Luís Caetano Escreveu:
Caro Jorge, muito obrigado pela resposta tão completa e científica!:smile:
Apenas comigo não se passa bem isso, visto que no dia a dia andando eu calmamente pela cidade sem problemas de grilar, enquanto que se for em acelerações mais fortes e em AE com subidas mais acentuadas, se note, e bem, o grilar do motor!
Exactamente ao contrário do que disseste, no meu caso...
E sem dúvida que gasolina com maior octanagem resolve o problema!:notrust:
Hummmm...
Luís!
Lê lá melhor.
Os exemplos que referi são de situações mais propensas ao grilar originado pela situação de "motor em esforço", não que se tenham de verificar obrigatóriamente.
Andar em cidade a regimes pacatos não implica obrigatóriamente levar o motor em esforço, a menos claro que falê-mos de subir a graça ou o bairro alto com carga a sério.
Em todo o caso ocorrem em cidade um sem número de situações em que o motor grila sem que se dê por isso.
Basta um arranque com regime insuficiente. Não se dá pelo grilar porque é coberto pelo "bater" e sacudir quando ameaça de se ir abaixo.
Esta é daquelas que chega a acontecer várias vezes no mesmo dia.
No entanto este casos não são problemáticos porque ou o motor vai abaixo ou corrigimos logo não prolongando a situação.
Agora o teu cenário de AE com carga e subidas, esse enquadra-se perfeitamente no "motor em esforço", principalmente se aceleras depois de a moto ter começado a morrer.
É mais conveniente preparar a subida, acelerando um pouco antes desta começar, assim não colocas o motor em esforço.
Se já começou a morrer é logo "uma abaixo" antes mesmo de tentar acelerar.
Já agora uma nota extra relativa a esforços e cargas.
Não se esqueçam que a presença de malas, mesmo que vazias significa um bom esforço, neste caso devido à carga criada pelo arrasto aerodinâmico. Esta aumenta exponencialmente com a velocidade.
Nas motos de turismo, LT, RT, GT, não será desmesurada uma vez que, com excessão da top-case, as malas têm uma boa aerodinâmica. Mas na GS, aqueles baus quadradões em alumínio estão precisamente no extremo oposto, são autênticas ancoras a velocidades de AE.
Na minha Deauville, por exemplo, a top-case vazia custa-me mais que uma pendura de 50kgs.
Nota-se na condução e no consumo.
A 120kms/h a top case sem pendura custa um litro aos 100.
Se levar pendura custa menos pois a top-case não fica exposta ao fluxo de ar.
Abraço
Jorge Ferreira