obelix_xxi Escreveu:
Pois eu tenho um péssima impressão do GPS...
Quando levei o baile da PAN até Jerez na minha 1150, o GPS praticamente desapareceu...

bem sei que foi sempre em velocidades proibitivas (ainda esta hora "nuestros hermanos" com o flash devem perguntar: Mira, una RT e uma Pan? dupla dinâmica!:wacko:

), mas a partir dessa altura q o GPS para mim levou com a cruzinha em cima...
E em tempos, vi por aki um quadro explicativo das viscosidades vs temperaturas e para um básico como eu, a viscosidade do GPS não me pareceu muito adequada....

Pois a 1150 (e eu tb tive uma) assim que se lhe abriam as goelas, para lá dos 140km, gastava mesmo óleo... a minha com a idade foi melhorando, mas imagino que para acompanhar uma Pan deves ter andado com ela sempre nos limites, isso explica o consumo de óleo nesse caso.
Provavelmente nas mesmas circustâncias com o GP teria igualmente consumido bastante, resistindo apenas mais nas altas temperaturas... mas atenção que se andasses em temperaturas mais baixas o GPS seria melhor.
Na realidade como temos um clima temperado, com alguns dias apenas de muito calor, e outros de mais frio, quer um quer outro safam-se, com outras temperaturas provavelmente teria de se fazer opções.
Ainda assim um óleo sintético é tecnologicamente mais avançado que um mineral, penso eu de que...mas estou aqui para aprender... se alguém explicar isto melhor.
Abraço,