Data/Hora: quinta jun 19, 2025 8:19 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 68 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça set 20, 2011 11:26 pm 
Desligado
Rookie

Registado: sexta abr 22, 2011 6:49 pm
boa noite,
Está na altura de mudar o óleo da minha F 650 de 99 motor rotax.
Será que alguém me pode ajudar com esta tarefa.
Comprei um óleo Galp w10-40 "performa" no jumbo porque a diferênça de preço entre o Castrol w10-40 aconselhado pela Bmw e este Galp em promoção era realmente considerável.
Mas estou na duvida se será um bom óleo para a minha moto.
Alguém me sabe dizer se existe w10-40 para automóvel e w10-40 para moto, ou são uma e a mesma coisa??
Peço desculpa pela quantidade de perguntas, estou um pouco confuso. Cada mecânico tem a sua opinião e normalmente aconselham a marca com que trabalham....
Obrigado.

Cumprimentos

R.Mondim

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 21, 2011 12:22 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
gwenplay Escreveu:
boa noite,
Está na altura de mudar o óleo da minha F 650 de 99 motor rotax.
Será que alguém me pode ajudar com esta tarefa.
Comprei um óleo Galp w10-40 "performa" no jumbo porque a diferênça de preço entre o Castrol w10-40 aconselhado pela Bmw e este Galp em promoção era realmente considerável.
Mas estou na duvida se será um bom óleo para a minha moto.
Alguém me sabe dizer se existe w10-40 para automóvel e w10-40 para moto, ou são uma e a mesma coisa??
Peço desculpa pela quantidade de perguntas, estou um pouco confuso. Cada mecânico tem a sua opinião e normalmente aconselham a marca com que trabalham....

Ui... isto é uma questão quente e muito discutida por aí. Por vezes é difícil distinguir o que são artimanhas comerciais do que é realmente uma recomendação técnica que é necessário cumprir.

Os óleos para motos e para carros normalmente NÃO SÃO iguais. A grande diferença tem a ver com o facto de nas motos o óleo do motor e da caixa de velocidades ser normalmente partilhado, enquanto que nos carros está em reservatórios separados. Nas motos, o óleo de lubrificação do motor degrada-se com o uso e pode afectar o bom funcionamento da embraiagem. O óleo para motos tem assim uma quantidade de aditivos que têm como objectivo a manutenção da qualidade do óleo, necessária ao perfeito funcionamento da embraiagem. O facto de os óleos para moto e carro não serem iguais não quer dizer que não se possa usar indistintamente um ou outro.

O meu procedimento de ouro é este. Consulto o manual do fabricante do motor. Há-de haver uma página com as especificações completas de óleo recomendado pelo fabricante. É SÓ isto que é preciso respeitar. Tudo o resto é negócio. Quando a BMW recomenda Castrol, está a recomendar uma marca com quem tem um acordo comercial e portanto, de algum modo, algum lucro. A Honda vende óleo de marca Honda, mas como não é fabricante de lubrificantes, compra a uma determinada marca, põe-lhe o rótulo da marca e vende mais caro, com uma margem de lucro.

Sobre as especificações do óleo. É SÓ estas especificações que é preciso respeitar, independentemente da marca, mas é preciso ler com cuidado TODAS as especificações, cumpri-las integralmente, e não apenas a graduação SAE.

Os óleos para motor têm várias especificações a cumprir. Por exemplo:

SAE 20W50 ou JASO MA 20W50 e API SF ou API SG

SAE é uma certificação Americana, e JASO MA é uma certificação Japonesa, como se fosse uma ISO 9000... Para manter a certificação da SAE ou da JASO, a empresa fabricante do óleo deve seguir à risca vários procedimentos no intuito de assegurar a multiviscosidade do óleo.

20w50 indica que o motor trabalha a uma faixa temperatura externa de 20 a 50ºC (multiviscosidade).

API é outra certificação, SF indica a qualidade do óleo. Quanto maior a letra melhor a qualidade do óleo. Portanto SG é melhor que SF. Como nas motos a embraiagem é banhada a óleo, um óleo de uma qualidade muito superior, como o SM (é muitas vezes designado de energy saving) pode fazer patinar os discos da embraiagem. Não se deve utilizar óleo inferior ao SF, como por exemplo o SB.

Em conclusão: qualquer óleo que cumpra TODAS (SAE, JASO, API) as especificações do fabricante do motor, independentemente da marca, é adequado para a nossa moto. O que eu faria era voltar ao Jumbo para verificar as especificações completas do tal óleo em promoção e ver se cumpre TODOS os requisitos do fabricante que estão escarrapachados no manual da moto. Se cumprir, vou em frente com total segurança e sem qualquer risco para o meu motor, poupando algum dinheiro em relação ao tal óleo "recomendado pela marca".

Espero não ter sido confuso e ter ajudado. Este é um tema onde se misturam frequentemente argumentos técnicos válidos e verdadeiros com muita "malandrice comercial" que à escala global é negócio que rende muitos milhões.

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem: clap clap clap
MensagemEnviado: quarta set 21, 2011 12:40 am 
Desligado
Experiente

Registado: segunda ago 17, 2009 8:13 pm
TodayAdventure Escreveu:
Ui... isto é uma questão quente e muito discutida por aí. Por vezes é difícil distinguir o que são artimanhas comerciais do que é realmente uma recomendação técnica que é necessário cumprir.

Os óleos para motos e para carros normalmente NÃO SÃO iguais. A grande diferença tem a ver com o facto de nas motos o óleo do motor e da caixa de velocidades ser normalmente partilhado, enquanto que nos carros está em reservatórios separados. Nas motos, o óleo de lubrificação do motor degrada-se com o uso e pode afectar o bom funcionamento da embraiagem. O óleo para motos tem assim uma quantidade de aditivos que têm como objectivo a manutenção da qualidade do óleo, necessária ao perfeito funcionamento da embraiagem. O facto de os óleos para moto e carro não serem iguais não quer dizer que não se possa usar indistintamente um ou outro.

O meu procedimento de ouro é este. Consulto o manual do fabricante do motor. Há-de haver uma página com as especificações completas de óleo recomendado pelo fabricante. É SÓ isto que é preciso respeitar. Tudo o resto é negócio. Quando a BMW recomenda Castrol, está a recomendar uma marca com quem tem um acordo comercial e portanto, de algum modo, algum lucro. A Honda vende óleo de marca Honda, mas como não é fabricante de lubrificantes, compra a uma determinada marca, põe-lhe o rótulo da marca e vende mais caro, com uma margem de lucro.

Sobre as especificações do óleo. É SÓ estas especificações que é preciso respeitar, independentemente da marca, mas é preciso ler com cuidado TODAS as especificações, cumpri-las integralmente, e não apenas a graduação SAE.

SAE é uma certificação Americana, e JASO MA é uma certificação Japonesa, como se fosse uma ISO 9000... Para manter a certificação da SAE ou da JASO, a empresa fabricante do óleo deve seguir à risca vários procedimentos no intuito de assegurar a multiviscosidade do óleo.

20w50 indica que o motor trabalha a uma faixa temperatura externa de 20 a 50ºC (multiviscosidade).

API é outra certificação, SF indica a qualidade do óleo. Quanto maior a letra melhor a qualidade do óleo. Portanto SG é melhor que SF. Como nas motos a embraiagem é banhada a óleo, um óleo de uma qualidade muito superior, como o SM (é muitas vezes designado de energy saving) pode fazer patinar os discos da embraiagem. Não se deve utilizar óleo inferior ao SF, como por exemplo o SB.

Em conclusão: qualquer óleo que cumpra TODAS (SAE, JASO, API) as especificações do fabricante do motor, independentemente da marca, é adequado para a nossa moto. O que eu faria era voltar ao Jumbo para verificar as especificações completas do tal óleo em promoção e ver se cumpre TODOS os requisitos do fabricante que estão escarrapachados no manual da moto. Se cumprir, vou em frente com total segurança e sem qualquer risco para o meu motor, poupando algum dinheiro em relação ao tal óleo "recomendado pela marca".

Espero não ter sido confuso e ter ajudado. Este é um tema onde se misturam frequentemente argumentos técnicos válidos e verdadeiros com muita "malandrice comercial" que à escala global é negócio que rende muitos milhões.

Zé Paulo.

Isto é explicação de professor que merecia ser remunerada. heheh

[/color]

Assunto da Mensagem: Muito Obrigado
MensagemEnviado: quarta set 21, 2011 8:46 am 
Desligado
Rookie

Registado: sexta abr 22, 2011 6:49 pm
Ok já consultei o manual da moto e de facto está escarrapachado na página destinada à manutenção do óleo. Na realidade já tinha consultado anteriormente o manual mas a único factor que tive em conta foi realmente a questão da temperatura (10w-40...)
Não tinha mesmo conhecimento do nível de especificidade necessária.
Mas está resolvido, como a embalagem nem foi tocada e a factura está comigo, hoje passo no jumbo e troco o galp por um que esteja de acordo em todos os pontos (SF ou SG) com os óleos especificados no manual.
Foi sem duvida uma ajuda preciosa e uma informação com conhecimento.

Obrigado mais uma vez!!!
cumprimentos

R.Mondim

TodayAdventure Escreveu:

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 21, 2011 5:14 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quarta ago 18, 2010 9:10 am
LRocha Escreveu:
UI que assunto tão delicado.
O manual do motor de 2010, diz que nos primeiros 10.000 kms não deverão ser usados óleos sintéticos, no entanto todas as graduações de viscosidade sugeridas são de óleos sintéticos. Após contacto com a BMW Portugal informaram-se que com a utilização do 20W50, mineral, poderá terminar a garantia já que não é uma graduação aconselhada :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido:
No manual do motor de 2008 acho que aconselha apenas 20W50, correcto?

Espera lá... então a BMW portugal diz-te que podes perder a garantia por utilizares o 20W50, e na S-Drive é o óleo que me aconselharam a pôr e é o que tenho posto... mas que raio de contradição é esta? :mad2::confundido:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 21, 2011 5:58 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quarta mai 12, 2010 5:18 pm
TodayAdventure Escreveu:

Olá Zé Paulo,

Também tinha essa convicção que o 20w50 indicava o grau de da faixa de temperatura exterior em que o motor trabalha, mas alguém fez-me o favor de informar que apesar de o W ser Winter Grades, a coisa não é bem assim... :confundido:

Fica um artigo para quem tiver paciência de o ler...

http://www.upmpg.com/tech_articles/motoroil_viscosity/

Abraço,

João Almeida

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 21, 2011 6:21 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
JLAlmeida Escreveu:
Olá Zé Paulo,

Também tinha essa convicção que o 20w50 indicava o grau de da faixa de temperatura exterior em que o motor trabalha, mas alguém me fez o favor de informar que apesar de o W ser Winter Grades, a coisa não é bem assim... :confundido:

Fica um artigo para quem tiver paciência de o ler...

http://www.upmpg.com/tech_articles/motoroil_viscosity/

Abraço,

João Almeida

Sim, é correcto o que dizes. Escrevi de uma forma muito simplificada. O que é importante é que quanto mais baixo for o número da esquerda mais o óleo é apropriado para baixas temperatura e quanto mais alto for o número da direita melhor se comporta em altas temperaturas. Graduações de 10W40 ou 20W50 são habitualmente as especificações SAE mais adequadas ao clima português e compatíveis com a maior parte das marcas/modelos.

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta set 22, 2011 11:48 am 
Desligado
Veterano

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
Manuel Silva Escreveu:
Espera lá... então a BMW portugal diz-te que podes perder a garantia por utilizares o 20W50, e na S-Drive é o óleo que me aconselharam a pôr e é o que tenho posto... mas que raio de contradição é esta? :mad2::confundido:

Não te assustes, há por aqui alguém :embaraço: que depois de terem colocado 10W40 na primeira revisão, quando no manual dizia que nos primeiros 10.000 kms não deveria ser colocado óleo de base sintética, reclamou e a BMW alterou os manuais, já que os mesmos tinham uma gralha.
De referir que, no mesmo manual, na tabela de viscosidades não existia a viscosidade de óleo mineral.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 68 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal