Data/Hora: quarta set 03, 2025 10:45 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 52 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 07, 2006 12:34 am 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda out 23, 2006 2:48 pm
João Calado Escreveu:
É preciso atenção a essa coisa das octanas.
Eu, agora, já ando mais descansado, mas depois de a minha K1200LT ter furado um pistão
e na Baviera do Porto me terem explicado que foi por causa de ter utilizado gasolina s/ chumbo 95,:notrust:
não fiquei muito contente. :mad2:
http://www.comunidadek1200lt.com/forum/viewtopic.php?t=54&highlight=

Eu só fui "avisado" do facto depois dele acontecer.
Resolvi o problema mudando de marca em vez de mudar de gasolina e comprei
uma feiosa FJR1300 que ainda não me deu nenhum problema em 70 000 Km. :bigsmile:
E esta hein?

e não precisas de usar gasolina de 98 pois não...???

é preciso ter cuidado é com os concessionários, não com a gasolina

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 07, 2006 12:50 am 
Desligado
Admin.

Registado: sexta jan 27, 2006 10:48 pm
[color=#4d4d4d]Bom, estava equivocado quanto ao avanço automático da ignição, sistema que é exclusivo da R1200GS Adventure. No caso da tua moto existe uma alteração à centralina que permite que possas usar gasolina de 91 octanas, como podes ver por esta informação técnica da marca:

[font=Times New Roman][color=#000000][font=Verdana]
Citar:
[color=#4d4d4d][font=BMW Helvetica Light][font=Times New Roman][color=#000000][font=Verdana]The Adventure’s engine is the same as the R1150 GS, but in response to demand by round-the-world riders, it can now take regular petrol as well as unleaded. A optional coding plug for the engine management system ensures it can be safely operated with regular fuel (RON 91) without any risk of damage. [/font][/font][/color]
[/font][/color][/font][/font][/color]

Essa alteração é apenas para utilizares a tua moto com gasolina de baixa qualidade e com chumbo na maioria dos países africanos, por exemplo, e não para teres a possibilidade de colocar gasolina sem chumbo de 95 octanas aqui na Europa. Segundo as informações técnicas da BMW, a tua moto pode usar gasolina sem chumbo de 95 octanas sem nenhuma alteração à electrónica standard, por isso se estás a sentir problemas eles terão de ser resolvidos por um concessionário porque não podem ser normais.

[/color]

Luís Caetano Escreveu:
Aliás, não é nas LT's que o fabricante diz que o mínimo é 98?

A LT pode usar gasolina com um minimo de 95 octanas. As únicas LT's que têm de usar obrigatóriamente gasolina com 98 octanas sao os modelos de 1999 a 2003 que passaram a usar novas centralinas de forma a eliminar um hesitação sentida em acelaração, sob determinadas condições de temperatura e pressão atmosférica.

Nas motos de 1999 a 2002 poucos modelos sofreram essa alteração na centralina (intervenção cara e que foi motivo de alguns problemas relacionados com extinção da garantia).

Se a memória não me falha, a partir de 2002 as LT's passaram a vir com duas possibilidades de software pré-carregados, um principal e outro usado apenas caso o utilizador se queixasse da tal hesitação e que ao ser usado implicava a utilização de gasolina 98.

A partir da última geração do modelo o problema foi solucionado.

ex-K1200LT/2004
ex-K1200LT/2002
Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 07, 2006 1:02 am 
Desligado
Experiente

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
João Calado Escreveu:
É preciso atenção a essa coisa das octanas.
Eu, agora, já ando mais descansado, mas depois de a minha K1200LT ter furado um pistão
e na Baviera do Porto me terem explicado que foi por causa de ter utilizado gasolina s/ chumbo 95,:notrust:
não fiquei muito contente. :mad2:
http://www.comunidadek1200lt.com/forum/viewtopic.php?t=54&highlight=

Eu só fui "avisado" do facto depois dele acontecer.
Resolvi o problema mudando de marca em vez de mudar de gasolina e comprei
uma feiosa FJR1300 que ainda não me deu nenhum problema em 70 000 Km. :bigsmile:
E esta hein?

Pois... eu já tinha visto esse tópico, por isso é que ando atento a este tema!:notrust:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 07, 2006 1:13 am 
Desligado
Experiente

jdivision Escreveu:
[color=#4d4d4d]Bom, estava equivocado quanto ao avanço automático da ignição, sistema que é exclusivo da R1200GS Adventure. No caso da tua moto existe uma alteração à centralina que permite que possas usar gasolina de 91 octanas, como podes ver por esta informação técnica da marca:

Essa alteração é apenas para utilizares a tua moto com gasolina de baixa qualidade e com chumbo na maioria dos países africanos, por exemplo, e não para teres a possibilidade de colocar gasolina sem chumbo de 95 octanas aqui na Europa. Segundo as informações técnicas da BMW, a tua moto pode usar gasolina sem chumbo de 95 octanas sem nenhuma alteração à electrónica standard, por isso se estás a sentir problemas eles terão de ser resolvidos por um concessionário porque não podem ser normais.
[/color]

Eu referi esse chip que, basicamente, altera a centralina, porque sei que é opcional e exclusivo das 1150 ADV, visto que as 1150 normais não o têm e são na mesma consideradas all-round, ou seja, não tem lógica uma moto destas não aguentar a gasolina na Europa se esta é bem melhor que as misturas esquisitas de África!:huh:

Como sei que a maioria não tem este problema, acho também que a minha não estará assim tão bem afinada, embora a diferença da pré e pós revisão não seja significativa!

Como só faltam 1.000km para os 60.000km, vou averiguar melhor na próxima.:notrust:

Abraço!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 07, 2006 11:26 am 
Desligado
Veterano

Registado: segunda abr 10, 2006 11:56 am
Se algum concessionário alguma vez tivesse o desplante de me dizer que não aceitava uma reclamação por causa de usar gasolona 95 oct. garanto-vos que alguém teria um processo feio em tribunal.

Todos os manuais referem que se deve usar gasolina com um minimo de 95 oct., e é isso que toda a gente deve fazer.

Um dia destes, em privado, explico-vos o que é a gasolina 98 oct. para vocês perceberem o que gastam desnecessáriamente.

http://pescacomamostras.net

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 07, 2006 1:39 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: sexta out 06, 2006 11:25 pm
A minha "pequena" GS 650 também só anda a 95, por informação do concessionrário, e também como está escrito no livrinho. De qualquer forma, neste modelo parece que nunca houve este tipo de problema...

[/color]"De carro aprecia-se a paisagem, de moto faz-se parte dela."
............................................................
Feijó - Almada
Honda Pan European
STX 1300 ABS Silver
G.A.P.E.

Assunto da Mensagem: Indice de Octano - Seu significado
MensagemEnviado: terça nov 07, 2006 1:40 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quarta jul 19, 2006 6:16 pm
Viva

Independentemente de centralinas e conselhos de concessionários ou marcas convém não perder de vista do que é que se está a falar.

O índice de octano de um combustível é a medida da sua resistência à detonação.
Esta é a característica de, reunidas as condições necessárias, o combustível entrar em auto ignição, fazendo com que a combustão se dê antes de tempo (antes da faísca da vela) ainda durante a fase de compressão do cilindro (subida do pistão).

Quanto maior for o índice de octano, maior é a resistência do combustível a este efeito.

Para além do índice de octano, há a considerar a origem da detonação, sendo a mais comum a falta de homogeneidade da mistura.

Ou seja, o mesmo combustível no mesmo motor pode detonar numas condições e não noutras.

Sendo que a mistura é feita na admissão do motor, esta será tanto mais homogénea quanto maior for a turbulência da admissão.
Esta por sua vez depende do regime do motor (quantidade e velocidade de ar) e da proporção gasolina/ar da mistura (mais rica ou mais pobre).

Qualquer que seja o índice de octano um motor poderá sempre grilar (ter detonações) quando solicitado a regimes baixos (motor em esforço) seja por carga, estática (bagagem) ou dinâmica (mudança das comdições da via / gestão do acelerador).
Nestas condiçoes a turbulência de admissão é baixa e ao abrirmos o acelerador sem que o motor tenha capacidade de resposta provocamos o enriquecimento da mistura.
Estes dois factos conjugados, levam à não homogeneidade da mistura na câmara de combustão criando assim condições para a detonação.
É nesta situação que o índice de octano do combustível vem ao de cima, detona mais cedo, mais tarde ou não detona de todo.

Um aparte, o índice de octano não tem nada a ver com potências e binários uma vez que a capacidade calorífica da gasolina é toda a mesma.

Nos motores equipados com injecção electrónica o problema tem menos expressão pois, por norma, a centralina não deixa enriquecer a mistura em excesso, mas não pode fazer nada em relação à turbulência de admissão.

Nos motores com carburadores, aí sim, a mãozinha do condutor (pézinho no caso de um automóvel) tem muito a dizer sobre matéria.

Pessoalmente, uso e recomendo, gasolina de 98 para circuitos urbanos/suburbano, em que os regimes são mais baixos e há muito pára/arranca. Para estrada aberta e AE em que o motor vai a um regime médio alto, 95 chega perfeitamente.

Se o veículo for muito carregado e para áreas montanhosas, poderá já ser recomendável 98 mesmo em estrada e AE.

Fora de estrada, depende do tipo de condução, se for de turista (regimes baixos) de 98 se for do tipo desportivo, traseira sempre solta e motor a rugir, basta 95.

Sempre que se apercebam de que o motor começa a grilar, logo uma abaixo, pois a continução do grilar vai originar esforços excessivos em toda na mecânica, pistões/bielas/cambota e acabar por dar cabo de alguma coisa.
O mais comum são os pistões a furar, mas pode haver outro tipo de surpresas desagradáveis.

Em qualquer dos casos, nunca é saudável exigir a um motor respostas fortes em baixa.

No carro uso 98 para cidade, 95 para viagem.
Na moto uso sempre 98, mesmo em estrada mas por se tratar de uma bicilindrica que tem sempre 2 tempos mortos por cada ciclo, situação que não ocorre nas tetra.

Just my 2 cents......

Jorge Ferreira

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 07, 2006 1:47 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quarta jul 19, 2006 6:16 pm
Só mais uma nota.

Por norma os fabricantes de motores apenas indicam o índice mínimo de octano, sendo que essa indicação depende directamente do desenho do motor e dos parâmetros do mapa de injecção da centralina quando esta existe ou do desenho/afinação de carburadores quando é este o caso.

No caso dos motores com injecção e ignição electrónicas, convem ter em atenção que tipo de gasolina vai no depósito quando as centralinas vão ao banco. Pois a afinação dinâmica feita pelos bancos computadorizados pode sofrer influencia do tipo de combustível com que o motor está a trabalhar durante a sessão de afinação.
Levem sempre de 95, se levarem 98 posteriormente o motor poderá não reagir bem à de 95.

More 2 cents....

Jorge Ferreira

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 07, 2006 1:50 pm 
Desligado
Guru CKLT

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Ok! eu pago os 2 centimos pela lição :lol: :lol: :lol: O Sr eng. sabe da coisa!!!!è isso mesmo!!!

um abraço Jorge

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 07, 2006 2:38 pm 
Desligado
Admin.

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Obg Jorge pela explicação.
Acredita que nunca tinha pensado em nada disto.
Até me senti um bocado nabo.:embaraço:
Abraço
João / Hans
...
PS - Os cents é para pores na conta sff:fixe:

Assunto da Mensagem: Serviço publico-parte dois...!
MensagemEnviado: terça nov 07, 2006 9:21 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: sexta mai 05, 2006 3:00 pm
Sim senhor! Espetaculo!De forma simples, concisa, e evidentemente, profundamente conhecedora.Obrigado Jorge!
Gostei e muito.
Tambem gostei de ver mais uma honraria ao "mágico" Bruno, elevado agora à categoria de conselheiro....!
O conselho para se ter cuidado com os concessionários , neste assunto/guerra dos sexos, das gasolinas, foi a brincar, não foi?
Ok!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 07, 2006 9:55 pm 
Desligado
Guru CKLT

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Á quanto tempo é que não fazes a revisão á motoreta?
sabes o filtro do ar é uma peça que se deve limpar ou mudar quando estiver sujo e não, só nas revisões.
dá lá uma espreitadela!!!:idea:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 07, 2006 11:54 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda out 23, 2006 2:48 pm
Mario Campos Escreveu:
Sim senhor! Espetaculo!De forma simples, concisa, e evidentemente, profundamente conhecedora.Obrigado Jorge!
Gostei e muito.
Tambem gostei de ver mais uma honraria ao "mágico" Bruno, elevado agora à categoria de conselheiro....!
O conselho para se ter cuidado com os concessionários , neste assunto/guerra dos sexos, das gasolinas, foi a brincar, não foi?
Ok!

a brincar...a brincar...

já vi grandes bestas como mecânicos de concessionários...com a crise que há...e lá por terem muita experiência, não quer dizer que essa experiência não seja de dizer barbaridades anos a fio...

abraços

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 08, 2006 1:00 am 
Desligado
Experiente

luisvic Escreveu:
Se algum concessionário alguma vez tivesse o desplante de me dizer que não aceitava uma reclamação por causa de usar gasolona 95 oct. garanto-vos que alguém teria um processo feio em tribunal.

Todos os manuais referem que se deve usar gasolina com um minimo de 95 oct., e é isso que toda a gente deve fazer.

Um dia destes, em privado, explico-vos o que é a gasolina 98 oct. para vocês perceberem o que gastam desnecessáriamente.

Mas então, porque é que certas modelos, nomeadamente da BMW, têm obrigatoriamente que levar 98?:huh:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 08, 2006 1:11 am 
Desligado
Experiente

Gandalf Escreveu:
Pessoalmente, uso e recomendo, gasolina de 98 para circuitos urbanos/suburbano, em que os regimes são mais baixos e há muito pára/arranca. Para estrada aberta e AE em que o motor vai a um regime médio alto, 95 chega perfeitamente.

Se o veículo for muito carregado e para áreas montanhosas, poderá já ser recomendável 98 mesmo em estrada e AE.

Fora de estrada, depende do tipo de condução, se for de turista (regimes baixos) de 98 se for do tipo desportivo, traseira sempre solta e motor a rugir, basta 95.

Caro Jorge, muito obrigado pela resposta tão completa e científica!:smile:

Apenas comigo não se passa bem isso, visto que no dia a dia andando eu calmamente pela cidade sem problemas de grilar, enquanto que se for em acelerações mais fortes e em AE com subidas mais acentuadas, se note, e bem, o grilar do motor!
Exactamente ao contrário do que disseste, no meu caso...:oh:

E sem dúvida que gasolina com maior octanagem resolve o problema!:notrust:

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 52 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal