Data/Hora: quinta mar 28, 2024 10:34 am

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Sistema de ABS adoptados pela BMW
MensagemEnviado: terça nov 01, 2011 12:22 am 
Desligado
Rookie

Registado: segunda dez 21, 2009 5:33 pm
Mensagens: 95
Localização: Coimbra
Boa noite pessoal,



Acho que está na hora de alguém que representa o Clube, confrontar a BMW Motorrad- Portugal, para que a mesma questione a casa mãe ALEMÃ, sobre os módulos de ABS, montados nas motos que dão avarias a mato.

Fica mal têm dado raia desde há muitos anos, nos mais variados modelos e mesmo a minha que é de 2007, estou á perna com o problema...... confesso achei que no modelo da minha (com novo módulo) o problema tinha sido resolvido...... pelos vistos o problema continua.....enganei-me, fui optimista demais.

Tive japonesas, falo com pessoal das japas..... não se constata avarias desta natureza nos seus ABS.

O problema maior passa pelo custo que ......se tiver que pagar, são cerca 1500€, uma EXORBITÂNCIA, que nem um módulo ABS de um automóvel custa....... pergunto, há justificação para este preço.

Que diabo copiem os da japas ou nem copiar sabem...... a BOSCH é alemã avançada tecnológicamente..... mas ..... ainda não acertaram,andam ás nhanhas á uma série de anos.

Pelas informações dos concessionários BMW, têm assumido a substituição dos módulos,através do denominado "Goodwil" "acordo extensão de garantia" em que o cliente paga sómente a mão-de-obra, valha-nos isso mas .... a ver vamos,no final do episódio falarei como correu a coisa.

U. Salvador


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: substituição de módulo de ABS
MensagemEnviado: terça nov 22, 2011 12:51 am 
Desligado
Rookie

Registado: segunda dez 21, 2009 5:33 pm
Mensagens: 95
Localização: Coimbra
Boa noite a todos,


Tal como tinha prometido, venho por este meio divulgar que o problema foi resolvido a meu contento, ou seja tal como era previsivel a BMW asssumuiu a substituição a custo zero, á excepção da mão de obra cerca de 33,72€ que paguei no concessionário.

Neste aspecto honra seja feita á marca, que através do registo de banco de avarias, manda substituir de imediato, assumindo o defeito de fabrico do módulo ABS, pelo que assumo a minha continuidade como cliente BMW, aliás já o sou desde 20001, mas em automóvel.

Mas quero elucidar, que se não tivesse as revisões em dia e feitas na marca o caso se calhar tinha mudado de figura, provávelmente ficava "agarrado" e, esta parte deixa-me indignado e justifico porquê:
trata-se de um componente que avaria por defeito......não por desgaste ou uso indevido.....e... nesta parte a BMW falha se não assumir, caso concreto de um cliente de uma Rt 1150, passado com um concessionário do Norte.....que pagou cerca de 2.000€.

Caso para questionar ..... o que é que tem a ver uma muda de óleo e filtros com um módulo de ABS, que não tem manutenção e, nem sequer é reparável pois é blindado......estando identificado como algo que pifa de pé para a mão.

Outra coisa, o seu custo cerca 1.520€ + IVA e mão de obra, total de cerca de 2.000 aéreos é em quanto fica a festa.... dá para comprar uma qualquer mota usada.....para a malta dos "feitios" deve dar para 2 fatitos na DIELMAR..... .

Quero deixar claro que não pretendo denegrir de forma alguma a marca BMW....mas que são casos a mais são.... a ver se BOSH que é o fabricante do módulo acerta...... esperamos todos que sim.....pois um módulo destes com o seu custo elevado, não pode virar consumivel, como se de um mero filtro óleo/ar se tratasse.

