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RT 1200 c/ ESA http://bmwcklt.org/forum/viewtopic.php?f=32&t=992 |
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Autor: | Nuno Pinto Basto [ segunda mar 12, 2007 5:14 pm ] |
Assunto da Mensagem: | RT 1200 c/ ESA |
Olá a Todos!:bigsmile: Esporadicamente tenho tido umas dúvidas na minha RT...e que o concessionário não me sabe responder.... Geralmente tenho conseguido descobrir tudo, mas esta, está-me a dar cabo da cabeça e qualquer dia, vai dar-me cabo de qualquer coisa mais... Ás vezes, quando estico uma 3ª ou 4ª, a mota levanta a roda da frente (calma, não ando a provocar cavalinhos, nem nada que se pareça...) Quando vou por exemplo a 200 ou 210, e apanho um pouco mais de vento, a frente abana bastante, e dá a sensação que levanta.... A sensação é ás vezes aterradora!(...tb pode ser falta de maozinhas...) Estive a ver, e não dá para colocar mais carga na suspensão, pois como a mota tem ESA, a selecção da carga é automática consoante a selecção que faço. Tem alguém a cura para isto? Já vos aconteceu? No concessionário, só sabem encolher ombros! Parece que é uma dúvida que não tem resposta, ou parva, por não haver ninguém a colocar a mesma...já parece quando me apareceu água dentro dos piscas...só faltou perguntarem se eu tinha andado com uma seringa a atirar para lá a água...enfim... Obrigado. Um abraço a Todos. |
Autor: | Hans Freitass [ segunda mar 12, 2007 6:26 pm ] |
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Olá Nuno Não sendo um técnico, apenas e tão somente um utilizador, ainda assim fica aí com a m/opinião: 1.Levantar a roda: Também já me aconteceu sem querer. É relativamente fácil quando se acelera forte e se larga a embraiagem de repente ... a mota tem bastantes cavalos ... 2.Roda da frente inconsistente e a abanar:Também passei por isso, logo na viagem inaugural, fiquei todo f...ido ! Afinal era muito simples, tinha ar a mais nos pneus (avaria do manómetro do compressor que tinha dado ar para os pneus). Ainda sobre isto arrisco ainda dizer-te que deves regular o ESA para SPORT quando andares a essa velocidade, ou NORMAL, onde também já tenho navegado bem depressa sem problemas. 3.Encolher de ombros: Vai a outro concessionário pois essa resposta é inaceitável! Um grande abraço Hans / João |
Autor: | Paulo Oliveira [ segunda mar 12, 2007 7:44 pm ] |
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Boas, Nuno, exprimenta andar sem top-case, com as mesmas caracteristicas de suspensão. A top-case pode provocar esses abanões. Na minha LT também sinto o mesmo a velocidades interditas e tenho tentado efectuar afinações na suspenção, mas ainda não encontrei a solução. Ou melhor a solução foi andar com carga e pendura parecia que estava em carris:surpresa: |
Autor: | Sergio Resende [ segunda mar 12, 2007 7:56 pm ] |
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Já tenho tido muitas vezes esta conversa com o Nuno... as nossas motas foram compradas na mesma altura, e a minha só difere em duas coisas: 1 - Não tem ESA 2 - Tem pneus Metzeler A minha mota nunca levantou, nem vibrou mesmo ao máximo a 230 (marcados) e com a TopCase em cima... Será da marca dos pneus (ele tem Bridgestone) ou o problema residirá em algum defeito do ESA? Acho que o Rui Barbosa na sua antiga RT adorava o ESA e nunca teve nenhum problema... Ficam estes pontos para a discussão Abraço |
Autor: | Pedro Cabral [ segunda mar 12, 2007 10:57 pm ] |
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Ora bem... confesso k não sendo um fanático das velocidades raramente ando acima de 180, e principalmente num país onde o civismo é para muitos automobilistas e utentes de AEs provavelmente um "animal marinho"... ![]() Daí te digo que das duas vezes que subi a barreira dos 200 na RT n senti a roda no ar mas tb n me senti tão seguro como na BUSA, que foi mesmo feita para os dar... senti-me inseguro e daí prefiro manter-me a velocidades mais moderadas Tudo o k aqui foi dito é verdade, Topcase aumenta imenso resistência, peso de pendura e malas ajudam a "colar mota ao asfalto", o ESA em Sport torna a suspensão mais dura e mais estável, e até o vento... experimenta subir o marão num dia de ventania de gás... lá já vi motas a levantar 2... sim 2 rodas do chão com rabanada de vento (Honda Deauvile com 2 pessoas). Os pneus concerteza fazem uma grande diferença. mas eu pessoalmente noto-a mais em segurança em curva, travagens ou piso humido que propriamente na estabilidade da frente... Sou um fã incondicional dos Continental Road-Attack, embora os Metzeler Roadtec Z6 tb n sejam maus. Bridgestone DETESTO... todos os pares q tive estava ansioso por me ver livre deles. Não sei que mais te diga... experimenta fazer essa mesma condução nessas mesmas condições numa RT com ESA de um amigo e se der o mesmo resultado, então é mesmo da condução, caso contrario vai ao teu concessionario e exige que te verifiquem suspensões e ESA... espero ter ajudado... ![]() |
Autor: | Adfc [ terça mar 13, 2007 1:02 am ] |
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Tb eu não sou um amante de velocidades "fast & furious"... Mas não sou nenhum santinho pelo que os 200 já passei e ultrapassei algumas (mt poucas) vezes e nunca notei nenhum oscilar da frente, nem nestas condições: - Sozinho (apesar de eu pesar +105Kg ![]() - Top Case com bagagem - Vento (bastante na A3) É certo que a suspensão estava em "sport" (tenho ESA), regulada no entanto para Passageiro + Carga... sim que eu valho pelos 2 itens. ![]() Portantos... testa a regulação da pré-carga para 2 ocupantes + carga, em Sport, e verifica a pressão de ambos os pneus... a Marca não me parece ser relevante aqui, pois estamos a falar de leveza e não "escorreganço"... Se se mantiver, o melhor é mesmo fazer o que diz o Hans: mudar de concessionário! Um abraço. |
Autor: | Nuno Pinto Basto [ segunda mar 19, 2007 2:18 pm ] |
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Pois é! Mesmo andando nas calmas, é má ideia sentir que algo pode estar denificado, e que nos compromete a segurança. Este fds, juntamente com uns amigos, fomos até Mourão, e como levei pendura, resolvi fazer um teste....tirando um pouco de ar á roda da frente. O resultado foi melhor do que estava á espera, a mota, não varejou a mais de 200Km/h, nem mesmo parecia estar no flutuar. Levei as malas laterais e a top case, e não tive qq problema! Vamos ver se assim assim mantêm... Obrigado a todos pela participação e pelo esclarecimento da dúvida... Um abraço e até breve! Nuno Pinto Basto |
Autor: | Adfc [ segunda mar 19, 2007 11:04 pm ] |
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Bem, estava eu muito bem a mandar "filete" neste tópico sobre o ESA, e não é que o meu avariou??? ![]() Quer dizer... a menina ainda está no (excelente) doutor para fazer análises (no Dr. Bruno ![]() À ida para a Motorrad no Sábado, notei uma pequenina instabilidade, mas nada de mais, até porque estava vento e não íamos propriamente devagar. Agora no regresso, é que foi o bom e o bonito... como a instabilidade aumentou, decidi rodar um pouco mais devagar obviamente, mas na saída para Cruz, a cerca de 130Km/h, "aponto" para a saída, onde já estava o meu "asa", e à primeira travagem mais forte para reduzir... aí vai égua... abrando a força no travão, travo com o de trás, volto a apertar a manete e pimba mais uma égua... isto mais 2 ou 3 vezes até eu abrandar o suficiente para fazer a curva da saída em segurança... fiquei praí a 50cm da traseira da mota dele... Dps da portagem, para testar, coloquei o ESA em 2 ocupantes com o modo "Sport" e nicles... macia como uma almofada de penas. Por isso meus amigos... mt cuidado com as velocidades, que quando é para avariar as nossas meninas podem mt bem por o nosso pescoço em risco... como foi o meu caso. ![]() ![]() ![]() Agora aguardo com (muita) ansiedade o veredicto do doutor... a ver o que me espera.. a mim e a ela. |
Autor: | Paulo Oliveira [ segunda mar 19, 2007 11:49 pm ] |
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Adfc Escreveu: Bem, estava eu muito bem a mandar "filete" neste tópico sobre o ESA, e não é que o meu avariou??? ![]() Quer dizer... a menina ainda está no (excelente) doutor para fazer análises (no Dr. Bruno ![]() À ida para a Motorrad no Sábado, notei uma pequenina instabilidade, mas nada de mais, até porque estava vento e não íamos propriamente devagar. Agora no regresso, é que foi o bom e o bonito... como a instabilidade aumentou, decidi rodar um pouco mais devagar obviamente, mas na saída para Cruz, a cerca de 130Km/h, "aponto" para a saída, onde já estava o meu "asa", e à primeira travagem mais forte para reduzir... aí vai égua... abrando a força no travão, travo com o de trás, volto a apertar a manete e pimba mais uma égua... isto mais 2 ou 3 vezes até eu abrandar o suficiente para fazer a curva da saída em segurança... fiquei praí a 50cm da traseira da mota dele... Dps da portagem, para testar, coloquei o ESA em 2 ocupantes com o modo "Sport" e nicles... macia como uma almofada de penas. Por isso meus amigos... mt cuidado com as velocidades, que quando é para avariar as nossas meninas podem mt bem por o nosso pescoço em risco... como foi o meu caso. ![]() ![]() ![]() Agora aguardo com (muita) ansiedade o veredicto do doutor... a ver o que me espera.. a mim e a ela. Sabes se esse problema já aconteceu em mais alguma moto? É que parece-me grave, digo eu que não percebo nada disto:wacko: ![]() ![]() |
Autor: | Adfc [ terça mar 20, 2007 12:32 am ] |
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Paulo, tb a mim me parece grave... mas o Rui Paraty, não se lembra de nada assim... a ver se o Bruno se lembra... Eu vou dando notícias. Inté. |
Autor: | Alby [ terça mar 20, 2007 1:06 am ] |
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Adfc Escreveu: Bem, estava eu muito bem a mandar "filete" neste tópico sobre o ESA, e não é que o meu avariou??? ![]() Quer dizer... a menina ainda está no (excelente) doutor para fazer análises (no Dr. Bruno ![]() À ida para a Motorrad no Sábado, notei uma pequenina instabilidade, mas nada de mais, até porque estava vento e não íamos propriamente devagar. Agora no regresso, é que foi o bom e o bonito... como a instabilidade aumentou, decidi rodar um pouco mais devagar obviamente, mas na saída para Cruz, a cerca de 130Km/h, "aponto" para a saída, onde já estava o meu "asa", e à primeira travagem mais forte para reduzir... aí vai égua... abrando a força no travão, travo com o de trás, volto a apertar a manete e pimba mais uma égua... isto mais 2 ou 3 vezes até eu abrandar o suficiente para fazer a curva da saída em segurança... fiquei praí a 50cm da traseira da mota dele... Dps da portagem, para testar, coloquei o ESA em 2 ocupantes com o modo "Sport" e nicles... macia como uma almofada de penas. Por isso meus amigos... mt cuidado com as velocidades, que quando é para avariar as nossas meninas podem mt bem por o nosso pescoço em risco... como foi o meu caso. ![]() ![]() ![]() Agora aguardo com (muita) ansiedade o veredicto do doutor... a ver o que me espera.. a mim e a ela. E eu até estava um pouco triste por a minha RT1200 ter tudo que é possível ter ... menos o ESA. Depois da mensagem do Adfc já estou novamente contente, não é que Deus escreve mesmo direito por linhas tortas? Espero que uma coisa daquelas não aconteça a mais ninguém. É muito bom que o pessoal vá partilhando aqui, as boas e menos boas experiências. Um abraço |
Autor: | Hans Freitass [ terça mar 20, 2007 1:08 am ] |
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![]() ![]() ![]() ![]() Que coisa estranha ... e perigosa!:mad2: Bem bastam os nossos erros ... agora quando as nossas montadas nos pregam partidas destas, como é que vamos poder andar confiantes ???:embaraço: ,,, A minha uma vez pregou-me uma partida, mas de carácter diferente, e eu andei sem confiança nela um bom par de kms ... Agora tem andado porreira! ,,, O problema é se um dia uma coisinha deste género nos faz virar o boneco... ![]() Valham-nos São Bruno!!!:huh: ,,, Hans |
Autor: | Sergio Resende [ terça mar 20, 2007 1:23 am ] |
Assunto da Mensagem: | |
Eu já tinha também ouvido uma história parecida com uma RT das primeiras a chegar a Portugal com ESA. Just in case a minha também não tem, e nunca tive nenhum problema, é só mexer na mola quando levo mais carga e está sempre bem. Abraço |
Autor: | Pedro Cabral [ terça mar 20, 2007 2:02 pm ] |
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Bolas... que chatisse. Nunca ouvi tal, ja tenho lido muito pelos diversos foruns mundo fora e nunca ouvi de problemas no ESA! ![]() Para ja ando satisfeitissimo com o meu, acho-o o "ovo de colombo" da BMW mas como tudo nas nossas motas, e' apenas mecanica e electronica e ambas sao sempre faliveis... Porque me tento lembrar sempre do que possa correr mal, tendo a andar aquem dos meus limites, mas coisas destas podem levar-nos ao chao ate quase parados. Boa sorte na resolucao disso e da noticias! |
Autor: | Adfc [ terça mar 20, 2007 9:55 pm ] |
Assunto da Mensagem: | ??? !!! ??? |
Bem, querem saber a melhor? O Dr. Bruno diz que o ESA tá perfeito, bem como os travões e a suspensão... ou seja, ou foi factor externo (estrada, vento) ou foi interno, vulgo o piloto. Ora a estrada é a A3 que já conheço como a palma da minha mão... interna tb não pq no evento na motorrad não bebi... ![]() O pneu traseiro ter só 300Kms não tem nada a ver, confirmado pelo Bruno... portantos não chegamos conclusão nenhuma. Ah... e pelos vistos, uma RT fazer éguas não é nada de extraordinário. ![]() Por isso... não sei que vos diga... que a menina não tá igual a antes do FDS não está... mas o Dr. diz que tá normal... portantos vou acatar a decisão do médico pois confio bastante nele. E vou andar pianinho nos próximos tempos... Mas que isto me deixou abalado deixou... vou demorar umas semaninhas até voltar a confiar na minha menina... ai vou vou... é que isto das nossas meninas nos assustarem deixa marcas. Um abraço. |
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