Data/Hora: quinta set 04, 2025 12:44 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 52 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 08, 2006 1:14 am 
Desligado
Experiente

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Mario Campos Escreveu:
Tambem gostei de ver mais uma honraria ao "mágico" Bruno, elevado agora à categoria de conselheiro....!
O conselho para se ter cuidado com os concessionários , neste assunto/guerra dos sexos, das gasolinas, foi a brincar, não foi?
Ok!

Não duvido dele, até porque já lá vou há uns tempos e nunca tive problemas!
Apenas partilho convosco a informação que ele me deu....

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 08, 2006 1:24 am 
Desligado
Admin.

Registado: sexta jan 27, 2006 10:48 pm
Luís Caetano Escreveu:
Caro Jorge, muito obrigado pela resposta tão completa e científica!:smile:

Apenas comigo não se passa bem isso, visto que no dia a dia andando eu calmamente pela cidade sem problemas de grilar, enquanto que se for em acelerações mais fortes e em AE com subidas mais acentuadas, se note, e bem, o grilar do motor!
Exactamente ao contrário do que disseste, no meu caso...:oh:

E sem dúvida que gasolina com maior octanagem resolve o problema!:notrust:

É normal que o problema se agrave sob as elevadas cargas que referes.

Não sentes esse efeito com gasolina 98, porque esta resiste melhor à auto-detonação (detonação da mistura antes da faísca da vela de ignição).

Não deixes prolongar muito mais esta situação e leva a moto ao teu concessionário.

ex-K1200LT/2004
ex-K1200LT/2002
Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 08, 2006 1:44 am 
Desligado
Experiente

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
jdivision Escreveu:
Não deixes prolongar muito mais esta situação e leva a moto ao teu concessionário.

Pois... a resposta foi mesmo a gasolina 98!:notrust:

Vou voltar a perguntar da próxima que tá quase...

'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 08, 2006 3:52 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda abr 17, 2006 10:01 pm
Gandalf Escreveu:
(...)
Sempre que se apercebam de que o motor começa a grilar, logo uma abaixo, pois a continução do grilar vai originar esforços excessivos em toda na mecânica, pistões/bielas/cambota e acabar por dar cabo de alguma coisa.
O mais comum são os pistões a furar, mas pode haver outro tipo de surpresas desagradáveis.
(...)

Obrigado pela lição, Jorge.

Já agora gostaria de acrescentar mais alguma informação no que diz respeito à situação que referi:
Essa mesma K1200LT, desde a 1ª revisão (10 000Km) que notei que fazia uma
grande fumarada, principalmente quando a punha a trabalhar.
Explicaram-me que era o óleo que escorria para a cabeça do motor quando a moto
ficava muito tempo no descanso lateral.
O que achas desta explicação?
Um abraço.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 08, 2006 7:11 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quarta jul 19, 2006 6:16 pm
José Bacelar Escreveu:
a brincar...a brincar...

já vi grandes bestas como mecânicos de concessionários...com a crise que há...e lá por terem muita experiência, não quer dizer que essa experiência não seja de dizer barbaridades anos a fio...

abraços

Compreendo-te perfeitamente.

E a tendência é para dizerem mais ainda, então quando se põem a discorrer sobre a electrónica ás vezes é de chorar a rir.

Abração

Jorge Ferreira

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 08, 2006 7:29 pm 
Desligado
Iniciante

Luís Caetano Escreveu:
Caro Jorge, muito obrigado pela resposta tão completa e científica!:smile:

Apenas comigo não se passa bem isso, visto que no dia a dia andando eu calmamente pela cidade sem problemas de grilar, enquanto que se for em acelerações mais fortes e em AE com subidas mais acentuadas, se note, e bem, o grilar do motor!
Exactamente ao contrário do que disseste, no meu caso...:oh:

E sem dúvida que gasolina com maior octanagem resolve o problema!:notrust:

Hummmm...

Luís!
Lê lá melhor.

Os exemplos que referi são de situações mais propensas ao grilar originado pela situação de "motor em esforço", não que se tenham de verificar obrigatóriamente.

Andar em cidade a regimes pacatos não implica obrigatóriamente levar o motor em esforço, a menos claro que falê-mos de subir a graça ou o bairro alto com carga a sério.

Em todo o caso ocorrem em cidade um sem número de situações em que o motor grila sem que se dê por isso.
Basta um arranque com regime insuficiente. Não se dá pelo grilar porque é coberto pelo "bater" e sacudir quando ameaça de se ir abaixo.
Esta é daquelas que chega a acontecer várias vezes no mesmo dia.
No entanto este casos não são problemáticos porque ou o motor vai abaixo ou corrigimos logo não prolongando a situação.

Agora o teu cenário de AE com carga e subidas, esse enquadra-se perfeitamente no "motor em esforço", principalmente se aceleras depois de a moto ter começado a morrer.
É mais conveniente preparar a subida, acelerando um pouco antes desta começar, assim não colocas o motor em esforço.

Se já começou a morrer é logo "uma abaixo" antes mesmo de tentar acelerar.

Já agora uma nota extra relativa a esforços e cargas.

Não se esqueçam que a presença de malas, mesmo que vazias significa um bom esforço, neste caso devido à carga criada pelo arrasto aerodinâmico. Esta aumenta exponencialmente com a velocidade.
Nas motos de turismo, LT, RT, GT, não será desmesurada uma vez que, com excessão da top-case, as malas têm uma boa aerodinâmica. Mas na GS, aqueles baus quadradões em alumínio estão precisamente no extremo oposto, são autênticas ancoras a velocidades de AE.

Na minha Deauville, por exemplo, a top-case vazia custa-me mais que uma pendura de 50kgs.
Nota-se na condução e no consumo.
A 120kms/h a top case sem pendura custa um litro aos 100.
Se levar pendura custa menos pois a top-case não fica exposta ao fluxo de ar.

Abraço

Jorge Ferreira

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 08, 2006 7:52 pm 
Desligado
Iniciante

João Calado Escreveu:
Obrigado pela lição, Jorge.

Já agora gostaria de acrescentar mais alguma informação no que diz respeito à situação que referi:
Essa mesma K1200LT, desde a 1ª revisão (10 000Km) que notei que fazia uma
grande fumarada, principalmente quando a punha a trabalhar.
Explicaram-me que era o óleo que escorria para a cabeça do motor quando a moto
ficava muito tempo no descanso lateral.
O que achas desta explicação?
Um abraço.

Bem...

Uma vez que é um motor horizontal (no descanso lateral até fica de cabeça para baixo) em teoria existe essa possibilidade.

Com o motor frio poderão existir folgas anormalmente grandes entre os segmentos e o cilindro, deixando escorrer por aí algum óleo para os cilindros.
Não conheço a geometria da cabeça, mas, dependendo desta, também pode escorrer algum óleo para os colectores de admissão e/ou escape pelas guias das válvulas.

Mas...

...que diabo, o óleo frio também é menos fluído que a quente!

Francamente não sei se gosto da explicação, não é que tenha alguma coisa de objectivo contra ela, mas também não me deixa muito convencido.

No entanto, diz-me tu, já fizeste a experiência de a deixar no descanso central para vier se há alguma diferença?

Por outro lado, se a explicação for válida as restantes 'K' da comunidade devem fazer o mesmo.....digo eu!

Abração

Jorge Ferreira

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 08, 2006 8:59 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda abr 17, 2006 10:01 pm
Gandalf Escreveu:
(...) No entanto, diz-me tu, já fizeste a experiência de a deixar no descanso central para vier se há alguma diferença?
Por outro lado, se a explicação for válida as restantes 'K' da comunidade devem fazer o mesmo.....digo eu! (...)

Acabei por fazer a experiencia, na altura.
Depois de o motor ser reparado cheguei a deixá-la no descanso lateral mais do que o normal (1 dia),
com algum esforço, mas nunca mais vi a tal fumarada.
Nem fumarada nem fumarinha :mad2: !
Chegou a uma altura, já próximo do pistão furar, em que até em andamento se via perfeitamente o fumo,
que alguns companheiros me chegaram a dizer ser de cor azulada.
Mas a resposta foi peremptória: - Até 1 litro por cada 1000 Km, é normal!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 08, 2006 9:00 pm 
Desligado
Veterano

Registado: segunda abr 10, 2006 11:56 am
TODAS as K1200LT quando deixadas no descanso lateral durante algumas horas, parecem uma chaminé quando se colocam a trabalhar. Todos sabemos que é assim sem excepção.

Se a colocares no descanso central o facto já não se verifica.

Há por esse mundo fora milhares de LT's com centenas de milhares de km em cima e que nunca tiveram o menor problema mecânico.

Existe certamente uma muito pequena percentagem, que desde novas apresentam problemas que nunca chegam a ser resolvidos e que acabam como no caso do João Calado ou no do Celso Pereira.

Isto acontece com qualquer produto saído de uma linha de produção, por mais modernos, adequados e parametrizados que estejam os processos de controlo de qualidade.

Acontece nas LT, nos Porcshes, nos Mercedes, nas Hondas e Yamaha, nos frigorificos e fogões, televisores e aspiradores etc., etc,. etc,.

O que nestes casos é uma pena é que os serviços pós venda não assumam estas situações como normais, e prefiram perder um cliente, manchando o nome da marca.

http://pescacomamostras.net

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 08, 2006 11:23 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda jul 10, 2006 4:55 pm
Calma malta...calma... no fundo todos sabemos onde reside o problema... é sem duvida no bater de válvulas... é preciso corrigir a abertura da borboleta...:lol::lol::lol::lol:

Em jeito de resumo o que apanhei e o que sei...

As Boxer's não gostam de ficar no descanso lateral... a marca aconselha sempre a deixa-las no central...as K's não sei...

Os manuais das motas que tive eram muito explicitas sobre as octanas a usar... a RT1150 funcionava a 95...impecável, nem grilava nem chiava:idea:

A nova RT 1200 é 98 e também vai sem problemas... acho é que qualquer boxer com a mudança errada metida tem aquela clássica reposta de bater em esforço, elas não gostam de andar em regimes baixos em esforço, é sempre uma abaixo.

No caso da GS aqui referido, acho mesmo melhor rever o que se passa num concessionario que saiba da coisa... como disse o Tó Zé um filtro sujo pode estar a fazer isso... eu na minha antiga RT tinha um KN fabuloso que ajudava muito nos consumos e no comportamento do motor. A 1200 não precisa, tem uma suavidade inata e satisfaz completamente.

Eu procuro sempre seguir as regras da marca e dos manuais...acho que os gajos lá em Munique devem perceber um bocadito da coisa...:bigsmile:

Pena é que muitas vezes os concessionarios não acompanhem em sabedoria.

Abraço do Komandante

Assunto da Mensagem: Octanas...
MensagemEnviado: quinta nov 09, 2006 12:09 pm 
Desligado
Rookie

Registado: segunda mai 15, 2006 2:39 pm
A resposta às duvidas do Luis Caetano, foi já dada , nas diferentes participações do Jorge Ferreira, neste tópico.
Gostava de acrescentar o seguinte, esperando não ser ofensivo para nada nem ninguem:
um motor não vai "responder" sempre da mesma maneira,ao longo da sua vida,visto que a calamina que se deposita em toda a camara de combustão, vai progressivamente alterando a taxa de compressão.
Mais se pode "considerar" que, o estilo de condução de qualquer condutor, tambem poder causar o dito "grilar" , se recorrer amiude aos regimes baixos com grandes cargas(aberturas de acelerador).
No caso especifico da moto do Luis Caetano, com 60000 klms,estando a moto afinada escrupulosamente segundo os parametros do fabricante,poderemos, repito, poderemos estar em presença da conjugação dos diversos factores. Se a isto ainda juntarmos a eventualidade de um dia de temperatura alta(a temperatura ambiente tambem influencia o "grilar" dos motores arrefecidos a ar), teremos todas as condições reunidas para o "fenómeno".
Se nehuma destas eventuais condicionantes se alterar, só a mudança para uma gasolina de indice octanico superior, permitirá minimizar o problema.
Dado que os motores não são todos iguais, podemos ter uma moto que "grila" e 50 amigos/companheiros ao lado cujos motores não "grilam".

Curiosidades: a BMW recomenda para a sua actual gama de motos, 95 octanas, e ...98 octanas, consoante o modelo.

A utilização de gasolina 98 em motores com recomendação 95, não dá mais potencia, nem melhora "as prestações/consumos".

A utilização de gasolina 98 em motores com recomendação 95 pode dificultar o arranque em dias/paises de temperaturas baixas.

Na geração actual de motos BMW,a gestão dos motores tem a particularidade de "se ajustar ao tipo de gasolina", exemplo a R 1200 GS.
Nesta moto a recomendação da fabrica é 95,para Portugal.

Imaginemos que vamos usar 91 octanas(sim ainda existe...),não vão existir problemas de detonação nesta moto...porque existem 4 (sim quatro!) sondas ( duas de temperatura e duas de detecção de detonação),que dão as informações necessárias para o ajuste do avanço da ignição( como toda agente sabe, o avanço da ignição está directamente relacionado com o fenómeno da detonação).Neste motor o ajuste do avanço da ignição é sempre feito pelo máximo,sendo atrasado pela detecção da detonação feita pelas ditas sondas.
O atraso de ignição provoca perda de potencia.

Agora vamos imaginar que vamos utilizar gasolina de 100 octanas ( sim existe),Neste caso a gestão do motor da R1200 GS, não está preparada para o aproveitamento termico deste tipo de combustivel.

Infelizmente, esta gestão de motor não está disponivel no motor da R 1150 GS Adventure.Existe uma ficha codificadora ( 13,31 euros ), que permite utilizar a moto com gasolina abaixo de 95 octanas e acima de 91 octanas. Com esta ficha o motor perde potencia.
Gostava de tranquilizar todos os proprietários de motos BMW, frequentadores deste forum relativamente à rede de concessionários BMW motos.Independentemente do seu profissionalismo, competencia, brio ,todos eles são de confiança.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta nov 09, 2006 2:22 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça jun 06, 2006 6:06 pm
Amigo Luis Caetano,
Depois de muito pensar no teu problema... acho que encontrei a solução.
Equipa a tua Fabulástica GSA com uma Abufadeira de 1ª linha... aquelas que debitam pra cima de 90db... e deixas logo de ouvir o grilar do teu Boxer.
E depois é só: montar na asentadeira, mãos nas apunhadeiras, pés nas apedaleiras e enrola-lhe punho... Vruummmmmm:lol: :lol: :lol:

Oeste

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta nov 09, 2006 3:26 pm 
Desligado
Veterano

Registado: sábado jan 28, 2006 2:41 am
Obrigado pelo esclarecimento que bem complementar a exposição do Jorge Ferreira, mas fiquei foi com uma duvida...

Bruno Soares Escreveu:
Na geração actual de motos BMW,a gestão dos motores tem a particularidade de "se ajustar ao tipo de gasolina", exemplo a R 1200 GS.
Nesta moto a recomendação da fabrica é 95,para Portugal.

Todas as R1200GS tem o avanço automática da ignição ou apenas a R1200GSAdv?

Assunto da Mensagem: Tranquilo!
MensagemEnviado: quinta nov 09, 2006 4:02 pm 
Desligado
Rookie

Registado: segunda mai 15, 2006 2:39 pm
Caro Rui: pode ficar tranquilo! As duas versões da R 1200 GS(bermelho rock e Adventure), já têm este sistema de gestão.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta nov 09, 2006 9:53 pm 
Desligado
Veterano

Registado: sábado jan 28, 2006 2:41 am
Bruno Soares Escreveu:
Caro Rui: pode ficar tranquilo! As duas versões da R 1200 GS(bermelho rock e Adventure), já têm este sistema de gestão.

Obrigado Bruno....

bora lá até africa!!!!:idea:

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 52 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal