Data/Hora: segunda abr 29, 2024 2:10 am

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Combustivel para Rt1200/2010
MensagemEnviado: segunda mai 24, 2010 10:39 pm 
Desligado
Rookie

Registado: terça mai 09, 2006 8:22 pm
Mensagens: 29
Localização: Porto
_:smile: na altura da entrega da moto referiram-me que o combustivel era gasolina de 95 octanas. Como tive uma Rt do modelo anterior(2005) e sempre usei de 98; gostaria da saber a vossa opinião.:blink:


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 25, 2010 1:26 am 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: sábado jun 09, 2007 12:20 am
Mensagens: 1670
Localização: Oeiras
A diferença não deve justificar o dinheiro extra, mas penso que depende do gosto de cada um.
A 95 sempre fica mais em conta.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 25, 2010 8:51 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Mensagens: 844
Localização: Bragança, Portugal
A octanagem da gasolina indica a resistência à explosão do combustível. Quanto maior a octanagem, maior esta resistência. Só há necessidade de usar gasolinas de altas octanagens em motos de competição, com motores extremamente rotativos. Na esmagadora maioria (se não na totalidade) dos casos de motos à venda ao público, 95 octanas é mais do que adequado. Por isso é o que te recomendaram no stand. Portanto para mim, comprar 95 é uma forma de fazer mais uns quilometrozitos. :)

Zé Paulo.

_________________
Imagem
----
Scooting in Dreamland (Scottish Highlands & Hebrides) - The MOVIE Pizza Boy Goes to the Sahara - The Teaserhttp://bflat24.hi5.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 25, 2010 10:22 am 
Desligado
Rookie

Registado: terça mai 09, 2006 8:22 pm
Mensagens: 29
Localização: Porto
TodayAdventure Escreveu:
A octanagem da gasolina indica a resistência à explosão do combustível. Quanto maior a octanagem, maior esta resistência. Só há necessidade de usar gasolinas de altas octanagens em motos de competição, com motores extremamente rotativos. Na esmagadora maioria (se não na totalidade) dos casos de motos à venda ao público, 95 octanas é mais do que adequado. Por isso é o que te recomendaram no stand. Portanto para mim, comprar 95 é uma forma de fazer mais uns quilometrozitos. :)

Zé Paulo.


Muito obrigada a tua opinião par mim é das que conta. Bem hajas.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: penso eu de que
MensagemEnviado: terça mai 25, 2010 6:48 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 27, 2009 6:57 pm
Mensagens: 1299
Localização: Barcelos, Portugal
[quote="Joaquim Areias"]_:smile: na altura da entrega da moto referiram-me que o combustivel era gasolina de 95 octanas. Como tive uma Rt do modelo anterior(2005) e sempre usei de 98]

Após varias opiniões aqui vai mais uma.

Como diz o Paulo e muito bem, não compensa a diferença de preço, e a R1200RT de 2010 já está preparada para levar 95 octanas.

O que diz o Zé também é correcto, mas no mercado ainda existem alguns veículos que só podem levar 98 e outros que convém usar só 98 pois se lhe metes 95 começam logo a soluçar ( o caso da minha RT )

Tudo isto para te dizer que 95 OK
Um abraço,

Rica

_________________
[color="Red"]Boas Curvas e Boas Rectas[/color]
Boxer Power

Em memória do Gil (20-06-2010)
[SIZE="2"][color="RoyalBlue"]De RT o destino é irrelevante![/color][/SIZE]:fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 25, 2010 7:57 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Mensagens: 844
Localização: Bragança, Portugal
Ricardo Vilas Boas Escreveu:
Após varias opiniões aqui vai mais uma.

Como diz o Paulo e muito bem, não compensa a diferença de preço, e a R1200RT de 2010 já está preparada para levar 95 octanas.

O que diz o Zé também é correcto, mas no mercado ainda existem alguns veículos que só podem levar 98 e outros que convém usar só 98 pois se lhe metes 95 começam logo a soluçar ( o caso da minha RT )


Estás a falar a sério quando dizes que a tua RT soluça com gasolina 95 octanas??

É que na RT1200, embora o motor tenha de facto uma taxa de compressão invulgarmente alta para uma moto de série ( 12:1 ), o que normalmente exigiria o uso de gasolina com elevadas octanagens, existe um sensor que detecta as octanas do combustível que está a ser usado. A electrónica da moto reajusta os parâmetros do motor para um combustível com menos octanas de forma a optimizar o funcionamento. Quer isto dizer que em princípio (não sei qual o limite) se pode até usar gasolina com menos octanas do que 95 em total segurança. Nos EUA, por exemplo, onde a RT também é vendida, os standards de octanas na gasolina "regular" e "premium" são inferiores aos da Europa.

Sem te querer preocupar, não me parece muito bom sinal que a tua RT engasgue com SC 95 e funcione bem com SC 98. Teoricamente (mas dá-me o desconto, que não percebo nada disto) isto parece à primeira vista querer dizer que o sensor não está a fazer o seu trabalho... :confundido:

Zé Paulo.

_________________
Imagem
----
Scooting in Dreamland (Scottish Highlands & Hebrides) - The MOVIE Pizza Boy Goes to the Sahara - The Teaserhttp://bflat24.hi5.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 25, 2010 10:06 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
Mensagens: 1444
Localização: Cartaxo
TodayAdventure Escreveu:
A octanagem da gasolina indica a resistência à explosão do combustível. Quanto maior a octanagem, maior esta resistência. Só há necessidade de usar gasolinas de altas octanagens em motos de competição, com motores extremamente rotativos. Na esmagadora maioria (se não na totalidade) dos casos de motos à venda ao público, 95 octanas é mais do que adequado. Por isso é o que te recomendaram no stand. Portanto para mim, comprar 95 é uma forma de fazer mais uns quilometrozitos. :)

Zé Paulo.


concordo contigo, mas se te disser que o incremento em custo que tenho na acelera quando passo de 95 para 98, é compensado com o nº extra de km's, o que dirias???:blink:

_________________
Vivam cada dia como se fosse o último... Um dia vão acertar!:fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 26, 2010 12:20 am 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: sábado jun 09, 2007 12:20 am
Mensagens: 1670
Localização: Oeiras
No meu caso e na RT1200 tambem uso 98.
Pode ser psicologico, mas tenho ideia que quando meto 98 a mota gasta menos.
As indicações de fabrica para a minha Rt de 2007 são de 98 octanas.

Mas já levou 95 e nunca soluçou...

Em contrapartida na Scooter uso só 95 octanas (e gasta-me 7,5lts), mas acho a 98 muito fina para o charuto...


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 26, 2010 12:25 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Mensagens: 844
Localização: Bragança, Portugal
obelix_xxi Escreveu:
concordo contigo, mas se te disser que o incremento em custo que tenho na acelera quando passo de 95 para 98, é compensado com o nº extra de km's, o que dirias???:blink:


Diria que nesse caso seria totalmente indiferente usar uma ou outra. :smile:

Há quem diga que em alguns motores há alguma diferença nos quilómetros que se conseguem fazer com um depósito. Quando funcionam com gasolina com menos octanas têm um consumo ligeiramente superior e o motor menos rendimento. Em princípio isto deverá acontecer apenas em motos com altas taxas de compressão, que exigem octanagens elevadas.

Eu tenho uma acelera muito pequenina, como sabes :lol: . Uma vez meti-lhe 98 em Espanha durante uma viagem às Asturias, por engano (só me apercebi quando fui pagar). Por acaso nessa viagem anotei tudo, e o consumo foi igualzinho, com rigor de décima de litro em relação a quando uso 95. Numas contas por alto, numa pequena acelera económica (125 ou parecido) com depósito de 10 litros, bastará fazeres mais de 14/15 kms a mais por depósito, para começar a compensar comprar 98 - para as diferenças típicas no preço que se verificam actualmente. Não é nada que não seja possível, mas convém verificar que de facto a moto consome menos com 98.