Já agora ficam a saber que a avaria é..... vejam bem as "escovas" do motor electrico que aciona a bomba hidraulica que racham/estalam com o aquecimento, interrompendo o campo magnético, impedindo assim o motor de funcionar.....uma avaria que numa qualquer rebarbadoura um par de escovas e está a funcionar....enfim uma avaria ridicula....má qualidade das escovas.

cumprimentos a todos e, rezem par que não sejam contemplados,

U. Salvador


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 22, 2011 2:36 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
Cruzes canhoto...
Obrigado pela intervenção e descrição da avaria.
Boa sorte daqui para a frente...

_________________
Prós acamados nas cabanas do tédio...não há remédio...é deixá-las arder.
(Lacraus)

ADVirtam-SE
legasea


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 22, 2011 9:37 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça abr 25, 2006 10:28 pm
Mensagens: 915
Localização: Foros de Amora (Seixal)
Obrigado Salvador pela partilha dessa experiência aqui no nosso forum.

Lembro-me que há alguns anos tive esse problema, o ABS da minha RT1150 pifou, a moto tinha 5 anos, já não estava na garantia mas eu tinha todas as revisões feitas, religiosamente, feitas e registadas no concessionário. Para a BMW participar na substituição foi o cabo dos trabalhos e bastante pressão por parte do concessionário e mesmo assim tive que participar pela minha parte com mais de 300 aéreos na altura.

Vamos vivendo e aprendendo.

Um abraço.

_________________
J.Albuquerque
NOVA R1200RT de 2010

BMW R90S [SIZE="1"]de 1975[/SIZE]
'' ''' '' R60/5 [SIZE="1"]de 1972[/SIZE]
'' ''' '' R25/3 [SIZE="1"]de 1955[/SIZE]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: assumir por parte da BMW
MensagemEnviado: terça nov 29, 2011 3:14 pm 
Desligado
Rookie

Registado: segunda dez 21, 2009 5:33 pm
Mensagens: 95
Localização: Coimbra
Lembro-me que há alguns anos tive esse problema, o ABS da minha RT1150 pifou, a moto tinha 5 anos, já não estava na garantia mas eu tinha todas as revisões feitas, religiosamente, feitas e registadas no concessionário. Para a BMW participar na substituição foi o cabo dos trabalhos e bastante pressão por parte do concessionário e mesmo assim tive que participar pela minha parte com mais de 300 aéreos na altura.

Vamos vivendo e aprendendo.

Um abraço. __________________
J.Albuquerque

NOVA R1200RT de 2010

BMW R90S de 1975
'' ''' '' R60/5 de 1972
'' ''' '' R25/3 de 1955

Boa tarde amigo Albuquerque,

Congratolo-me por estar a par deste problema, que infelizmente não é novo, já se arrasta há vários anos nos mais variados modelos.

Pois exemplo disso foram as RT 1200 de 2005/2006, que "levaram" com os módulos da Rt 1150 até Agosto de 2006, altura em que foram substituidos pelos montados na minha que é de matricula JANEIRO de 2007 e tem neste momento cerca de 18.400Km (atenção comprei-a em Janeiro de 2010 com 7.240 Km).

Atento a esta quilometragem diga-me se é admissivel uma avaria desta natureza, numa moto que custou ao primeiro proprietario cerca de 22.000€.

Dei-me á curiosidade de junto do Agente da Honda em Coimbra, mais propriamente junto de um dos sócios, amigo pessoal há muito, que além de sócio é o chefe da oficina e ele próprio também mecânico, de indagar sobre este tema, tendo-me sido afirmado, que ao longo de anos só tinha substituido um módulo de ABS numa PAN e, por consequência de acidente que proprietário tinha tido, de resto, sem registo de qualquer incidente, no concerne a avarias por defeito de fabrico dos ABS.

Os módulos ABS da BMW, são desenvolvidos e fabricados pela BOSCH, questiono o que se passará há anos para que isto ande acontecer...... os módulos á semelhança de outro material não deveria ser testado exaustivamente..... pelos vistos não..... .

Termino com uma pseudo explicação para este facto e outros, como grupo cónico de transmissão, caixas de velocidades etc, nada é feito na BMW..... vai a concurso e o fabricante que fizer mais barato..... passa a produzir em série..... pois o custo final da moto tem que ser competitivo..... pois a concorrência é feroz....... mas nada disto deve ser impeditivo de a BMW.......efectuar um control de qualidade acérrimo.....,enfim caso para dizer.....longe vão os tempos em que a BMW.... fabicava quase tudo e, aí sim a robutez a que nos habituou e deu fama existiam..... hoje em dia acho que se está a descurar..... sinais dos tempos.... se não se cuida fica apenas o emblema da hélice do avião(simbologia adoptada na 2ª guerra mundial, quando construiam motores de avião para o III REICH).

Acredite que digo isto com mágoa, pois adoro a minha RT 12000, classifico-a como a melhor turistica do mundo.......andar nela da-me prazer pessoal....liberdade.....segurança.....enfim tudo aquilo que gostamos numa mota.

um abraço,

U. Salvador


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta dez 08, 2011 8:49 pm 
Desligado
Rookie

Registado: domingo fev 08, 2009 11:12 pm
Mensagens: 71
Localização: Evora
Boas. Assim sendo, fico contente por ter uma 1100 RT de 1996, na medida em que se a BMW , nos últimos modelos, está a pôr em causa a fiabilidade que tanto caracteriza a marca. Grupos cónicos, caixas de velocidades feitas fora do âmbito da marca? É a primeira turística a sério que tenho, e não prevejo melhorias na vida que almejem algo novo ou melhor. Adoro a mota ( mesmo n tendo outro remédio), mas lamento que se deixem ultrapassar pela relação preço/qualidade das japonesas.
Em concreto com o ABS, é da 2ª geração, presumo, e tem as suas manias. De vez em quando um reset caseiro á memória....ou, se a bateria não está a 100% e n actua o sistema..inventei uma forma de o por a funcionar, mas provavelmente já saberão : depois de arrancar, desliga-se a ignição a cerca de 50 km/h engatada em 4ª, larga-se a embraiagem, e com o movimento da mota o sistema rearma. Não será muito saudável, e tem de ser muito rápido para não provocar derrapagem, daí a 4ª ou 5ª, e de imediato desembraiar para o motor n grilar. Depois retomar a mudança de acordo com a velocidade. Nunca poderá ser um procedimento usual, mas se estamos habituados ao ABS e na hora H de travar de emergencia o nosso subconsciente pensa que ele está activo, então é melhor fazer assim.

Abraço e boas travagens


Henrique


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta dez 09, 2011 12:12 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Mensagens: 944
Localização: Alcochete
Henrique,
Começa por despistar o estado da bateria. Arrancar com a mota não quer dizer que esteja em condições para o ABS.
Já me ia espalhando duas vezes nessas tentativas de o pôr a funcionar com artimanhas. Se o ABS não funciona experimenta com outra bateria. Falamos de componentes falíveis apesar de toda a tecnologia envolvida.
Estou a tentar dar um passo em frente com as "Shorai".

_________________
Prós acamados nas cabanas do tédio...não há remédio...é deixá-las arder.
(Lacraus)

ADVirtam-SE
legasea


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda fev 13, 2012 12:27 am 
Desligado
Rookie

Registado: quinta fev 04, 2010 11:42 pm
Mensagens: 4
Localização: Torres Novas
Boa noite companheiros.
Esta vossa conversa deixa-me algo "assustado".
De facto, se há mota que me agrada bastante, a RT é uma delas.
A par dela, a Pan 1300.
E uma destas, será a substituta da minha Varadero, agora com 95000 km e que apenas e por uma vez me deu um problema, rapidamente resolvido pela marca.
Daquelas 2 opções, a que ganhava mais força era mesmo a RT, em especial a de 2010, exactamente porque já tinha visto outrso relatos parecidos por aí, que pensava arrumados com o novo motor ( de 2010 ).
Mas perante aquilo que aqui leio, acho que dou o passo atrás.

