Luí Escreveu:
É melhor teres cuidado porque a GS não raspa com os patins em estrada, só em terra e quando fica presa em valas tipo o Hugo na foto...
O barulho que houves é o descanso central e não dos patins.

Ai raspa raspa!!!
Já senti várias vezes o descanso central a raspar sobretudo com pendura e em zonas de depressões na estrada em que a suspensão tem tendência a comprimir e o descanso a abrir, mas já raspei algumas vezes com os patins com pendura (moto mais baixa por causa do peso), e mesmo sem pendura em rotundas também já raspei, sobretudo o do lado esquerdo, mas isso do lado tem mais a ver com a confiança a curvar.
Ontem houve 60 minutos Metzeler no circuito em braga e lá fui eu pela primeira vez com a minha GS para um circuito, destoava um pouco pois era só GSXR's e CBR's e afins, tudo motos de pista e lá no meio uma GS... pensei que iria ficar muito longe do andamento do resto do pessoal mas surpreendentemente só fui passado (várias vezes, diga-se) na recta da meta em que a GS colava-se aos 170/180 e as R's passavam sem qualquer problema os 200, em todo o resto do circuito as R's não só não conseguiam na maioria dos casos fugir como muitas vezes funcionaram como verdadeiro tampão não me deixando passar (diga-se que me falta a evolução do kit de unhas para conseguir passar alguém em curva em pista

).
Anyway, a GS portou-se muito bem durante umas 12 voltas julgo eu até numa curva fechada à esquerda ter fugido a traseira, ali viu-se a diferença entre ir para a pista com uns metzeler tourance ou com uns racetec... infelizmente a minha moto provou o sabor do asfalto, felizmente em circuito, o que ajudou a que não houvesse consequências graves para mim e espero que não demasiado dispendiosas para a montada que está agora na oficina.
Anyway posso dizer que ao fim da 3ª ou 4ªa volta havia 2 curvas (ambas para a esquerda) em que o patim raspava muitas vezes e de forma bem notória no chão, das primeiras vezes ainda me assustei e endireitava, depois era deixar ir, controlando o mais possível.
É impossível confundir o raspar do patim com o raspar do descanso pois o teu pé nota bem o que vai a raspar, afinal está bem em cima do patim. Também o barulho é bastante diferente, quando o descanso raspa sentes mais um bater que um raspar pois a mola do descanso puxa-o para cima, quando é o patim só deixa de raspar se endireitares a moto.

Agora é esperar o orçamento e reparação (guiador, contrapesos, tampa do motor do lado direito raspada a precisar de substituição, respectiva protecção e suportes laterais das malas...) e ir no próximo fds preparar a participação no LAL (isto se conseguir inscrever-me

) para um qualquer caminho offroad

.