obelix_xxi Escreveu:
concordo contigo, mas se te disser que o incremento em custo que tenho na acelera quando passo de 95 para 98, é compensado com o nº extra de km's, o que dirias???:blink:
Diria que nesse caso seria totalmente indiferente usar uma ou outra.
Há quem diga que em alguns motores há alguma diferença nos quilómetros que se conseguem fazer com um depósito. Quando funcionam com gasolina com menos octanas têm um consumo ligeiramente superior e o motor menos rendimento. Em princípio isto deverá acontecer apenas em motos com altas taxas de compressão, que exigem octanagens elevadas.
Eu tenho uma acelera muito pequenina, como sabes
. Uma vez meti-lhe 98 em Espanha durante uma viagem às Asturias, por engano (só me apercebi quando fui pagar). Por acaso nessa viagem anotei tudo, e o consumo foi igualzinho, com rigor de décima de litro em relação a quando uso 95. Numas contas por alto, numa pequena acelera económica (125 ou parecido) com depósito de 10 litros, bastará fazeres mais de 14/15 kms a mais por depósito, para começar a compensar comprar 98 - para as diferenças típicas no preço que se verificam actualmente. Não é nada que não seja possível, mas convém verificar que de facto a moto consome menos com 98.
No caso da RT e de outras motos modernas com sensor de octanagem, que começam a ser frequentes, os timings de injecção são automaticamente ajustados em função do tipo de gasolina que levas no depósito, por forma a que o rendimento seja sempre óptimo e o consumo mínimo. Não vejo razões para se verificarem diferenças significativas na autonomia com estas motos, daí que a opção mais racional me pareça a gasolina mais económica.
Zé Paulo.