Os standards de poluição na Europa incidem sobre um determinado pacote de compostos gasosos. A RT cumpre o nível Euro-3 (o nível que é exigido actualmente às motos cá no velho continente), como mencionado nas especificações técnicas:
http://www.bmw-motorrad.pt/pt/pt/index.html?content=http://www.bmw-motorrad.pt/pt/pt/bikes/tour/r1200rt/r1200rt_data.html¬rack=1 . No entanto o CO2 não é ainda um dos compostos incluídos nestes standards. Podes ver aqui detalhes sobre estes standards europeus:
http://en.wikipedia.org/wiki/European_emission_standards . Está lá o CO (monóxido de carbono), por exemplo, mas não o CO2 (dióxido de carbono).
Tem vindo a lume recentemente, na Europa, a discussão sobre os standards de emissões de CO2 e sobretudo a aplicação de sistemas de taxação de veículos proporcionais às emissões deste gás. No entanto esta discussão tem acontecido para tipos de veículos que têm um peso percentual significativo no panorama das emissões de CO2 europeias e as motos têm escapado, para já, por se estimar que representam globalmente uma fracção muito pequena destas emissões (1% do CO2 de todos os veículos). Na verdade ninguém conhece estes níveis nas motos e nenhum fabricante as divulga. O documento único é genérico para todos os tipos de veículos e inclui um campo para as emissões de CO2, que deverá estar preenchido para ligeiros e pesados recentes, mas duvido que alguém tenha, actualmente, uma moto com esta informação inscrita. Veremos o que vai acontecer, mas mais tarde ou mais cedo, alguém há-de pensar nas emissões de CO2 das motos também...
Podes achar estes artigos interessantes, Gil:
http://www.writetoride.co.uk/emmissionsbasedscheme070909.pdfhttp://green.blogs.nytimes.com/2010/01/28/co2-labels-for-motorbikes-in-europe/Zé Paulo.