Um abraço e boa continuação.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Uma opinião
MensagemEnviado: segunda fev 13, 2012 1:09 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 27, 2009 6:57 pm
Mensagens: 1299
Localização: Barcelos, Portugal
Olá Jorge.

Podes achar tendencioso, :bigsmile:
mas a verdade é que tenho uma de 2006 e nunca me deu problemas.

A nova RT (2010) está ainda melhor do que a sua antecessora.
A BMW amarrou num quadro muito bom, colocou-lhe um motor excelente, fez um lifting e "voila", uma mota 5 estrelas.

Dá uma volta numa e depois diz-me qualquer coisa :lol: :lol:

Um abraço.

Rica

_________________
[color="Red"]Boas Curvas e Boas Rectas[/color]
Boxer Power

Em memória do Gil (20-06-2010)
[SIZE="2"][color="RoyalBlue"]De RT o destino é irrelevante![/color][/SIZE]:fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: R 1200 RT 2010
MensagemEnviado: terça fev 21, 2012 6:05 pm 
Desligado
Rookie

Registado: segunda dez 21, 2009 5:33 pm
Mensagens: 95
Localização: Coimbra
A nova RT (2010) está ainda melhor do que a sua antecessora.
A BMW amarrou num quadro muito bom, colocou-lhe um motor excelente, fez um lifting e "voila", uma mota 5 estrelas.


Boa tarde Ricardo,


De facto já tive oportunidade por 2 vezes de a experimentar em test-drive na BOMCAR/COIMBRA e, de facto subescrevo inteiramente a sua opinião, a mota em conforto e binário do motor que sem aumentos de cavalagem, nota-se que melhorou substancialmente.

Passamos aos senãos:

Não gostei dos "depósitos de fluidos" óleo e embraiagem a abanar, nem do comutador dos piscas.

Quanto á questão do módulo do ABS a ver vamos....ainda é cedo... não vamos atirar foguetes....porque o não ter problemas com sua moto no ABS.... é a excepção não a regra..... porque o módulo de ABS....tem sido um handicap da BMW, pese o facto de ser desenvolvido pela BOSHC, mas se calhar made in..... china, tailândia, indonésia etc.....duvido que seja fabricado na Alemanha...e aí meu caro amigo é que está o busilis da questão.....má qualidade do material.

Penso que aquando da avaria no módulo ABS da minha moto, colocaram o módulo actual aplicado nas do modelo 2010 (último modelo) espero que o assunto tenha ficado resolvido de vez, pois ando com muitas reservas....assumo que já estive para despachar a moto.....[color=red]andar em constante sobressalto com uma conta de 2.000 aéreos....desculpe-me não aceito.[/color]

Mais ainda a BMW assume se tiver revisões em dia.....diga-me o que é que tem a ver, mudança óleo;filtros com o módulo do ABS.....que não tem qualquer manutenção..... tem sim defeito de fabrico.....isto desculpe-me enerva-me... A BMW devia ter uma atitude/postura de resolver de uma vez por todas este Handicap, que mancha a imagem da marca......falei na altura com mecânicos de alguns concessionários..... todos falam quando confrontados....que substituiram bué deles.....inclusive há concessionários que já colocaram a questão á marca.....mas se calhar há milhares em stock...e enquanto não forem todos gastos... vão saindo .... e continuando a dar mer....da.

Amigo Ricardo a BMW não me paga para defender damas, pese o facto de assumir adorar a moto....senão já tinha marchado....já com uma Honda Deauville que comprei nova tive-a ano e meio, sabe porquê?...... a apartir de 140 Km/h instalava-se uma tremedeira....que quando parava não podia com o formigueiro nas mãos e traseiro....já para não falar no calor que libertava entre o banco e depósito em circuito urbano, que quase escaldava o "abono de familia"

Sou de convições quando não me agrada um ou vários pormenores..... mudo de montada... é passar-me um destes dias a "telha", não sou como o pessoal dos feitios.....defeito é defeito, ponto final.

um abraço.

U. Salvador


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal