gwenplay Escreveu:
boa noite,
Está na altura de mudar o óleo da minha F 650 de 99 motor rotax.
Será que alguém me pode ajudar com esta tarefa.
Comprei um óleo Galp w10-40 "performa" no jumbo porque a diferênça de preço entre o Castrol w10-40 aconselhado pela Bmw e este Galp em promoção era realmente considerável.
Mas estou na duvida se será um bom óleo para a minha moto.
Alguém me sabe dizer se existe w10-40 para automóvel e w10-40 para moto, ou são uma e a mesma coisa??
Peço desculpa pela quantidade de perguntas, estou um pouco confuso. Cada mecânico tem a sua opinião e normalmente aconselham a marca com que trabalham....
Ui... isto é uma questão quente e muito discutida por aí. Por vezes é difícil distinguir o que são artimanhas comerciais do que é realmente uma recomendação técnica que é necessário cumprir.
Os óleos para motos e para carros normalmente
NÃO SÃO iguais. A grande diferença tem a ver com o facto de nas motos o óleo do motor e da caixa de velocidades ser normalmente partilhado, enquanto que nos carros está em reservatórios separados. Nas motos, o óleo de lubrificação do motor degrada-se com o uso e pode afectar o bom funcionamento da embraiagem. O óleo para motos tem assim uma quantidade de aditivos que têm como objectivo a manutenção da qualidade do óleo, necessária ao perfeito funcionamento da embraiagem. O facto de os óleos para moto e carro não serem iguais não quer dizer que não se possa usar indistintamente um ou outro.
O meu procedimento de ouro é este. Consulto o manual do fabricante do motor. Há-de haver uma página com as especificações completas de óleo recomendado pelo fabricante.
É SÓ isto que é preciso respeitar. Tudo o resto é negócio. Quando a BMW recomenda Castrol, está a recomendar uma marca com quem tem um acordo comercial e portanto, de algum modo, algum lucro. A Honda vende óleo de marca Honda, mas como não é fabricante de lubrificantes, compra a uma determinada marca, põe-lhe o rótulo da marca e vende mais caro, com uma margem de lucro.
Sobre as especificações do óleo. É SÓ estas especificações que é preciso respeitar, independentemente da marca, mas é preciso ler com cuidado
TODAS as especificações, cumpri-las integralmente, e não apenas a graduação SAE.
Os óleos para motor têm várias especificações a cumprir. Por exemplo:
SAE 20W50 ou JASO MA 20W50 e API SF ou API SGSAE é uma certificação Americana, e JASO MA é uma certificação Japonesa, como se fosse uma ISO 9000... Para manter a certificação da SAE ou da JASO, a empresa fabricante do óleo deve seguir à risca vários procedimentos no intuito de assegurar a multiviscosidade do óleo.
20w50 indica que o motor trabalha a uma faixa temperatura externa de 20 a 50ºC (multiviscosidade).
API é outra certificação, SF indica a qualidade do óleo. Quanto maior a letra melhor a qualidade do óleo. Portanto SG é melhor que SF. Como nas motos a embraiagem é banhada a óleo, um óleo de uma qualidade muito superior, como o SM (é muitas vezes designado de energy saving) pode fazer patinar os discos da embraiagem. Não se deve utilizar óleo inferior ao SF, como por exemplo o SB.
Em conclusão: qualquer óleo que cumpra
TODAS (SAE, JASO, API) as especificações do fabricante do motor, independentemente da marca, é adequado para a nossa moto. O que eu faria era voltar ao Jumbo para verificar as especificações completas do tal óleo em promoção e ver se cumpre TODOS os requisitos do fabricante que estão escarrapachados no manual da moto. Se cumprir, vou em frente com total segurança e sem qualquer risco para o meu motor, poupando algum dinheiro em relação ao tal óleo "recomendado pela marca".
Espero não ter sido confuso e ter ajudado. Este é um tema onde se misturam frequentemente argumentos técnicos válidos e verdadeiros com muita "malandrice comercial" que à escala global é negócio que rende muitos milhões.
Zé Paulo.