São todas óptimas perguntas, "avôzinho Tó Zé"...

O tópico foi aberto com uma pergunta de âmbito muito mais restrito (porque é que o concessionário mudou de tipo de óleo) e entretanto "descambou" para outros aspectos. Se reparares tenho tentado restringir-me a opinar sobre o que vai sendo perguntado e a partilhar os meus pensamentos. A tua pergunta é diferente. Se vale a pena? A resposta a esta pergunta é muito pessoal e reflete uma escolha de cada um.
Há uns posts atrás mencionei que a diferença no preço dos óleos era muito pequeno e pode ser insignificante para a maior parte de nós, mas quando resulta de uma recomendação de uma marca, envolve muito dinheiro no negócio. É interessante perceber isto para entender certas "recomendações" que por aí andam. Mas o que cada um faz depois, é apenas com cada um de nós.
No meu caso pessoal não abandonei as revisões no concessionário, vou simplesmente intercalando com algumas em casa e gosto de ter óleo para repor nas minhas motos que gastam um pouco. E sei verificar eu próprio outros pontos visados nas revisões. Para além da economia de uma revisão em casa (economiza-se no óleo, na mão de obra, nos IVAs), no meu caso é interessante aprender a fazer tudo sozinho, pois viajo bastante a solo e gosto de ser autónomo. Foi nesse espírito que comprei pneus e os montei sozinho numa das minhas motos. No meu caso, com motos longe, longe de garantias, com pouco valor comercial, "sem pedigree"

, perco pouco ou nada em ter os "diplomas", que são os carimbos do concessionário, em dia. Sei que as trato bem, com mudas a tempo e horas e quem mas comprar um dia não vai de certeza ser muito exigente com carimbos.
Se tivesse uma moto em garantia, eu também não dispensaria a visita ao concessionário. E percebo que quem tem motos com mais valor pense duas vezes no valor de um caderninho de revisões completo. Se vale a pena, será sempre uma decisão pessoal.
Antonio José Costa Escreveu:
compravas uma BMW com 5 anos e com 50,000kms pelo mesmo preço de uma rigorosamente igual mas com as revisões todas feitas na marca?
Depende. Em abstrato, a dos "carimbos" oferece mais confiança, claro. Mas no teu caso, confiavas mais na opinião de um tipo de fato e gravata e com um diploma qualquer ou num curioso de ténis e t-shirt, se percebesses que é um tipo inteligente e honesto? Conheço uma firma que teve durante muito tempo (entretanto deixou de ter) a concessão de uma conhecida e prestigiada marca de automóveis que, entre outras prováveis práticas desonestas, nas revisões facturava o filtro de óleo sem o mudar de facto.
Resumindo, cabe a cada um de nós avaliar as suas circunstâncias particulares e decidir!
Zé Paulo.