Data/Hora: quinta abr 25, 2024 10:17 am

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: RT 1200 c/ ESA
MensagemEnviado: segunda mar 12, 2007 5:14 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: sexta ago 04, 2006 4:43 pm
Mensagens: 83
Localização: Sintra
Olá a Todos!:bigsmile:
Esporadicamente tenho tido umas dúvidas na minha RT...e que o concessionário não me sabe responder....
Geralmente tenho conseguido descobrir tudo, mas esta, está-me a dar cabo da cabeça e qualquer dia, vai dar-me cabo de qualquer coisa mais...
Ás vezes, quando estico uma 3ª ou 4ª, a mota levanta a roda da frente (calma, não ando a provocar cavalinhos, nem nada que se pareça...)
Quando vou por exemplo a 200 ou 210, e apanho um pouco mais de vento, a frente abana bastante, e dá a sensação que levanta....

A sensação é ás vezes aterradora!(...tb pode ser falta de maozinhas...)

Estive a ver, e não dá para colocar mais carga na suspensão, pois como a mota tem ESA, a selecção da carga é automática consoante a selecção que faço.

Tem alguém a cura para isto?
Já vos aconteceu?

No concessionário, só sabem encolher ombros! Parece que é uma dúvida que não tem resposta, ou parva, por não haver ninguém a colocar a mesma...já parece quando me apareceu água dentro dos piscas...só faltou perguntarem se eu tinha andado com uma seringa a atirar para lá a água...enfim...

Obrigado.
Um abraço a Todos.

_________________
"Ride Safe For Fun"


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 12, 2007 6:26 pm 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Mensagens: 1736
Localização: Santarém, mas sou do PORTO com enorme honra!
Olá Nuno
Não sendo um técnico, apenas e tão somente um utilizador, ainda assim fica aí com a m/opinião:
1.Levantar a roda: Também já me aconteceu sem querer. É relativamente fácil quando se acelera forte e se larga a embraiagem de repente ... a mota tem bastantes cavalos ...
2.Roda da frente inconsistente e a abanar:Também passei por isso, logo na viagem inaugural, fiquei todo f...ido ! Afinal era muito simples, tinha ar a mais nos pneus (avaria do manómetro do compressor que tinha dado ar para os pneus). Ainda sobre isto arrisco ainda dizer-te que deves regular o ESA para SPORT quando andares a essa velocidade, ou NORMAL, onde também já tenho navegado bem depressa sem problemas.
3.Encolher de ombros: Vai a outro concessionário pois essa resposta é inaceitável!
Um grande abraço
Hans / João


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 12, 2007 7:44 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 12:03 pm
Mensagens: 1973
Localização: Maia
Boas,

Nuno, exprimenta andar sem top-case, com as mesmas caracteristicas de suspensão. A top-case pode provocar esses abanões.
Na minha LT também sinto o mesmo a velocidades interditas e tenho tentado efectuar afinações na suspenção, mas ainda não encontrei a solução. Ou melhor a solução foi andar com carga e pendura parecia que estava em carris:surpresa:

_________________
http://www.TickerFactory.com/
[font=Franklin Gothic Medium][color=#4169e1]Paulo Oliveira
[/color]BMW F800GS[/font]BMW F650GS Twin
BMW K1200LT
BMW R1150RT
BMW R1100RT
Yamaha XJ900S
Maia


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 12, 2007 7:56 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 10, 2006 4:55 pm
Mensagens: 900
Localização: Sintra
Já tenho tido muitas vezes esta conversa com o Nuno... as nossas motas foram compradas na mesma altura, e a minha só difere em duas coisas:

1 - Não tem ESA

2 - Tem pneus Metzeler

A minha mota nunca levantou, nem vibrou mesmo ao máximo a 230 (marcados) e com a TopCase em cima...

Será da marca dos pneus (ele tem Bridgestone) ou o problema residirá em algum defeito do ESA?

Acho que o Rui Barbosa na sua antiga RT adorava o ESA e nunca teve nenhum problema...

