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Fuga de óleo cardan
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Autor:  Nuno Lavrador [ segunda ago 25, 2014 10:36 am ]
Assunto da Mensagem:  Fuga de óleo cardan

Caros,

tenho uma BMW 1150GS de 2000 com 84000kms e pela primeira a coisa parece ser grave... Ontem, no regresso a casa, reparei que a jante e cardan estavam sujos de óleo. Decidi continuar caminho para casa por forma a poder levá-la ao meu mecânico hoje. Passados uns kms começo a ouvir um barulho na roda traseira e uns soluços cada vez mais forte. Segui lentamente até à saída da autoestrada mais próxima, uns 2kms. Chamei reboque e hoje ou amanhã chegará à oficina.

Será que o cardan foi à vida? Algum palpite?

Obrigado pela ajuda.

Autor:  obelix_xxi [ segunda ago 25, 2014 11:18 am ]
Assunto da Mensagem:  Re: Fuga de óleo cardan

isso deve ter sido o retentor que deve ter dado o peido.... acho que foste arrojado em teres continuado e espero que seja mesmo só um susto.... :rolleyes:

Autor:  Nuno Lavrador [ segunda ago 25, 2014 1:55 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Fuga de óleo cardan

Pois, mas naquele sítio (autoestrada sem berma, curva, em Itália...) não dava mesmo para estar parado :notrust:
Obrigado pela dica.

Autor:  Leonel Silva [ quarta ago 27, 2014 1:26 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Fuga de óleo cardan

Provavelmente o rolamento da roda. É o mais frequente.

Autor:  RICARDO MATIAS [ quarta ago 27, 2014 7:20 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Fuga de óleo cardan

Olá Nuno,
Bom pela descrição, problemas a vista os rolamento já foram, como continuas-te pode ter de levar Grupo Cónico completo!!!
Se ficares só pelos rolamentos não é mau de todo.... ;)


Abraço

Autor:  J. Lopes [ segunda out 20, 2014 11:10 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Fuga de óleo cardan

A partida foi o rolamento traseiro. E isso é uma peça de desgaste, que está devidamente contemplado no manual de manutenções da moto, como em qualquer outra, os rolamentos têm uma duração, que pode ser maior ou menor, dependendo de um conjunto de fatores, como sejam a carga e os pisos mais frequentados. A minha teve de levar aos 120000 kms, e mesmo assim aguentou mais do que seria previsto!

Autor:  VAlmeida [ quarta out 22, 2014 7:21 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Fuga de óleo cardan

J. Lopes Escreveu:
A partida foi o rolamento traseiro. E isso é uma peça de desgaste, que está devidamente contemplado no manual de manutenções da moto, como em qualquer outra, os rolamentos têm uma duração, que pode ser maior ou menor, dependendo de um conjunto de fatores, como sejam a carga e os pisos mais frequentados. A minha teve de levar aos 120000 kms, e mesmo assim aguentou mais do que seria previsto!


Viva

Passado este tempo todo já devem ser conhecidas as consequências de ter continuado. Será que podemos ter acesso ao conhecimento adquirido para não repetirmos os eventuais erros?

Cumprimentos

Vítor Almeida

Autor:  Leonel Silva [ quinta out 23, 2014 10:37 am ]
Assunto da Mensagem:  Re: Fuga de óleo cardan

Vitor,
Não há erros, nossos.
O rolamento degrada-se mais depressa com o esforço a que é sujeito. Não foram projectadas alterações para os modelos mais susceptíveis e onde se verificam mais casos, considerando o peso e ou o tipo de utilização, a LT e a GS.
Quando acontece de forma anormal e extemporânea, pensa-se que se deve a deficiente escolha, na fábrica, da anilha que aperta o rolamento. A BM disponibiliza 1/2 dúzia de medidas.
Os casos recorrentes devem-se à insistência em manter as mesmas anilhas.
Para prevenir, nos casos normais, recomenda-se que se controle nas mudanças de óleo, que devem ser mais frequentes, se existem resíduos metálicos. Apalpar a temperatura da transmissão depois de uns bons Km's também pode ser um indicador.
Com a mota no descanso central, as mãos a 180º na roda e abanando axialmente, avalia-se a folga. 1, 2 mm será aceitável.
Convém diferenciar se a folga é no rolamento ou nos pivots de articulação traseiros do braço oscilante. Esta é também uma questão muito comum e que precisa de atenção.
Quando o o óleo aparece fora da transmissão, já há sintomas perceptíveis há muito. Mesmo para quem não é dado a estas coisas da mecânica e não se dá ao trabalho de fazer o despiste, poderia notar na condução o abanar da roda e ouvir o ruído do rolamento gripado.
Agora, continuar a rolar ou parar logo, depende da gravidade do caso.

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