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+ cavalos, menos palha
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Autor:  Leonel Silva [ quinta jun 19, 2014 9:56 am ]
Assunto da Mensagem:  + cavalos, menos palha

Para além de resolver os problemas comuns dos motores "Boxer", que têm muito para dar, aumentar-lhes a potência só pode trazer mais sorrisos e satisfação na condução.
Sem estragar ou comprometer a longevidade do motor, antes pelo contrário, algumas alterações à medida da nossa bolsa, metem-lhes mais cavalos e contrariamente ao que se pode pensar, reduzem o consumo. O difícil é controlar o punho...
Penso que isto tem muito mais graça quando participamos o mais possível no processo de construção do projecto, mesmo que demos a alguém para fazer o que não podemos ou sabemos.
Para alimentar a curiosidade e instigar o bichinho, deixo duas propostas.
Mas há muitas mais, para todos os níveis.

Está aqui uma proposta italiana para melhorar o rendimento das nossas GS's.
http://www.jetprime.it/en/elaborazioni/ ... 50-gs.html

Esta é alemã, da bbpower.
http://www.bbp.homepage.t-online.de/bmwe.htm

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Autor:  RICARDO MATIAS [ quinta jun 19, 2014 9:11 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: + cavalos, menos palha

Belas dicas Leonel, para quem pretender tirar todo sumo dos motores boxer, tem aqui excelentes opções :)

Autor:  Leonel Silva [ sexta jul 11, 2014 3:03 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: + cavalos, menos palha

Depois do chip, que acrescentou uma alegria muito grande à condução, meti-lhe mais um gingarelho.
Passo a explicar.
Como vêem no gráfico anterior, a melhor parte da curva de potência desenvolve-se a partir das 6K que, em estrada e para quem gosta de as ouvir cantar é uma delícia. Isto não invalida que o motor não responda energicamente desde rotações baixas e cresça até às red lines com uma energia viciante.
Dá a impressão que o chip foi desenvolvido para as S's a pensar nas pistas de velocidade com as motas em mudanças baixas e rotações altas e tirarem aí o melhor rendimento.
Mas, numa GS que anda fora de estrada, convém ter o binário disponível mais cedo e mais amplo para evitar trabalhar com a caixa.
Consegue-se com um outro chip mapeado para o efeito e que poderia reduzir a alegria no alcatrão, ou com novas cam's redesenhadas, ou ainda com as cremalheiras que actuam as cam's de origem, alteradas.
Esta última, foi a minha opção.
Um australiano, Lennie, desenvolveu as ditas cremalheiras de forma a adiantar 4,5º a abertura e fecho das válvulas. Com isso, conseguiu aumentar o binário devido a prolongar a compressão e trazê-lo 1000rpm para baixo.
Ótimo. Nos caminhos de terra, potência que sobra, binário que chega e sobeja ao sabor do punho em baixas e passa-se maior parte do tempo em 3ª ou 4ª ou 5ª.
Curioso, foi que mota agora não tende tanto para levantar a roda da frente quando se acelera a sério. É evidente que o comportamento se alterou, saltando para a frente mais direita com a mesma genica. parecendo que tem duas rodas motrizes.
Bruta. Se já esgotava facilmente a 4ª (às 8300), agora esgota também a 5ª com malas e tudo e aí já se vai a 180.
Volta o juízo, fica o sorriso.

http://boxer-performance.com/rocket-sprockets/

Aqui, vê-se parte do processo de instalação.

http://forums.pelicanparts.com/bmw-r110 ... 101-a.html

Autor:  Jorge A. Carvalhinho [ terça jul 15, 2014 4:48 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: + cavalos, menos palha

Muito Bom !!

Autor:  P S [ sexta abr 17, 2015 10:26 am ]
Assunto da Mensagem:  Re: + cavalos, menos palha

http://www.ebay.de/itm/Tuning-Power-Ansaugrohr-Lufteinlassstutzen-BMW-1100-1150-R-GS-Adv-einbaufertig-/191556240796?pt=LH_DefaultDomain_77&hash=item2c99a4459c

Bom dia Leonel,

Andei a pesquisar sobre as entradas de ar e os tubos de admissão.
Já li que os tugos da r1150rs, têm um diametro maior do que os da GS, o que juntamente com um conforme link acima, ajuda o motor a "respirar" melhor.
Tens opinião sobre isso?

Sobre os chips, há diferenças de preço grandes entre uns Eprom no Ebay e os BBPower, qual é o que usas e com o qual estás satisfeito?

Obrigado, um abraço,
PS

Autor:  Leonel Silva [ terça fev 21, 2017 10:42 am ]
Assunto da Mensagem:  Re: + cavalos, menos palha

Só agora vi a tua questão.
Meti o da bbpower pois parece-me ser a proposta mais consolidada e versátil.
Continuo muito satisfeito com o comportamento da mota.
Aquando da instalação do chip, é também recomendado que se cortem os bocados dos tubos que ficam dentro da caixa do filtro.
Se se meterem de maior diametro, um filtro como os da K&N e um escape aberto, melhor.

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