Lembro-me que há alguns anos tive esse problema, o ABS da minha RT1150 pifou, a moto tinha 5 anos, já não estava na garantia mas eu tinha todas as revisões feitas, religiosamente, feitas e registadas no concessionário. Para a BMW participar na substituição foi o cabo dos trabalhos e bastante pressão por parte do concessionário e mesmo assim tive que participar pela minha parte com mais de 300 aéreos na altura.
Vamos vivendo e aprendendo.
Um abraço. __________________
J.Albuquerque
NOVA R1200RT de 2010
BMW R90S
de 1975 '' ''' '' R60/5
de 1972 '' ''' '' R25/3
de 1955 Boa tarde amigo Albuquerque,
Congratolo-me por estar a par deste problema, que infelizmente não é novo, já se arrasta há vários anos nos mais variados modelos.
Pois exemplo disso foram as RT 1200 de 2005/2006, que "levaram" com os módulos da Rt 1150 até Agosto de 2006, altura em que foram substituidos pelos montados na minha que é de matricula JANEIRO de 2007 e tem neste momento cerca de 18.400Km (atenção comprei-a em Janeiro de 2010 com 7.240 Km).
Atento a esta quilometragem diga-me se é admissivel uma avaria desta natureza, numa moto que custou ao primeiro proprietario cerca de 22.000€.
Dei-me á curiosidade de junto do Agente da Honda em Coimbra, mais propriamente junto de um dos sócios, amigo pessoal há muito, que além de sócio é o chefe da oficina e ele próprio também mecânico, de indagar sobre este tema, tendo-me sido afirmado, que ao longo de anos só tinha substituido um módulo de ABS numa PAN e, por consequência de acidente que proprietário tinha tido, de resto, sem registo de qualquer incidente, no concerne a avarias por defeito de fabrico dos ABS.
Os módulos ABS da BMW, são desenvolvidos e fabricados pela BOSCH, questiono o que se passará há anos para que isto ande acontecer...... os módulos á semelhança de outro material não deveria ser testado exaustivamente..... pelos vistos não..... .
Termino com uma pseudo explicação para este facto e outros, como grupo cónico de transmissão, caixas de velocidades etc, nada é feito na BMW..... vai a concurso e o fabricante que fizer mais barato..... passa a produzir em série..... pois o custo final da moto tem que ser competitivo..... pois a concorrência é feroz....... mas nada disto deve ser impeditivo de a BMW.......efectuar um control de qualidade acérrimo.....,enfim caso para dizer.....longe vão os tempos em que a BMW.... fabicava quase tudo e, aí sim a robutez a que nos habituou e deu fama existiam..... hoje em dia acho que se está a descurar..... sinais dos tempos.... se não se cuida fica apenas o emblema da hélice do avião(simbologia adoptada na 2ª guerra mundial, quando construiam motores de avião para o III REICH).
Acredite que digo isto com mágoa, pois adoro a minha RT 12000, classifico-a como a melhor turistica do mundo.......andar nela da-me prazer pessoal....liberdade.....segurança.....enfim tudo aquilo que gostamos numa mota.
um abraço,
U. Salvador