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Optimate III - Opinião http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=32&t=6971 |
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Autor: | João A.R. Santos [ domingo mai 13, 2012 10:40 pm ] |
Assunto da Mensagem: | Optimate III - Opinião |
Boa noite pessoal Há pouco tempo adquiri um "Optimate III" e fico na dúvida de devo deixar SEMPRE a minha RT 1150 ligada à "corrente" ou se o faça apenas quando passa mais tempo parada! Acham que vicia a bateria a moto ligada constantemente ligada ao "Optimate"? Um abraço E boas curvas:fixe: João Santos |
Autor: | Alby [ segunda mai 14, 2012 1:33 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
Olá João podes deixar estar o carregador ligado à bateria mesmo todo o inverno pois a bateria quando totalmente carregada é mantida somente em manutenção da carga pelo carregador. Se não andas com a moto por longos períodos (crime!) é a melhor opção. É assim que faço com a minha 90S e 60/5. Se leres as instruções logo vês. Espero ter ajudado. |
Autor: | João A.R. Santos [ segunda mai 14, 2012 6:53 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Alby Escreveu: Olá João podes deixar estar o carregador ligado à bateria mesmo todo o inverno pois a bateria quando totalmente carregada é mantida somente em manutenção da carga pelo carregador. Se não andas com a moto por longos períodos (crime!) é a melhor opção. É assim que faço com a minha 90S e 60/5. Se leres as instruções logo vês. Espero ter ajudado. Olá ALby, Crime, Crime... é mesmo o que a Troika nos faz!!!! ehehe Mas, pelo menos uma vez por semana satisfaço o "vício"... São 180 Km muito mais emocionantes que de enlatado!:lol: Em relação ao Optimate, o meu grande receio é mesmo viciar a bateria! Mas vou seguir o teu conselho Obrigado Boas curvas! |
Autor: | U. Salvador [ terça mai 22, 2012 7:02 pm ] |
Assunto da Mensagem: | optimate |
boa tarde pessoal, Tenho o optimate e funciona tal e qual como o Alby refere, até em duas 4L que possuo uma delas descapotável, sendo esta a que circula menos deixo-o ligado longos períodos. Estou satisfeito e recomendo é superior e mais barato que o da própria BMW, a Honda não brinca em serviço:huh: cumprimentos, U. Salvador |
Autor: | Pedro M.N. Chagas [ domingo mai 27, 2012 10:58 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Olá Em relação ao devido cuidado quando se usa carregadores é preciso ter atenção á bateria que possui. Se tiver uma bateria de gel, pode de facto deixar o carregador sempre ligado, embora eu não concorde. Se tiver uma bateria normal, por outras palavras, das que tenham o nível para o acido, não pode mesmo ter sempre ligado!! Porquê?? Porque ao estar sempre ligado, o acido vai ferver e vai sumir pelo respirador, e vai haver o dia que pega na moto sai de casa, e onde parar, ela já não vai pegar. ( melhor explicação= é como ter uma panela ao lume com água, vai chegar ao ponto que a água de tanto ferver, evapora toda ) As bateria de gel não precisam de manutenção, mas as de acido já precisam por isso mesmo, mesmo o normal uso da moto o nível vai baixando. Fica a minha opinião Abraço |
Autor: | U. Salvador [ sábado jun 02, 2012 12:05 am ] |
Assunto da Mensagem: | optimate spIII |
Se tiver uma bateria normal, por outras palavras, das que tenham o nível para o acido, não pode mesmo ter sempre ligado!! Porquê?? Porque ao estar sempre ligado, o acido vai ferver e vai sumir pelo respirador, e vai haver o dia que pega na moto sai de casa, e onde parar, ela já não vai pegar. ( melhor explicação= é como ter uma panela ao lume com água, vai chegar ao ponto que a água de tanto ferver, evapora toda ) As bateria de gel não precisam de manutenção, mas as de acido já precisam por isso mesmo, mesmo o normal uso da moto o nível vai baixando. Fica a minha opinião Abraço Boa noite amigo Chagas, Com o devido respeito, acho que o amigo Chagas deveria primeiro saber, como funciona o optimate da Honda, pelo exposto não sabe mesmo. Então eu explico é um carregador/desulfatador das placas ánodo e cátodo, não carrega de forma continua mas sim por cargas/descargas de picos de corrente a fim de impedir a sulfatação, num portugês corrente para leigos em eletricidade/eletronica não carrega de form contínua como um normal carregador, no fundo pratica sómente a manutenção da carga, havendo períodos que não carrega a fim de impedir danos na bateria. Ou seja nunca haverá ácido ferver, através da eletrolise, convém lembrar que uma bateria é um acumulador de corrente/energia. Quando viaja o alternador debita corrente através de um regulador de tensão, quando a bateria acumula o máximo de carga o regulador corta e vice versa (dá e corta conforme a informação) o optimate comporta-se algo parecido Segunda parte também há baterias aciduladas sem manutenção, são as vêm com um óculo para espreitar a cor (sendo que a cor verde significa ok), como vê não são só as de Gel. Já agora numa bateria normal e com um carregador também normal e numa bateria acidulada, é regra de ouro pôr á carga com as tampas dos elementos tiradas a fim de impedir o fenómeno por si descrito, senão pode a bateria estoirar/explodir, aqui estamos de acordo. Gabarolice e modestia á parte tenho formação na área e já trabalhei na mesma, acredite sei mesmo do que falo. cumprimentos motard, U. Salvador |
Autor: | Alby [ sábado jun 02, 2012 10:48 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
U. Salvador Escreveu: Se tiver uma bateria normal, por outras palavras, das que tenham o nível para o acido, não pode mesmo ter sempre ligado!! Porquê?? Porque ao estar sempre ligado, o acido vai ferver e vai sumir pelo respirador, e vai haver o dia que pega na moto sai de casa, e onde parar, ela já não vai pegar.
( melhor explicação= é como ter uma panela ao lume com água, vai chegar ao ponto que a água de tanto ferver, evapora toda ) As bateria de gel não precisam de manutenção, mas as de acido já precisam por isso mesmo, mesmo o normal uso da moto o nível vai baixando. Fica a minha opinião Abraço Boa noite amigo Chagas, Com o devido respeito, acho que o amigo Chagas deveria primeiro saber, como funciona o optimate da Honda, pelo exposto não sabe mesmo. Então eu explico é um carregador/desulfatador das placas ánodo e cátodo, não carrega de forma continua mas sim por cargas/descargas de picos de corrente a fim de impedir a sulfatação, num portugês corrente para leigos em eletricidade/eletronica não carrega de form contínua como um normal carregador, no fundo pratica sómente a manutenção da carga, havendo períodos que não carrega a fim de impedir danos na bateria. Ou seja nunca haverá ácido ferver, através da eletrolise, convém lembrar que uma bateria é um acumulador de corrente/energia. Quando viaja o alternador debita corrente através de um regulador de tensão, quando a bateria acumula o máximo de carga o regulador corta e vice versa (dá e corta conforme a informação) o optimate comporta-se algo parecido Segunda parte também há baterias aciduladas sem manutenção, são as vêm com um óculo para espreitar a cor (sendo que a cor verde significa ok), como vê não são só as de Gel. Já agora numa bateria normal e com um carregador também normal e numa bateria acidulada, é regra de ouro pôr á carga com as tampas dos elementos tiradas a fim de impedir o fenómeno por si descrito, senão pode a bateria estoirar/explodir, aqui estamos de acordo. Gabarolice e modestia á parte tenho formação na área e já trabalhei na mesma, acredite sei mesmo do que falo. cumprimentos motard, U. Salvador Oh Salvador é verdade que sabes do que falas; constata-se com facilidade. Também é verdade que gostas de ajudar, partilhar conhecimentos, obrigado por isso, contamos sempre contigo. Agora e tu próprio reconheces isso de certa maneira; a forma como dizes as coisas às vezes pode magoar algumas personalidades mais sensíveis. Pessoalmente está bem para mim, rude beirão, gosto do pão pão queijo queijo. Cada um é como é (não é?:bigsmile: ). Continua precisamos do teu saber. Um abraço. |