Ficam estes pontos para a discussão

Abraço

_________________
Komandante

Vivam as mulheres rápidas e as motos bonitas :lol:

http://komandante.hi5.com

http://www.hadocs.com

[email="j_torpedo@hotmail.com"]j_torpedo@hotmail.com[/email]

http://www.facebook.com/profile.php?v=feed&story_fbid=196891583146&id=1224416958#/profile.php?ref=profile&id=729308177


BMW R1200 RT
SINTRA


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 12, 2007 10:57 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quinta fev 22, 2007 11:13 pm
Mensagens: 700
Localização: Porto
Ora bem... confesso k não sendo um fanático das velocidades raramente ando acima de 180, e principalmente num país onde o civismo é para muitos automobilistas e utentes de AEs provavelmente um "animal marinho"... :smile:

Daí te digo que das duas vezes que subi a barreira dos 200 na RT n senti a roda no ar mas tb n me senti tão seguro como na BUSA, que foi mesmo feita para os dar... senti-me inseguro e daí prefiro manter-me a velocidades mais moderadas

Tudo o k aqui foi dito é verdade, Topcase aumenta imenso resistência, peso de pendura e malas ajudam a "colar mota ao asfalto", o ESA em Sport torna a suspensão mais dura e mais estável, e até o vento... experimenta subir o marão num dia de ventania de gás... lá já vi motas a levantar 2... sim 2 rodas do chão com rabanada de vento (Honda Deauvile com 2 pessoas).

Os pneus concerteza fazem uma grande diferença. mas eu pessoalmente noto-a mais em segurança em curva, travagens ou piso humido que propriamente na estabilidade da frente... Sou um fã incondicional dos Continental Road-Attack, embora os Metzeler Roadtec Z6 tb n sejam maus. Bridgestone DETESTO... todos os pares q tive estava ansioso por me ver livre deles.

Não sei que mais te diga... experimenta fazer essa mesma condução nessas mesmas condições numa RT com ESA de um amigo e se der o mesmo resultado, então é mesmo da condução, caso contrario vai ao teu concessionario e exige que te verifiquem suspensões e ESA...


espero ter ajudado... :wacko:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mar 13, 2007 1:02 am 
Desligado
Iniciante

Registado: domingo jun 04, 2006 1:46 am
Mensagens: 292
Localização: Portugal
Tb eu não sou um amante de velocidades "fast & furious"...

Mas não sou nenhum santinho pelo que os 200 já passei e ultrapassei algumas (mt poucas) vezes e nunca notei nenhum oscilar da frente, nem nestas condições:

- Sozinho (apesar de eu pesar +105Kg :blink: )
- Top Case com bagagem
- Vento (bastante na A3)

É certo que a suspensão estava em "sport" (tenho ESA), regulada no entanto para Passageiro + Carga... sim que eu valho pelos 2 itens. :bigsmile:

Portantos... testa a regulação da pré-carga para 2 ocupantes + carga, em Sport, e verifica a pressão de ambos os pneus... a Marca não me parece ser relevante aqui, pois estamos a falar de leveza e não "escorreganço"...

Se se mantiver, o melhor é mesmo fazer o que diz o Hans: mudar de concessionário!

Um abraço.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 19, 2007 2:18 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: sexta ago 04, 2006 4:43 pm
Mensagens: 83
Localização: Sintra
Pois é! Mesmo andando nas calmas, é má ideia sentir que algo pode estar denificado, e que nos compromete a segurança.

Este fds, juntamente com uns amigos, fomos até Mourão, e como levei pendura, resolvi fazer um teste....tirando um pouco de ar á roda da frente. O resultado foi melhor do que estava á espera, a mota, não varejou a mais de 200Km/h, nem mesmo parecia estar no flutuar.
Levei as malas laterais e a top case, e não tive qq problema!
Vamos ver se assim assim mantêm...
Obrigado a todos pela participação e pelo esclarecimento da dúvida...

Um abraço e até breve!
Nuno Pinto Basto

_________________
"Ride Safe For Fun"


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 19, 2007 11:04 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: domingo jun 04, 2006 1:46 am
Mensagens: 292
Localização: Portugal
Bem,

estava eu muito bem a mandar "filete" neste tópico sobre o ESA, e não é que o meu avariou??? :confundido:

Quer dizer... a menina ainda está no (excelente) doutor para fazer análises (no Dr. Bruno :lingua: na clínica AS Motorrad)... mas garanto-vos que foi um dos maiores sustos que já apanhei a andar de mota:

À ida para a Motorrad no Sábado, notei uma pequenina instabilidade, mas nada de mais, até porque estava vento e não íamos propriamente devagar.
Agora no regresso, é que foi o bom e o bonito... como a instabilidade aumentou, decidi rodar um pouco mais devagar obviamente, mas na saída para Cruz, a cerca de 130Km/h, "aponto" para a saída, onde já estava o meu "asa", e à primeira travagem mais forte para reduzir... aí vai égua... abrando a força no travão, travo com o de trás, volto a apertar a manete e pimba mais uma égua... isto mais 2 ou 3 vezes até eu abrandar o suficiente para fazer a curva da saída em segurança... fiquei praí a 50cm da traseira da mota dele...

