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MensagemEnviado: sexta nov 10, 2006 12:45 am 
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Obrigado pelos teus esclarecimentos, Bruno. :smile:

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Pedro Silva
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MensagemEnviado: sexta nov 10, 2006 4:10 am 
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João Calado Escreveu:
Acabei por fazer a experiencia, na altura.
Depois de o motor ser reparado cheguei a deixá-la no descanso lateral mais do que o normal (1 dia),
com algum esforço, mas nunca mais vi a tal fumarada.
Nem fumarada nem fumarinha :mad2: !
Chegou a uma altura, já próximo do pistão furar, em que até em andamento se via perfeitamente o fumo,
que alguns companheiros me chegaram a dizer ser de cor azulada.
Mas a resposta foi peremptória: - Até 1 litro por cada 1000 Km, é normal!



Um litro aos 1000 ???? :surpresa:


Não que seja um escândalo, mas essa frase é letra por letra a que ouvi há muitos anos atrás num concessionário Mercedes.
Nesse caso o mecânico referia-se ao carro do meu pai.
Um motor a diesel de 1974 com 3000cc de 5 cilindros.

Será alguma bitola padrão alemã? :bigsmile:


Abraços

Jorge Ferreira

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Jorge Ferreira
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MensagemEnviado: domingo nov 12, 2006 5:27 pm 
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Bruno Soares Escreveu:
A resposta às duvidas do Luis Caetano, foi já dada , nas diferentes participações do Jorge Ferreira, neste tópico.
Gostava de acrescentar o seguinte, esperando não ser ofensivo para nada nem ninguem:
um motor não vai "responder" sempre da mesma maneira,ao longo da sua vida,visto que a calamina que se deposita em toda a camara de combustão, vai progressivamente alterando a taxa de compressão.
Mais se pode "considerar" que, o estilo de condução de qualquer condutor, tambem poder causar o dito "grilar" , se recorrer amiude aos regimes baixos com grandes cargas(aberturas de acelerador).
No caso especifico da moto do Luis Caetano, com 60000 klms,estando a moto afinada escrupulosamente segundo os parametros do fabricante,poderemos, repito, poderemos estar em presença da conjugação dos diversos factores. Se a isto ainda juntarmos a eventualidade de um dia de temperatura alta(a temperatura ambiente tambem influencia o "grilar" dos motores arrefecidos a ar), teremos todas as condições reunidas para o "fenómeno".
Se nehuma destas eventuais condicionantes se alterar, só a mudança para uma gasolina de indice octanico superior, permitirá minimizar o problema.
Dado que os motores não são todos iguais, podemos ter uma moto que "grila" e 50 amigos/companheiros ao lado cujos motores não "grilam".

Curiosidades: a BMW recomenda para a sua actual gama de motos, 95 octanas, e ...98 octanas, consoante o modelo.

A utilização de gasolina 98 em motores com recomendação 95, não dá mais potencia, nem melhora "as prestações/consumos".

A utilização de gasolina 98 em motores com recomendação 95 pode dificultar o arranque em dias/paises de temperaturas baixas.

Na geração actual de motos BMW,a gestão dos motores tem a particularidade de "se ajustar ao tipo de gasolina", exemplo a R 1200 GS.
Nesta moto a recomendação da fabrica é 95,para Portugal.

Imaginemos que vamos usar 91 octanas(sim ainda existe...),não vão existir problemas de detonação nesta moto...porque existem 4 (sim quatro!) sondas ( duas de temperatura e duas de detecção de detonação),que dão as informações necessárias para o ajuste do avanço da ignição( como toda agente sabe, o avanço da ignição está directamente relacionado com o fenómeno da detonação).Neste motor o ajuste do avanço da ignição é sempre feito pelo máximo,sendo atrasado pela detecção da detonação feita pelas ditas sondas.
O atraso de ignição provoca perda de potencia.

Agora vamos imaginar que vamos utilizar gasolina de 100 octanas ( sim existe),Neste caso a gestão do motor da R1200 GS, não está preparada para o aproveitamento termico deste tipo de combustivel.

Infelizmente, esta gestão de motor não está disponivel no motor da R 1150 GS Adventure.Existe uma ficha codificadora ( 13,31 euros ), que permite utilizar a moto com gasolina abaixo de 95 octanas e acima de 91 octanas. Com esta ficha o motor perde potencia.
Gostava de tranquilizar todos os proprietários de motos BMW, frequentadores deste forum relativamente à rede de concessionários BMW motos.Independentemente do seu profissionalismo, competencia, brio ,todos eles são de confiança.


Obrigado pela partilha do deste bom esclarecimento no fórum!:idea:

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Luís Caetano
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MensagemEnviado: domingo nov 12, 2006 5:58 pm 
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Gandalf Escreveu:
Hummmm...


Luís!
Lê lá melhor.

Os exemplos que referi são de situações mais propensas ao grilar originado pela situação de "motor em esforço", não que se tenham de verificar obrigatóriamente.



Pois, mas então conto-te a situação de ontem quando vinha do reconhecimento do passeio do prox sabado:
Vinha na A4 com o thunderwalk pelos 150km/h, 5500rpm(?), e se queria passar para os 160 um bocadinho mais depressa ou se começasse a subir um bocadinho, ela grilava!
Vinha sem malas e com o vidro em baixo!

Isso é uma situação em esforço???

Abraço...

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MensagemEnviado: domingo nov 12, 2006 8:06 pm 
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Gandalf Escreveu:
Um litro aos 1000 ???? :surpresa:
(...)
Será alguma bitola padrão alemã? :bigsmile:


Eu acho que é mais um instrumento cuja principal função é
sacudir água do capote! :blink:

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João Calado (Ex-K1200LT - por enquanto, rendido aos talentos de uma fantástica FJR1300/A)


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MensagemEnviado: domingo nov 12, 2006 8:13 pm 
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José Bacelar Escreveu:
é preciso ter cuidado é com os concessionários, não com a gasolina


Agora que me puseste a pensar nisso, reparei que as minhas 3 últimas motos foram compradas
e assistidas sempre no mesmo concessionário que, por acaso, este ano, deixou de ser concessionário BMW.
Terá sido a BMW que não o quis, ou será que foi ele que não quis a BMW? :notrust:
Fica a dúvida!

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João Calado (Ex-K1200LT - por enquanto, rendido aos talentos de uma fantástica FJR1300/A)


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MensagemEnviado: segunda nov 13, 2006 3:05 pm 
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Rui Barbosa Escreveu:
Amigo Luis Caetano,
Depois de muito pensar no teu problema... acho que encontrei a solução.
Equipa a tua Fabulástica GSA com uma Abufadeira de 1ª linha... aquelas que debitam pra cima de 90db... e deixas logo de ouvir o grilar do teu Boxer.
E depois é só: montar na asentadeira, mãos nas apunhadeiras, pés nas apedaleiras e enrola-lhe punho... Vruummmmmm:lol: :lol: :lol:


Isso é que era!!!:bigsmile:
Um Akrapovic igual ao do JDivision...
Só que depois entusiasmava-me e só ouvia um PUMMM pela última vez...:surpresa: :embaraço: :lingua: :lol:

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