No caso da RT e de outras motos modernas com sensor de octanagem, que começam a ser frequentes, os timings de injecção são automaticamente ajustados em função do tipo de gasolina que levas no depósito, por forma a que o rendimento seja sempre óptimo e o consumo mínimo. Não vejo razões para se verificarem diferenças significativas na autonomia com estas motos, daí que a opção mais racional me pareça a gasolina mais económica.

Zé Paulo.

_________________
Imagem
----
Scooting in Dreamland (Scottish Highlands & Hebrides) - The MOVIE Pizza Boy Goes to the Sahara - The Teaserhttp://bflat24.hi5.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Mau uso das palavras
MensagemEnviado: quarta mai 26, 2010 1:47 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 27, 2009 6:57 pm
Mensagens: 1299
Localização: Barcelos, Portugal
Peço desculpa por me ter explicado mal.

Quando fiz a observação acima por mim escrita, queria me referir a alguns veículos que por não terem este sensor, começam a soluçar e têm um ralenti instável.
Coloquei o exemplo da minha RT pelo seguinte:

A minha RT só levou uma vez 95 por engano e tenho que concordar com o Paulo.
Consome mais por menos e não desenvolve com a mesma vivacidade que a 98 lhe dá.
Já coloquei de 100 ( BP ) e nem seguro a bichinha :bigsmile: anda que é um mimo, mas é mais cara, rola-se mais rápido logo acho que não compensa.

Mais uma vez peço desculpa por me ter explicado mal.
Um abraço,

Rica

_________________
[color="Red"]Boas Curvas e Boas Rectas[/color]
Boxer Power

Em memória do Gil (20-06-2010)
[SIZE="2"][color="RoyalBlue"]De RT o destino é irrelevante![/color][/SIZE]:fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 26, 2010 8:14 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 13, 2009 9:50 pm
Mensagens: 1322
Localização: Setúbal
Eu noto que tanto a GS como a K ao usar 98 vibram menos e a gasolina "rende" mais... Não penso que seja só o factor psicológico a funcionar aqui.
É como dizerem que na marca X rende mais que na marca Y, eu concordo com isso...

_________________
Imagem
'88 Honda NX 650 Dominator :rob:
'09 BMW R1200GS Adventure "Helga" :rolleyes2:
ex: '10 BMW K1300S "Lenny II" :nuts:
ex: '09 BMW F800GS "Lenny I" :fixe:
ex: '08 Honda Hornet "Yoko" :idea:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 26, 2010 9:08 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Mensagens: 844
Localização: Bragança, Portugal
Ricardo Vilas Boas Escreveu:
Peço desculpa por me ter explicado mal.

Quando fiz a observação acima por mim escrita, queria me referir a alguns veículos que por não terem este sensor, começam a soluçar e têm um ralenti instável.
Coloquei o exemplo da minha RT pelo seguinte:

A minha RT só levou uma vez 95 por engano e tenho que concordar com o Paulo.
Consome mais por menos e não desenvolve com a mesma vivacidade que a 98 lhe dá.
Já coloquei de 100 ( BP ) e nem seguro a bichinha :bigsmile: anda que é um mimo, mas é mais cara, rola-se mais rápido logo acho que não compensa.

Mais uma vez peço desculpa por me ter explicado mal.


Ora essa! Ainda bem que não é a tua que soluça, seria preocupante! :lol:

A RT parece ser um caso à parte de taxa de compressão de motor elevada e aceito que possa haver algo mais do que "factor psicológico" na melhoria de desempenho/consumo. Mas é muito difícil replicar as condições uso por forma a ter a certeza que há melhoria de consumo com gasolina de mais octanas.

