Bruno Soares Escreveu:
A resposta às duvidas do Luis Caetano, foi já dada , nas diferentes participações do Jorge Ferreira, neste tópico.
Gostava de acrescentar o seguinte, esperando não ser ofensivo para nada nem ninguem:
um motor não vai "responder" sempre da mesma maneira,ao longo da sua vida,visto que a calamina que se deposita em toda a camara de combustão, vai progressivamente alterando a taxa de compressão.
Mais se pode "considerar" que, o estilo de condução de qualquer condutor, tambem poder causar o dito "grilar" , se recorrer amiude aos regimes baixos com grandes cargas(aberturas de acelerador).
No caso especifico da moto do Luis Caetano, com 60000 klms,estando a moto afinada escrupulosamente segundo os parametros do fabricante,poderemos, repito, poderemos estar em presença da conjugação dos diversos factores. Se a isto ainda juntarmos a eventualidade de um dia de temperatura alta(a temperatura ambiente tambem influencia o "grilar" dos motores arrefecidos a ar), teremos todas as condições reunidas para o "fenómeno".
Se nehuma destas eventuais condicionantes se alterar, só a mudança para uma gasolina de indice octanico superior, permitirá minimizar o problema.
Dado que os motores não são todos iguais, podemos ter uma moto que "grila" e 50 amigos/companheiros ao lado cujos motores não "grilam".
Curiosidades: a BMW recomenda para a sua actual gama de motos, 95 octanas, e ...98 octanas, consoante o modelo.
A utilização de gasolina 98 em motores com recomendação 95, não dá mais potencia, nem melhora "as prestações/consumos".
A utilização de gasolina 98 em motores com recomendação 95 pode dificultar o arranque em dias/paises de temperaturas baixas.
Na geração actual de motos BMW,a gestão dos motores tem a particularidade de "se ajustar ao tipo de gasolina", exemplo a R 1200 GS.
Nesta moto a recomendação da fabrica é 95,para Portugal.
Imaginemos que vamos usar 91 octanas(sim ainda existe...),não vão existir problemas de detonação nesta moto...porque existem 4 (sim quatro!) sondas ( duas de temperatura e duas de detecção de detonação),que dão as informações necessárias para o ajuste do avanço da ignição( como toda agente sabe, o avanço da ignição está directamente relacionado com o fenómeno da detonação).Neste motor o ajuste do avanço da ignição é sempre feito pelo máximo,sendo atrasado pela detecção da detonação feita pelas ditas sondas.
O atraso de ignição provoca perda de potencia.
Agora vamos imaginar que vamos utilizar gasolina de 100 octanas ( sim existe),Neste caso a gestão do motor da R1200 GS, não está preparada para o aproveitamento termico deste tipo de combustivel.
Infelizmente, esta gestão de motor não está disponivel no motor da R 1150 GS Adventure.Existe uma ficha codificadora ( 13,31 euros ), que permite utilizar a moto com gasolina abaixo de 95 octanas e acima de 91 octanas. Com esta ficha o motor perde potencia.
Gostava de tranquilizar todos os proprietários de motos BMW, frequentadores deste forum relativamente à rede de concessionários BMW motos.Independentemente do seu profissionalismo, competencia, brio ,todos eles são de confiança.
Obrigado pela partilha do deste bom esclarecimento no fórum!:idea: