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Desgaste anormal pneu 1100 RT
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Autor:  Henriique Coelho [ segunda dez 14, 2009 10:02 pm ]
Assunto da Mensagem:  Desgaste anormal pneu 1100 RT

Olá ,Boas. Adquiri há cerca de 10 meses uma 1100 RT , a qual ja vinha com 2 pneus novos. Depois de cerca de 8000 Km , a base de rodagem apresenta desgaste anormal de um dos lados, no pneu dianteiro. Noto tb algum adornar do todo, dando a sensação de a mota ter entrado numa rentrancia do piso da estrada, estando sempre a fazer pequenas correcções de trajectoria. Causa provavel : ?? Suspensões a necessitar de carga?? danos no quadro? A nivel do quadro n se nota nada, nem motivos pra isso. A n ser que aquando da compra ja viesse com alguma anomalia e o facto de trazer pneus novos a teria disfarçado.


Alguma opinião e v/ experiência sobre esta temática..agradeço.

Abraço e boas travagens.

Autor:  arlindo [ segunda dez 14, 2009 11:51 pm ]
Assunto da Mensagem: 

viva
conheces o historico da moto?
existe o risco de ter ocorrido, no passado, um acidente com desalinhamento do quadro?
são meras hipóteses que até me parecem pouco credíveis pois nada de muito explicito referes sobre os primeiros kms feitos na moto.
no teu caso eu consultava um concessionário (qualquer um é bom desde que seja isento. basta que não esteja comprometido com o passado da moto).
As companhias de seguros têm acesso ao histórico de acidentes reportados. Se tiveres uma mão amiga numa seguradora, pode ajudar.

espero que não seja nada de complicado.

Autor:  Gil Pereira [ terça dez 15, 2009 11:59 am ]
Assunto da Mensagem: 

Henriique Coelho Escreveu:
Olá ,Boas. Adquiri há cerca de 10 meses uma 1100 RT , a qual ja vinha com 2 pneus novos. Depois de cerca de 8000 Km , a base de rodagem apresenta desgaste anormal de um dos lados, no pneu dianteiro. Noto tb algum adornar do todo, dando a sensação de a mota ter entrado numa rentrancia do piso da estrada, estando sempre a fazer pequenas correcções de trajectoria. Causa provavel : ?? Suspensões a necessitar de carga?? danos no quadro? A nivel do quadro n se nota nada, nem motivos pra isso. A n ser que aquando da compra ja viesse com alguma anomalia e o facto de trazer pneus novos a teria disfarçado.


Alguma opinião e v/ experiência sobre esta temática..agradeço.

Abraço e boas travagens.


Bem Henrique, deverias primeiro dizer qual o modelo do pneu e o ano de fabrico (que podes encontrar no pneu), pois essa informação em conjunto com a kilometragem efectuada é relevante.
Não é invulgar encontrar em motos usdas pneus com o rasto "novo" mas com a borracha já sem as suas características originais e logo mais susceptível de uma desgaste irregular e não uniforme, afectando muito a condução da moto.

No entanto, não é invulgar haver um desgaste diferenciado no pneu da frente, tanto devido a uma eventual predominância de curvas para um dos lados na utilização habitual da moto como também devido à própria inclinação da faixa de rodagem relativamente ao plano horizontal.

Posto isto, e também não esquecendo um eventual defeito de fabrico no pneu, que a existir altera de forma muito evidente o comportamento da moto, é sem dúvida mais fácil a verificação do alinhamento das rodas e quadro junto de uma oficina especializada.
Algo que não deve ser muito dispendioso e sem dúvida te fará ficar mais descansado.

Autor:  K11LT [ terça dez 15, 2009 4:50 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Henriique Coelho Escreveu:
Olá ,Boas. Adquiri há cerca de 10 meses uma 1100 RT , a qual ja vinha com 2 pneus novos. Depois de cerca de 8000 Km , a base de rodagem apresenta desgaste anormal de um dos lados, no pneu dianteiro. Noto tb algum adornar do todo, dando a sensação de a mota ter entrado numa rentrancia do piso da estrada, estando sempre a fazer pequenas correcções de trajectoria. Causa provavel : ?? Suspensões a necessitar de carga?? danos no quadro? A nivel do quadro n se nota nada, nem motivos pra isso. A n ser que aquando da compra ja viesse com alguma anomalia e o facto de trazer pneus novos a teria disfarçado.


Alguma opinião e v/ experiência sobre esta temática..agradeço.

Abraço e boas travagens.



Viva Henrique:smile: ,


O desgaste do pneu da frente mais acentuadamente do lado direito, é uma caracteristica que se nota apartir do meio da vida útil do pneu. Mesmo assim é melhor verificares a suspensão da frente para verificar se não existe desalinhamento.

Abraço

Autor:  Henriique Coelho [ terça dez 15, 2009 10:57 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Meus caros : liguei pra Baviera e foi-me explicado que naquele modelo é natural. Pelas caracteristicas da moto, a sua geometria. Apesar de a explicação me ter sido dada por um expert na materia, n fiquei totalmente convencido. A ser assim, será um grande defeito do modelo. Ou seja, um pneu em meio uso tem de ser substituído.

Não obstante, gostaria de saber a opinião dos utilizadors deste modelo, a fim de aferir as suas experiências.


Abraço e obrigado pelas vossas opiniões

Autor:  LRocha [ terça dez 15, 2009 11:26 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Gil Pereira Escreveu:
Bem Henrique, deverias primeiro dizer qual o modelo do pneu e o ano de fabrico (que podes encontrar no pneu), pois essa informação em conjunto com a kilometragem efectuada é relevante.
Não é invulgar encontrar em motos usdas pneus com o rasto "novo" mas com a borracha já sem as suas características originais e logo mais susceptível de uma desgaste irregular e não uniforme, afectando muito a condução da moto.


Faço minhas palavras as palavras do Gil.
Devias começar por aqui e não ires logo meter-te no covil do lobo "Baviera" :huh: Claro que é normal! Para eles tudo é normal até começarem a levar com emails para o apoio a cliente :notrust:

Autor:  K11LT [ quarta dez 16, 2009 11:29 am ]
Assunto da Mensagem: 

Henriique Coelho Escreveu:
Meus caros : liguei pra Baviera e foi-me explicado que naquele modelo é natural. Pelas caracteristicas da moto, a sua geometria. Apesar de a explicação me ter sido dada por um expert na materia, n fiquei totalmente convencido. A ser assim, será um grande defeito do modelo. Ou seja, um pneu em meio uso tem de ser substituído.

Não obstante, gostaria de saber a opinião dos utilizadors deste modelo, a fim de aferir as suas experiências.


Abraço e obrigado pelas vossas opiniões


Na minha mota anterior (K1100LT) também me acontecia o mesmo, e a explicação foi a mesma (AS Motorrad).
É uma caracteristica destes modelos, pude verificar isso em foruns internacionais.

Autor:  arlindo [ sexta dez 18, 2009 12:12 am ]
Assunto da Mensagem: 

essa compra foi feita num concessionário?
se sim, tens direito a garantia, julgo eu.

Autor:  Luis Acciaioli [ segunda dez 28, 2009 12:06 pm ]
Assunto da Mensagem:  Desgaste do pneu da frente

Olá,

Tenho uma r1100rt de 1999 com os mesmos "sintomas".
Já procurei várias opiniões e vão na mesma linha do que descrevem neste forum, inclusive na Baviera (onde assisto a minha moto) - geometria da moto, inclinação da estrada tendencia do condutor para curvar melhor para um dos lados e circulação nas rotundas, dão um desgaste maior do lado esquerdo do pneu.
Relativamente ao pneu da frente 8.000km já se apróximaa do fim de vida, os meus duram cerca de 10.000km (BT21), esta mota é muito pesada e uma condução um pouquinho mais agressiva paga-se na vida dos pneus.

Autor:  Henriique Coelho [ terça dez 29, 2009 11:00 pm ]
Assunto da Mensagem: 

Fico mais descansado . Obrigado Luís Accioli. Abraço

Autor:  Bad4company [ quinta mar 18, 2010 10:33 am ]
Assunto da Mensagem: 

Luis Acciaioli Escreveu:
Olá,

Tenho uma r1100rt de 1999 com os mesmos "sintomas".
Já procurei várias opiniões e vão na mesma linha do que descrevem neste forum, inclusive na Baviera (onde assisto a minha moto) - geometria da moto, inclinação da estrada tendencia do condutor para curvar melhor para um dos lados e circulação nas rotundas, dão um desgaste maior do lado esquerdo do pneu.
Relativamente ao pneu da frente 8.000km já se apróximaa do fim de vida, os meus duram cerca de 10.000km (BT21), esta mota é muito pesada e uma condução um pouquinho mais agressiva paga-se na vida dos pneus.



Exactamente o mesmo se passa com a minha R 1100 RT, no inicio da compra tive o mesmo problema (muito acentuado) depois aconselharam-me a colocar pneus especificos para este modelo, e assim foi... melhorou radicalmente. Aliás foi-me dito e fui comprovando que esta moto normalmente faz duas mudas á frente e uma atrás (falo de pneus).

A situação de rotundas (muitas) veio agravar a situação, normalmente nos meus trajectos diários nunca faço o inverso do mesmo, como tal predominam mais as rotundas quando da ída do que quando regresso a casa.

Uma outra coisa que aqui foi dito e tem 100% de verdade (falo da minha experiência) é o factor condução mais agressiva... por ser um modelo pesadito é o pneu da frente que mais sofre, além do desgaste anormal ainda se acentua a deformação do mesmo.

Eu passei a usar os BT021 e com o da frente faço sensivelmente 12.000 Km's e chego a fazer 18.000 Km's com o de trás e isto simplesmente pq alterei a minha forma de condução, hoje é muuuuuuuuito mais soft.

Espero ter ajudado ao deitar mais umas achas para a fogueira.

Abraço

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