Há muita gente com várias máquinas, a relatar que não há diferença no consumo... Neste forum nos EUA, em 2007, a BMW recomenda o uso de gasolina acima de 91 ou 93 para o motor sofisticado da RT! :blink: http://www.bmwmoa.org/forum/showthread.php?t=18023

Zé Paulo.

_________________
Imagem
----
Scooting in Dreamland (Scottish Highlands & Hebrides) - The MOVIE Pizza Boy Goes to the Sahara - The Teaserhttp://bflat24.hi5.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 26, 2010 9:26 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
Mensagens: 1444
Localização: Cartaxo
paulo barroso Escreveu:
Em contrapartida na Scooter uso só 95 octanas (e gasta-me 7,5lts), mas acho a 98 muito fina para o charuto...


Charuto?? Aquilo é um míssil sem mudanças!!! :lol: :lol: :lol:

TodayAdventure Escreveu:
Diria que nesse caso seria totalmente indiferente usar uma ou outra. :smile:
... :lol: :lol: :lol:

_________________
Vivam cada dia como se fosse o último... Um dia vão acertar!:fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 26, 2010 3:12 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 8:31 am
Mensagens: 582
Localização: Vila do Conde
TodayAdventure Escreveu:
No caso da RT e de outras motos modernas com sensor de octanagem, que começam a ser frequentes, os timings de injecção são automaticamente ajustados em função do tipo de gasolina que levas no depósito, por forma a que o rendimento seja sempre óptimo e o consumo mínimo. Não vejo razões para se verificarem diferenças significativas na autonomia com estas motos, daí que a opção mais racional me pareça a gasolina mais económica.

Zé Paulo.


Zé Paulo :smile:

O que dizes está correcto, quando o motor faz o ajuste entre 95 ou 98, aumenta o seu rendimento, com o consequente acréscimo de binário e potência.

Estamos sempre a falar de motores que tenham capacidade de detectar essa diferença, isto é, tenham um sensor de detonação.

Esse acréscimo de potência, permite o uso de menores cargas de acelerador para vencer o terreno, com a consequente diminuição dos consumos. Isto se mantivermos o mesmo estilo de condução.

Abraço

_________________
Miguel Santos

K1200RS - "Flying Brick return" :fixe:
Ex - R1150GS - "Irmã do meio" - 1999
Ex - K1100LT "Irmã mais velha" - 1994


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 26, 2010 8:19 pm 
Desligado
Rookie

Registado: segunda dez 21, 2009 5:33 pm
Mensagens: 95
Localização: Coimbra
K11LT Escreveu:
Zé Paulo :smile:

O que dizes está correcto, quando o motor faz o ajuste entre 95 ou 98, aumenta o seu rendimento, com o consequente acréscimo de binário e potência.

Estamos sempre a falar de motores que tenham capacidade de detectar essa diferença, isto é, tenham um sensor de detonação.

Esse acréscimo de potência, permite o uso de menores cargas de acelerador para vencer o terreno, com a consequente diminuição dos consumos. Isto se mantivermos o mesmo estilo de condução.

Abraço



Boa noite,

Subescrevo e, ando a fazer comparações há algum tempo, sinceramente não noto diferença de consumo, apenas que com gasolina de 95, tenho a sensação que na viseira da moto, aperecem mais vibrações, poucas. A minha Rt 1200 é de janeiro de 2007, tem sensor de detonação ou seja como já foi dito adapta-se a uma e outra, o meu mecânico da Baviera disse e muito bem, na maioria dos países Africanos não há gasolina 98, sómente 95 e, elas rolam sem quaisquer problemas, ou seja não haverá qualquer problema, pese o facto de minha ter no tampão do depósito "only 98".
É preciso é depósito cheio e bombar e não se esqueçam de trocar o tubo do travão da frente, que a BMW está a assumir a substituição, nos modelos fabricados após Agosto de 2006.

Um abraço a todos e vemo-nos por aí

U. Salvador


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal