Data/Hora: quinta jun 19, 2025 7:32 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: OPTIMATE 4
MensagemEnviado: terça set 28, 2010 8:45 am 
Desligado
Rookie

Registado: quarta abr 09, 2008 2:01 pm
carissimos,
gostava de saber se alguém tem a mota sempre ligada a este carregador de bateria. Tenho-o há mais de um ano e sempre que paro a mota e sei que no dia seguinte não vou andar, toca de ligar o bicho.
De há uns tempos para cá tenho notado que de vez em quando ao ligar a mota, mesmo depois de ligado ao Optimate, ela parece que falha a bateria fazendo um barulho e colocando inclusivé o relógio a 0:00. Ontem, depois de uma semana sem andar nela (eu sei, um sacrilégio...) mas sempre ligada ao carregador, vou para a ligar...nada. Liguei novamente o carregador 1 minuto, desliguei-o e voilá, voltou à vida. Fui para o trabalho, uns 6 kms, voltei a casa à hora de almoço, tudo ok. Quando saio ao fim da tarde, mota novamente sem arrancar. Foram-me levar o Optimate, ligar 1 minuto, mota a trabalhar sem problemas.

Sei que em distâncias tão pequenas não é suposto carregar a bateria e nem sei quanto tempo ela tem, mas não era suposto o carregador tratar dela com carinho?

Faço mal em ter a mota sempre ligada quando não ando?

Mota em questão: 1150GS de 2000

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 28, 2010 8:58 pm 
Desligado
Rookie

Registado: sexta mar 14, 2008 10:05 pm
Boa tarde

Nuno

Eu tb. tenho o Optimate 4. Mas só o ligo quando já estou à muito tempo sem andar e deixo sempre ligado até a proxima saída e não tenho nada a dizer.

A bateria é a de origem que vinha na mota. (Abril 2006)

Abraço.

Suzuki RV90
Varadero

....ir "devagar" para vir nas "calmas"...

:smile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 29, 2010 12:16 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Nuno,

O comportamento dessa bateria é deveras estranho. O Optimate está concebido para ser totalmente automático, isto é, pode (e deve!) ser deixado ligado em permanência. "Sabe" detectar quando a bateria está carregada e desliga automaticamente. Liga e desliga de forma a manter sempre a carga no máximo. Se a bateria estiver OK e o carregador também, nenhum mal (antes pelo contrário) deverá acontecer à bateria.

Um minuto é um tempo insuficiente para o Optimate passar alguma carga significativa à bateria.... não faz sentido que a bateria se comporte de forma diferente antes e depois de "carregar" 1 (!) minuto. Quanto tempo de vida tem a bateria?

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta set 30, 2010 2:25 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Antes de duvidares do carregador, avalia o estado das ligações.
Com a mota a trabalhar mexe nos cabos da bateria, das ligações à massa, da ignição e dos diversos interruptores (descanço, pedal das mudanças, etc), e nota se há alterações.
Experimenta reapertar todas as que tenhas acesso e verificar o estado das junções.
Muitas vezes é por aí que se encontram as razões do mau funcionamento.
Se estiver tudo bem duvida da bateria.
O carregador será o menos provável.
Também tenho um Optimate 4. Só o ligo se a mota ficar parada mais de 15 dias.

ADVirtam-se
Legasea

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta set 30, 2010 8:51 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quarta abr 09, 2008 2:01 pm
Obrigado pela ajuda.

Realmente também tenho ideia desse funcionamento do Optimate. Provavelmente a bateria não estaria já nas melhores condições quando a comprei, há 15000kms atrás, mas por outro lado é estranho que, se estava mesmo em mau estado que nem o Opt a recupera, tenha aguentado tanto tempo.

Das ligações não me parece, primeiro porque há uns tempos atrás foi arranjada por causa do problema comum dos fios curtos do canhão, que leva a que estes partam, depois porque é efectivamente depois de desligar o OPT e voltar a ligá-lo 1 minuto que esta recupera...sem a mexer de lugar.

Amanhã levo-a ao dr e depois digo qual o problema.

NUNO

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 11, 2010 11:21 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: sexta ago 06, 2010 1:47 pm
Boas,
Noto que a bateria da minha R 1100 RT também "custa" um bocadinho a arrancar.
Estou a ponderar comprar um desses Optimate, mas já agora sabem-me dizer onde se pode comprar na zona do Porto e quais os valores que isso ronda?

Alguém já experimentou os carregadores da BC (Baterry Charger)?

Obrigado pela vossa ajuda.

Nuno SS

BMW R 1100 RT 98

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 12, 2010 8:26 am 
Desligado
Experiente

Nuno SS Escreveu:
Boas,
Noto que a bateria da minha R 1100 RT também "custa" um bocadinho a arrancar.
Estou a ponderar comprar um desses Optimate, mas já agora sabem-me dizer onde se pode comprar na zona do Porto e quais os valores que isso ronda?

Julgo que encontras facilmente numa casa que tenha uma boa secção de acessórios (Antero, as casas da Rua de Camões), mas podes dar uma ligadela antes, para evitares ir em vão. Se gostares de comprar online (eu gosto, evita-se perdas de tempo), podes tentar aqui:

http://www.centrocomercial.aie.pt/detalhe.asp?id=781 (que te dará uma ideia do preço)

O LIDL vende um carregador de baterias de marca branca (Tronic, ou coisa que o valha) que custa menos de metade do preço do Optimate 4. Tenho um e nas oportunidades em que dele precisei, fez tudo o que foi preciso!

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 26, 2010 1:46 pm 
Desligado
Experiente

Para quem tenha interesse, a cadeia de supermercados LIDL está a vender, na próxima segunda-feira, 1 de Novembro, um carregador de baterias de "marca branca" por 19,99€, similar ao modelo que uso e que sempre cumpriu a sua missão tão bem como um Optimate de marca "normal". Até lhe chamaram "Optimate" mas depois puseram-lhe o apelido "speed".... :lol:

É este bicharoco... http://www.lidl.pt/pt/home.nsf/pages/c.o.20101101.p.Carregador_de_Bateria

Imagem

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 26, 2010 2:04 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: sexta ago 06, 2010 1:47 pm
Curiosamente acabei por ficar com um Optimate 3 de um amigo, e já o coloquei a trabalhar...!

A bateria carregou durante um pouco e depois ficou a fazer manutenção.

Tudo ok...;)

Nuno SS

BMW R 1100 RT 98

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido