Vejo apenas uma desvantagem...o livro de revisões não é carimbado por uma oficina da marca. Como resultado a carteira agradece no imediato porque as revisões se tornam mais baratas, mas por outro lado na hora em que pretendemos vender...isso pode ser um factor depreciativo do valor de revenda.__________________ Cumprimentos, Jorge Godinho Caro amigo Godinho e outros, Como deve calcular e, prsesumo que retire a ilação, quando falo de um mecânico de motos amigo, falo de um mêcanico da marca, mas poderia ser da Honda/Suzuki que era o mesmo, tirando pormenores de cada marca a mêcanica é a mesma. Todos eles fazem o "biscate" em casa, fora de horas e ao fim de semana, as marcas/Concessionários pagam mal aos seus técnicos, facto que origina esta realidade. Os mesmos são ameaçados com despedimento pelo patronato, caso se saiba, o que obriga a sigilo da parte de quem usufrui desta "benesse" e regra geral só o fazem a amigos com "A" ou recomendados pelos mesmos por causa do chibanço. Mas esta realidade sempre existiu e nunca vai acabar, pelos motivos expostos e, porque os mesmos têm família e não é com 600/700€ ou menos que sobrevivem. Todos se orientam, é a Lei da vida, acreditem que sei do que falo. Tenho tido vários veículos e de várias marcas e, só vou á marca na garantia, depois disso oriento-me. Só para terem uma ideia, compro o material com o desconto igual aos dos mêcanicos, só com o dinheiro que poupo, dá-me para a mão de obra e ainda me sobra ás vezes algum , depende do material aplicado. Tenho a vantagem de também perceber alguma coisa de mêcanica (não sou mecânico nem de longe) e as revisões são feitas á minha vista, ou seja acompanho o trabalho deles, coisa que na marca tenho que confiar. Quanto á electrónica das motos que o outro amigo falou, desengane-se que todos têm computador em casa com os programas da marca e de outras isso deixou de ser "tabu" há muito tempo. Termino com o seguinte comentário, se nos concessinários de marca, não exagerassem tanto na mão de obra hora, [color=navy]"OS CLIENTES IAM SEMPRE"[/color] pois há uma série de agiotas a ganhar bem, gerentes,engenheiros, vendedores etc, e depois pagam mal aos mecânicos isto não acontecia. Por inerência de funções tenho entre várias coisas a meu cargo a gestão/revisões etc, de uma pequena frota de um serviço público e digo-vos aqui em Coimbra a marca que mais caro cobra é a ATOMARAN (Volkswagen/Audi) cerca 50€/hora já com IVA por enquanto, ou seja na Mercedes e BMW a mão de obra é mais barata, é por isso que se paga "contas maradas", pessoal desculpem a extensão do mail e orientem-se como puderem, ficaram as dicas. Ah e desculpe essa do livro de revisões carimbado, vale o que vale é como os extras, investe e nunca mais os recupera na hora de vender vale o mesmo, pessoalmente não é uma coisa para mim muito valorável, até porque em tempos já vi livros de revisão com carimbos de concessinários e a viatura nunca tinha ido a nehum, e se foi terá sido sómente na garantia. Claro que não retiro o ar credível de um livro de revisões, para algumas pessoas, mas que muitas vezes são ludribiados a conta disso, também é um facto, funciona como uma faca de dois gumes. cumprimentos motard a todos, U. Salvador
|