Luí Escreveu:
Só agora é que vi o comentário final.
Para começar, isto não são coisas feitas numa oficina de vão de escada e está tudo regulamentado.
Aliás, se fores comprar uma GS (como aquela que tanto gostaste) ao stand, pagas e podes traze-la já sem o catalizador e sim com um escape completo Akrapovic de origem.
Como respondi atrás, é uma técnica muito comum e usada tanto nos States como na Europa. E sabemos bem que na Alemanha eles são muito rigorosos com alterações!
Quando vierem as inspecções, vou levá-la sem trocar nada!
Para quem não sabe, provavelmente os pneus que usam e que não aparecem no livrete, também pode dar multa...
As inspecções partem de um princípio correcto da imposição de regras, mas todos sabemos que o Estado está necessitado de encher os cofres... infelizmente quem anda na estrada é quem mais paga.
Nos Açores há muito que se fazem inspecções...
Viva
A minha referência a inspecções tem apenas a ver com a questão dos níveis de emissões poluentes, é que sem catalizador não vais cumprir as normas em vigor a esse respeito.
Acredito plenamente que esses escapes passem na medição de ruído numa operação stop, mas e se eles se lembram de medir as emissões?
Além do mais, "legal" não é sinónimo de "saudável".
Por mim gosto de poder chegar a casa ás 2 ou 3 da matina sem anunciar essa chegada á vizinhança toda, ou sair numa madrugada de sábado ou domingo sem estragar a soneca extra do fds a ninguém.
Já tive por aí vizinhos com escapes barulhentos e sei bem a irritação que me causavam, pelo que evito "fazer aos outros o que não gosto que me façam a mim".
Isto tudo não quer dizer que tenha alguma coisa contra as motos, antes pelo contrário, andar de moto em detrimento do automóvel, é inerentemente uma actividade ecológica, especialmente se feito numa base diária.
Basta pensar nas diferenças de consumo de combustível, especialmente quando se está a gastar para não ir a lado nenhum (engarrafamentos) e na menor quantidade de detrítos, óleos e pneu, que as motos deixam na via pública.
Apenas sou da opinião que devemos pesar bem o que fazemos quando nos pomos a alterar um veículo. Eu também gosto de umas bufadeiras com um som à maneira........mas,.....a que preço?
Abraços
Jorge Ferreira