Autor: | Pedro M.N. Chagas [ domingo jun 03, 2012 10:32 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
Olá U. Salvador!! Ainda bem que o meu amigo sabe do que fala, assim nunca terá problemas de bateria. Tentei dar uma explicação simples sobre a minha opinião em relação ao comentário do Sr. João Santos e não sobre carregadores/desulfatadores da Honda. http://www.tecmate-int.com/ENG/u_optimate_3plus.php Por muito que os fabricantes sejam pioneiros em produzirem tecnologias inovadoras para todos os fins, o feedback de quem vende esses mesmos produtos tem algum valor acrescido. |
Autor: | U. Salvador [ domingo jun 03, 2012 6:17 pm ] |
Assunto da Mensagem: | optimate |
Ora viva amigo Chagas, De facto o Alby tem razão ao dizer que sou directo de mais a dizer as coisas e assumo este defeito, pois ás vezes sem querermos ferimos susceptibilidades e isso é coisa que eu não gosto, daí desde já as minhas desculpas se porventura fui menos polido. Mas caros amigos e isto agora é de caracter geral, leio de quando em quando "posts" com questões pertinentes e depois respostas, que denotam completa falta de conhecimentos mínimos de mecanica/eletricidade/eletrónica......diremos com alguma paciência....tudo bem, ninguém é obrigado a saber estas matérias pelo facto de possuir uma moto.......mas o irónico é pedirem que se lhes dê uma dica, sobre a avaria......e depois por si próprios não saberem resolve-la quer pela falta de conhecimentos para intervir ou até possuir ferramenta própria para proceder á reparação........lá vão ter que ir á oficina......pergunto para quê chagar a malta??......depois lá vêm os "bitates" e o pessoal dos "feitios" a opinar que determinado defeito é "feitio".....alguns perfeitos disparates de opinião....enfim há que respeitar isto é um fórum, vivemos em democracia e cada um é livre se expressar. Um pequeno exemplo, opiniões sobre peneus.....dissecam para quê.....toda a gente sabe que na relação preço/qualidade/longevidade é a METEZELLER que lidera....serão os mais seguros??.....acho que são seguros o suficiente, sem causar sustos, no fim de aquecerem a circular alguns quilómetros, poucos......as outras marcas se calhar transmitem mais segurança com o peneu ainda frio....tudo bem de acordo.....mas e a quilometragem #é um ar que se lhe deu#.....nas nossas RT 1200....os traseiros nem aos 10.000Km chegam....com a Metezeller já tenho 14.000Km atrás e, ainda está para rolar......quem não tiver problemas com a troika....aposte no que quiser....eu continuarei com Metezeller (tenho informações de amigos que vendem peneus e percebem do assunto.....borracha macia melhor aderencia/poucos quilómetros.....borracha menos macia menos aderencia a frio, mas mais longividade de quilómetros....não há milagres). abs a todos, U. Salvador |
Autor: | Henriique Coelho [ domingo mar 03, 2013 8:52 pm ] |
Assunto da Mensagem: | |
Tinha um carregador daqueles do Lidl, que alegadamente é automatico, e de manutenção. No entanto deixei secar a bateria 2 vezes. Pensei que estivesse acabada. Mas lá levou agua destilada, carregada, medida a densidade do electrolito, (razoavel). No final media para cima de 13 V. Mas temo que a capacidade tenha ficado reduzida , a desgraçada ja tem 4 anos (Yuasa). Agora um destes dias o Lidl tinha outra campanha de carregadores..e comprei outro, mais sofisticado, que alegadamente depois da carga tida como completa, fica em modo de manutenção, carregando por impulsos. A pergunta é : estando o aparelho ligado em modo de manutenção continuamente, se não ha mesmo evaporação, podendo ficar descansado? ( Uso ficha BMW da Locatis no tablier para carregar). É que como a bateria está escondida...não se consegue ver o electrólito, embora ja esteja mestre no montar/ desmontar, com o minimo de trabalho. Ponho de novo a questão ( gentilmente respondida pelo U.Salvador)...mas referindo-me ao aparelho do Lidl. Abraço |
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