlibrary.com/index.php?q=bmw+r1100rt+gs+service+manual&filetype=0 |
Autor: | K11LT [ sexta nov 20, 2009 3:16 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Miguel Cardoso Escreveu: Bem, antes demais, obrigado pelas rápidas respostas. No entanto, surgem novas dúvidas ![]() ![]() Não é por acaso que, inclusivé, o livro de instruções diz para pôr o motor a trabalhar e arrancar logo, não ficar à espera que o motor "aqueça". O que eu tenho notado é que se não deixar a moto aquecer durante algum tempo (entre 5 a 10 minutos) e arrancar a frio, ela morre,ainda mais agora com o frio, por isso a tenho deixado a aquecer um pouco antes de arrancar. Quanto ao livro de instruções alguém sabe onde o posso arranjar?:embaraço: já tentei na net, mas não encontrei nada, é que comprei a um particular e vinha sem o livro ![]() Vou falar com a oficina, obrigado. Boa tarde Miguel ![]() As dúvidas que tens, também as tive / tenho uma vez que adquiri á pouco tempo uma R1150GS, vindo de uma K1100LT. De um modo geral já te disseram tudo, só gostaria de te esclarecer relativamente ao manual da mota. A minha mota também não trazia o manual do utilizador, e a única solução que encontrei foi encomendar (19€) um novo na AS Motorrad (Porto). Não confundir com o manual de reparação, esse arranja-se facilmente na net, o de utilizador não. |
Autor: | Edgar Calado [ sexta nov 20, 2009 7:40 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
MIGUEL, tenho a RT 1100 e nunca me aconteceu essa situação. Tem acontecido estar a trabalhar parada, não por muito tempo mas, nada disso me aconteceu. No manual, recomendam iniciar a viagem moderadamente e assim permitir uma melhor fluidez do lubrificante. E, é aqui que eu gostaria de saber, que tipo de óleo utilizas ? Eu, utilizo o LIQUI MOLY 10-50 Full Synthetic e foi o melhor óleo que já tive até hoje. É um pouco caro mas, é excelente ! Abraço e boas curvas ! |
Autor: | Ricardo Vilas Boas [ sábado nov 21, 2009 1:57 am ] |
Assunto da Mensagem: | Não disse!! |
Olá Miguel. Que te disse eu. Esta malta é do piorio ![]() Sabem tudo e como vez sempre prontos a ajudar quem precisa. Malta muito boa!!! Um abraço. Rica |
Autor: | Miguel Cardoso [ segunda nov 30, 2009 11:29 am ] |
Assunto da Mensagem: | Resolvido |
Olá Pessoal, realmente este povo sabe tudo ![]() Desde já o meu muito obrigado por toda as respostas e ajudas colocadas e as minhas desculpas pela ausencia...mas...nem sempre foi possivel passar por cá ;:fixe: . O problema já foi resolvido, mais simples do que esperava e mais caro do que esperava também hehe Quando fiz a revisão tinhamos verificado que o vidro que dá para ver o nível do oleo do motor já estava um pouco degradado e já tinha combinado com a oficina em trocar na próxima mudança de oleo, com o aquecimento que a moto teve, foi esse vidro que não aguentou e era por onde havia a fuga do oleo (espero eu:lol: ). Foi substituido e colocado um novo, agora é só aguardar pela resposta ao longo do tempo. Só axei um pouco caro foram os 58€ para substituir essa peça.... mas enfim, quem não sabe fazer pela própria mão....tem que pagar.... ![]() Abraços e boas curvas!!!! |
Autor: | arlindo [ terça dez 01, 2009 5:51 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Meus caros, não compliquemos. O propulsor de uma moto, tal como de um carro é um MCI - motor de combustão interna. O uso de um qualquer MCI é simples: - pôr a trabalhar; - arrancar logo e seguir marcha com rotação moderada até que seja atingida a temperatura normal de trabalho; - a partir daí andar ao gosto de cada um. Excepção: 1 - caso o MCI esteja desligado por muitas horas, num local com temperaturas negativas, convem pôr a trabalhar e deixar alguns minutos para que haja um ligeiro aquecimento. Isto porque nós Portugueses, temos um bom clima, e os lubrificantes que usamos apesar de se aguentarem com temperaturas negativas, não são dos mais adequados para esse clima. Daí que quando sujeitos a longos períodos a temperaturas negativas, ficam com a viscosidade alterada e o seu desempenho é inferior. Deixa-se trabalhar uns minutitos (dependendo se estamos a -2 ou a -6) e já está (se formos para paises muito frios devemos analisar a necessidade de troca de lubrificantes) Seja como for, o problema nunca é andar mas sim conseguir que o motor arranque, porque as baterias em certos momentos adquirem personalidade... 2 - os motores com refrigeração a ar, como o boxer da RT, têm tendência para aquecer no transito citadino ou qualquer outro que se encontre bloqueado. Nestes casos estar atento ao indicador do painel e se necessário encostar e parar o motor uns minutos. Esta é a visão técnica. A partir daqui tudo o que se faça só pode estragar o MCI. vivam bem arlindo |
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