Dps da portagem, para testar, coloquei o ESA em 2 ocupantes com o modo "Sport" e nicles... macia como uma almofada de penas.

Por isso meus amigos... mt cuidado com as velocidades, que quando é para avariar as nossas meninas podem mt bem por o nosso pescoço em risco... como foi o meu caso.:wacko: :wacko: :wacko:

Agora aguardo com (muita) ansiedade o veredicto do doutor... a ver o que me espera.. a mim e a ela.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 19, 2007 11:49 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 12:03 pm
Mensagens: 1973
Localização: Maia
Adfc Escreveu:
Bem,

estava eu muito bem a mandar "filete" neste tópico sobre o ESA, e não é que o meu avariou??? :confundido:

Quer dizer... a menina ainda está no (excelente) doutor para fazer análises (no Dr. Bruno :lingua: na clínica AS Motorrad)... mas garanto-vos que foi um dos maiores sustos que já apanhei a andar de mota:

À ida para a Motorrad no Sábado, notei uma pequenina instabilidade, mas nada de mais, até porque estava vento e não íamos propriamente devagar.
Agora no regresso, é que foi o bom e o bonito... como a instabilidade aumentou, decidi rodar um pouco mais devagar obviamente, mas na saída para Cruz, a cerca de 130Km/h, "aponto" para a saída, onde já estava o meu "asa", e à primeira travagem mais forte para reduzir... aí vai égua... abrando a força no travão, travo com o de trás, volto a apertar a manete e pimba mais uma égua... isto mais 2 ou 3 vezes até eu abrandar o suficiente para fazer a curva da saída em segurança... fiquei praí a 50cm da traseira da mota dele...

Dps da portagem, para testar, coloquei o ESA em 2 ocupantes com o modo "Sport" e nicles... macia como uma almofada de penas.

Por isso meus amigos... mt cuidado com as velocidades, que quando é para avariar as nossas meninas podem mt bem por o nosso pescoço em risco... como foi o meu caso.:wacko: :wacko: :wacko:

Agora aguardo com (muita) ansiedade o veredicto do doutor... a ver o que me espera.. a mim e a ela.



Sabes se esse problema já aconteceu em mais alguma moto?

É que parece-me grave, digo eu que não percebo nada disto:wacko: :wacko: :wacko:

_________________
http://www.TickerFactory.com/
[font=Franklin Gothic Medium][color=#4169e1]Paulo Oliveira
[/color]BMW F800GS[/font]BMW F650GS Twin
BMW K1200LT
BMW R1150RT
BMW R1100RT
Yamaha XJ900S
Maia


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mar 20, 2007 12:32 am 
Desligado
Iniciante

Registado: domingo jun 04, 2006 1:46 am
Mensagens: 292
Localização: Portugal
Paulo,

tb a mim me parece grave... mas o Rui Paraty, não se lembra de nada assim... a ver se o Bruno se lembra...

Eu vou dando notícias.

Inté.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mar 20, 2007 1:06 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça abr 25, 2006 10:28 pm
Mensagens: 915
Localização: Foros de Amora (Seixal)
Adfc Escreveu:
Bem,

estava eu muito bem a mandar "filete" neste tópico sobre o ESA, e não é que o meu avariou??? :confundido:

Quer dizer... a menina ainda está no (excelente) doutor para fazer análises (no Dr. Bruno :lingua: na clínica AS Motorrad)... mas garanto-vos que foi um dos maiores sustos que já apanhei a andar de mota:

À ida para a Motorrad no Sábado, notei uma pequenina instabilidade, mas nada de mais, até porque estava vento e não íamos propriamente devagar.
Agora no regresso, é que foi o bom e o bonito... como a instabilidade aumentou, decidi rodar um pouco mais devagar obviamente, mas na saída para Cruz, a cerca de 130Km/h, "aponto" para a saída, onde já estava o meu "asa", e à primeira travagem mais forte para reduzir... aí vai égua... abrando a força no travão, travo com o de trás, volto a apertar a manete e pimba mais uma égua... isto mais 2 ou 3 vezes até eu abrandar o suficiente para fazer a curva da saída em segurança... fiquei praí a 50cm da traseira da mota dele...

Dps da portagem, para testar, coloquei o ESA em 2 ocupantes com o modo "Sport" e nicles... macia como uma almofada de penas.

Por isso meus amigos... mt cuidado com as velocidades, que quando é para avariar as nossas meninas podem mt bem por o nosso pescoço em risco... como foi o meu caso.:wacko: :wacko: :wacko:

Agora aguardo com (muita) ansiedade o veredicto do doutor... a ver o que me espera.. a mim e a ela.


E eu até estava um pouco triste por a minha RT1200 ter tudo que é possível ter ... menos o ESA.

Depois da mensagem do Adfc já estou novamente contente, não é que Deus escreve mesmo direito por linhas tortas?

Espero que uma coisa daquelas não aconteça a mais ninguém.

É muito bom que o pessoal vá partilhando aqui, as boas e menos boas experiências.

Um abraço

_________________
J.Albuquerque
NOVA R1200RT de 2010

BMW R90S [SIZE="1"]de 1975[/SIZE]
'' ''' '' R60/5 [SIZE="1"]de 1972[/SIZE]
'' ''' '' R25/3 [SIZE="1"]de 1955[/SIZE]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mar 20, 2007 1:08 am 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Mensagens: 1736
Localização: Santarém, mas sou do PORTO com enorme honra!
:surpresa: :surpresa: :embaraço: :embaraço:
Que coisa estranha ... e perigosa!:mad2:
Bem bastam os nossos erros ... agora quando as nossas montadas nos pregam partidas destas, como é que vamos poder andar confiantes ???:embaraço:
,,,
A minha uma vez pregou-me uma partida, mas de carácter diferente, e eu andei sem confiança nela um bom par de kms ...
Agora tem andado porreira!
,,,
O problema é se um dia uma coisinha deste género nos faz virar o boneco...:embaraço:
Valham-nos São Bruno!!!:huh:
,,,
Hans


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mar 20, 2007 1:23 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 10, 2006 4:55 pm
Mensagens: 900
Localização: Sintra
Eu já tinha também ouvido uma história parecida com uma RT das primeiras a chegar a Portugal com ESA.

Just in case a minha também não tem, e nunca tive nenhum problema, é só mexer na mola quando levo mais carga e está sempre bem.

Abraço

_________________
Komandante

Vivam as mulheres rápidas e as motos bonitas :lol:

http://komandante.hi5.com

http://www.hadocs.com

[email="j_torpedo@hotmail.com"]j_torpedo@hotmail.com[/email]

http://www.facebook.com/profile.php?v=feed&story_fbid=196891583146&id=1224416958#/profile.php?ref=profile&id=729308177


BMW R1200 RT
SINTRA


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mar 20, 2007 2:02 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quinta fev 22, 2007 11:13 pm
Mensagens: 700
Localização: Porto
Bolas... que chatisse.

Nunca ouvi tal, ja tenho lido muito pelos diversos foruns mundo fora e nunca ouvi de problemas no ESA! :blink:

Para ja ando satisfeitissimo com o meu, acho-o o "ovo de colombo" da BMW mas como tudo nas nossas motas, e' apenas mecanica e electronica e ambas sao sempre faliveis...

Porque me tento lembrar sempre do que possa correr mal, tendo a andar aquem dos meus limites, mas coisas destas podem levar-nos ao chao ate quase parados.

Boa sorte na resolucao disso e da noticias!


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: ??? !!! ???
MensagemEnviado: terça mar 20, 2007 9:55 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: domingo jun 04, 2006 1:46 am
Mensagens: 292
Localização: Portugal
Bem, querem saber a melhor?

O Dr. Bruno diz que o ESA tá perfeito, bem como os travões e a suspensão... ou seja, ou foi factor externo (estrada, vento) ou foi interno, vulgo o piloto.

Ora a estrada é a A3 que já conheço como a palma da minha mão... interna tb não pq no evento na motorrad não bebi... :lingua:

O pneu traseiro ter só 300Kms não tem nada a ver, confirmado pelo Bruno... portantos não chegamos conclusão nenhuma.

Ah... e pelos vistos, uma RT fazer éguas não é nada de extraordinário.:confundido:

Por isso... não sei que vos diga... que a menina não tá igual a antes do FDS não está... mas o Dr. diz que tá normal... portantos vou acatar a decisão do médico pois confio bastante nele.
E vou andar pianinho nos próximos tempos...

Mas que isto me deixou abalado deixou... vou demorar umas semaninhas até voltar a confiar na minha menina... ai vou vou... é que isto das nossas meninas nos assustarem deixa marcas.

Um abraço.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal